domingo, 1 de novembro de 2009

Ependimoma

São neoplasias de células ependimárias, portanto em relação topográfica com os ventrículos. Podem originar-se nos ventrículos laterais ou no IVº ventrículo. A distribuição etária é ampla, indo de crianças até a idade adulta.
Macroscopicamente, os ependimomas formam massas acinzentadas, bem delimitadas, que podem ter aspecto em couve-flor (papilífero), e fazer saliência no interior do ventrículo, mas infiltram o tecido cerebral adjacente.
Histologicamente, as células são geralmente bem diferenciadas e uniformes. Tendem a arranjar-se radialmente ao redor de vasos, aos quais lançam um prolongamento. Os núcleos ficam a certa distância do vaso, deixando um halo anucleado (róseo) perivascular (pseudorosetas perivasculares). Em aumento fraco isto dá ao tumor um aspecto malhado (alternância de áreas ricas e pobres em núcleos), comparado a pele de leopardo. Pode também haver rosetas com centro vazio, chamadas rosetas verdadeiras ou de Flexner, que reproduzem estruturas normais formadas por células ependimárias nas proximidades dos ventrículos ou do canal central da medula.
Prognóstico: Os ependimomas têm tendência a repetidas recidivas pós-cirúrgicas e o prognóstico final é sombrio. Ependimomas comuns são grau II da OMS e há ependimomas anaplásicos, considerados grau III.
Incidência: Correspondem a 2 a 8% dos tumores cerebrais, e a 15% das neoplasias da fossa posterior na infância. É o terceiro tumor do SNC em freqüência na idade pediátrica. Ocorre principalmente em crianças de 1 a 5 anos, com um segundo pico em torno dos 30 anos.
Localização: 60% infratentorial, 40% supratentorial. Na região infratentorial, mais de 90% estão situados no IVº ventrículo. Na região supratentorial, a localização é mais freqüentemente extraventricular (66- 75%) do que intraventricular.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/taneugliomas.html#ependimo

208 comentários:

  1. Valdete Schneider Pulcini -vspulcini@gmail.com1 de setembro de 2010 às 15:51

    Meu marido teve diagnóstico de ependimoma de 4o.ventrículo, 26 anos atrás, aos 39 anos de idade. Não foi possível remover todo o tumor, por isso ele fez radioterapia. Ficou bom, pôde trabalhar,etc. Mas 10 anos depois começaram a aparecer problemas parecidos com AVC: diminuição do equilíbrio ao andar, dificuldade pra engolir, etc. Não sei o que pode acontecer com ele nos próximos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 7 ano foi descoberto um tumor epdimoma em maio desse ano fez a cirurgia em junho o médico falou que retirou todo o tumor agora estamos apreensivos para a revisão após a cirurgia

      Excluir
    2. Olá. Me procure no face Sabrina Haniskievicz. Estamos passando pelo msm problema

      Excluir
    3. Também tenho uma filha de 8 anos que fez uma cirurgia pra retirada de um tumor maligno ependimoma anaplasico grau 3,tudo isso aconteceu em janeiro de 2017,e ela fez outra ressonância,e o médico vio uns pequenas gotinhas,nao sabem se é o tumor voltando ou se é as margem cirúrgicas

      Excluir
    4. Se poderem conversa comigo,meu zap,83986736496 so de Campina Grande,minha filha é minha vida,peço todos os dias a Deus para que não volte essa doença,vamos receber o resultado da ressonância que ela faz sexta feira,dia 28/09/2018,está nas mãos de Deus,ele sabe de tudo..

      Excluir
  2. Tive um ependimoma de tronco cerebral, no final de 2004. Na cirurgia retiraram parte do tumor, pois se retirassem tudo, provocaria paralisia do pescoço para baixo. Mas o restinho que ficou, passou a crescer novamente, e está me dando sinais iguais os de 2004, que não sabiamos o que era. Falta de equilibrio, fraquesa nos braços e pernas, dificuldade em engolir, e muito nervosa. Chegando a desmaiar.
    Estamos monitorando o crescimento com ressonancias a cada 6 meses, mas o medo é terrivel. Alguem já teve o mesmo problema e no mesmo lugar?? Precisome ajustar emocionalmente, pois minha vida está uma bagunça. Tenho 52 anos agora, e muito medo de morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido fez a cirurgia e colocaram pinos e placas de ferro no pescoço dele,email dele thiagocarvalhocorreia@hotmail.com
      Gostaria de falar com vc

      Excluir
    2. olha nao sou medico,mas tenho nove deste ai na coluna,talves oque vo falar nao va ti curar,mas ti dara estabelidade ,vc prescisa parar de comer carnes,tomar refri,acucares e ai vai,e comer basntante verdura e legumes e frutas e tbem tomo cha de graviola e osuco da fruta ,e eisto tem me feito bem ja tenho a 12 anos e ele nao cresce por causa destas coisas acima ke citei,espero ter ajudado

      Excluir
    3. Oi Roseli, como vai?
      O meu marido foi diagnosticado com um ependimoma grau 2 apos uma hidrocefalia, na região pineal, fez uma cirurgia mas não retirou todo o tumor devido localizalção, agora os medicos querem opera-lo novamente para retirar mais, disseram que não adianta fazer radioterapia. Ele tem 49 anos e estou muito assustada, sei que o risco e grande

      Excluir
    4. (...) eu tenho uma filha com 29 anos que foi operada a 5 meses a um ependimoma de grau II. Segundo o médico e a ressonância pós operatória todas as células foram removidas. AS sequelas foram algumas das esperadas e comunicadas pela neurocirurgião.Saiu em cadeira de rodas.Com insensibilidade nos membros inferiores e na planta dos pés. E com muitas dores na pele.
      Neste momento encontra-se a recuperar com fisioterapia. Evoluiu na locomoção. Já anda normal durante algum tempo. No entanto cansa-se muito e tem alargar a base de apoio para andar. Recuperou a sensação de calor e de dor nas pernas. Esta última sensação muito exacerbada na pele, com necessidade constante de analgésicos. Não recuperou a sensibilidade na planta dos pés: não sente dor nem calor.
      Esperamos o tramitação do processo para o IPO ( instituto Português de Oncologia) onde será monotorizada para a prevenção de qualquer recidiva. Que eu espero que não aconteça. Até lá vivemos no inconformismo na procura de soluções alternativas que lhe melhorem a qualidade de vida.

      Excluir
    5. Boa tarde, meu marido irá fazer a cirurgia agora em novembro, e está localizado dentro da medula, poderia me dizer como foi seu pos operatório ? quantos dias ficou no hospital, quanto tempo para se recuperar ?

      Excluir
    6. Olá Rimbaud, sugiro assistir ao vídeo "o que aprendi com o câncer" e ouça o autor Carlos Eduardo Faraco Braga. Ele fala sobre outros recursos que o ajudaram a se curar!

      Oi Glaucia, no caso do meu filho, na 1a e 2a cirurgias ele ficou apenas cinco dias no hospital. Teve um ótimo pós-operatório. A recuperação total para voltar às atividades normais, foi aos poucos. Se desejar, pode me enviar e-mail maralber22@gmail.com

      Excluir
    7. Olá, meu tio, uma pessoa ativa, cheia de vida e inteligente, descobriu o ependimoma aos 70 anos, ele era ativamente jovem nesta idade, pilotava sua lancha, mergulhava e em um destes mergulhos se sentiu tonto e perdeu a direção da superficie da agua e como era marinheiro e sempre mergulhava, estranhou e procurou ajuda médica para entender aquilo. Descobriu o ependimoma já crescido, em cerebelo, operou no Rio de Janeiro, ficou bem, a unica sequela foi tonturas, mas que convivia bem, quis operar novamente 4 anos depois para retirar o restante do ependimoma, saiu muito melhor da cirurgia, ficou curado do ependimoma, mas sentia tanto medo de morrer que infartou e nem foi o tumor que o levou. Portanto tentar acalmar a ansiedade, o coração, ter vontade de viver, coragem e principalmente fé, ele era ateu, acho que o importante é ter Deus acima de tudo. Confia, vai dar tudo certo.

      Excluir
  3. Valdete
    Muita força pra você e seu marido e espero que estes sintomas regridam e desapareçam e seu marido fique bem.

    ResponderExcluir
  4. Querida Roseli, imagino a angústia que você está vivendo... Não é fácil conviver com a “sombra” deste problema... Importante você procurar um médico, mesmo que ainda não seja o tempo dos exames de controle. Ele saberá discernir estes sintomas.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. o ependimoma pode recidir novamente por causa do emocional?

    ResponderExcluir
  6. Os casos de recidivas envolvem muitos fatores. A causa principal são novas mutações genéticas, que dão força à progressão e ao desenvolvimento do tumor. Mas é importante cuidar do emocional sim. Quando não estamos bem emocionalmente, substâncias são secretadas na nossa corrente sanguínea, contribuindo para a formação de radicais livres (substâncias que causam estresse oxidativo) e podem influenciar vários sistemas do organismo. Quando estamos em batalha com alguma doença, é importante estarmos bem emocionalmente, o que aumentará nossas chances de sucesso no tratamento.
    Dues te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha filha de 15 anos foi diagnóstica com ependimoma grau 2 retirou todo tumor ,foi agora 04/09/2017 e troquei toda alimentação e ela está com sequelas e estou levando ela num tratamento chamado radiestesia pesquise vale muito

      Excluir
    2. Oi Andressa leve sua filha num fisiatra para ele indicar as fisioterapias que ela vai precisar. Meu filho está fazendo fisioterapia urológica e neurológica e tem ajudado bastante. Vá numa nutricionista especializada em câncer e já tire o açúcar e refrigerante da alimentação.

      Excluir
    3. Oi mimha filha ano passado dia 04/09/2017 fez cirurgia retirada de ependimoma grau 2 voltou este ano refez cirurgia alguem quiset conversar trocar relatos 47 997687891

      Excluir
  7. oi meu nome é claudete de fatima tenho 42 anos a 5 meses retirei un tumor na cauda equina (ependimoma) de grai 1 maligno os medico disse que é raro nessa idade mais não me falão nada se vou melhorar ou não o local doi muito e tenho medo de voltar ou aparecer em outro lugar até agora não fiz quimio nem radio só pesso a deus que esse tumor não volte mais estou muito abalada pois não consigo fazer quase nada por causa da dor na coluna no locau sou de cuiaba

    ResponderExcluir
  8. Querida Claudete, imagino a sua aflição, pois conviver com dor não é nada fácil.
    Olha, tumores de grau I são mais benígnos e geralmente a cirurgia é curativa, não havendo necessidade de radio ou quimio. Mas somente um médico poderá dizer qual o tratamento ideal.
    Muita força pra vc e espero que melhore das dores na coluna.
    Deus lhe abençoe!
    abs

    ResponderExcluir
  9. Meu filho esta em tratamento contra um ependimoma localizado no quarto ventrículo, ele faz tratamento em goiania, mas queria ter a opiniao de outros medicos,porque seu tratamento não esta fazendo efeito, mas nao tenho nenhuma indicação, ouvi falar da doutora NAGILA,voce saberia me passar alguma informação? Grata.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, boa tarde.

      Meu nome é Lilian, tenho uma irmã diagnostica com tumor no iv ventrículo tb, provavelmente ependimoma, cirurgia marcada para dia 20. ela tem 15 anos, a luz da nossa vida, estamos desesperados e desconsolados.

      Poderíamos trocar alguns emails, informações, como foi quando descobriram, se fez cirurgia, tratamentos, como ele esta agora.

      Por favor, precisamos tanto disso.

      Meu email é lilian.sneider@hotmail.com

      Agradeço de coração qualquer palavra de conforto,

      Excluir
    2. Boa noite.
      Já faz muito tempo que você postou seu drama, mas quando lemos, sentimos em nossa própria pele, pois sou pai da Ju, e com 15 anos apresentou ependimoma no 4 ventrículo, saímos de Manaus e viemos para Campinas, aqui foi operada retirando todo o tumor e está concluiu a radio e quimioterapia, tudo no Hospital Boldrini, em Barão Geraldo (distrito de Campinas).
      Médicos competentíssimos e atenciosos, não tenho que reclamar de nada pois Deus tem conduzido todos nossos passos. Espero que seu filho tenha sucesso no tratamento e continue lhe dando muitas alegrias.
      Um abraço fraternal

      Paulo

      Excluir
    3. Oi mandei um email pra vc Lilian estamos passando pelo mesmo problema meu sobrinho tem 14 anos e tbm esta cm ependimoma anaplasico grau III.Ele ja fez a cirurgia para retirada do tumor e esta na UTI.

      Excluir
    4. Gostaria de saber noticias de seu sobrinho. como ele esta? Pois também tenho um sobrinho que tem o mesmo problema e já foi operado 2 vezes.

      Excluir
    5. Olá Paulo eu tbm sou de Manaus e meu filho tem 16 anos reu gostaria muito de poder fl com vc 98838 7235 lieda
      muito obrigado

      Excluir
    6. Olá Lieda, me desculpe, mas só agora vi seu comentário. Não consegui te ver no whats. Se quiser me escreva buschlucimara@hotmail.como

      Excluir
  10. Olá, a Dra. Nasjla é neuro-oncologista pediátrica do GRAACC/Unifesp em São Paulo. Meu filho é paciente dela no GRAACC. É uma pessoa muito competente!
    O telefone do GRAACC é 11 5080-8400
    abs
    Lidionete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lidionete já conversei com vc por e-mail, sou a Tatiane, e marquei uma consulta com a dra. Nasjila para semana que vem. Levarei os exames do meu sobrinho para ela avaliar e dar uma segunda opinião e quem sabe continuar o tratamento em SP, pois aqui no ES não é tao avançado, se Deus quiser ele vai nos mostrar o melhor caminho.

      Excluir
    2. Olá Tatiane, faz tempo que não nos falamos... Como está eu sobrinho? Em janeiro vc havia mencionado da nova cirurgia, que tinha removido todo o tumor. Assim que possível manda notícias...abraço!!

      Excluir
    3. Olá Lidionete! Estive com a dra. Nadjla no inicio de março e ela passou um novo protocolo de quimio e ele ja fez duas sessoes, quando iria fazer a terceira, passou mal e teve que trocar a válvula. Quando falei com a dra. Nasjla ela falou que ele faria 6 quimio e depois uma RM para ver o resultado e depois uma nova cirurgia, agora apos esse incidente parece que ela não esta muita animada em leva-lo para SP para realizar a cirurgia, disse que os hospitais são muito caros e tudo é particular. Mas estou disposta agora de ir a SP de novo procurar um bom neurocirurgião. Ah e a quimio esta dando bom resultado, pois o tumor já diminuiu quase a metade de volume. Por favor, me indique um neurocirurgião, pois aqui em vitoria essa cirurgia seria quase impossivel.

      Excluir
    4. Oi Tati, bom saber que esta nova quimio já diminuiu quase a metade do tumor... É um bom sinal!
      Quanto a indicação de neurocirurgião, o mais experiente que conheço é o Dr. Sérgio Cavalheiro, o médico que operou meu filho a pouco mais de 6 anos atrás.
      Realmente os custos de uma neurocirurgia são altíssimos... Você já tentou um encaminhamento para o GRAACC? Lá atende por convênios, mas também pelo SUS e o Dr. Sérgio Cavalheiro faz parte da equipe.
      O telefone é: 5080-8400 e a neuro-oncologista chefe é a Dra. Andréa. Mas como já mencionei, é necessário apresentar um encaminhamento médico...
      Fico na torcida pra que dê tudo certo!
      abraço!

      Excluir
    5. Que tudo de certo pra vcs.infelizmente perdir minha mãezinha por causa desse tumor

      Excluir
  11. Por favor dia 28/03 fiz uma cirurgia para remover um tumor ependinoma na coluna, tenho o resultado da biopsia mas o neurocirurgiao nao foi claro suficiente para me esclarecer, alguem pode me ajudar.

    resultado

    ema parcialmente positivo em celulas neoplasicas
    enolase positivo em focos multiplos em celulas neoplasicas
    gfap difusamente positivo em celulas neoplasicas
    ki67 positivo em 5% das celulas neoplasicas
    proteina s100 positivo em celulas neoplasicas
    p53 negativo

    conclusao
    perfil histoquimico consistente com ependinoma
    indice de ploriferacao moderado

    por favor me ajudem a compreender isto

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu sou leiga no assunto. Somente um médico poderá interpretar estes dados com segurança. Os números acima são relacionados a marcadores tumorais, que se alterados, tem a ver com maior ou menor grau de mutações que um tumor pode sofrer. Quanto mais mutações, mais rápido um tumor pode se desenvolver. O Ki-67 tem relação com o nível de proliferação celular, que no seu caso deu 5%. Significa um índice moderado. Quando meu filho operou a 3 anos, de um outro tipo de glioma, o Ki-67 deu não muito diferente disso (3%). Mas o P 53, um importante marcador de agressividade deu negativo no seu caso, o que é bom.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é Tatiana
    em 2007 fiz uma cirurgia para retirar um tumor do tronco cerebral, o qual era ependimoma
    estou a 2 anos sem fazer o controle por exames, já que não fiz a radio e nem quinio
    só que estou sentindo alguns problemas relacionados com perda de equilibrio, tonturas, enjôos e movimentar meu braço esquerdo e perna esquerda. com a cirurgia adquiri uma sequela que foi a perda da minha audição esquerda.

    esses sintomas pode ser o tumor que voltou?
    até o momento não tive condições de viajar para me tratar já que na minha cidade não tem tratamento para o problema

    sou de òbidos no Pará

    ResponderExcluir
  14. Por favor, desejo saber como se origina o epindimoma e também se a quimioterapia trás resultados positivos para casos de grau II. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Tatiana
    É fudamental fazer exames de controle periódicos, pelo menos nos primeiros anos após a cirurgia / tratamento. Dois anos sem acompanhamento é muito tempo!
    Espero que os sintomas tenham melhorado. Assim que puder manda notícias.
    abraço!

    ResponderExcluir
  16. Sobre origem ependimoma
    É impossível saber o que causa um tumor... Mas sabemos que tem relação com fatores généticos e ambientais.
    Quanto à quimioterapia, até onde eu sei, geralmente é indicada para tumores cujas células se multiplicam rapidamente... Eu não saberia dizer no caso do ependimoma grau II se a quimioterapia traz ou não resultados...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia Melo Arantes14 de abril de 2012 às 00:12

      Sobre o tratamento de quimioterapia, posso dizer o que a Dra Nasjla me passou (meu filho é paciente dela também). De acordo com as pesquisas, 30% a 40% dos casos respondem ao tratamemto.

      Excluir
    2. Meu filho está com tumor ependimoma grau II e os médicos dizem que não responde a quimioterapia, só a radioterapia! E cirurgia tb. Ele já fez a cirurgia mas não deu para tirar tudo!! Faremos a rádio e talvez outra cirurgia!

      Excluir
  17. ola , meu filho cacula 1 ano e5 meses foi operado de ependinoma , porem foi retirado bem pouco , por questão s de segurança, agora realizo a quimio coma equipe do dr, sidnei epelman , dr marya lydia , as na epoca fiquei na duvida entre e essa equipe e a Dra. Nasjla , espero ter feito a escolha certa , e busco forças no colo de Deus ,
    por favor qual foi a estrategia nutricional que foi adotada por vcs .

    JOYCE Mãe em tempo integral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, há mais de 20 anos tratei meu filho com o Dr Sidnei no hospital do cancer e depois na clinica dele, so tenho a agradecer a ele pelo tempo que me proporcionou a mais com meu filho. O Dr Paulo Neurocirurgiao, Dr Renato Melaragno e Dr Sidnei foram anjos que Deus colocou na nossa vida.Que Deus abençoe voces.

      Excluir
    2. Procure o CENEPE em SP no Hospital Beneficiencia Portuguesa. A equipe médica é liderada por Dra. Nelci Zanon. A resposta em anônimo acima citou Dr. Sidney. Ser for o Dr. Sidney Epelmman de SP ótimo. Ele tb conhece Dra. Nelci e tem uma clínica dentro do Hospital Sta Marcelina. Esta clínica é gerenciada por uma ONG e é muito boa.

      Excluir
    3. Meu filho é acompanhado pela equipe da Dra. Nasjla do GRAACC, mas conheço várias crianças tratadas pelo Dr. Sidney Epelman. Ele realmente é espetacular.

      Excluir
  18. Ola
    Tenho um caso de ependimoma removido do tronco cerebral e o cerebelo há 10 meses, durante acirurgia foi todo removiso e o medico nao mandou fazer quimio e nem radio (ependimoma grau II), porém ainda sofro as sequelas deixados por ele, disfagia e disfonia. alguém pode me dizer como que é a recuperaçao destas sequelas? quanto tempo posso estimar de reabilitacao para uma pessoa jovem de 36 anos?

    ResponderExcluir
  19. No caso do meu filho a localização também é tronco cerebral e pedúnculos cerebelares, mas o tumor é outro (astrocitoma difuso grau II). No pós cirúrgico também apresentou disfagia e disfonia, mas em questão de dias voltou ao normal. O que demorou mais tempo foram problemas relacionados ao equilíbrio e também à perda de força muscular do lado direito do corpo. Demorou cerca de 10 meses pra conseguir subir ou descer escadas sem apóio, mas a força muscular ainda não voltou ao normal, e ele acabou trocando a dominância e está muito bem adaptado.
    Imagino que em crianças a reabilitação seja mais rápida, mas você é jovem e o estímulo ajuda muito... Talvez demore um pouco mais, mas continue firme!

    ResponderExcluir
  20. Olá Joyce, imagino o que você e sua família passaram, ao lidar com uma doença tão grave, ainda mais num bebê. Espero que tudo corra bem e seu pequeno fique completamente curado.
    Conheço uma criança que está em tratamento com o Dr. Sidnei e o que sei é que é um excelente médico. Assim como a Dra. Nasjla também. Seu filhinho está em boas mãos, pode ter certeza.
    Quanto às estratégias nutricionais, o objetivo é fortalecer o organismo e otimizar o sistema imunológico, e com isso aumentar as chances contra a doença. Neste link tem uma proposta de dieta que um médico biomolecular recomendou para meu filho, logo no início do tratamento:
    http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/proposta-de-dieta-inteligente-para-o.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Tive um ependimoma grau 3 em julho/11. O msm foi retirado por completo na cirurgia,ainda irei fazer a radioterapia.
    Mas o tumor sempre volta ou é apenas uma possibilidade?? e na verdade eu gostaria de saber também se isso é maligno ou benigno, pois os médicos só caracterizam por grau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo depoimento. Muito ajuda quem vive situação semelhante. Quando há remoção total, as chances de recidiva ficam diminuídas. Grau III é enquadrado como maligno, mas conheço pessoas curadas deste tipo de tumor. Espero que esteja tudo bem e assim que possível nos mande notícias...
      abs

      Excluir
  22. Oi Lidionete, meu filho foi diagnosticado com EPENDIMOMA GRAU II após cirurgia que removeu apenas parte da lesão. A cirurgia foi em dez/10 e o diagnostico saiu no decorrer dos meses seguintes. Esse mês os neurologistas que tratam dele disseram que deverá ser feita nova cirurgia para retirar o máximo que for possível da lesão, senão toda ela. Ele irá correr muitos riscos como morte, coma, paralisia total do lado esquerdo, ou na pior das hipóteses apenas diminuição da força no lado afetado. Ele teve um excelente pós-cirúrgico na primeira cirurgia, mas tenho muito medo de uma nova cirurgia. Li bastante sobre radioterapia e é um tratamento bastante agressivo que pode lesionar permanentemente partes sadias do cérebro. Jeová Deus te abençoe amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete, cirurgia no cérebro é sempre arriscado, principalmente por causa dos riscos de sequelas e pós operatório delicado... Espero que tenha dado tudo certo e seu filho esteja bem. Assim que possível nos manda notícias...
      abs

      Excluir
  23. Lidionete, você é uma pessoa espetacular...!!! Mesmo administrando a sua família, ainda tem forças para dar palavras de apoio a todas as pessoas que procuram o seu blog...!!!
    Isso não tem preço, nem pagamento...!!! Pode ter certeza, as suas palavras aliviam as pessoas que postam seus comentários, muito mais que muitos remédios e tratamentos...!!!
    Que Deus lhe retribua tamanha bondade, que coração enorme...!!!
    Abçs
    Márcio Tadashi Mihara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Márcio, muito obrigada pelas suas palavras... Queria ter mais tempo pra me dedicar ao blog, comentários, e-mails, etc... Mas vida de mãe e dona de casa é muito corrida... Que Deus nos ajude!
      Grande abraço!

      Excluir
  24. Oi Lidionete, só agora pude expressar minha dor com sofrimento provocado por um ependimoma 3 que desenvolveu no cérebro de minha amada neta Giovanna, Sem sucesso no tratamento inclusive intervenção cirúrgica em um prazo de 5 meses ela faleceu no dia 06/10/2011.
    Quero fazer algo como você,quero divulgar essa cruel doença e seus sintomas para que pais e familiares não sejam pegos de surpresa inesperadamente como fomos, nossa Gi era bela inteligentíssima, saudável, e muito amada e nos deixou muitas saudades, e uma lição de vida e de amor MARAVILHOSA.
    Abraços, e Parabéns pelo seu trabalho.
    Ass: Tirzah Norma Goiânia- Go

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tirzah, fico sem palavras diante do que você relatou... Considero inimaginável a dor da perda de um filho, de um neto ou uma criança com a vida toda pela frente... Que doença terrível!
      Que Deus conforte vossos corações e ajude a suportar a dor da saudade...
      Muito importante sua decisão em fazer algo para divulgar e de repente ajudar quem vive a mesma situação...
      Receba meu abraço solidário!

      Excluir
    2. Sra. Tirzah. sinto muito pela sua perda. Mesmo após os anos passados, tenho certeza de que ainda dói. Espero que, neste momento, as boas lembranças sejam maiores que o luto.
      Por favor, se não for uma pergunta indiscreta, gostaria de saber o nome dos médicos que trataram de sua neta e em que hospital ela foi operada. Estou com a minha mãe também em Goiânia, passando por situação semelhante. estamos todos muito apreensivos.

      Com carinho,

      Ana Campos

      Excluir
  25. Boa Noite a todos , estava pesquisando na internet sobre o tumor ependimoma que infelizmente acometeu minha prima de 12 anos , e encontrei esse Blog. Fiquei muito emocionada e respeito muito o que todos estão passando . Da noite para o dia ela descobriu essa doença no cerecelo , retirou 70% e esta fazendo a quimioterapia , já fez sessões de radioterapia e quimioteraia mais fraca . Ela esta reagindo bem e se Deus quiser ela vai conseguir sair dessa. Estou fazendo um pensamento positivo para todos que estão aqui e que Deus traga a cura para tanto sofrimento. Fiquem com Deus e tenham fé e esperança para que tudo de certo! Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, obrigada pelo seu depoimento. Faço minhas as suas palavras "que Deus traga a cura para tanto sofrimento".
      Espero que sua prima esteja bem e assim que possível nos mande notícias...
      abs

      Excluir
  26. minha amiga esta com ependimona da L3 ate a cauda
    equina,esta fazendo radio ainda não vê resultado tenho fe que faça efeito não tem medicaçao que prove efeito,a medicina precisa evoluir mais para combater esse terrivel tumor chamado ependimona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleide, espero que sua amiga esteja bem. Conheço pessoas curadas deste tipo de tumor, mas cada um reage diferente, pois depende da acessibilidade cirúrgica, localização, sensibilidade à radio e quimio, etc.
      Assim que possível nos manda notícias...
      abs

      Excluir
    2. Olá sou a Barbara tive o tumor ependimoma 3vezes na coluna torácica.
      Fiquei bem mais me encontro em uma cadeira de rodas
      Ando mal com muitas dores estou com medo de ser o ependimoma de novo.
      Minha bexiga e intestino est
      ão bons
      E pq na verdade não sabemos os reais sintomas .só jesuJ

      Excluir
  27. Boa noite!
    Há 14 anos obtive o diagnóstico de ependimoma grau II (medular, cervical) Tive 3 recidivas. No último dia 27 de outubro passei pela 4.a cirurgia, e estou me recuperando.
    Eu só tenho a agradecer a Deus!
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Lucimara, muito importante o seu depoimento. Grande exemplo de força e superação. Espero que já esteja completamente recuperada dessa quarta cirurgia. Nos manda notícias assim que possível!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Olá Lidionete! Obrigada pelo contato.
      Estou bem, obrigada. Após 3 meses de recuperação, retornei ao trabalho e à vida normal.Estou ótima. Um abraço.

      Excluir
    3. Que notícia maravilhosa, Lucimara! Fiquei muito feliz!
      Que Deus continue te abençoando!
      abs

      Excluir
    4. Obrigada querida. Que Deus abençõe você!

      Excluir
    5. Lucimara ,gostaria de saber onde foi feito sua cirurgia e com qual médico, pois tenho um primo com o mesmo caso! Obrigada Glaucia

      Excluir
    6. Olá Glaucia! Me perdoe pela demora.

      Você mora onde? Se ainda houver interesse, por favor me envie um email para:
      buschlucimara@hotmail.com

      Um abraço.

      Excluir
    7. Olá Lidionete!
      Tudo bem?
      Sempre ando aqui e acompanhando o seu blog. Depois de um tempo querendo fazer o meu, finalmente comecei. Quero contar um pouco sobre o que vivi, e encorajar as pessoas que sofrem com algo similar. Anote aí
      http://ependimomacervical.blogspot.com.br/
      Um beijo grande!

      Excluir
    8. Lucimara, somente hoje vi esse comentário...
      Você é uma guerreira! Já estou seguindo seu blog... Gostei muito!
      Parabéns!
      bjs

      Excluir
    9. Ola Lucimara gostaria muito de pode conversar com vc
      meu wats e 98838 7235 lieda

      Excluir
    10. Olá Lieda, me desculpe, mas só agora vi seu comentário. Não consegui te ver no whats. Se quiser me escreva buschlucimara@hotmail.com

      Excluir
    11. Minha irmã foi diagnosticada com ependimoma grau ll infrantentorial no 4 ventrículos infelizmente apos cirugia não resistiu os médicos. Disseram q era muito grave

      Excluir
  28. ÓLA! AGRADEÇO POR TER TE CONHECIDO PESSOALMENTE,TOSSO PELA RECUPERAÇÃO DE NOSSOS FILHOS.SOU MÃE DO FILIPE LIMA DE MACEIÓ TAMBÉM TOMEI UM SUSTO COM O DIAGNÓSTICO:EPINDIMOMA ANAPLÁSICO GRAUIII DE MEU FILHO COM 7 ANOS VEIO A SURPRESA DA CHEGADA DE UM NOVO MEMBRO TÃO DESEJADO POR ELE E O MEDO QUE TIVE DE NÃO PODER SUPORTA O SOFRIMENTO QUE GERARIA EM NOSSAS VIDA.MAS FOI FEITO CIRÚRGIA E FOI RETIRADO TODO O TUMOR E FEZ RADIOTERAPIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Eva, agradeço a Deus por ter conhecido vocês. O Felipe é um menino lindo e abençoado e fico muito feliz ao vê-lo tão bem e curado...
      Que Deus continue abençoando grandemente vcs!
      bjs

      Excluir
    2. Olá Eva me chamo Ana angelica e moro em ribeirão preto, meu esposo esta em tratamento do ependimoma no bulbo, temos planos de morar em Maceió, vc pode me falar sobre esse tratamento ai,quem é o neuro que trata do seu filho? obrigada, um abraço.espero que o seu filho esteja bem.

      Excluir
    3. Olá Eva me chamo Ana angelica e moro em ribeirão preto, meu esposo esta em tratamento do ependimoma no bulbo, temos planos de morar em Maceió, vc pode me falar sobre esse tratamento ai,quem é o neuro que trata do seu filho? obrigada, um abraço.espero que o seu filho esteja bem.

      Excluir
    4. Oi Lari, esse comentário da Eva é antigo. Infelizmente o Felipe teve recidiva e apesar do tratamento, o tumor evoluiu. Ele fazia tratamento no GRAACC em São Paulo e no último Natal foi liberado pra passar as festas de fim de ano com a família, em Maceió. Nos primeiros dias de janeiro de 2013 apresentou alguns sintomas, seguido de parada cardíaca e após alguns dias faleceu. Ficamos muito tristes, pois era um garoto lindo e com a vida toda pela frente...

      Excluir
  29. Oi, meu irmão,35 anos teve o diagnóstico de tumor cerebral,em fevereiro deste ano(2012),localizado no tronco cerebral,não foi possivel retirar o tumor totalmente.No início de sua recuperação um médico indicou uma terapia chamada PADOVAN que foi aplicada por fisioterapêuta ainda na UTI. Ele conseguiu recuperar a deglutição,a voz,o equilíbrio,parte da força e já está andando.Talvez esta terapia possa ajudar outras pessoas. Hoje nós vamos ao médico mostrar o resultado da biópsia que acusou ependimoma grau II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante o seu depoimento! Nunca tinha ouvido falar nesta terapia chamada "padovan". O tumor do meu filho também é no tronco cerebral, e devido à difícil acessibilidade, na imensa maioria das vezes tumores nesta região não podem ser totalmente removidos... Mas graças a Deus ele também recuperou-se bem das sequelas de deglutição, equilíbrio e força...
      Depois compartilha conosco o segmento que o médico dará no caso do seu irmão...
      Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  30. MEU FILHO COMPLETOU DOIS ANOS E JÁ FOI SUBMETIDO A DUAS CIRURGIAS,COLOCOU A VÁLVULA E REMOVEU TODO TUMOR NO CEREBELO, QUE FOI DIAGNOSTICADO COMO EPENDIMOMA GRAU II.FICOU CERCA DE DEZ DIAS APÓS A ÚLTIMA CIRURGIA SEM FALAR,ANDAR,SORRIR.ATÉ A SUCÇÃO DELE FICOU PREJUDICADA DURANTE ESSE TEMPO.DEUS NOS DEU FORÇAS E TUDO FOI SUPERADO! HOJE ESTÁ ALEGRE,MELHORANDO A CADA DIA NO SEU ANDAR E FALAR.PORÉM, AGORA ESTOU COM UMA DÚVIDA QUE ME TEM PERTURBADO.TENHO PEDIDO UMA LUZ A DEUS,UMA RESPOSTA. NÃO SEI SE DEVO FAZER A QUIMIOTERAPIA,ATÉ QUE PONTO AJUDARIA NESSE TIPO DE TUMOR,DIZEM QUE TEM POUCA EFICÁCIA NO MESMO E SABEMOS QUE NÃO É UM TRATAMENTO SIMPLES.SE PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO. NÃO POSSO DEIXAR DE DIZER QUE TODOS ESSES DEPOIMENTOS AQUI SÃO IMPORTANTES E PARABENIZO A VCS!QUE DEUS ABENÇOE A TODOS! ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, obrigada pelo depoimento!
      Seu filhinho é um guerreiro, pois tão pequeninho já passou por tantos desafios... Que bom que está melhorando!
      Na semana passada conheci pessoalmente o Caique e seus pais Patricia e Luciano. Atualmente ele tem 2 anos e 2 meses, mas teve diagnostico de ependimona com pouco mais de 1 aninho... Ele é acompanhado no GRAACC e segundo os especialistas, a quimioterapia responde em cerca de 30 a 40% dos casos. No caso do Caique não teve efeito, então foi suspenso e atualmente é acompanhado com RM periódicas e com a graça de Deus ele está muito bem, com o tumor sob controle. Seus pais tbém adotaram medidas nutricionais adjuvantes e creio que tem ajudado.
      Que Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  31. Descobri recentemente que tenho ependimoma anaplasico grau iii, meu médico está analisando o que poderei fazer... Gostaria de saber, qual o procedimento mais comum adotado... Ja foi feito cirurgia, e não foi removido 100%.

    Ass. Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, dependendo da localização, os médicos optam por não retirar todo o tumor, por causa dos riscos de sequelas graves... Foi o que aconteceu com meu filho. O caso dele é outro tipo de tumor (astrocitoma difuso) e a cirurgia foi a 4 anos e meio. Cada caso é diferente um do outro e somente um médico especialista poderá dizer que conduta adotar.
      Tudo de bom pra vc!

      Excluir
    2. Rafaela, td bem? Tenho um caso igual na familia. Vamos cv por email? Lilian.sneider@hotmail.com bjs, obg.

      Excluir
  32. olá pessoal!
    No dia 12/06/2012, recebi uma ligação da minha irmã, sobre uma ressonância magnética que indicou "possível ependimoma", ao realizar novos exames o médico sugeriu a cirurgia que foi feito em menos de 1 mês da descoberta. Foram 7 horas de cirurgia, o tumor foi retirado completamente, e hj meu sobrinho está em casa. O que me deixa aflita, é que ele não consegue mexer a mão direita, fala com bastante dificuldade e anda com bastante dificuldade também. Ele tem 8 anos, estamos esperando que com fisioterapia e fonoaudiologia tudo mude. Ás sequelas são passageiras? estamos esperando resultados da biopsia.
    Enfim, espero postar aqui novamente, para falar como foi cansativo voltar a jogar futebol com meu sobrinho novamente! Torcendo por todos os casos e agradecida pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drika, faço votos que seu sobrinho esteja melhor e recuperando-se a cada dia.
      Meu filho também saiu da cirurgia com algumas sequelas relacionadas à deglutição, perda da força muscular do lado direito e dificuldade de equilíbrio. No caso dele, com o tempo foi melhorando. Recuperou a deglutição completamente e o equilíbrio e a força muscular melhoraram após muita fisioterapia. Já tem 4 anos e meio e as sequelas persistentes não imperceptíveis pra quem não sabe da história...
      Fico aqui na torcida por vcs!
      abs

      Excluir
    2. Oi Drika,meu sobrinho tbm esta cm varias complicações .,e mande seu email para conversarmos.bjs o meu email é revale_2@hotmail.com

      Excluir
  33. Meu irmão de 41 anos foi diagnosticado em final de 2004 com ependimona II, no IV ventriculo, ele fez duas cirrugias, uma para colocar uma valvula e outra para a retirada do tumor, o médico diz ter retirado todo o tumor, mas fico preocupada se ocorreu isso mesmo, pois depois da cirrurgia o médico disse não ter retirado todo o tumor e depois da próxima ressonancia disse ter tirado tudo. A valvula colacada devido ao ventriculo estar obstruido a passagem do liquido da medula ainda está funcionando pois já aconteceu da mesma parar de funcionar e ele voltar a ter pressão intra craniada, por isso tenho minhas dúvidas se o ventriculo foi totalmente desobstruido.

    No ano passado infelizmente, depois de quase 7 anos foi diagnosticado 2 ependimomas na coluna. Fez a cirrurgia para retirada, segundo o médico retiraram apenas um e não fizeram a biopsia do liquido. Em consulta com o médico neurologista que fez a 2ª cirrurgia do meu irmão, essa semana soubemos através dos exames que o retirado no anos passado voltou e tem mais 4. Estamos muito preocupados pois além de ter aparecido mais 3 tumores em menos de um ano, o médico irá avaliar se conseguem fazer a cirrurgia através de laiser pois estes estão em local que não podem ser removidos. Espero que seja possivel essa cirrurgia a laser e que estes tumores sejam tb de liquido, se isso for algo bom. Meu irmão e uma pessoa bastante otimista apesar de ter ficado bastante nervoso após a primeira cirrurgia e ter perdido bastante o equilibrio não pensa no pior.

    Se Deus quiser vai dar tudo certo e vamos sair dessa, assim como todos que estão nessa mesma situação e acreditam na cura.
    Beijos a todos e que Deus o protejam,estou na torcida que todos se recuperem..
    Vanesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, obrigada por compartilhar conosco!
      Fico aqui na torcida pra os médicos encontrem um jeito de remover os tumores sem causar danos. É muito importante seu irmão manter-se otimista, pois o bom estado emocional é fundamental para uma rápida recuperação.
      Que Deus abençoe vcs!
      bj

      Excluir
  34. Obrihada pelo retorno e pela dedicação com todos. Achei o Blog muito interessante, é um meio para trocarmos informações que para nos é muito importante. Falar em troca gostaria de saber se alguém já teve ou ouviu falar em ependimoma de liquido ou outro tumor com essa caracteristica?
    Beijos,
    e espero q todos estejam bem...

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu nome é Emilena e estou aqui para compartilhar um episódio da "minha vida" com vocês. Em junho de 2012 foi diagnosticado em uma ressonância, tumores na coluna vertebral do meu noivo Welton... 5 tumores que começavam da col toracica até a sacral...bem raro pela extensão do caso. Foram retirados em duas cirurgias, sendo a primeira de duração de 15 horas para retirar 2 tumores e a outra de 10 horas pra retirar os outros 3. Graças a Deus ocorreu tudo bem e foram todos retirados por inteiro. Foram colocados 14 parafusos da T4 a T10...agora está terminando as radios (25 sessões). Ele está internado até hoje em BH para terminar o tratamento da radioterapia. Deus é grande e tenho certeza da cura do meu amor. Ele terá que fazer reabilitação no sarah de Barasília para voltar a andar. O caso dele, o médico diz ter visto somente em livro, tanto é que 7 médicos entraram no bloco pra a cirurgia dele. Cirurgia agressiva demais...mas deu tudo certo. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilena, espero que seu noivo esteja melhor, recuperando-se a cada dia.
      Obrigada por compartilhar a experiência de vcs conosco!
      Deus abençoe vcs!
      abraço!

      Excluir
    2. Olá Emilena, gostaria de entrar em contato com você. Poderia me mandar seu e-mail? Meu filho está com problemas parecido.

      Excluir
  36. Olá, Lidionete, li seu blog e a parabenizo pela força e fé diante do problema. Com certeza a forma de enfrentá-lo ajuda muito.

    Meu marido foi diagnosticado com ependimoma na coluna vertebral(medula) ha um mes, o tumor foi descoberto devido a uma ressonancia na lombar para investigar outro problema . Ele é totalmente assintomatico, por isso teremos de tomar a decisão de operar já, com ele em boas condições, ou controlar e esperar. Porem um dos médicos que fomos nos disse que na cirurgia as lesões que podem ficar são "escolhidas" e controladas e as lesões do tumor podem ou não acontecer. Conhece algum caso de ependimoma que ficou com o paciente assintomatico somente acompanhando ou algum caso parecido?

    Obrigada
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete, o caso do meu filho, apesar de não ser o mesmo tipo de tumor, é bem parecido com o que vc descreveu...
      Quando foi diagnosticado a 5 anos e 4 meses também estava assintomático e foi difícil a decisão de operá-lo ou não... Ouvimos diversas opiniões e decidimos pela cirurgia. Somente uma biópsia pode identificar o tipo exato de tumor... Imagens são apenas "sugestões". Esse foi o ponto que fez a equipe do GRAACC decidir pela cirurgia imediata, pois segundo o que nos disseram, é melhor operar antes dos sintomas aparecerem...
      Devido à localização delicada, algumas sequelas foram inevitáveis, mas graças a Deus hoje são quase que imperceptíveis. Infelizmente o tumor não pode ser removido na totalidade, mas a parte que ficou não evoluiu, graças a Deus.
      Não tenho como dizer como seria se não tivesse sido operado...
      Os casos de ependimoma que conheço foram "tratados" assim que descobertos e não conheço quem tenha apenas acompanhados com imagens.
      É importante ouvir outras opiniões médicas.
      Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  37. Olá meu nome é celinda siqueira tenho 31 anos em maio de 2011 fui submetida a uma cirugia na cervical.sai do hospital com as pernas paralisada numa cadeira de roda.no exame patológico foi diagnosticado tumor de medula espinhal ependimoma grau | | oms.dois meses depois fiz 25 seções de radioterapia e faço fisioterapia todos os dias, graças a DEUS já estou andando.fiquei mancando da perna direita, mas o meu médico falou que vai voltar o normal, e eu tenho FÉ que vai sim.o que me preocupa é que agora eu votei a sentir um formigamento na mão e na perna esquerda, será que o tumor pode ter voltado? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celinha, obrigada por compartilhar sua experiência aqui.
      Espero que estes sintomas de formigamento na mão e perna esquerdas tenham passado. O ideal é perguntar ao médico que provavelmente solicitará RM para verificar o que está ocorrendo.
      Tudo de bom!
      abs

      Excluir
    2. olá Celina; meu nome é Fabio e, passei pelo mesmo processo. Gostaria de conversar com você - farusig@hotmail.com - até logo.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  38. Oi, tudo bem? A minha prima Mirella já passou por três cirurgias no cerebro, ela tem ependimoma II grau. A primeira foi feita em Porto Alegre pelo Dr. Marcelo Paglioni. As outras duas foram realizadas aqui em São Paulo, pelo Dr. Paulo Issamu

    ResponderExcluir
  39. Na ultima cirurgia o médico nos informou que conseguiu retirar todo o tumor, e agora ela está fazendo radioterapia. Estamos muito confiantes com a recuperação dela. A Mirella está na 15 sessão de radioterapia.

    ResponderExcluir
  40. Ela colocou uma válvula no cerebro para drenar o liquor. Gostaría de saber se esse tumor pode ou não voltar? Ele é ependimoma de II grau, alguns médicos falam em quimio outros falam que ela só irá fazer radio. Quero saber se aqui no Blog tem alguém com ependimoma de II grau e possa contar a sua experiência com a doença. A minha prima tem 22 anos e descobriu o tumor faz seis meses. Os primeiros meses foram bem dificies, mas agora estamos otimistas com a recuperação, até pq o tu,or foi todo retirado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, obrigada por compartilhar conosco a experiência da sua prima. Eu conheço algumas pessoas que tiveram ou tem ependimoma grau II...Conheço uma garotinha que fez cirurgia, radio e quimio e hoje está curada. Mas também conheço alguns casos em que houve recidiva e nova cirurgia/tratamento é necessário. Melhoras pra sua prima Mirella e sucesso no seu tratamento.
      Assim que possível nos atualize com notícias.
      abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  41. Oi Bruna, estou no planejamento para as sessões de radioterapia. Meu caso é de ependimoma grau II, não foi possivel a remoção de todo o tumor na cirurgia. Pq dessa válvula? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, obrigada pelo comentário e desejo sucesso no seu tratamento!
      Válvula geralmente é utilizada em casos de quando o líquido que circula no cérebro se acumula, por causa do inchaço e do tumor... Causa pressão intra-craniana e a válvula resolve o problema.
      abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  42. Bruna, se preferir vamos nos falar por email: danicbvo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ola pessoal me chamo GILMAR tenho 41 anos desde janeiro de 2013 estou sentindo fortes dores de cabeça e semana passada passei por uma RESSONANCIA MAGNETICA e foi constado um Ependimoma no quarto ventriculo, estou com muita duvidas pois o medico disse que e um caso de CIRURGIA URGENTE ja dei entrada no meu plano de saude para ver se cobre...Que ficará entre R$ 80 a 100 MIL REAIS alguém aqui me da uma luz quais os riscos dessa cirurgia, tempo de eu levar uma vida normal estou apreensivo meu e-mail e gilcunha2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmar, imagino a sua ansiedade. Espero que já esteja tudo resolvido com seu plano de saúde. Neurocirurgia é um procedimento de alto custo e eles tem a obrigação de cobrir.
      A cirurgia do meu filho foi na região do IV ventrículo, apesar de não ser o mesmo tipo de tumor. É uma localização super delicada e a perícia e prudência do neurocirurgião é imprescindível.
      Que Deus te abençoe e assim que possível nos atualize com notícias.
      abs
      Lidionete

      Excluir
    2. Gilmar,tente entrar na justiça,que com certeza vc terá direito a cirurgia e tratamento,meu sobrinho esta com ependimoma ele tem 14 anos, já fez a cirurgia e agora estamos muito confiantes que el ira se curar,nunca peca sua Fe ,Deus e maior q todos os problemas,se quiser tirar duvidas pode me mandar email: revale_2@hotmail.com

      Excluir
  44. Oi GILMAR, tenho quase a sua idade e minha filha de 15 anos apresentou, no ano passado, um problema parecido com o seu e o médico também queria fazer cirurgia com urgência. Pedimos orientação de Deus e consultamos vários especialistas antes de tomarmos nossa decisão. No final acabamos levando-a para Campinas, no Hospital Boldrini, que é especializado em crianças, a cirurgia foi muito delicada pela profundidade do tumor. Mas graças a Deus e à perícia da equipe de neurocirurgiões conseguiram remover todo o tumor. Houve intercorrência na cirurgia (sangramento) mas uma equipe experiente tem mais familiaridade com os diversos problemas que podem ocorrer durante o procedimento.
    Ela ficou internada na UTI por 1 dia, mas horas depois da cirúrgia já estava lúcida, e saiu do hospital com 7 dias de internação, não ficou com nenhum sequela e fez tratamento de radio e quimioterapia.
    No procedimento de rádio-terapia, a oncologista pediu que fosse a IMRT mas o plano se recusou a pagar, tive que entrar na justiça em SP pedindo a obrigação de fazer do plano com pedido de liminar. A justiça concedeu rapidamente a liminar e minha filha fez o tratamento que era mais adequado.
    Espero que você encontre forças em Deus e siga em frente, que a vitória virá.

    Um abraço.

    Paulo

    ResponderExcluir
  45. Gostaria muto de saber se alguem teve complicações pós-operatorias,preciso muito tirar algmas duvidas..email: revale_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. oi meu nome é maristela e sou mãe da geovana e a 6 meses descobrimo q ela estava com cancer na cabeça descobrimos no dia 08/12/2012 e no dia 12/12/2012 ela fez a cirurgia foi retirada 90% do tumor.ai ela fez 28 sessão de radio e graças a deus dos 10% q tinha na cabecinha dela com a radio matou a metade.
    graças a deus ela esta bem a unica coisa q atrapalhou foi a cordenaçao motora depois de 5 meses ela voltou a andar .
    obrigada bjs

    ResponderExcluir
  47. Oi Maristela,que bom que sua bebe esta bem,o Gabriel graças a Deus saiu da UTI depois de longos 42 dias,mas esta otimo,perdeu os movimentos do lado direito,mas a fisio disse q e reversível.

    ResponderExcluir
  48. Olá pessoal tenho 1 filho de 2 anos que em abril retirou um tumor que foi diagnosticado como meduloblastoma e iniciou a quimioterapia,2 meses de tratamento apos resultado do exame chamado imuno-histoquimico descobrimos que se trata de Ependimona anaplasico grau III. Estamos desesperados, pois não sabemos se houve prejuízo no tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi,meu sobrinho também esta com ependimoma grau 3,esta fazendo quimio e radio juntos,estamos confiantes q tudo vai dar certo,como seu filho esta ?? o Gabriel perdeu os movimentos do lado direito ,mas a fisio disse q ele vai voltar a andar..estamos aqui na luta,mas com muita FE.

      Excluir
  49. MEU NOME É ELIOMAR DIA 25/05/2013 RETIREI UM TUMOR NO QUARTO VENTRILICO DIA 25/08 AGORA VAI FAZER 3 MESSES ATE HOJE TENHO TONTURAS ISSO E NORMAL QUEM JA PASSOU POR ISSO PRA ME DISSER QUEM QUE PODE ME AJUDAR GRATO

    ResponderExcluir
  50. ha quando retirei ele era bem pequeno vejam as medidas 10x10x09 eu descobri por acaso perdi a hora do trabalho e fui no medico falei que tava com dor de cabeça e fiz uma tomo tava la o tumor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliomar, te aconselho antes de tudo a fazer uma Ressonância Magnética com contraste para o seu medico avaliar.

      Excluir
  51. Eliomar,meu sobrinho nao sente mais nada,procure seu medico para que ele lhe oriente melhor.O seu tumor tinha 10 centímetros ???

    ResponderExcluir
  52. Oi Lidionete,vim aqui dar noticias do Gabriel ,ele vai entrar no 2º ciclo de quimioterapia dia 18/11 e estamos muito confiantes que tudo ira dar certo,se vc tiver facebook mande o link para mim..bjs e fique cm Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que tenha dado tudo certo no tratamento do Gabriel. Assim que possível manda notícias pra nós. Tenho Facebook sim, é só me enviar uma mensagem que eu adiciono. Deus abençoe muito vcs! bjs

      Excluir
  53. Bom dia!!!

    Me chamo Tomas e gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas, minha namorada tem 22 anos e foi diagnosticada com ependimoma na cabeça (tumor cerebral). Por favor se possível me ajudem:

    Qual é o valor de uma cirurgia dessas?
    O pós cirurgia já não sente tantas dores na cabeça?
    Quais os riscos de uma cirurgia de ependimoma de grau 3?
    Médico informou que deverá ser feito radioterapia, isso cai o cabelo?
    Quando se faz a cirurgia tem que cortar o cabelo ou pode ser apenas parte dele?
    Qual o tempo de recuperação pós cirurgia?
    Qual a probabilidade de deixar sequelas?

    Muito obrigado a tos e Feliz Ano Novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me mande um email q posso lhe responder algumas perguntas revale_2@hotmail.com

      Excluir
    2. Colega, não se preocupe com o cabelo, se vai cair ou não. Cabelos nascem novamente. Nesse momento vc tem que apoiar. Não ter pena. As coisas só pioram desta maneira. Seja forte e encoraje ela. É a hora de vc fazer a tua parte, Deus faz a dele e a sua namorada precisa de todos em sua volta apoiando. Apoiar não é fazer as vontades somente. Faça sim o que vc puder porém e o que não puder seja firme.

      Excluir
    3. Olá! Tenho uma filha com treze anos que foi diagnosticada com epidinoma grau 3. Passou por duas cirurgias para retirada do tumor.Hoje ela fazendo radioterapia. Mais ainda sofro com medo que volte
      Mas tenho esperança que ela se recumpre. Gostaria de saber o que causa o aparecimento desse tumor. Pois minha filha está sofrendo muito. Ela chora com a perca do cabelo.

      Excluir
  54. Oi gente vou contar um pouco da minha historia vou resumir. Me chamo Vanessa e tenho 27 anos, em agosto de 2007 fui diagnosticada com Tumor e já estava bem avançando tanto que sentia bem pouco a minhas pernas dia 23 de agosto internei para operar, como detesto hospital perguntei doutor quando vou operar pra ir embora então o medico olhou pra mim e disse Vanessa tenho que ser sincero com vc, vc já tem 20 anos e é de maior, vc vai operar a essa semana mais como vai ser uma cirurgia longa corre um risco de morrer mais ficar sem andar não é um risco é fato vc nunca mais vai andar. Como sou evangélica não deixei aquelas palavras entrarem em meu coração minha família estava em desespero, mais Deus tinha colocado uma calma em meu coração que não entendo até hoje, olhei para senhora que estava no quarto e disse Deus não disse isso sempre disse que tinha uma obra linda em minha vida mais se eu tenha que passar por isso amém, então na quarta feira fui dormir as 20h00min, pois a cirurgia seria bem cedo no outro dia e eu não poderia comer nada, acordei as 05h30min pra tomar banho e aquela senhora estava me olhando da cama dela e me disse menina como vc consegui dormi vc estava num sono tão profundo vc ouviu o que medico te disse então olhei pra ela e disse o meu Deus vai estar lá comigo então tomei banho e subi pra operar ás 07h00min da manhã entreguei minha vida nas mãos de Deus. Acordei as 20h00min com a minha irmã cutucando meu pé e isso ai eu estava sentindo meu pé minha irmã começou a glorificar a Deus ali na UTI. Voltei para o quarto com muita dor a dor era cinco vezes pior e não voltei com toda a foca nas pernas ainda precisava da cadeira de rodas, pois tinha mexido por horas na medula e os médicos não sabiam explicar por que voltei com força nas pernas disseram que com um pouco de fisioterapia eu voltaria a andar, fui liberada pra casa com 15 dias a cirurgia não cicatrizava e ficava saindo uma sujeirinha não entendemos, pois em casa era tudo entrerrealizado pela minha tia então voltei ao hospital foi diagnosticada uma bactéria minha tia chegou a chorar e não entendíamos o porquê desta bactéria tive que operar outra vez desta vez por mais 3 horas para retirado de uma infecção hospitalar isso mesmo fiquei 15 dias em casa com infecção hospitalar os médicos olharam pra mim e falaram mais uma vez vc é um milagre. Tive que tirar parte do osso da medula por causa da infecção e não tenho nada de ferro na medula fiquei mais 43 dias no hospital tomando Vancomicina e outros antibióticos e dois meses de cadeira de rodas hoje sou casada há três anos e seis meses, há os médicos disse que se quisesse engravidar teria que ser uma gravidez calma e de repouso e teria que pensar bem no assusto hoje tenho uma filha de um mês e 10 dias linda que esta aqui do meu lado dormindo minha gravidez foi ótima fiz de td e não engordei muito.


    Quero dizer a vcs tenham fé em DEUS ele pode todas as coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, realmente emocionante o seu depoimento. É maravilhoso saber que você está bem após 7 anos do ocorrido, casada, feliz e com uma filhinha!!

      Que Deus continue te abençoando muito. Continue compartilhando esse grande milagre!

      abs

      Excluir
  55. Meu nome é Maria. Meu filho Eduardo aos 13 anos, em 1991, foi diagnosticado com um tumor cerebral ependimoma grau II
    Foi submetido a cirurgia com retirada total da lesão e depois submetido a radioterapia durante 2 meses. Dois anos e 8 meses depois o tumor recidivou submetendo-se a nova cirurgia e assim durante um período de 22 anos ele submeteu-se a 15 cirurgias, sendo 10 iintercranianas, 2 na coluna e 03 radiocirurgias esterotáxicas.
    80% das lesões na cabeça foram no occipital parietal, porém o ano passado, em março, foi retirada só parte da lesão q. ele apresentou no temporal.Todas as cirurgias foram feitas no Hospital 09 de Julho , em São Paulo e as radocirurgas no hospital da Beneficência Portuguesa tb em SP. Nesse percurso de recidivas e cirurgias ele também submeteu-se a tratamentos quimioterápicos com Carboplatina, depois 08 meses com Vepesid e por fim em 2011 terminou um tratamento quimioterápico com Temodal num período de 3 anos e 8 meses. Desde 2012 ele ñ faz tratamento nenhum, só as cirurgias que submeteu-se em fev2012, Mar/2013. Hoje meu filho tem 35 anos, é um cara inteligente . No intervalo de cirurgia terminou a faculdade, fez cursos, um rapaz interessado em crescer, porém a vida tem sido cruel com ele. Esse ano começou apresentar problemas de locomoção, de incontinência urinária de raciocínio e limitação visual. Estive hoje com o resultado da Rm mais recente na oncologista. e ela falou que todos esses sintomas é devido ao crescimento do tumor que ñ foi retirado todo e está crescendo bem como a mais outras 3 lesões em outras partes da cabeça. Ele ñ tem metástase e sim proliferação. Estou desesperada. De acordo com os médicos ñ há mais nada a fazer. Dar mto amor e carinho.
    Se um de vocês tem alguma experiência e puder me ajudar, me dar uma luz, eu serei eternamente grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Maria, que luta, mas também quantas vitórias vocês tiveram nesses 22 anos! É muito raro encontrar relatos na net que descreva um período tão extenso. Meu filho de 13 anos também é portador de um glioma (no caso dele astrocitoma), diagnosticado a pouco mais de 6 anos e meio e confesso que é muito difícil lidar com isso... Você é uma mãe muito guerreira e depois de tantas batalhas, é "dilacerante" ouvir dos médicos o que vc ouviu... Mas como mães, temos que ser fortes para dar o apoio sempre, porque se já é difícil pra nós, imagina para nossos filhos. Fico sem palavras diante do seu relato... Jamais desista de ter fé e esperança... Às vezes é difícil, mas as promessas de Deus na bíblia acalentam nosso coração. Fé é a certeza de que mesmo quando eu não posso, Ele pode! (Salmos 71:5) grande abraço!!

      Excluir
  56. Oi Lidionete, é a Renata tia do Gabriel passei para dizer que meu sobrinho Gabriel terminou o tratamento e está ótimo,ano que vem já voltará a estudar e fazer inglês,ele está fazendo a fisioterapia e está voltando a andar .claro cm dificuldade do lado direito,mas está muito bem.Estamos muito felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, que notícia maravilhosa!!
      Fico feliz também em saber que está voltando a andar... Sei muito bem o que é passar por isto, pois meu filho tbém teve sequelas com o lado direito do corpo... Mas com persistência e determinação logo ele estará completamente recuperado! grande abraço pra vcs!!

      Excluir
  57. Em Outubro de 2013 após sentir dores fortes na região do ombro e o tratamento com ortopedista nao dar resultado meu noivo realizou uma ressonancia na coluna que diagnosticou com possivel Ependimoma,rapidamente procuramos um neurocirurgião que nos informou das possibilidades de cura atraves da cirurgia e tambem das sequelas pós operatorio,a cirurgia foi realizada em Fevereiro de 2014 e durou 10 horas, o tumor foi retirado por completo,depois de um dia na UTI ele já foi para o quarto e com a graça de Deus conseguiu ficar em pé e se movimentar o medo de que ele ficasse tetraplegico era grande pela localização do tumor,depois de uma semana hospitalizado teve alta e começou a fisioterapia, a sequela que ele ficou foi a perda de força da mao direta, que hoje com quase 04 meses de fisio já recuperou 90%,restando apenas o excesso de sensibilidade do lado direito do corpo, não foi preciso fazer quimio nem radio e o resultado da biopsia foi Ependimoma Grau II, a cirurgia foi realizada em Belo Horizonte pelo Dr Ricardo Delfino excelente profissional,creio no Deus do Impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar a experiência do seu noivo... Que maravilha que o tumor pode ser retirado totalmente e ele está bem, com pouquíssimas sequelas. Meu filho também teve essas mesmas sequelas, e hoje, 6 anos e meio após cirurgia, tem vida normal. Que Deus continue abençoando muito vcs! abs

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o passar do tempo esse tipo de sequela vai melhorando... Deus te abençoe!

      Excluir
  59. Boa tarde. Meu namorado estava perdendo os movimentos do lado direito do corpo quando começou os exames. A princípio os medicos achavam que era um ependimoma e diziam que ele tinha 3% de chances pelo local do tumor que era em C1 e C2 (sem contar os diversos cistos numa extensão total de 15 cm dentro da medula) e se ele sobrevivesse não conseguiriam tirar todo o tumor e precisaria de radio/quimio. No dia 14 de maio ele fez a cirurgia e retirou todo o tumor e murchou os cistos, após a cirurgia seguiu para o cti. Nas 48h após a cirurgia ele perdeu todos os movimentos e após alguns dias estava conseguindo mexer o braço direito. Teve algumas complicações como hifrocefalia (colocou derivação externa -trocou 2x e colocou uma peritonial que vem da cabeça ao estômago pra que toda vez que acumular liquido a dvp mesmo retirar) precisou ser entubado e após alguns dias fez a traqueo mas respondeu bem e na mesma semana começou a desmamar.. Ficou exatos 3 meses e 5 dias no cti *pois contraiu muitas infecções multiresistentes. A biopsia deu que era um Ganglioglioma e segundo os médicos é um tumor benigno e que cresce de forma lenta (comum em crianças e jovens adultos- ele tem 26 anos) . Na terça ele recebeu alta do cti e o tempo que seria de começar a se recuperar ele ficou internado no cti. Emagreceu muito. Agora está no quarto mas ainda só meche o braço direito. Sente muitas dores no esquerdo e as pernas mechem sem ele perceber. Gostaria de trocar informações com vcs que tbm tiveram pessoas tão amadas que passaram por esse tipo de tumor. Gostaria de trocar emails e experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, obrigada pelo seu relato... Cirurgias neurológicas são de grande complexidade e os riscos de sequelas graves são altíssimos, além de outros riscos como hidrocefalia e infecções, que infelizmente também foi o caso do seu namorado. Lendo seu relato, é notório que ele é um grande guerreiro, que superou desafios gigantes e que bom que já deixou o CTI e começou o processo de recuperação. Fico aqui na torcida por ele, pra que continue melhorando cada vez mais. abs

      Excluir
    2. Na cirurgia foi usada uma máquina onde diria até onde poderia retirar o tumor sem deixar sequelas da cirurgia em si, e conseguiram retirar todo o tumor sem lesão cirurgia, mas há o edema que foi causado durante todos os anos que ele ficou com o tumor e estamos no aguardo para ver como serão os próximos meses.. nesse ultimo mês que ele teve alta pro quarto ja melhorou muito e está começando com sensibilidade mais pra baixo.. Deus é quem sabe de tudo e tenho fé que ele vai se recuperar e poderá ele mesmo contar a história dele pra muitas outras pessoas, podendo ajudar com informações como vcs ajudaram!! Obrigada.

      Excluir
    3. Olá, meu nome é Tatiana, tenho 27 anos e no dia 10 de abril de 2014 descobri um ependimoma intramedular, ou seja dentro da medula, na altura C1/C2 da cervical e estava muito grande para o local, do tamanho de uma ameixa. Como estava grave fiz a remoção total no dia 25 de abril.
      Meu email é thatty2005@yahoo.com.br

      Excluir
    4. Meu marido operou um tumor igual ao seu e no dia 25/04/15 Hoje está bem.meu email.magda_ap@yahoo.com.br

      Excluir
  60. oi minha filha teve ependimoma grau 2 e fez tratamentos e cirurgias onde acabou se curando , mas agora voltou no grau maligno, estamos tentando novo tratamento , estou confiante mas é assustador, tudo vai terminar bem tenha fé,ficou da primeira vez um pouco no tronco,que a ressonância não detectou mas sinal de frequência sistemica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, esta é a notícia que jamais esperamos receber, de que um tumor voltou em gral maligno... Mas siga com fé e confiança, pois assim como ela venceu da primeira vez, vencerá desta vez também!! Sucesso no novo tratamento e cura, é isto que desejo!! abs

      Excluir
  61. ola Lidionete meu nome e Lyeda gostaria de saber a respeito da alimentaçao nutricional que vcs adotaram?
    meu filho retirou todo o tumor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyeda, que bom que o tumor do seu filho pode ser completamente retirado!! No caso do meu filho, trata-se de outro tipo de glioma, o astrocitoma grau II, e como está localizado no tronco cerebral, não pode ser retirado na sua totalidade. Mas com a graça de Deus, o resíduo que ficou não cresceu e permanece inalterado a 6 anos e 7 meses.
      Desde o início, buscamos alternativas que pudessem deixar seu sistema imunológico fortalecido e li muitos livros e tbém nos consultamos com um médico nutrólogo que traçou as primeiras diretrizes. Um tumor evolui a medida que ocorre mutações, que podem torná-lo mais agressivo e virulento... Infelizmente nosso organismo é constantemente atingido por "agressores" que danificam as nossas células... São os "radicais livres", encontrados na poluição, na água, nos agrotóxicos, nas radiações, etc. Considero primordial nos desintoxicarmos diariamente, ingerindo alimentos com "antioxidantes", que contém as substâncias capazes de "neutralizar" os radicais livres. É uma grande "luta" que ocorre a nível celular e se a quantidade de antioxidantes for maior que a de radicais livres, nossas células não sofrerão danos e o resultado disso é um organismo fortalecido, que melhor combaterá as doenças, mesmo as já instaladas.
      Uma forma prática de prover "antioxidantes" em nível otimizado, são os sucos de vegetais crus orgânicos... Meu filho toma esses sucos religiosamente a 6 anos e meio. Utilizo cenouras, folhas verdes variadas, um pedaço de beterraba, gengibre, cúrcuma e 1 maça para adoçar.
      É bom evitar tbém alimentos que "atrapalham" os processos de regeneração do organismo, como alimentos processados, com conservantes, aditivos químicos, etc e tbém o açúcar, que é um grande "ladrão", pois "rouba" nutrientes essenciais ao ser metabolizado.
      Neste link tem a dieta que meu filho fez inicialmente, e fica como sugestão:
      http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2009/05/proposta-de-dieta-inteligente-para-o.html
      Bom, é isso. Fico a disposição no que puder ser útil.
      Deus abençoe muito vcs!
      abraços

      Excluir
    2. Obrigada Lidionete o ano passado o tumor voltou agora o médico disse q ele tem qbfz radio sou de Manaus aqui esse tratamento e muito caro pelo menos pra mim custa entre 15.000 a 20.000,estamos fazendo dr tudo pra conseguir esse valor amigos e familiares
      mas eu gostaria de ouvir umsuma segunda opção ja pensei em ir a Sp
      Estou tão angustiada pq voltou sera q esse tipo de tumor tem cura???
      Mas creio q Deus esta por nós.

      Excluir
    3. Imagino sua aflição,que Deus abençoe

      Excluir
    4. Puxa Iyeda, sinto muito! Radio e quimio realmente são muito caras e o governo que tem que custear esses tratamentos. Tentem vir para São Paulo... Se informe sobre a possibilidade de vcs entrarem no programa "Tratamento Fora de Domicílio", quando as despesas de viagem e manutenção são custeadas pelo governo. Em Manaus tem o "Instituto Alguém" ( http://www.alguem.org/ ), que acredito poderá te orientar de forma adequada.
      Força, que Deus abençoe vcs!
      abraços

      Excluir
  62. Olá, meu nome é Bruna e o meu noivo esta com ependimoma anaplasico grau 3, e o médico passou uns medicamentos pós cirurgia. Estamos com muito medo, alguém aqui já passou por esse tipo de cirurgia?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique calma meu sobrinho tbm teve esse tumor

      Excluir
    2. Como está seu noivo minha sobrinha de 9 anos tbm tem ependimoma grau 3.

      Excluir
  63. Am Juliana M, estou 42 anos de idade, eu e meu marido se casou com cada
    outros 15 anos atrás e por um bom 14 anos não tive qualquer problema, nem mesmo
    aborto, até junho do ano passado {2014} i engravidou com a ajuda de um
    grande lançador de magias conhecido como Dr. Uzoya quem eu contactado através do meu bom
    amigo que sentir a dor de ver o meu caso para ser um duro.
    Antes dessa época, o médico disse que eu não posso mais dar à luz, que i
    subiram ao palco de pus mono e, além disso, que a sessão de cesariana
    que eu passei durante a fase inicial do meu casamento danificou minha
    ventre, então eu estava desesperada e irresponsável sobre a notícia do médico, então eu estava
    só living` esperando a morte chegar.
    Quando meu amigo bom me deu os detalhes deste grande lançador de magias, i
    em contato com ele imediatamente e ele me deu uma solução rápida para os meus problemas.
    ele me ajudou a restaurar o meu útero, ele me ajudou com uma criança, sou assim
    feliz compartilhando este testemunho de meus.
    Agora estou feliz com o meu marido, meus pais, amigos e família, e na maioria das
    tudo estou feliz de ver meu amado filho {KELLY JUNIOR M}. após este
    grande lançador de magias tem feito isso por mim, eu lhe perguntar o que eu vou agora usar a
    pagá-lo de volta para esta grande coisa que ele tem feito por mim, então ele me disse:
    que seus deuses não é um deuses do dinheiro ou o preço, que herdou este poder
    de seus antepassados, apenas para ajudar as pessoas. a partir de agora em diante, eu vou sempre
    Desejo-lhe a viver por muito tempo. estavam neste planeta terra encontram-se alguém que
    vai ajudá-lo muito, sem qualquer preço.
    De acordo com meu amigo bom, dr.Uzoya me ajudou em seu conhecimento para
    torná-lo inteligente e mais inteligente, e ele me ajudou a restaurar a minha
    ventre e me ajudar a ter um filho, para que ele também pode ajudá-lo em todos os problemas
    você está enfrentando.

    por isso contacte-lo agora em druzoyaspiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá, meu nome é Tatiana, tenho 27 anos e no dia 10 de abril de 2014 descobri um ependimoma intramedular, ou seja dentro da medula, na altura C1/C2 da cervical e estava muito grande para o local, do tamanho de uma ameixa. Como estava grave fiz a remoção total no dia 25 de abril. Hj estou fazendo reabilitação e melhorei muito pois era totalmente dependente, não comia sozinha, não colocava roupa ou sapato, não andava, tudo isso pq meu lado esquerdo ficou comprometido depois da cirurgia e o meu braço esquerdo tbm não estava normal, ficou dormente. Gostaria de conhecer mais histórias igual a minha e compartilhar minha experiência pois hj ando com auxílio de muleta e estou quase independente. Meu email é thatty2005@yahoo.com.br
    Abraços e confie em Deus pois Ele me salvou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu marido operou no dia 25/04/2015 de ependimoma grauII.gostaria de me comunicar com vc.magda_ap@yahoo.com.br

      Excluir
  65. ola meu sobrinho foi diagnosticado com tumor cerebral no quarto ventrículo colocou a válvula e está esperando a cirurgia estamos bastante apreensivos alguém já teve um problemas parecido.

    ResponderExcluir
  66. Meu sobrinho tbm teve e agora deu recidiva me mande um email revale_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Boa noite a todos. Já passei pela 3cirurgia e 2 radioterapias mas os médicos onde faço tratamento são meio que resistentes à quimioterapia pois dizem não ter uma resposta muito positiva para este tipo de tumor, minha primeira biopsia foi ependimoma grau 2,na segunda cirurgia já apresentou grau 3. Gostaria de saber se a quimioterapia foi um tratamento já apresentado como primeira opção pois em meu caso é sempre abordagem cirúrgica + radioterapia. Muito obrigada a todos e a vc Lidionete acompanho seu blog desde que peguei o resultado da minha primeira biopsia.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite ! Li alguns comentarios e gostaria de saber se alguem tem alguma informacao sobre a pesquisa com a saliva de carrapato que em laboratorio mostrou ser um sucesso na diminuicao de tumores inclusive ependimoma. Ouvi dizer que esta na anvisa para aprovacao mas nao sei se e verdade. Alguem tem alguma informacao ? Esta seria uma grande promessa de estagnacao ou ate cura.
    Obrigada
    Victoria

    ResponderExcluir
  69. Lidionete,infelizmente perdemos o Gabriel dia 26 de outubro de 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Renata,sinto muitíssimo!! Ele foi um grande guerreiro... Que Deus continue confortando toda a família!
      abraços!

      Excluir
    2. Verdade,lutou até o último minuto.Foi um anjo em nossas vidas.
      Abraços.

      Excluir
  70. Ola sou Daniela mãe de gabrielly que luta a 3anos contra um ependimoma grau 4 agora o tumor pegou a medula e ela se encontra em cuidados paliativos mas temos de no médico dos médicos nosso senhor pesso oração a todo povo de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Daniela, já faz tempo que vc escreveu aqui e espero que sua Gabrielly esteja bem... Deus é bom o tempo todo e vc está certa em confiar nAquele que pode todas as coisas e sabe o que é melhor para cada um de nós! grande abraço

      Excluir
  71. Esta semana fui diagnosticado com ependimoma na cauda equina, medindo 5,5 x 1,7 x 1,6, fui ao neuro e ele foi mto otimista, disse q só a retirada ja resolvia, tenho medo de ter sequelas, alguém ai c a situação parecida c a minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tive ependimoma grau 2 intramedular. Meu email é buschlucimara@hotmail.com

      Excluir
    2. Também fui diagnosticada agora em junho com o tumor no interior do saco dural, no segmento L1 - L3, medindo 7,5x1,6x2,0.
      O neuro também foi bastante otimista e disse q a retirada total possivelmente seria suficiente e que a chance de qq sequela é mínima.
      A única insegurança ficou porque 1 neuro disse que achava que era Swannoma e o outro que era Ependimoma.
      Infelizmente só terei certeza depois da cirurgia.
      Também não sei ao certo quais os aspectos importantes da diferença entre eles.
      Opero já na próxima semana e você?

      Excluir
  72. Sou pai da Isabele de 2 aninhos e cerca de 5 meses atrás ela foi diagnosticada com ependimoma grau 2. A cirurgia foi muito bem e, graças a Deus, o tumor foi totalmente retirado, mas no pós operatório ela teve um AVC que a fez perder os movimentos do lado esquerdo do corpo e parte do direito. Como o cérebro de crianças na idade dela tem capacidade de se adaptar ela está se recuperando muito bem e já está quase andando. Apesar disso nós ficamos em uma situação difícil. Da primeira vez ela quase não teve sintomas além do desiquilíbrio, e agora não temos mais como avaliar isto por causa do AVC (ela também não fala ainda). Mesmo com os exames de rotina eu e a minha esposa ficamos muito apreensivos e com medo de não conseguir perceber um novo episódio de hidrocefalia. Por isto queria pedir uma ajuda e saber se alguém pode me traduzir o que significa crescimento lento. Quanto tempo levaria pra um tumor, invisível na ressonância, voltar a causar hidrocefalia?
    Além disto, queria saber se alguém já ouviu falar no tratamento com o 5-fluorouracil (ou 5 FU). Estão testando este medicamento nos EUA (hospital st. Jude) e fiquei muito esperançoso. A Isabele ainda não pode fazer radioterapia e este medicamento parece estar apresentando bons resultados nos testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, imagino o drama que vcs estão passando, pois o diagnóstico de um tumor é terrível por si só e acompanhado de um AVC, os desafios são gigantes... Mas como vc mesmo disse o cérebro de crianças tem capacidade de adaptar-se e tenha fé que ela irá se recuperar. Bom, uma das perguntas que vc faz é sobre o significado de "crescimento lento" e o que posso te dizer é que depende muito, pois varia de pessoa para pessoa e tem uma série de fatores envolvidos. Depende também de mutações que porventura o tumor venha ter... Alguns tumores, mesmo de crescimento lento podem evoluir em meses (já vi casos), mas na maioria das vezes demora anos sem que haja alteração. Meu filho é portador de um tumor de crescimento lento, também do grupo dos gliomas, mas no caso dele é um astrocitoma de grau II e devido à localização, não pode ser removido totalmente na cirurgia. Ele tinha 6 anos na época e os médicos optaram por não fazer radio e quimio, adotando assim conduta expectante, somente acompanhando com ressonâncias magnéticas periódicas. Inicialmente as RM eram a cada 3 meses, depois 4 meses, depois 6 meses, 8 meses, 1 ano e na última consulta o intervalo passou para 18 meses e meu filho está bem, com o tumor estável e sob controle. Em outubro de 2016 completar-se-a 9 anos de diagnóstico. Ah, e quanto às sequelas de dificuldade de equilíbrio e hemiparesia direita, com o tempo foram melhorando e quem não sabe da história nem percebe... Desejo que a pequena Isabele se recupere o quanto antes e que o tumor não volte a crescer nunca mais! Quanto ao tratamento com 5 FU eu não sei nada a respeito... Confiem em Deus e nos médicos, que saberão qual a melhor conduta a seguir. Que Deus os abençoe! abs

      Excluir
  73. Olá! Emocionada com todas as histórias e procurando entender um pouco do que são essas doenças no cérebro. Minha cunhada, de 48 anos, há uns 18 dias, foi diagnosticada com um tumor no IV ventrículo, e já foi imediatamente internada para os preparativos da cirurgia. Foi tudo muito rápido, hoje tem 10 dias após a cirurgia, está na UTI estável mas apresenta pouquíssimas reações. Gostaria de saber se alguém já passou por isso, com um parente tanto tempo em UTI, estamos aprendendo a lidar com as aflições de cada dia, e como passar isso para as crianças, ela tem 2 meninas de 10 e 12 anos. Meu irmão está arrasado, minhas sobrinhas tiveram um último contato com a mãe ainda "aparentemente bem". Enfim, nesse momento ainda não temos o resultado da biopsia e estamos mais na expectativa de que ela melhore suas funções e consciência, sobre isso, também gostaria de saber a experiência de vocês familiares, de como podemos ajudar, estimular tocando, conversando... o que devemos, podemos solicitar para os médicos... Pra nós, é tudo muito novo, estranho e como a gente se sente impotente...
    Lidionete, gratidão por criar esse espaço para troca de experiências! Abs

    ResponderExcluir
  74. Olá a todos e Lidionete, parabéns pelo blog. Meu nome é Marcio, tenho 43 anos. Meu email é marciobarrim@hotmail.com. Há três meses fui diagnosticado com Ependimoma na cervical, altura do pescoço, bem em cima na C2. Fiz a cirurgia com monitoramento há 45 dias em Curitiba com uma ótima equipe. A biópsia acusou Ependimoma grau II e meu médico falou que apesar de ter conseguido tirar 100% do tumor ele pode voltar e temos que acompanhar por um bom tempo. Tenho observado que encontro pouco sobre o pós operatório na web. Quase nada se fala sobre a recuperação e apenas sobre a questão clínica da doença em si. No meu caso eu fiquei com amortecimento em todo o lado esquerdo do corpo, hiper sensibilidade e sem coordenação e movimentos no braço e na mão esquerda. O médico me garantiu que os movimentos voltariam e que nenhuma sequela estava a vista. Depois de 45 dias o braço melhorou bem, mas ainda falta muita coisa, a força está voltando também. Mas a mão me incomoda demais porquanto os movimentos melhoraram, as parestesias, o amortecimento e as ondas de choque com muito formigamento continuam fortes. Gostaria de saber se outros que fizeram este tipo de cirurgia passaram por isso, tem alguma dica ou informação auxiliar para ajudar na recuperação. Obrigado, boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  75. EU TENHO ESSA DOENÇA É TERRIVEL ,OS MEDICO Ñ SABE O QUE FAZER TENHO FÉ EM DEUS SÓ ELE PODE ME DAR FORÇA TODOS OS DIA QUE ME LEVANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em qual cidade você mora? Qual foi o seu diagnóstico? Já operou alguma vez? Gostaria de sugerir para procurar outro médico. Fale mais detalhes para vermos se conseguimos te ajudar te dando sugestões!

      Excluir
  76. Oi pessoal!
    Me chamo Carlos Alberto, no dia 30 de junho de 2017 meu filho Miguel Heytor com 2 aninhos foi diagnosticado com tumor no cérebro bem grande (7 cm), do tamanho de um laranja. No dia 5 de julho foi feita a cirurgia para a remoção. Após a cirurgia o médico disse que não tinha certeza se teria retirada todo, mas um mês depois foi feita outra ressonância magnética, onde foi provado que o tumor foi retirado TODO.
    A oncologista disse que no momento não vai passar tratamento, vamos ficar só monitorando, porém o medo de rescindiva no amedronta.
    No entanto os problema na perna (mancar) e no braço(sem força), que apresentou antes da cirurgia continua, só que pra nós esses são pequenos detalhes. continuaremos em oração.
    Muito obrigado e boa sorte a TODOS e que Deus nunca nos abandone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos Alberto, faça fisioterapia neurológica no seu filhinho. Meu filho teve uma boa evolução com esse tipo de fisioterapia. Teve uma médica fisiatra que deu todas as orientações à fisioterapeuta.

      Excluir
    2. Olá, em qual cidade você mora? O diagnóstico foi ependimoma? Gostaria de sugerir para procurar um médico de medicina complementar. A Lidionete deu sugestões preciosíssimas com o título: "Resumo Tratamento Complementar Vitor" Já comece fazendo tudo o que pode que ela citou ali e procure um médico de medicina complementar!

      Excluir
  77. Olá, gostaria de dar o meu depoimento que pode ajudar a muitos.
    Em 2013 meu filho que naquela época tinha 22 anos sentiu fortes dores na nádega esquerda e notava que urinava mas ainda ficava um resquício de urina na bexiga. Foi diagnosticado com ependimoma na cauda equina (final da coluna) grau 1. Foi operado em agosto/13 e fez 30 sessões de radioterapia. O médico disse que achava que tinha tirado todo o tumor. Passou a precisar de técnica especial para urinar, pois não percebia que a bexiga estava cheia (isso se chama bexiga neurogênica). Antes de completar um ano, sentiu a dor novamente, era o tumor de volta. Em julho/14 além de ser operado, precisou colocar duas hastes com seis parafusos na coluna pois apresentou uma fratura. Fez 10 sessões de radiocirurgia (esse tipo de rádio é mais pontual, é direcionado para um ponto específico sem afetar grandes áreas). Passou a ter partes do pé dormentes e com isso passou a mancar um pouco. Ficou bem de 2014 até abril/2017, quando a dor voltou, só que agora do lado direito. Foi operado pela terceira vez e fez cinco sessões de radiocirurgia. Quando saiu o diagnóstico da biopsia, não era mais o ependimoma e sim um osteossarcoma condroblástico. O ependimoma se transformou em outro tipo. RESUMO: Tudo isso foi feito num dos melhores hospitais de São Paulo e com um dos melhores cirurgiões. Tenho 60 anos, tenho lido e estudado muito para tentar ajudar o meu filho e gostaria de dar uma sugestão aos que sofrem por ter o mesmo problema ou por ter um ente querido doente. Entrem no youtube e digitem: o que aprendi com o câncer e ouçam o autor Carlos Eduardo Faraco Braga. Esse autor nos abriu muito olhos! Procurem ler mais sobre Medicina Integrativa Complementar. Trocamos de hospital e de médico e estamos mais esperançosos. Fora isto gostaria de dizer que existe um exame que faz um estudo da genética do tumor que se chama RGCC feito fora do Brasil. Em Porto Alegre existe um laboratório que faz um estudo também muito importante sobre a frequência do tumor. Leiam também sobre tratamento com ozônio. Mas atenção: é para tudo isso é preciso ter um médico preparado, pois trata-se de tratamentos que ainda não são muito conhecidos e/ou praticados no Brasil, mas na Europa já são usados há mais de cem anos! Quem desejar mais informações, se eu puder ajudar, será um prazer. meu e-mail é maralber22@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Moramos no Rio de Janeiro e gostaria de indicar o Hospital A. C. Camargo (São Paulo) como o mais preparado para diagnosticar e tratar os tumores benignos ou malignos. Ele atende por vários planos de saúde, foi uma pena que não o conhecemos no começo da história do meu filho! Temos usado a ajuda de nutricionista que também ajuda muito no combate contra o câncer. Volto a sugerir que vejam o vídeo: O que aprendi com o câncer falado pelo autor Carlos Eduardo Faraco Braga, aprendemos muito com ele.

    ResponderExcluir
  79. Olá, a mais de um ano que vou e volto a hospitais com o intuito de descobrir o meu problema. Começou com o surgimento de mais de 20 aftas simultâneas em dezembro de 2016, em abril tive depressão, em agosto sentia fortes dores lombares e nas panturrilhas, em novembro tive confusão verbal, quando finalmente foi solicitado a primeira RM, mas nada foi diagnosticado. No dia 05/12/17 as pontas dos meus dedos das mãos começaram a ficar dormentes, na semana seguinte estava com sensação de dormência em todo o braço esquerdo, no mesmo dia a noite já estava com os pés e pernas do lado esquerdo dormentes, procurei cardiologista, angiologistas, endocrinologista, até psiquiatra, quando finalmente consegui consulta com neurologista e este solicitou ressonância da coluna onde foi encontrada uma massa de 1cm localizada na medula espinhal na altura da cervical, mais precisamente C5 e C6, mas a área ao redor dessa massa estava inflamada, procurei o neurocirurgião, o qual já encaminhou para a cirurgia, mas até agora o plano ainda não autorizou a realização da mesma. Minha reação é sempre de otimismo e positiva, mas confesso que essa burocracia do plano começou a me aflingir, pois a gente tem esse pensamento comum que quando se trata da possibilidade de ser câncer, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhores as chances de cura... tenho milhares de dúvidas sobre o tempo que leva entre o diagnóstico e o tratamento, sequelas, recuperação. Sei que cada caso se desenvolve de maneira única. Parabenizo a iniciativa e a contribuição de todos.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite amigos. Eu ja entrei muitas vezes nesse blog pra ler os depoimentos e tentar encontrar respostas para o tumor que atingiu minha mãe. Ha dois meses na tomografia foi encontrado uma massa no IV ventriculos, depois confirmado pela RM ser uma neoplasia. Ela fez a primeira cirurgia para a colocação da valvula para derivação intestinal (pra diminuir a hidrocefalia) e ha 11 dias fez a cirurgia pra retirada do tumor. Nao foi possível retirar todo o tumor por estar no tronco cerebral. Ela teve hemorragia. A valvula deslocou e voltou a fazer hidrocefalia. Teve que por u dreno e hj a valvula foi reposicionada. Hoje começou responder comandos verbais com muita dificuldade. Tipo piscar os olhos, tentar apertar a mao. O resultado da biopsia so sai daqui 3 dias. Gostaria de saber de vcs se é demorada mesmo a recuperação. Quantos dias ficaram no hospital. Algum familiar de vcs que teve tumor no IV ventriculo ficou com sequelas? Quais. Minha mãe tem 54 anos. Os sintomas começaram a 5 meses. Descobrimos o tumor 3 meses depois dos primeiros sintomas. Deus abencoe vcs e principalmente a autora desse blog. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lidionete. Eu fiz um blog pra contar sobre a doença da minha mãe. Estou colocando seu blog nos blogs recomendados.

      Se quiser fazer uma visita:

      https://cancercerebralpelosolhosdeumafilha.blogspot.com.br/

      Como esta seu filho?

      Excluir
  81. Oi..meu filho descobriu um ependimona grau 2 ha 5 anos atrás...fez remoção total do tumor seguido de radioterapia mto localizada somente na regiaozinha mesmo....hj 5 anos depois...eh totalmente curado e recebeu alta dos exames semestrais ontem...faremos apenas ressonancias de ano em ano agora...a oncologista dele me disse que ele ten apenas uma cicatriz na região . ..e disse que..qnto mais o tempo passa mais as chances de recidiva são baixas..o importante eh tentar fazrr o controle pós os 5 anos mesmo rigoroso...ela disse que os ependimomas tendem a voltar dentro dos 5 anos...caso nao ocorra, eh pq o paciente foi curado assim como meu filho graças a Jesus..duvidas me procurem no email shirllynha_marques@yahoo.com.br
    Ps; meu filho hj com 10 anos..faixa marron de tkdo....ganha medalhas como melhor aluno...efim...uma benção

    ResponderExcluir
  82. Olá boa noite meu filho tem 15anos e tem ependimoma já foi feita duas cirurgias o dele é na cabeça do lado esquerdo frontal e já fez radioterapia e agora começou a quimioterapia será que vamos ter resultados bons pq pela cirurgia doutor fala k tirou tudo mas ainda tem lesão alguém pode me explicar melhor

    ResponderExcluir
  83. Boa noite mimha filha foi diagnosticada com empedimoma cerebral gostaria de saber mais sobre o assunto

    ResponderExcluir
  84. Bom dia sou José messias descobri um empedimoma dê grau 2 feis cirurgia ďia 19 de abril dê 2018 no hospital das clínicas em Salvador na cervical fiz ressonância ó médico falou que foi retirado todo tomou tô bem graças á Deus só cinto dor nos braços

    ResponderExcluir
  85. Bom me chamo luana tenho 24 anos e fui diagnosticada com enpendimoma grau 2 isso em março de 2018.Porem esperei mais de 2 meses para remoção que foi realizada em 21/05/2018 demorou um pouco por conta do convênio.Enfim foi realizada a craniotomia porém devido a localização não foi feita a rececçao completa parte da lesão permaneceu.tive complicação pós cirúrgico,tive meningite bacteriana no qual tive q passar mais de 1 mes no hospital.Meu quadro evoluiu para hidrocefalia no qual dia 19/06/18 Foi colocado a válvula..Apos a alta passei mais de 1 mes vomitando sem parar foram feitos novos exames e não foi diagnosticado nada.entao o médico disse que poderia ser uma sequela da cirurgia pois até hj tenho náuseas e vômitos.. para complementar o tratamento fiz radiocirurgia no qual vai a radiação em cima do tumor.realizei uma nova RM para verificar o resultado da radiocirurgia e a lesão diminuiu ou seja ainda vou passar por uma nova avaliação para ver qual a melhor alternativa para eliminar por completo. Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  86. Olá Luana, poderia nos dizer o nome da cidade aonde mora, o nome do hospital onde operou? se preferir, use o meu email: maralber22@gmail.com
    Mande suas noticias aqui no Blog

    ResponderExcluir
  87. Olá marluci atualmente moro na cidade de Mauá-SP fiz a cirurgia no Hospital América em Mauá mesmo..

    ResponderExcluir
  88. Em 2016 minha filha com 7 anos foi diagnosticada com ependimoma grau II na lombar (cauda equina), foi operada e retirado todo tumor.Em 2017 teve recidica foi operada novamente e fez 25 sessões de radio. Atualmente esta em acompanhamento. Faço parte de um grupo de mães que estão na luta contra esse tumor. Nosso grupo no face se chama EPENDIMOMA, podem nos achar nesse endereço. https://www.facebook.com/groups/223855658492754/

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog