domingo, 1 de novembro de 2009

Schwannoma

São os principais tumores do sistema nervoso periférico (nervos e raízes).
São tumores comuns de nervos periféricos e raízes nervosas, benignos e encapsulados, compostos exclusivamente de células de Schwann. Respondem por cerca de 8% dos tumores intracranianos e 30% dos tumores espinais primários. Há alta incidência de schwannomas em pacientes com NF2 (Neurofibromatose-2). Além disso, reconhece-se a schwannomatose, uma doença genética rara e diferente da NF2, caracterizada por múltiplos schwannomas subcutâneos. Schwannomas eram e ainda são chamados de neurinomas ou neurilemomas. Schwannomas e neurofibromas correspondem histologicamente a grau I na classificação da OMS. Origem: em células de Schwann. São benignos, incidem na meia idade, mais comumente na 5a década. Denominações antigas, ainda utilizadas, são neurinoma e neurilemoma.
Localização: Os schwannomas de raízes (mais comuns que os de nervos) têm grande preferência pelas raízes sensitivas. No crânio, ocorrem praticamente apenas no nervo vestíbulo-coclear (VIIIº par) e, muito mais raramente, na raíz sensitiva do trigêmeo. No canal espinal, schwannomas são freqüentes, como os meningiomas, sempre em raízes sensitivas (dorsais). Em nervos, os schwannomas ocorrem em troncos maiores, na face flexora dos membros, próximos ao cotovelo, punho e joelho e no mediastino posterior.
Macroscopicamente, os schwannomas são arredondados, sólidos, bem delimitados e, como os meningiomas, crescem lentamente, comprimindo, nunca invadindo o cérebro ou a medula.
Os schwannomas do VIIIº par (nervo estato-acústico ou vestíbulo-coclear) localizam-se no ângulo ponto-cerebelar (isto é, na junção entre a ponte, o bulbo e o hemisfério cerebelar) e deslocam o tronco e o cerebelo formando uma depressão. A maioria destes schwannomas originam-se a nível do meato auditivo interno (osso temporal). A dilatação deste orifício é um sinal radiológico precoce do tumor.
Os schwannomas espinais são intradurais e extramedulares. Às vezes formam tumores em ampulheta, crescendo dentro e fora do canal espinal através de um foramen intervertebral.
Multiplicidade: Schwannomas em não portadores de neurofibromatose do tipo 2 são quase sempre únicos, seja em raíz, seja em nervo. Na neurofibromatose do tipo 2 são comuns schwannomas múltiplos de raízes cranianas e espinais, nervos periféricos e simpáticos, isolados ou em continuidade com os neurofibromas plexiformes (ver abaixo). A ocorrência de schwannoma bilateral nos nervos acústicos é um critério diagnóstico absoluto para neurofibromatose do tipo 2.
Malignização: Schwannomas originados em raízes são sempre benignos. Os de nervos podem, raramente, malignar-se (ou ser malignos desde o início), mais freqüentemente em casos de neurofibromatose.
Clínica: Schwannomas do acústico causam surdez progressiva, tonturas, vertigens, perda de equilíbrio, ataxia e dor retroauricular. Pode haver paresia facial, disfonia e disfagia, relacionadas à compressão de nervos próximos. Os sintomas duram meses ou anos. Hipertensão intracraniana e hidrocefalia, por compressão do IVº ventrículo, são tardias. Nos schwannomas espinais há dor radicular, compressão medular (paraplegia, anestesia abaixo do nível do tumor) e bloqueio liquórico, com hiperproteinorraquia lombar.
O tratamento é cirúrgico. Nos casos espinais a extirpação é geralmente curativa. Nos do acústico, a dificuldade e a mortalidade aumentam com o tamanho do tumor. A principal complicação é o infarto da ponte por lesão da A. cerebelar anterior inferior. Quando não é possível remoção total, o tumor recidiva e o prognóstico piora. Não há resposta à radioterapia, já que o tumor cresce muito lentamente. Outro risco cirúrgico é a lesão do nervo facial, que ocorre em 1/2 a 2/3 dos casos.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/textoschwannoma.html

212 comentários:

  1. A minha mãe descobriu um schwannoma na região da coluna e já está atingindo o pulmão e o mediastino. estamos muito preocupados.agora q se iniciou os exames,ele já tá com 7cm. Não sabemos o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o médico em Sao Paulo Dr. Paulo Henrique 31298351 ótimo cirurgião.

      Excluir
  2. Sinto muito pela sua mãe...
    Ela tem neurofibromatose?
    Desejo que a situação se resolva o quanto antes e que não cause maiores complicações.
    abs

    ResponderExcluir
  3. OI,O RESULTADO DA PATOLOGIA DO MEU IRMÃO DIZ:
    SCHWANNOMA ANTIGO(WHO 2007 GRAU 1), O QUE QUER DIZER ISTO?

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosângela, eu não saberia te responder... Será que é um tumor que está lá a bastante tempo??
    É um tipo de tumor comum em pessoas portadoras de uma doença genética chamada "neurofibromatose tipo II"...
    Olha, mas grau I, geralmente se refere a tumores benignos, o que é um bom sinal.
    Fiquem com Deus!
    abs

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, PORQUE VOCES NÃO VÃO PARA ABADIANIA, MEDIUM JOAO DE DEUS, UMA AMIGA FOI CURADA DE UM SHIWANNOMA NA CABEÇA DE 4CM E OUTRA DE ESCLEROSE MULTIPLA.EU CONHEÇO O LUGAR, É UM HOSPITAL ESPIRITUAL, VALE A PENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc poderia me dizer quanto tempo ela levou em abadiânia para ser curada???

      Excluir
    2. boa noite
      fui operada de schwannoma
      e não pode ser retirado tudo
      tenho ainda 2cm de tumor na minha cabeça ...q nao pode ser fazer mais nada...nem quimio e nem radio...pq o tumor cresce lentamente
      faço agora cirurgia espiritual no Frei Luis Rio de Janeiro
      e minha proximo pasdo é procurar o medium Joao de Deus! procurei a medicina da terra e agora a espiritual
      Fé ė tudo!

      Excluir
  6. Busca ao Criador dos céus e da terra. O que formou o homem e deu Seu Filho Jesus para nos salvar e curar. Só Ele tem TODO o poder ! Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  7. aqui nao é lugar pra idiotas religios falarem besteira, um site serio e cientifico.
    Soh falta agora aparece um retardado evangelico da igreja mundial n sei da onde fala pra irem no estelionatarios pastores waldomiro e edir macedo. Informacoes medicas e cientificas sao bem vindas o resto eu dispenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ótima resposta. Visto agora q este João de Deus é um pilantra.

      Excluir
    3. Idiota é você, ateu! Fui ontem no médium Chico Monteiro/Dr. Fritz e vou fazer a cirurgia de retirada deste tumor mês que vem e tenho fé em Deus que serei curado. Muita sorte aí, você vai precisar

      Excluir
    4. como foi sua cirurgia espiritual ? deu certo ? Que vc tenha conseguido. Forte abraço

      Excluir
  8. ciência e fé devem andar juntas cada um tem o livre arbítrio para procurar ajuda onde achar que deve nem por isso será idiota, quem fala isso é por que nunca realmente precisou, afinal de onde veio a ciência e a medicina? pense um poco antes de falar besteira e tenha um pouco mais de fé e não se preocupe que não será idiota por causa disso fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Fui diagnosticado em março deste ano como portador de uma neoplasia mesenquimal, situada no torax, região superior, entre o peitoral maior e menor, logo abaixo da clavícula.
    A biópsia diagnosticou sarcoma fibromixóide low grade. Fizemos a ressecção da lesão, com margem de segurança e posterior biópsia em abril. Deu mixofibrossarcoma grau II.
    Mandamos então a biópsia para um laboratório especializado em sarcomas, aqui em BH. Para minha surpresa, deu schwannoma benigno.
    Para terminar com o impasse dos laboratórios, os blocos foram encaminhados para um especialista americano.
    Este confirmou: Schwannoma benigno do plexo braquial com zona antoni A/B.
    Recebi a notícia em 31 de maio deste ano.
    Fiquei feliz por estar livre do cancer. Mas por outro lado não me conformo com a quantidade de músculo esquelético retirado na margem de segurança, que segundo o cirurgião, deveria ser retirado de qualquer jeito.
    Uma observação: Só tive o diagnóstico de benignidade da lesão depois de rezar bastante.
    Mas meu conselho é o seguinte: nunca confiem numa única biopsia.Certifique de que a lesão que vc possui é o achado histológico correto.
    Saúde e paz para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor vc poderia me informar o nome do Laboratorio/Hospital para fazer a biopsia histoquimica.
      Por favor me responda urgente. Estou passando pela mesma situaçao. Meu email Horicruz@hotmail.com

      Excluir
    2. Fui dignosticada com NF2 achamos 7 tumores benignos na minha cabeça 😓 vamos acompanhar a cada 6 meses para ver o crescimento e a perda auditiva. Tenho 34 anos e preciso de um medico experiente nesse caso, na região de Ribeirão Preto, um q nao queira de cara me operar de preferencia rs....alguém sabe me indicar um.neurocirurgião daqui? supernovaluciana@hotmail.com

      Excluir
    3. Na sua região não sei, mas em São Paulo há um muito bom, chamado Hector Navarro. Operei com ele e gostei muito. Sobre não querer te operar é difícil dizer cada caso é um caso. Boa sorte.

      Excluir
    4. O seu era onde? O meu é localizado a cima da carótida direita...

      Excluir
  10. Olá
    Eu já tive fibrose uns anos atrás na mucosa do lábio, estava crescendo, mas eu arranquei com alicate e nunca mais voltou. Tenho uma mancha café com leite, tenho 26 anos. Será q tenho chances de ter essa doença?
    juliana

    ResponderExcluir
  11. Juliana,
    Vá a um médico dermatologista e peça um exame. Pode ser só uma mancha. Porém se for algum tipo de neoplasia, isso só poderá ser comprovado através de uma biópsia.
    Minha sugestão.
    Leo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada anônimo mais acima pelo relato da sua experiência...
    Deus continue te abençoando!
    abs

    ResponderExcluir
  13. Juliana
    O conselho do Léo é o mais indicado: procure um médico!
    Com relação à manchas café com leite, na maioria dos casos não significam nada de anormal... Grande parte das pessoas tem e não quer dizer nada. Eu mesma tenho 3 delas...
    Fica com Deus!
    abs

    ResponderExcluir
  14. Há 10 anos extrair um tumor do meu braço direito , proximo ao cotovelo. Foi um sucesso. Na epóca eu não deixava ninguem chegar proximo ao braço de tanta dor que sentia. Em novembro de 2010 , fui diagnosticada novamente pelo mesmo tumos mas, agora foi no pescoço , também retirado com sucesso.Apenas , perdi um pouco da sensibilidade da orelha direita. Venho sentindo os mesmo sintomas na coxa direita próxima ao pescoço. Estou marcando um médico , pois acredito que possa ser outro tumor. Graças a Deus, trata-se de tumores benignos.

    ResponderExcluir
  15. me desculpem... corrigindo a dor na coxa é proximo ao joelho

    ResponderExcluir
  16. CAROS, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE SCHWANNOMA NO NERVO CAVO/REGIÃO DO PESCOÇO LOGO ABAIXO DO OUVIDO E PRÓXIMO A LARINGE. MINHA FAMÍLIA ESTÁ MUITO APREENSIVA QUANTO AO TRATAMENTO E AOS RISCOS...
    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES.ESSE TUMOR JÁ ESTÁ MEDINDO (5.0 x 3,5 x 2,3 centímetros).

    OBRIGADA(RECIFE-PE).

    ResponderExcluir
  17. tive tumor grande shennoma do acustico tirei atraves de cirurgia sequela tontura grande entrei em depressão qualidade de vida ruim fiquei bom com antidepressivo paroxetina tirou a tontura otima qualidade de vida tem que usar sempre permanente

    ResponderExcluir
  18. Tive um tumor shennoma do acústico na cabeça, retirei atraves de procedimento cirurgico,a sequela maior que ficou foi a tontura,qualidade de vida ruim cai em depressão, fiquei bom com antidepressivo faço uso diariamente e permanente.Leia a biblia..

    18 de Outubro de 2011

    ResponderExcluir
  19. Há um ano atrás fiz cirurgia de um tumor de schwannoma do trigêmio,após passar por diversos médicos/neurologista devido a sua localização, tive dificuldades de encontrar uma equipe especializada para realizar a retirada do tumor. Foram 10 horas de cirurgia, mas graças aos médicos, familiares e a DEUS, após 3 meses de atestado voltei as minhas atividades normais. Quanto as sequelas do tumor a unica coisa que sinto é um pouco/levemnete enformigamento na região da ATM.Diante do diagnóstico que recebi, das consequências ou sequêlas que o mesmo podia provocar, hoje após um ano, levando uma vida normal, me considero ainda uma pessoa com sorte, pois até os próprios médicos ficaram supresos com a minha recuperação. Porém, temos que ser fortes para no se deixar abater, pois o choque de recerber o diagnóstico, de enfrentar todo o processo sem ter terceza alguma do resultado é uma tortura psicológica inesplicável. Mas, consegui superar toda a situação com o apoio da família, amigos e trabalho, sem fazer uso de medicação alguma. Por isso, acredito que a fé, a força de vontade, a confiança em si próprio que sou capaz de superar mais essa, e que com apenas trinta e poucos anos, ainda é muito cedo para desistir da vida. As dificuldades nos fazer repensar no valores que damos para algunas coisas que se tornam sem sentido frente a tais situações. Agradeço diariamente ao Pai eterno, e peço proteção a todos que torceram por mim, que tenho certeza que a corrente de energia positiva me ajuda muito a superar toda esta trajetória e para poder dizer que da vida o que vai restar de cada um de nós são as marcas positivas que plantamos diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, li seu depoimento e tenho um parente com o mesmo diagnóstico prestes a realizar a cirurgia. Vc se importaria de me contar como foi sua recuperação e quais as possíveis consequências de uma intervenção como esta?

      Excluir
    2. Fiz uma cirurgia para retirada do tumor shiwanom já faz 12 anos fiquem com uma paralisia facial mas de mas uma 15 dias tem sentido dores de cabeça diariamente estou preocupada pois não foi retirado tudo o tum or. Seria por causa desse pedaço de ,0.1 cm
      m

      Excluir
    3. Acabei de saber q depois de 8 anos cuidando da meniere.. não tinha meniere e sim schwanon vestibular.. 4,7 cm.. estou morrendo de medo do que possa ocorrer... Tenho duas filhas pqnas ainda :c

      Excluir
    4. Boa tarde! Vou fazer esta cirurgia agora em novembro. Gostaria de saber estas se sentido .

      Excluir
  20. A um ano fiz uma cirurgia para retirada de um tumor schwannoma na medula, na região toraxica, após ficar paraplegica. Agradeço a Deus, e aos médicoa que me operaram, pois após muito sofrimento, muita dor por todo o corpo, e a seguir a paraplegia, passei por uma cirurgia de 8(oito) horas, e tive uma recuperação fantastica. Após 5(cinco) meses já estava andando sem ajuda de aparelhos e voltei a trabalhar, minha cirurgia foi um sucesso, agradeço a Deus todos os dias, e peço a ele que recompense meu médico, pois hoja a minha vida não faz sentido sem ele, peço a Deus que ilumine seus caminhos e coloque sempre um anjo ao lado dele, até hoje não consegui agradece-lo como deveria, pois quando chego perto dele me faltam as palavras. Sei que Deus foi comigo, e sei que sou prova viva que Deus existe, pois viver sobre uma cadeira de rodas tendo que precisar da ajuda de pessoas até pra poder tomar um copo de agua, ir ao banheiro, tomar um banho, se alimentar, a doença tirou toda força da minha musculatura, não é facil. Hj ainda faço fisioterapia, estou reconquistando td o que perdi aos poucos, mas tenho fé que vou conseguir.
    Agradeço muito a minha familia, em especial a minhas irmãs, que cuidaram de mim como se eu fosse em bebê, sou casada, tenho 3 filhos e esposo, mas ninguem teve comigo a paciência e sofreu junto comigo igual a elas, inclusive minha irmã mais nova, que Deus retribua e de em dobro todas as bençãos do mundo.
    Se você que ao ler esta mensagem estiver passando por um momento dificil, não desista, Deus permite em nossas vidas somente aquilo que podemos suportar.
    Fiquem com Deus, amemmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANÔNIMO ,VC NÃO SABE O QUANTO ESTE DEPOIMENTO ME DEIXOU CONTENTE!!!!A MINHA IRMÃ DESCOBRIU POR ACASO QUE TEM ESTE TOMOR E ESTÁ LOCALIZADO NA LOMBAR ENTRE L2 E L3 ,ESTÁ PARA SER MARCADA A CIRURGIA ,,,,
      QUE EM BREVE EU ESTAREI FALANDO SOBRE O SUCESSO DA CIRURGIA ASSIM COMO VC....POIS COMO VC FALA DEUS NÃO NOS DÁ NADA QUE NÃO POSSAMOS SUPORTAR.QUE DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE AGINDO EM SUA VIDA!!!!ABRAÇOS E FIQUEM COM DEUS

      Excluir
    2. Minha irmã tem 16anos e foi diagnosticada com schwannoma com 5cm do lado direito t9-t10 e um pedaço entre a T9 T10, precisa fazer a cirurgia urgente, deviso a localização ela pode ter varias complicações, só que não sei em que médico confiar uma cirurgia dessa!!! Qual médico fez a suas??? Vc é de SP??? djrroberta@terra.com.br

      Excluir
    3. Meus parabéns!!!
      Em breve vou passar pela cirurgia de retirada do mesmo tumor na medula. Descobri agora (praticamente hoje !!! Rsrs) após passar por uma consulta com um ortopedista e de relatar dores com irradiação para o braço esquerdo. Sei que vai ficar tudo certo. Trabalho na UERJ junto a especialistas que me certificaram do sucesso do tratamento cirúrgico.
      Meus parabéns,
      saúde e sucesso!!!

      Excluir
    4. A sua irmã que tinha um schwannoma entre a L2 e L3 operou? Não teve mais os sintomas? Gostaria de saber pois é onde foi achado o meu e meus sintomas tem aparecido mais e me incomodando mais...

      Excluir
    5. Olá!
      Há cinco anos estava c muita dor na perna direita e começava a mancar.Foi encontrado um schwannoma na lombar e em menos de dois meses fiz a cirurgia p retirada.
      Só complicou um pouco pq tive que fazer artrodese. A recuperação foi um pouco lenta mas sou persistente e hj quase seis anos depois o tumor não voltou. Tenho problemas relacionados a artrodese somente.

      Excluir
  21. oi em Novembro fiz a retirada parcial de um schwannoma na L5 com S1 ... 14 horas sanguei muito durante a cirurgia ... perdi parte da força da perna direita, um pouco ne perca de sensibilidade e muita dor ... agora me falaram que tenho que fazer outra para tirar o resto que esta na medula, estou com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, se puder, eu gostaria de saber quais os sintomas que vc tinha antes da cirurgia.
      Eu fui diagnosticada com schwannoma entre a L4 e L5, sinto dores na perna mas nada que me deixe impossibilitada. Tenho neuro marcado mês que vem , mas estou preocupada com seu depoimento. Vc está melhor?

      Excluir
    2. Olá Patrícia, se puder, eu gostaria de saber quais os sintomas que vc tinha antes da cirurgia.
      Eu fui diagnosticada com schwannoma entre a L4 e L5, sinto dores na perna mas nada que me deixe impossibilitada. Tenho neuro marcado mês que vem , mas estou preocupada com seu depoimento. Vc está melhor?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ola Patricia. Estou com um tumor no mesmo local, e gostaria de saber se ficou com sequelas definitivas após a cirurgia, considerando que ja faz 3 anos que operou.
      Qual era o tamanho do nódulo?
      Obrigado!

      Excluir
    5. Quais são os exames para detectar schwannoma?

      Excluir
  22. Obrigada a todos que aqui relataram suas experiências...É uma grande contribuição em prol daqueles que passam pelo mesmo problema... Deus abençoe grandemente cada um!

    Patrícia, imagino a sua preocupação... Muita força e tenha fé que dará tudo certo!

    ResponderExcluir
  23. alguem sabe algo sobre este tipo de tumor no espaço interdigital do 2º e 3º metatarsianos;
    isto é, este tumor está no pé direito; por favor me orientem; obrigada. Lenita.

    ResponderExcluir
  24. Fiz a 1 mes a retirada de um tumor de schwannoma no pescoco,a operacao gracas a Deus foi um sucesso...Gostaria de saber como essa doenca pode ser de ordem genetica se em minha familia nw tem caso?o medico disse que iria ficar sem sensibilidade em parte do pescoco e rosto e por ter manipulado o nervo simpatico afetou o movimento involuntario do olho direito,dentro do ouvido e dentro da boca principalmente qdo como algo acido da um choque tipo umas caimbras horriveis como se tivesse repuxando tudo por dentro sera que isso eh normal,ate qdo sentirei isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por relatar a sua experiência!
      Doenças de origem genética não são necessariamente "hereditárias". Pode acontecer "mutações espontâneas", mesmo que não haja casos na família...
      Que bom que correu tudo bem na sua cirurgia!
      Espero que estes sintomas melhorem com o tempo, pois deve trazer um desconforto muito grande sentir estas "caimbras"...
      Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
  25. No dia 10/04/2012 fui ao funeral de uma amiga que faleceu decorrente de complicações na cirurgia de retirada de um schwannoma localizado na base do crânio... Conversei com ela 3 dias antes e estava tudo bem. Há anos ela convivia com este tumor, mas o médico achou prudente operar, pois havia crescido 0,5 centímetro nos últimos meses. Ela estava com um pouco de receio, pois o médico havia dito dos riscos de ficar com os nervos do rosto paralisado... A cirurgia aconteceu no dia 03/04/12 e correu tudo bem, mas no pós operatório teve uma parada cardíaca e depois de 24 horas mais uma e seu cérebro parou. Foram mais alguns dias na UTI e infelizmente não teve jeito de reverter o caso. Fiquei muito triste e os familiares bastante abalados, pois ninguém esperava que uma fatalidade como esta fosse acontecer.
    Deus sabe de todas as coisas e um dia entenderemos os mistérios da vida...

    ResponderExcluir
  26. Há 16 anos, apareceu um caroço no braço esquerdo na parte superior mas nem imaginava que fosse algo tão grave, pois bem no ano Passado começou a doer muito e quase que diariamente procurei medico fiz exames, foi constatado que era (Neurilemoma-Schwannoma Benígno) detalhe só descobrimos que era isso depois que passei por uma cirurgia na qual era para fazer a retirada. pois não foi possivel pois o medicos não era neurocirurgião. ele fez a Biópsia na qual foi constata o tumor. desde então espero por uma cirurgia há 9 meses, não aguento as dores no braço e na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, Carlos! Fico na torcida pra que a cirurgia saia o quanto antes e o problema seja resolvido.

      Excluir
  27. Olá a pouco tempo fui diagnosticada com esse tumor schwannoma na região lombar (sacro) de 6,5cm X4,5cm, sinto muitas dores, queimação, formigamento,parece que tem um bicho me picando constantemente na perna direita, sito como tivesse desencaixada, gostaria de mais informações sobre esse tipo de tumor nesse local, qual o tratamento mais adequado, pois não consigo mais trabalhar devido as dores. e preciso muito a voltar aos meus afazeres, ficar em casa sem poder fazer nada tá me deixando depressiva... preciso de ajuda. Meu esposo me levou num massagista chines q através de alguns pontos consegue diagnosticar, mas não fiquei muito crente nesse esquema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência, Gaby.
      Imagino o quanto é difícil conviver com dores. Fico na torcida pra que logo encontrem um tratamento eficaz que resolva o problema.
      abs

      Excluir
    2. Gaby.
      Pelo que você descreveu, seu caso é parecido com o que tive. Há 3,5 anos, foi disgnosticado o tumor schwannoma no sacro e naquela epóca já sentia dores por cerca de 2 anos antes do diagnóstico. Um dia, Deus pôs no meu caminho o Dr. Marcos Augusto Stavale Joaquim - Neurocirurgião - Um dos TOP no assunto - que através de uma microcirurgia, retirou o tumor e a partir de então nunca mais senti dores e minha vida voltou ao normal. O Dr. Marcos atende no Einstein e no Sirio, o que torna restrito o acesso para a maioria da população. Mas se tiver condições, não deixe de se aconselhar com ele. Tenho certeza que alguma solução irá encontrar.
      Boa sorte. Deus te abençoe.

      Antonio.

      Excluir
    3. Obrigada Antonio pelo depoimento... Conheço o Dr. Marcos Stávale e realmente é um dos melhores neurocirurgiões do país... além de ser humano incrível. Vale a pena buscar por um profissional deste nível.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  28. Prezados Guerreiros, pois todos que lutam contra o câncer merecem este título. Um irmão foi diagnosticado com Schwannoma Maligno na pleura, após um mês espalhou por todo pulmão, figado e nas costas... gostaria de saber se alguém já enfrentou o schwannoma maligno através de quimio/radio. visto que no caso dele o médico disse que não pode ser cirúrgico.

    Fiquem todos na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar de algo semelhante...
      Seu irmão tem neurofibromatose?
      Fico na torcida pra que encontrem logo um tratamento eficaz e seu irmão fique completamente curado!
      abs

      Excluir
  29. ola a 8 anos tive um schwnnoma benigno entre a t5 e t7 na região paravertebral direita e fui operado com sucesso,a mais ou menos 2 anos atras comcei a ter dores na parte cutanea do pedito direito como uma malha dolorida e quando encosto ou flexiono doe , por ultimo a mais ou menos 4 meses tenho tido dores internas nas costas fiz uma tomografia e apareceu 2 nódulos localizada a cinzura horizontal no pulmão direito de 0,3cm e 0,4 cm também foi achado alguns linfonódos no mediatisno os mais preminentes medindoi cerca de 0,7 cm na região do hilo pulmonar direito o que pode ser sera schanomas novamente ou cancêr. por favor me ajude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente um médico poderá esclarecer...
      Tudo de bom!
      abs

      Excluir
  30. Estava com um tumor na região pré sacral, que media 6 X 5 cm, não tinha sintomas que me deixasse preocupada, só uma dor na cava do pé, e já sentia raramente dormência na região pélvica. Fiz a cirurgia, que foi um sucesso, estou no pré operatório. A cirurgia foi feita com médicos neurocirurgião e proctologista, no memorial São José , em Recife. Diante das dificuldades, agarre na mão de DEUS que ele providencia tudo. Já fiz a biópsia e como os médicos já falavam, é bengno, o que me deixou tranquila, graças a DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabete, obrigada pelo depoimento!
      Que Deus continue te abençoando hoje e sempre!
      abs

      Excluir
  31. meu marido,ha seis anos vem sentindo dores como dormencia,formigamento,caibra e agora fraquesa na perna direita ele nao consegue ficar em pe e nem sentado por muito tempo,e durante todos esses anos pocurou alguns medicos mas eles, nuca passaram uma RM OU TOMOGRAFIA. Somente ha um ano atras ele estava jogando bola e deu um jeito no juelho e medico neurocirurgiao pediu uma ressonancia foi diagnosticado com esse tumor schwannoma sacral gigante de 12cnX11cn,com invasao(destruicao ossea) dos forames sacrais S2 e S3. E por ele esta nesta tamanho o meu marido na hora da cirurgia pode ficar com sequelas como: perda tatal da regiao pelvica (controle urinaria ,das fezes e tambem a impotencia),os medicos dizem que nao sabe se ele vai anda novamente.Diante de tudo isso sei que nao podemos perde a esperanca em DEUS, ele e poderoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, jamais perder a esperança e a confiança em Deus!
      Fico na torcida pra que tudo corra bem e seu marido fique curado!
      abs

      Excluir
    2. Em 2013 fui diagnosticada TB com schwannoma entre a L4 e L5...depois de anos c dor e fraqueza, até que um reumatologista pediu a Ressonância (absurdo demorarem p pedir este exame, o único q realmente é diagnosticado o tumor)
      Fui imediatamente encaminhada p cirurgia e o neuro não sabia me afirmar se eu andaria ou teria controle de urina/fezes, foi assustador mas graças a Deus estou aqui, operada e controle de tudo!
      Espero q o mesmo tenha ocorrido com seu marido.
      E quem ler e tiver QQ um destes sintomas, não faca como eu q percorri vários ortopedistas durante anos e me mandavam ir p fisio e tomar remédios p dor...somente isso...e o tumor crescendo junto c as dores e fraqueza na perna.
      Procurem mais de um profissional e falem da ressonância.

      Excluir
  32. Ola! fui diagnosticada com shwannoma na parte posterior da coxa esquerda. Após ler todos os depoimentos fiquei com muito medo, porém não gostaria de tomar a decisão errada. Ficar com dores e deixxar o tumor crescendo dentro de mim, ou encarar uma cirurgia com tantos riscos?. Obrigada pela oportundade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma decisão difícil... Que Deus lhe ajude nesta difícil escolha!
      abs

      Excluir
  33. meu marido tb foi diagnosticado com shwannoma na coxa direita com visões de benigno tenho medo nunca tivemos nada parecido na familia a cirurgia esta marcada para 12/10 deste ano choro escondida pois não quero deixa-lo mais abalado do que já estamos temos dois meninos e não queremos demonstrar preoculpação antes de tudo,peço muito a Deus q que olha e nos proteja ,pois ele é tudo na minha vida estou com ele a vinte anos temos mais cinquenta para viver-mos.Agradeceria a todos se houvesse pensamentos positivos para minha família como tenho por todos na mesmo ou em outras situações que devemos ter coragem e fé.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, espero que tenha corrido tudo bem na cirurgia e que seu marido esteja recuperando-se a cada dia!
      Assim que possível nos manda notícias...
      Que Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  34. esta na medida de 4cm,e esta no musculo.obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  35. Meu irmão tinha Neurofibromatose tipo 2, fez varias cirugias. só q do Cranio os medicos nao quizeram tirar, justamente pelo fato dele ser criança (10ano). Não tinhamos recursos para viajar. Ele foi internado dia 02/11/2012 com um lado do pulmão paralisado. Veio óbito dia 28/11/2012.

    Manaus AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste seu relato.Imagino o quanto estão sofrendo...
      Que Deus traga o conforto necessário...
      abs

      Excluir
    2. Obrigada! Como é dificil perder algum :/

      Excluir
  36. Olá ! Recentemente fui diagnosticada com Schwanoma vestibular ( neurinoma) no nervo auditivo direito. Está atualmente com 2,2 de diametro e os médicos me indicaram cirugia para a extração. Resolvi procurar profissionais que tenham uma experiência maior no assunto e fui á São Paulo. Gostaria que me indicasse um médico pelo qual alguém passou por uma cirugia semelhante. Já que fiquei apavorada com o diagnóstico e não paro de pensar na possíveis complicações do pós operatório. Gostaria de compartilhar e se alguém pudesse relatar a experìênciadeste tipo de cirugia. Os médicos me falaram de uma possível paralisia facial inicial ou transitoria. Quanto tempo essa paralisia pode persistir? Impacta muito nos movimentos faciais? como é a recuperação? 30 dias é o suficiente para o retorno? agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante vc procurar um médico experiente. Está corretíssima em buscar recomendações. Eu infelizmente não conheço nenhum que possa indicar...O neuro-cirurgião que operou meu filho é ótimo, só que só opera crianças...
      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
    2. Olá fiz uma cirurgia recentemente de um tumor de 3,5 cm está com 28 dias de operação estou me recuperando bem , perdi a audição do lado e estou com paralisia , ja estou fazendo fisioterapia e os movimentos estão bem melhores. Fiz a cirurgia com Dr Marcus Gomes e Dr Ricardo ferreira Bento em São Paulo

      Excluir
    3. Boa noite! Eu tive/tenho schwannoma do acústico...fui operada em dezembro de 2016 e fui informada que não foi possivel retirar tudo!
      Na cirurgia foi lesionado o nervo da face...que já era esperado...fui informada antes pelo cirurgião
      fiquei com paralisia facial do lado direito e perdi o campo periferico do lado direito e fiquei estrabica.
      com todos esses problemas tive uma otima recuperação. .faço tudo!
      meu cirurgiao foi espetacular minha cirurgia demorou 16 horas!!!!
      Ele disse fatei de tudo!
      E mesmo tendo essas sequelas, faria tudo de novo com ele!
      existe uma cirurgia que pode melhorar a paralisia facial ....e vou faze la
      a cirurgia para mim foi a melhor solução
      tenho hoje 44 anos
      fiquei ainda com um tumor com 2cm...q nao pode ser retirado..pq esta nas arterias....
      o nome do meu cirurgiao é Dr.Gustavo de Carvalho no Rio de Janeiro e ele me operou por convênio! Faria tudo de novo com ele

      Excluir
    4. como foi sua cirurgia deu certo ?

      Excluir
  37. Se puderem indicar ou falar nomes dos profissionais médicos que tiveram a experiência para ajudar quem está passando por problema semelhante seria uma grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, eu particularmente não conheço nenhum neuro-cirurgião com experiência específica em schwannoma... Uma amiga pessoal tinha esse tipo de tumor na base do crânio e a cirurgia foi realizada no Hospital Santa Helena, da Unimed em SP, em ABR de 2012. Infelizmente teve complicações e faleceu em decorrência disso... Realmente muito triste!
      Importantíssimo procurar um médico bastante experiente!
      abs

      Excluir
    2. oi conheço um medico que pera esse tipo de tumor D. PAULO CORTEZ CASA DE SAUDE SAO JOSE SAO GONÇALO RJ ELE ME OPEROU

      Excluir
  38. Oi fui diagnosticada em maio de 2012 ano sarcoma schwannoma , estou do tratamento QUIMIOTERAPICO desde junho .o sarcoma esta localizado na pleura sem invasão no pulmão.
    Também tenho NF1 e minha filha mais nova tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha Fé que vcs serão curadas!! Tenha fé em DEUS!

      Excluir
  39. Olaaa, gostaria de saber se alguém aqui saberia me responder quais são os sintomas de um Schwanoma no nervo do trigemeo, não sinto qualquer tipo de dor facial, mas de vez em quando sinto o nervo pulsar como se fosse um espasmo e sinto tb pequenos espasmos no canto da boca, estou pesquisando sobre o que pode ser enquanto a data da minha consulta não chega... agradeço muito se alguem puder me ajudar, estou preocupada e com medo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando descobri o tumor tinha sintomas parecidos procure um neurologista e peça uma ressonancia magnetica ai vc poderá saber realmente se tem ou não algum tumor

      Excluir
    2. vc sentia seu nervo pular??? ai to com muito medo, tenho 19 anos só :(
      é o unico sintoma q tenho..

      Excluir
  40. vc sentia seu nervo pular??? ai to com muito medo, tenho 19 anos só :(
    é o unico sintoma q tenho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um medico, só eles podem dizer o certo!

      Excluir
    2. eu ja marquei, mas tenho que aguardar para a consulta, só no ano que vem... por isso estou mt ansiosa e com muito medo, apesar de nao apresentar grandes sintomas, sou mt ansiosa e por isso estou me sentindo dessa forma, esta sendo desesperador esse tempo de espera =/ fico com medo de passar mal a qualquer momento...

      Excluir
    3. Já parou para pensar que vc pode ñ ter nada/!
      Apartir de hj pense assim, a força do nossos pensamentos atraem as coisas, tenha fé, q vc ñ tem nada!
      Qual é a sua Cidade?

      Excluir
    4. é querida, preciso pensar assim mesmo, pode ser tudo paranóia mesmo... afinal, nao tenho sintomas severos.. sou de Macaé-RJ

      Excluir
  41. Oi gente,

    Minha mãe foi diagnosticada com schwannoma no sacro, falta confirmar por biópsia, que será feita na cirurgia. Aqui no Rio de Janeiro, minha indicação é se consultarem em um posto de saúde e lá pegarem com o médico um encaminhamento pro INCA. Ela descobriu o tumor em setembro de 2012, mas pensaram que era ginecológico, após a RM revelou-se o que era e ela já está com risco cirúrgico marcado no INCA. Foi tudo rápido e eficiente.

    Não percam tempo com medo...apesar de ser uma situação delicada é possível ter um tratamento correto e com ótimos resultados mas para isso é preciso a atitude de procurar o atendimento médico.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Olá, tenho 29 anos e ontem traves de uma RM descobri um schawnnoma com 2cm entre a T11 e T12 região lombar!

    Estou desesperado pois NAO conheço muito sobre o assunto, alguém poderia me indicar médicos especialistas? Existem complicações pôs operatória? Estou realmente preocupado ainda mais por NAO saber se e maligno ou benigno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, Meu nome é Willian, tenho 33 anos, em Setembro de 2011, fui diagnosticado com um tumor SHWANNOMA no canal vertebral na cauda equina, entre L2, L3, L4,,, Sentia muitas dores nas pernas,quadril e região lombar, nao conseguia me deitar,sentia dor no quadril quando virava a cabeça para os lados e a dor irradiava para os pés, horrível ! Em 26 outubro de 2011, foi feita a retirada do tumor, e Graças à Deus, não perdi os movimentos das pernas, pois, o tumor media 9 cm de comprimento, muito grande!!!O procedimento cirúrgico se chama LAMINICTOMIA, ou LAMINOTOMIA.
      Hoje estou bem, fazendo fisioterapia, pois fiquei 70 dias internado e 4 meses deitado, tive infecção e foi feito uma limpeza cirúrgica a 7 meses atrás. O MÉDICO se chama Dr. Antônio TAVEIRA e trabalha na Santa casa de Mogi das Cruzes, excelente médico, experiente, já deu aulas em faculdade... me ajudou muito !!! Não sei onde você mora, mas se puder, procure esse médico... Estimo sua vitória, Deus te abençoe !!!

      Excluir
  43. meu irmao fez um exame e o diagnostico e: SCHWANNOMA COM DEGENERAÇÃO SIMPLASTICA algeum sabe o que e? ele tem um caroço grande no pescoço

    ResponderExcluir
  44. olá gente! vi o depoimento de muitos, tb fui diagnosticada com um schwanoma alargando para o ponto cerebrar a direita. A médica otorrino me encaminhou para o neurocirurgia. Vi o depoimento de mais ou menos duas pessoas que fizeram essa cirurgia e teve morte. Eu não temo a morte, gostaria de ter sucesso na minha cirurgia. Uma coisa eu digo: se caso for fatal a minha cirurgia foi a vontade de Deus em minha vida. Tenho 52 anos, mas um dia vou morrrer, seja do que for, não nasci pra semente. Senão eu voltarei aqui e direi o que me sucedeu. Isto, é, se O Deus verdadeiro que conheço não fizer o milagre antes de eu chegar nas mãos dos médicos. Ai sim, vou gritar para o mundo ouvir: Existe um Deus nos céus que ainda faz milagres como fez no passado. Seja feita a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo: fé em Deus e pensamento positivo sempre. Infelizmente fatalidades acontecem, até em cirurgias simples, como amídalas por exemplo. A cirurgia do meu filho tbém foi próximo a esta região (ponto cerebelar a direita). Era um outro tipo de tumor, de origem maligna, mas graças a Deus correu tudo bem e as sequelas foram mínimas.
      Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
  45. Ola Lidionete, a mais ou menos 2 semanas descobri um Schwanoma extramedular , anterior entre a T10 e T11, apos visitar diversos medicos em uma bela manha fui atendido no HC pelo Dr. Antonio Capel , o mesmo me acalmou explicando detalhes do meu diagnostico, marquei a cirurgia para dia 18 de marco, estou muito apreensivo afinal este problema me pegou do nada, mas temos que ter força e fé em Deus, ele poe a pessoa certa em nossas vidas! após a cirurgia vou relatar o meu pos operatorio com muito sucesso se Deus quiser! por favor gostaria de ler relatos de pessoas que passaram por problemas parecidos com o meu, isso vai me ajudar muito, obrigado e LUZ e PAZ a todos guerreiros. att. Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,fico aqui na torcida pra que tudo corra bem... O HC é um hospital de referência e os médicos de lá são bastante experientes.
      Depois volta aqui pra nos dar notícias.
      Que Deus te abençoe muito!
      abraço!

      Excluir
  46. oi eu tenho schwvannoma no hemitorax direito e sou portaddora da NF1 estou em traamento desde junho de 2012 ,ele foi descoberto em maio minha filha de 9 anos te tbm a NF1 e ate o momento nao tem nada so faz acompanhamento com neuro, oftalmo,otorrino alem e claro da pediatra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tbém tem NF 1, mas não tem schwannoma... No caso dele surgiu um outro tipo de tumor, denominado Astrocitoma.
      Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  47. Amiga,por causa de um zumbido que sinto há anos,fiz um BERA( deu alteração) e depois uma RM sem contraste.Tenho um meningioma no ponto -cerebelar,com menos de 1cm.Já fui a 3 neurocirurgiões,que aconselham acompanhamento semestral,com RM de contraste. Pesquisei mto. no dr.Google....estou apavorada com tudo que tenho lido.Estou com 70 anos,não quero ser operada,e aceito no futuro,se o tumor crescer mais(eles dizem que mto. lento...), uma radioterapia para diminuir.Em pessoas idosas os médicos evitam cirurgia. O que vc. acha?AInda irei a mais uns 3 médicos pra ouvir outras opiniões.Moro em Brasilia.Não tenho outros sintomas além do zumbido e uns chiados no mesmo ouvido.

    Lucinha-df
    Obrigada, que Deus a abençoe.Tem seus problemas e ainda se preocupa comos dos outros! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinha, fiquei algum tempo sem acessar aqui...Espero que estejas bem!
      Claro que ficamos abalados quando descobrimos algum problema de saúde, mas passado o susto, temos que levantar a cabeça e seguir em frente.
      Os médicos foram prudentes em somente acompanhar com imagens... Muitos tumores crescem bem lentamente e não vale à pena correr risco na cirurgia, sendo que a lesão não causa problemas no momento. Os médicos saberão a melhor conduta a adotar no caso de alguma alteração.
      Que Deus te abençoe muito!
      grande abraço!

      Excluir
  48. Amigas,tinha dores horriveis no quadril,fiz varios exames me tratavam de bursite ate descobrir q tinha shiwanoma entre T12 e L1,o para agravar o problema tinha 5,2 cm e estava atras da medula enfim fui operada dia 15/10/12 no Hosp Sirio Libanes,minha cirurgia foi um sucesso,estou muito bem mas falo sem Jesus n somos ninguem Ele capacita os medicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco!
      Que bom que correu tudo bem na cirurgia e o problema foi resolvido!
      Que Deus continue te abençoando hoje e sempre!
      abs

      Excluir
    2. Voce poderia me indicar o seu medico?

      Excluir
  49. Olá guerreiros, como escrevi dias atras estava com um tumor schwanoma na T11/T12. Ontem 18/3 fui submetido por uma cirurgia que graças ao pai Deus todo poderoso foi um sucesso, nao sei nem oque falar, tirei um peso gigantesco de cima de! Deus coloca a pessoa certa a hora certa em seu caminho. Acredite nisso, depois de passar por diversos médicos, conheci o Dr Antônio Carlos Capel no hosp das clinicas, além de ser um dos melhores profissionais do ramo ele é uma
    Pesso humana difícil ate de explicar, terei ele no coração para o resto de minha vida! Força amigos... Qq duvida estou aqui, me recuperando do meu pôs cirúrgico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marco que deu tudo certo na cirurgia! Deus seja louvado!
      Espero que o formigamento na perna esquerda já tenha melhorado...
      Fica com Deus!
      abs

      Excluir
    2. Bom dia estou com o mesmo caso seu e vou prescisar de cirurgia , podeira informar se foi tranquilo a operação pois tenho muita preocupaçao com este precedimento cirugico , a recuperação como foi . grato

      Excluir
  50. Olá guerreiros, gostaria de saber se é normal sentir parestesia ( formigamento) na perna esquerda apos o procedimento cirúrgico de retirada de um schwanoma extramedular, intradural! Esse formigamento passa com o tempo ou é para sempre??? Por favor me respondam, abs Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse formigamento passa como tempo o meu medico falou q é uma duração de 3 meses apos a cirurgia,eu tb sinto fomigamento,sensação de agllulhadas e choque na perna direita e dor na perna esquerda.

      Excluir
  51. Ola,meu nome é Camila tenho 23 anos,desde do meus 14 anos sentia dores na coluna,e fraquezas,dormencia e caìbras nas pernas, na epoca fiz um exame de tomografia e fui diagnosticada de hérnia de disco entre L4 e L5,entao o medico ortopedista solicitou uma RM para melhor visualização da mesma,mas na época eu não conseguir recurso para fazer a RM por ser um exame muito caro,então a unica saida q eu achei para aguentar a dor foi tomar um antiflamatorio todos os dias.No ano de 2012 graças a Deus com a ajuda de um amigo conseguir a RM o resultado saiu por volta do mês de novembro era um SHWANNOMA com cerca de uns 4 centimetro localizado em L4 e L5 a cirurgia foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2013 o medico relatou q quando visualizou o Tumor ele estava praticamente traçado nos nervos ele disse q pela gravidade pensou q eu iria ter perda temporaria dos movimentos das pernas,ficou aliviado e ao mesmo tempo surpreso quando ao passar o efeito da anestesia eu fiquei agitada e mexendo as pernas.Pós cirurgia perdir a sensibilidade da perna direita,sentia ela pesada e por isso não conseguia andar e sentia muita dor na perna esquerda,fiquei 3 dias internada e com muita força de vontade e fé em Deus antes de 10 dias ja estava andando nåo muito bem,mancando mais andando.Quando retornei ao hospital os medicos ficarão supresos,pois,disseram q estava muito bem pra quem fez uma cirurgia de coluna.Até hoje ainda nao estou andando muito bem,pois ainda vai fazer 3 meses de cirurgia,estou indo a fisioterapia 3 vezes na semana q ė o essencial e cada dia acordo melhor.Então é preciso ter fé antes e depois da cirurgia e força de vontade,é dificil mais nao impossivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, impressionante o seu depoimento.Deus seja louvado!
      Sua cirurgia ainda é muito recente e com a fisioterapia vc irá melhorar cada vez mais.
      Fico aqui na torcida!
      grande abraço

      Excluir
  52. Que tranquilizador ler tantos depoimentos aqui. Na semana passada, após 3 meses sentido muitas dores lo lado esquerdo das costas, fiz uma ressonância magnética e apareceu uma massa mediastinal, um tumor neurogênico que está localizado entre T1 e T2, com mais ou menos 6cm. Essa semana tive minha consulta com o cirurgião toráxico, que me explicou muito claramente o que pode ser (SHWANNOMA, MENINGIOMA...) e que costumam ser lesões benignas. Pela localização, colado à coluna dorsal, o caso deverá também ser avaliado por neurocirurgiões, para definir o tipo de cirurgia a fazer (se por vídeo ou torocostomia). O médico, além de me pedir os exames pré-operatórios, me confortou, tranquilizou e disse para conversar mais com Deus (ele adivinhou que tenho andado distante). Estou confiante. Tudo vai dar certo. Mas a preocupação é inevitável, sobretudo porque acabamos de sair de um processo de tratamento da minha esposa de um câncer de mama, descoberto em agosto do ano passado. Embora não haja comprovação científica de que certos tumores surgem em função do estresse, estou seguro de que essa possibilidade não pode ser descartada. Assim, amigos, procuremos ter uma vida tranquila! Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, faz quase 2 meses que postou este comentário e espero que esteja tudo bem. Imagino que já tenha sido operado...
      Com toda certeza o estresse não é nada bom pra saúde e levar uma vida mais tranquila é muito importante.
      Que Deus te abençoe muito!
      abs

      Excluir
    2. Oi, Lidionete, tempo que não apareço por aqui! Enfim, operei dia 14 de setembro. 12 horas de cirurgia para retirada do tumor. Infelizmente a biópsia indicou que é linfoma não-hodgkin folicular. Começo a quimioterapia já na semana que vem. Mas estou tranquilo e confiante. Tudo vai dar certo! Mando notícias!

      Excluir
    3. Oi Marcos, pelo que vc descreveu seu diagnóstico foi de linfoma não-hodgkin folicular e não schwannoma... Imagino que já tenha concluído o tratamento e esteja bem, com a graça de Deus. Assim que possível manda notícias... abraços

      Excluir
  53. Olá a todos a mais de 15 anos tenho um tumor no braço direito quando era operada não fui pois trabalhava e tinha meus filhos ainda pequenos hoje já criados e casados na ocasião tinha medo de perder meu emprego hoje já aposentada tenho 59 anos e a 3 anos perderam no laboratório meu pedido de ressonância onde este ano consegui o mesmo medico que tinha me encaminhado e pediu tudo de novo pensava ele que já tinha operado pois fui passada da clinica dele pro hospital pelo Sus voltei no mesmo hospital e pediram tudo de novo ressonância só que desta vez eu não fiquei na espera do Sus meu filho pagou pra mim e já indo de volta ao medico para adiantar a cirurgia alguém pode me dizer se a perigo pois já sinto o dedo do meio ficar quase que colado na mão e tenho que fazer ele ficar certo no lugar quando as vezes durmo em cima do braço e só dói quando mexo no tumor alguém pode me orientar sou leiga em tudo isso obrigada gente Deus abençoe a todos nós sou Maria do Carmo Sorocabana Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria do Carmo, espero que alguém que vivencia a mesma situação responda a sua indagação...
      Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
  54. Olá pessoal
    Alguém poderia me dizer se o diagnóstico de schwannoma só foi feito após biopsia ou somente com a ressonância?
    Pois fiz uma Rm e apareceu lesões expansivas ovaladas no trajeto feixe neurovasculsr em t2 d6 e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, imagens de RM são sugestivas. Certeza absoluta, só pela biópsia. Mas os neuros e radiologistas experientes geralmente acertam ao analisar as imagens...
      Deus te abençoe!

      Excluir
  55. OLA PESSOAL, HJ DESCOBRI QUE MINHA MAE TEM SCHWANNOMA ACUSTICO, A 8 ANOS FEZ UMA CIRURGIA PARA RETIRADA DE UM ASTROCITOMA, E PELO QUE LI, O PROXIMO PASSO SERIA A CIRURGIA, MAS ESTOU COM MEDO, TODOS LEVARAM A OBITO, POR FAVOR ALGUEM TEM UM DEPOIMENTO BOM PARA ME ACALMAR,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc precisa pensar positivo. Há depoimentos de sucesso sim. E outra, cada caso é único e diferente um do outro.
      O astrocitoma é um tipo de tumor mais difícil que o schwannoma e se correu tudo bem, tenha fé que tbém dará certo dessa vez.
      Eu sei que não é fácil quando passamos por estes desafios, mas Deus dá a força necessária pra seguirmos em frente.
      Deus abençoe muito vcs!
      abs

      Excluir
    2. boa tarde, Lidionete, obrigado por me confortar, estou levando minha mae, semana que vem para consultar com o medico que fez a retirada do tumor ha 8 anos, e se Deus quiser, semana que vem estou contando pra vc o sobre a avaliação desse medico, obrigada por tudo mais uma vez e até mais

      Excluir
    3. Olá, faz tempo que não posta notícias aqui... Como está sua mãe? Fez a cirurgia? Espero que esteja tudo bem e assim que possível nos manda notícias! abraços

      Excluir
    4. Ola, Lidionete, tudo bem com vc, e com seu filho?
      Em relação a tumor Schwannoma, levei ela no medico e o mesmo me indicou para fazer uma radiocirurgia na USP, ou até na UNICAMP em Campinas, na USP, ele me deu certeza que tem o aparelho para fazer essa radiocirurgia, mas em Campinas não sei ainda, tive que parar tratamento no momento, porque ela teve outro probleminha, teve sindrome do tunel do carpo, nas duas maos, sofreu muito, dores muito forte, ai tivemos que fazer duas cirurgia nas mesma mão, e estou aguardando para fazer na outra, depois disso voltarei a procurar um medico para ver sobre o schwannoma, ai voltarei a te dar noticia, e em relação a seu filho, esta bem, espero que sim, de me noticias sobre ele, um abraço e muuuuuito obrigada pela atenção.

      Excluir
    5. Olá,obrigada pelas notícias da sua mãe. Espero que no momento certo ela faça a radiocirurgia, e que resolva o problema. Espero tbém que ela melhore desses outros problemas que apresentou, da síndrome do tunel do carpo...
      Quanto ao meu filho, ele está bem, com a graça de Deus! No dia 25/10 completou 7 anos de diagnóstico e o tumor está inalterado. Em janeiro faremos nova RM e espero que continue tudo bem.
      grande abraço!

      Excluir
  56. Bom dia pessoal!
    Meu esposo fez uma cirurgia em 2008 para a retirada deste tumor , só que o mesmo não pode ser retirado totalmente devido estar uma parte dele no tronco cerebral, com isso seguiu acompanhando e agora no mês de julho de 2013 ele foi submetido a uma nova cirurgia, que após complicações pós-cirúrgicas o mesmo veio a falecer com 42 anos agora no dia 03/08/2013.Infeliz mente percebí que este tumor é uma CAIXA DE PANDORA reserva muitas surpresas, para mim desagradáveis. Por isso pessoal não deixem de ter acompanhamento médico e enquanto á vida a esperança. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo seu esposo!!
      Uma amiga minha também faleceu não pelo tumor em si, mas devido às complicações pós operatórias...
      Muita força, que Deus conforte seu coração!
      abs

      Excluir
  57. BOA NOITE!
    gostaria de tirar uma duvida, em 2012 minha mãe com 56 anos foi diagnosticada com o tumor schwannoma submetida a uma cirurgia tr~es meses depois no Hospital Getulio Vargas em Recife ñao foi possivel aretirada do tumor um dia depois da cirurgia ela entrou em um quadro de hodrocefalia mas os medicos agiram a tempo e com a benção do meu Deus fizeram uma nova cirurgia e uma semana depois ela saiu da UTI bem mas como não foi retirado o tumor a encaminharam para fazer uma RADIOCIRURGIA foi feito mas ela se queixa muito de dores de cabeça tonturas e um queimor na face do lado esquerdo onde esta colalizado o tumor tenho muito medo do que pode acontecer pois amo muito minha mãe, obrigada por responder, que o senhor Deus o ilumine. Elisangela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisângela, obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Que bom que apesar das intercorrências correu tudo bem na cirurgia, mesmo não tendo sido possível a retirada do tumor. Os médicos foram prudentes...
      E como estão as imagens pós radiocirurgia?
      O melhor é informar aos médicos sobre estes sintomas, pois somente eles dirão como proceder.
      Melhoras pra sua mãe. Deus abençoe vcs!

      Excluir
  58. Olá. Há alguns meses atrás comentei que minha mãe foi diagnosticada com esse tumor no sacro e seria operada no INCA, no Rio de Janeiro. A cirurgia foi dia 10/09 e a biópsia confirmou o schwannoma. Tudo correu muito bem, eles retiraram a parte do tumor que estava no abdômen e tb o que estava dentro do sacro. No segundo dia após a cirurgia ela já estava andando, com 4 dias fezes e urina já normalizadas e hj está em fisioterapia para fortalecer o músculo do quadril pq tem dificuldades em descer escadas e está com a sensibilidade da perna esquerda, principalmente do pé (o tumor estava do lado esquerdo) um pouco "louca", mas nada que esteja atrapalhando suas atividades normais. Enfim, não tenham medo e procurem um serviço de saúde ;)....Um grande abraço e um bom caminho e recuperação a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito bom saber notícias animadoras da sua mãe.
      Que ela continue se recuperando a cada dia!
      Deus abençoe vcs!

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite tenho 34 anos tenho caroços na perna esquerda e um no braço esquerdo.Já chequei chorar muito pois e muito ruim ter esses caroços pois eles são doloridos. Hoje me encontro em investigação pra saber ao certo o que são.Só sei que quando dou crise de dor chego ficar de cama pois doem muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei que não é fácil passar por isto...
      Os médicos já disseram o que são esses caroços? Vc tem neurofibromatose?
      Fico aqui na torcida pra que tudo se resolva o quanto antes. Melhoras!!
      abs

      Excluir
  61. eu gostaria de saber si nessis casos tem que faser radioterabia

    ResponderExcluir
  62. a minha irmã foi diagnosticada com um schwannoma. eu fiquei angustiada pois não sei si e benigno ou maligno eu gostaria que alguem mim falase si tem que faser radioterapia depois da cirugia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, minha mae tambem foi diagnostica com um schwannoma, mas na maioria das vezes ele é benigno, levei-a no medico que fez a retirada de um tumor a 8 anos atras, e ele me disse que tem 2 opçoes, ou a cirurgia novamente, ou a radiocirurgia, uma opção que não tem necessidade de fazer corte nem, de ficar internada, estou aguardando a para onde ele vai conseguir a vaga, pelo que me disse tem na USp ou na UNICAMP, fique tranquila, tudo vai dar certo.

      Excluir
  63. eu gotaria de saber siquando esse tumor e benigno tem que faser raditerapia depois minha irmã vai fasr uma cirugia ja estar marcada eu estou muito confiante em DEUS estamos em vitoria da conquista na bahia aqui os recusssos não sa~os mesmos de são paulo ma estamos confiantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, faz alguns meses que vc postou este comentário e espero que sua irmã esteja bem. Somente um médico especialista poderá dizer a melhor forma de tratamento, mas até onde eu sei esse tumor não responde muito bem à radioterapia... O tratamento padrão geralmente é a cirurgia e o ideal é procurar um centro avançado, com neurocirurgiões experientes e capacitados. Mas a ciência está avançando a passos largos e de repente já existe um tratamento menos invasivo que a cirurgia e que resolva o problema. Deus abençoe vcs! abs

      Excluir
  64. Anônima; Em janeiro deste ano confirmei um schwannoma (coluna), o qual me causava fortes dores na nádega direita e parte posterior da coxa direita, não conseguia dormir mais de 2 horas, quando a dipirona não mais fazia efeito. Foram 3 meses de dor, até a cirurgia. Minha cirurgia foi um sucesso, acordei , no cti, mexendo todos os membros e andei em 48 horas. Hoje faço fisioterapia, pois tenho, ainda , dormência na cintura, pois a dormência das pernas acabaram, o que é comum na recuperação. A perna direita,como foi mais afetada tenho dificuldades em levantá-la até o abdomem, mas acho que vai passar. Sugiro a todos que passam por isso entregarem nas mãos de Deus, pedindo força para que haja conforto e força. Aos parentes sugiro muita oração e apoio. Hoje agradeço a Deus e ao meu cirurgião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco!! Que bom correu tudo maravilhosamente bem na sua cirurgia e está recuperando-se... Com o passar do tempo, essa dificuldade com a perna direita vai passar, com certeza.
      Que Deus continue te abençoando muito!!

      Excluir
  65. Prezada Lidionete, teria algum outro tratamento para o schwannoma sem ser cirúrgico? Minha mae tem alto risco cirurgico e não poderá usar esse tratamento. Me falaram da cinesioterapia? É eficaz? Certo de sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente eu não saberia responder a sua pergunta... Há tumores que mantém-se inalterados por anos, sem causar sintomas, e muitos médicos são a favor de conduta expectante, ou seja, acompanhar com ressonâncias magnéticas periódicas e somente adotar conduta mais drástica em caso de evolução... Mas só um médico saberá avaliar e indicar o melhor caminho.
      Também não sei a respeito da cinesioterapia, mas pelo que vi, é um tipo de fisioterapia, que pode ajudar com sequelas ou efeitos da doença, mas não "tratar" o tumor em si.
      Tudo de bom pra vcs e que tudo dê certo e sua mãe fique boa logo!

      Excluir
  66. Tenho 62 anos e estou com shwannoma ouvido direito estou começando a tratar no HClinicas SP. Estou com muito medo de nãoacordar ou ficar com graves sequelas. Me de uma Luz, por favor. Grata. Suely

    ResponderExcluir
  67. Tinha um tumor de Schwannoma na coluna, bainha neural. Estava com aprox. 2cm de tamanho. Ocasionava dores, fraqueza nas pernas, formigamento nos pés, caimbras etc. Há três dias operei e retirei o tumor. Fiz a cirurgia minimamente invasiva com um neurocirurgiao, corte pequeno e recuperação rápida, pois só fiquei um dia internada. Segundo o médico, esse tumor cresce sem parar e no meu caso, poderia ficar paraplégica pra sempre. Tenho certeza que tomei a melhor decisão e digo a todos, não tenham medo da cirurgia, é o melhor que podemos fazer.

    ResponderExcluir
  68. Tenhor neuroma acústico do lado esquerdo neuro indicou cirurgia e estou aflita minha família ainda não sabe. ... tenho 24anos

    ResponderExcluir
  69. Boa noite... no dia 04 de setembro de 2014 fiz uma cirurgia para retirada de um shwannoma de acústico, lado direito, desde então, eu perdi os movimentos do rosto e a audição do lado direito... Alguém sabe me informar quanto tempo dura essa paralisia? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou fazer cirurgia shwannoma ..como foi seu pre e pos operatório?

      Excluir
    2. Também gostaria de saber isso pois estou pra decidir se faço ou não a cirurgia. Achei a cirurgia muito invasiva e com possibilidades quase que totais de sequelas. Tive o rosto paralisado recentemente por uns 20 dias e não me aguentei pois o olho ardia (não piscava corretamente), líquidos escorriam da boca ao beber algo, etc. Sinceramente estou quase decidido a viver com isso pro resto da vida nem que isso me faça ter alguns anos de vida à menos.

      Excluir
    3. Ah esqueci de comentar que minha paralisia nada teve a ver com o tumor. Foi uma lesão que tive no olho direito e que influenciou no nervo que controla os movimentos do rosto. Foi por isso que voltei a ter os movimentos rapidamente pois fazia a fisioterapia caseira (caretas no espelho, etc.)

      Excluir
    4. Obrigada pela preocupação de fazer o relato bem detalhado.

      Excluir
  70. Por falar nas sequelas do pós operatórios de schawannoma. Tive paralisia facial, uso um colírio especial para não perder a visão do olho direito, pois não há lágrimas, perda total de audição do ouvido direito, disfagia, refluxo e cefaléia Ah, água e comida passaram a cair da boca, sim. Fiz diversas terapias, fonoaudiologia, acupuntura, neurofioterapia, pilates, ginástica holística... Tudo por melhoras, sim as tive. Meu olho direito quase pisca após alguns anos de fisioterapia, quase consigo sorrir, mas torto... Resultado: não tivo fotos, não como perto de outras pessoas e estou me preparando para operar pela segunda vez, já sabendo que posso perder todos as conquistas e recomeçar tudo outra vez.

    ResponderExcluir
  71. Operei de schawannoma em Novembro de 2009. Comigo tive melhoras da paralisia, melhora pouca, isso fazendo fisioterapias todos os dias nas raras clínicas que atendem neurologia. CONTINUO COM PARALIA FACIAL APÓS 5 ANOS DE CIRURGIA.

    ResponderExcluir
  72. Eh difícil saber ao certo como pode variar de pessoa para pessoa. Mas todos os casos cirúrgicos que li e conheci acontece exatamente igual... Esse tumor vem para quebrar a nossa face! Simples assim, tenho duas caras, mas ainda devo agradecer, pois se eu não tivesse feito as incansáveis fisioterapias, estaria no mesmo estado facial inerte de quando voltei do pós operatório.

    ResponderExcluir
  73. Suely... Operei aos 33 anos... agora que estou com 38 terei de operar novamente. As sequelas são um fato... Ocorrem... Mas vc pode melhorar sensivelmente da paralisia facial. Depois que operei conheci duas pessoas que também operarm, uma não fez fisioterapias, não quis lutar contra as sequelas. Já a outra está tentando. Eu, no entanto após muitas fisioterapias tive essa pouca melhora, mas melhor que nada.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, e ai tudo bem com você, e seu filho?
    Faz tempo que não entro em contato, espero que estejam bem?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde , tenho que fazer a cirurgia no nervo do ouvido direito e estou com muito medo das sequelas!! Ví em outros lugares que o aspirador ultrassonico ajuda muito a diminuir possíveis sequelas mas acredito que aqui em Recife não tenha esse aparelho! Vcs que já operaram , fizeram uso desse aparelho?! mesmo assim tiveram paralisia facial?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/328965/?noticia=MEDICOS+CURITIBANOS+DEMONSTRAM+CIRURGIA

      Esse médico é muito bom - Ricardo Ramina

      Excluir
  76. Descobri em dezembro de 2012 um tumor cerebral,era um schawanoma em fevereiro de 2013 fiz a cirurgia para retirada do tumor,foi um sucesso ,estou muito bem ,agradeço a Deus por este milagre em minha vida

    ResponderExcluir
  77. A mais ou menos 3 anos meu tornozelo esquerdo começou a inchar, mas achei que era alguma torçao e nao dei muita importancia. Mas como sempre sofri de dores na coluna fui a um especialista e ele pediu exames, inclusive ressonancias, pois desconfia que tenha neurofibromatose...tenho muitas manchas café com leite espalhadas pelo corpo. A questao é que tenho 56 anos, sempre tive dor nas costas (escapula direita) e uma forte pressao na parte posterior da cabeça, proximo ao pescoço, e nunca nenhum medico me faloudesta doença. Agora percebo que o inchaço do meu tornozelo, na verdade sao dois tumores e agora estao surgindo mais tres,dois em cima do pé e outro na parte de dentro do tornozelo.Faço ressonancia final de setembro e estou bastante aflita, pois nao tenho plano de saude, sempre tive saude de ferro e nao sei se fazem essas cirurgias pelo sus. Alguem pode me orientar? Sou do Rio Grande do Sul!

    ResponderExcluir
  78. E ainda tenho muitas dores abdominais, com inchaço do abdomem

    ResponderExcluir
  79. Descobri uma lesão expansiva intradural extramedular de aproximadamente 6 cm (tumor Schawannoma) na coluna cervical, a qual comprimia a minha medula espinhal. Fiz cirurgia em 12.05.2015, a ressecção do tumor foi completa. O corte abrangeu da C4 até a T2. No pós-cirúrgico tive problemas com uma fístula liquórica, a qual foi superada com cateter implantado na região lombar, visando à drenagem. A minha recuperação foi lenta nas primeiras semanas. Atualmente o meu pescoço está quase 100% solto e o mais importante, não sinto dores. Faço fisioterapia e pilates. Dirijo normalmente, até uma corridinha já dei. Devo o sucesso da minha cirurgia a Deus, a minha família e amigos, do mesmo modo, ao excelente médico RICARDO RAMINA do Instituto Neurológico de Curitiba, profissional referência mundial no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Complemento: esse tipo de cirurgia é imprescindível ser feita com neuronavegação, pois a chance de sequela é bem considerável. No meu caso, estou zerado, senti amortecimento no braço direito, mas depois de um mês voltou ao normal. Fiz questão de mencionar o profissional, porque ele é simplesmente o cara, deixo aqui o perfil dele http://www.inc-neuro.com.br/index.php/br/neurocirurgia/userprofile/ramina.html
      A minha pretensão é apenas ajudar, tendo em vista a confusão mental depois de saber do tumor, a gente perde o chão. Se agarre em Deus e procure o melhor médico.

      Excluir
  80. Tenho neurinoma do acustico do lado esquerdo, fiz cirurgia, perdi a audição do lado esquerdo, sinto dormência na face, perdi o paladar, faço uso de colírio sempre que sinto o olho seco, no mais minha vida é normal, trabalho, e infelizmente fiquei sabendo que o tumor voltou a crescer na ultima ressonância
    Agora é so agarrar com Deus e acreditar na evoluçao da medicina.

    ResponderExcluir
  81. Oi gente! Fiz minha cirurgia dia 03.06.2016 e graças á Deus foi um sucesso!! Não tive paralisia facial e ainda escuto um pouco no lado que foi operado! Venho aqui pra tentar ajudar alguém que esteja precisando e dizer tbm que Dr Artur Cunha foi enviado por Deus! Ele atende no Hospital Esperança em Recife, medico excelente!MUITO FELIZ COM O RESULTADO!

    ResponderExcluir
  82. Também fui diagnosticada agora em junho com o tumor no interior do saco dural, no segmento L1 - L3, medindo 7,5x1,6x2,0.
    O neuro também foi bastante otimista e disse q a retirada total possivelmente seria suficiente e que a chance de qq sequela é mínima.
    A única insegurança ficou porque 1 neuro disse que achava que era Swannoma e o outro que era Ependimoma.
    Infelizmente só terei certeza depois da cirurgia.
    Também não sei ao certo quais os aspectos importantes da diferença entre eles.
    Opero já na próxima semana.

    ResponderExcluir
  83. Tenho um schwannoma! Fiz cirurgia a 3 meses não foi possível a remoção completa, ficou 15% do tumor! Estou votando a andar graças a Deus e rezando que ele não cresça nunca mais 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  84. Olá fui diagnosticada com schwannoma!fui ao neurologista e ele me disse para fazermos só acompanhamento, eu relatei a ele que sinto muitas dores de cabeça e tonturas eu ja não escuto do lado esquerdo e não consigo ter uma vida normal ja faz mais de ano,só que ele me disse que a dor e a tontura não é consequência do schwannoma então ele não me deu nenhuma medicação a não ser para depressão. Resumindo sai do consultório muito mal e ainda ele me disse que uma cirurgia não resolveria as dores de cabeça nem a tontura e eu não vou voltar mais a escutar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu, obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Sugiro que procure uma segunda opinião, pois se estes sintomas te causam desconforto, alguma solução deverá ser encontrada... Deus te abençoe, abs

      Excluir
  85. Nosso Óleo de Cannabis é puro e potente, nunca diluído ou diluído, apenas óleo de canábis 100% puro extraído de marijuana de alta qualidade cultivada por nós e outros cultivadores profissionais no Texas, testado em laboratório e então oferecido para venda aqui. Nosso óleo de canábis é embalado em 1 grama e 3,5 gramas descartáveis seringas para dispensação fácil.Se você não tem certeza como obter o óleo de cannabis fora da seringa, Para pedidos e mais informações, por favor contacte-nos em nosso
    E-mail: cannabioil@gmail.com
    Telefone: +19287122203


    Câncer de câncer de cárie.

    Óleo de canábis

    ResponderExcluir
  86. Boa noite sou esposa do Paulo e tenho um tumor reurogênico. Lesão expansiva de sinal isointenso em T1 e T2 medindo em torno de 1.3 X 0.8cm nos maiores diâmetros. Gostaria de saber se depois da cirurgia vou ter sequela?

    ResponderExcluir
  87. Lesão nodular sólida e de aspecto intradural em situação paramediana à esquerda no canal vertebral entre L5 e S1, mantendo íntimo contato com a raiz descendente de S1 ipsilateral.

    ResponderExcluir
  88. Antonio Na Paraiba abril 201716 de abril de 2017 às 14:09

    Boa tarde

    Seis meses atras senti dores na coluna lombar precisamente, não imagina o que seria até então após realizar uma tomografia da lombar, para desencargo de melhor diagnostico .Foi detectado uma schwamanoma que hoje esta entre 1,3 cm.
    Pelo primeiro medico que me atendeu falou que foi um achado de exame , por que os sinais e sintomas não levaria a tais sinais de dores para o momento e recomendou remoção cirúrgica .

    Estou a três meses lutando com plano AMS , sempre pedindo novos laudos e para cada laudo são cinco dias pra analises dos laudos .

    Que venho sentido no momento são dores desconfortantes que acredito ser de postura mesmo mas que requer claro, dores abaixo das omoplatas mais na regiãO CENTRAL DA COLUNA .
    Estou pra realizar cirurgia ainda e assim que realizar direi aqui como esta sendo o cotidiano após cirugia .

    Sou Antonio Carlos
    Email - ant_carlosenfermeiro@hotmail.com



    ResponderExcluir
  89. A paz a todos pq e ruim essas dores e o fato de nunca poder tirar totalmente o tumor...

    ResponderExcluir
  90. A paz a todos pq e ruim essas dores e o fato de nunca poder tirar totalmente o tumor...

    ResponderExcluir
  91. Oi,me chamo Izabela,26 anos e fui diagnosticada com um scwannoma no nervo tibial posterior(tornozelo)fiz a biópsia e graças a Deus deu benigno...fiz a cirurgia e graças a Deus e aos médicos q foi tirado todo o tumor.
    O pôs operatório é muito complicado é doloroso pois tenho muitas dores a noite no peito do pé,pontadas,sensibilidade e queimação...queria ver algum caso parecido p saber mais a respeito mas é muito raro.
    Estou me recuperando com a graca de Deus e da minha família q não cansam de cuidar de mim.,.peço a Deus q não volte nunca mais pq é muito sofrimento...só Jesus p dar forças...ele é fiel !!

    ResponderExcluir
  92. fiz uma cirurgia e depois de 3 meses fiz uma nova ressonância e novamente apresentou um novo tumor, fiquei sem entender pois achei o tempo muito curto pra recidiva. agora acho que terei que passar por uma nova cirurgia. Que Deus continue mais uma vez no controle desta cirurgia.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia! Extrai final de 2016 um tumor intradural extramedular. A biopsia realizada especificou como conclusão SCHWANOMA apenas. Posso concluir apenas com esta especificação que trata se de um tumor benigno? Pelo que li no artigo, me sinto inclinado a concluir que sim, embora haja malignidade pouco usual. Mas há. O laboratório não teria obrigação de ser 100 por cento explicito? Grato por responder

    ResponderExcluir
  94. Bom dia! Extrai final de 2016 um tumor intradural extramedular. A biopsia realizada especificou como conclusão SCHWANOMA apenas. Posso concluir apenas com esta especificação que trata se de um tumor benigno? Pelo que li no artigo, me sinto inclinado a concluir que sim, embora haja malignidade pouco usual. Mas há. O laboratório não teria obrigação de ser 100 por cento explicito? Grato por responder

    ResponderExcluir
  95. olá fui diagnosticada com um tumor de shawanoma localizado no pescoço a quase dois anos e já está um pouco grande o meu médico faz acompanhamento através de ressonância já fiz duas última consulta ele mim encaminhou para um neurocirurgião estou aguardando a consulta ele tbm mim disse que posso ter algumas sequelas é uma delas é na voz que poderá ficar rouca estou muito preocupada alguém pode mim dizer algo sobre isso a tbm sinto dores no pescoço e no braço ,minha família não tem muita informação sobre essa doença por isso elas não se preocupam tanto é tbm não falo nada pra não deixa Los apreensivos mais tenho fé em Deus que vai dar TD certo.

    ResponderExcluir
  96. olá fui diagnosticada com um tumor de shawanoma localizado no pescoço a quase dois anos e já está um pouco grande o meu médico faz acompanhamento através de ressonância já fiz duas última consulta ele mim encaminhou para um neurocirurgião estou aguardando a consulta ele tbm mim disse que posso ter algumas sequelas é uma delas é na voz que poderá ficar rouca estou muito preocupada alguém pode mim dizer algo sobre isso a tbm sinto dores no pescoço e no braço ,minha família não tem muita informação sobre essa doença por isso elas não se preocupam tanto é tbm não falo nada pra não deixa Los apreensivos mais tenho fé em Deus que vai dar TD certo.

    ResponderExcluir
  97. Fui diagnosticada com tumor de schwanoma lado esquerdo, após 5 meses tentando descobrir o motivo da diminuição da audição. Realizei às ressonâncias necessárias e fiz a cirurgia para retirada. O tumor tinha 3 x2x1 cm. Já tenho 23 dias de pós cirurgia e estou passando bem!! O ouvido continua como antes da cirurgia, mas dizem que só após 40 dias que desincha, então tem chances de voltar ao normal. Mas só tenho a agradecer por tudo ter dado certo. Temos que confiar em Deus e fazer o que é preciso. Tenho 31 anos e não tive sequelas, só um pouco de dificuldade p comer rápido ( p engolir) o que não me atrapalha em nada, como o que quero tranquila!! Portanto tenham fé, eu acredito que tudo que acontece com a gente é para que possamos evoluir espiritualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal ler teu comentário. Eu fiz cirurgia faz 15 dias, e também apos alguns dias tenho a sensação de ouvido inchado, então ele deve desinchar e eu escutarei normalmente.... e coimo estás agora, escutando melhor?

      Excluir
  98. Ola,faz 8meses q fiz cirurgia pra retirar um chwannoma do lado esquerdo e fiquei com paralesia facial.e to com medo q nao volte mais ao normal,faco fisioterapia em casa,alguem sabe qt tempo leva pra sarar?e se sara por completo?

    ResponderExcluir
  99. Fui diagnosticada com um schwannoma na bainha neural do nervo do Trigemio esquerdo. Descobri depois de ter procurado muitos especialistas. Inicialmente eu achava que a dor poderia ser algo referente a vista. Procurei um oftalmologista fiz muitos exames e nada. Comecei um tratamento dentário achando que poderia ser o dente. Fiz canais e refiz os mesmos canais e nada mudava. Cheguei a arrancar um dente e nada. Foi quando minha dentista me encaminhou para um neurologista e atravez de uma resonancia conseguimos diagnosticar. Estou a espera de mais um exame específico para efetuar o encaminhamento para a cirurgia. Minha maior preocupação é perder a movimentação da face.Se alguém já passou por isso, por favor poderia me esclarecer pois estou um pouco preocupada. Penso até em não fazer a cirurgia mas tenho muita dores constantes. Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Fui operada de um ganglioneuroma de 26 cm, com raízes intra e extramedular, estou com 33 anos, abaulamento em 4 vértebras, princípio de bivb de papagaio, e uma for infeliz no e coocix desde a primeira cirurgia em 2015.

    ResponderExcluir
  101. tenho um schwannoma no ouvido direito ja consultei com Dr. Ricardo Ramina do INC e o Dr Luiz Alencar B. Borba do H. N.S. das Graças em Curitiba. estou na dúvida com quem devo fazer a cirurgia, se alguém já fez com algum desses medicos poderia me aconselhar, por favor estou apavorada

    ResponderExcluir
  102. FIZ CIRURGIA DE SCHWAUNOMA HÁ 15 DIAS, E APOS 5 DIAS DA CIRURGIA SINTO UM BARULHO NA CABEÇA, DO LADO QUE OPEREI o OUVIDO. Isso tem atrapalhado
    minha audição, será que pode será em razão do inchaço. que quando desinchar volta ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu também tive sequelas com a cirurgia. Perda parcial da corda vocal esquerda....adeus meu futuro como professora....
      acho que muitas veces nao vale a pena essas cirurgias. È melhor conviver com ele na paz...e fazer muita meditação e relaxamento....

      Excluir
  103. nossa quanta gente bacana preocupada com a saúde. Calma, é o único que recomendo e paciência.Tem muita gente que vive da doença e pode propor qq coisa para ganhar dinheiro, nessa hora. Vejam. Falam de João de Deus aqui...agora o cara esta na CADEIA...(21/12/2018....

    ResponderExcluir
  104. Olá tenho um tumor shawanoma n9 pescoço meu medico disse que ele está profundo e colado nos meus nervos da face,ele fez cirurgia exploratória pois nas imagens não havia visualização pois é profundo sinto alguns dor e o tumor não foi retirado ,fiquei com paresia facial e estou em fisioterapia. Gostaria de saber se tem como retirar esse tumor e se ela pode comprimir meus nervos a ponto de me tirar totalmente o movimento da face.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia.Gostaria de saber se schwannoma de 1 cm é necessário cirurgia ou o tratamento é radiocirurgia.

    ResponderExcluir
  106. Olá a todos e todas
    Quero deixar aqui meu relato. Há um ano, depois de dois meses de tosse e dispneia, uma tomografia acusou um nódulo na região do mediastino. Fiz uma RM que o definiu como um tumor paravertebral de origem neural (lado direito). O tumor tinha pouco mais de 1 cm, mas sua localização (T7/T8) dificultava minha respiração. Por conta dele também havia um pequeno derrame pleural. Fiz a cirurgia em 23 de abril e a biópsia constatou ser um schwannoma. Ainda sinto dores do pós-operatório, mas são suportáveis.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog