domingo, 1 de novembro de 2009

Meningioma

São tumores benignos freqüentes em adultos, perdendo apenas para os gliomas. Seu pico é em torno de 45 anos.
A célula de origem é o fibroblasto aracnóideo, uma célula pavimentosa, que recobre a superfície externa da aracnóide. São mais numerosas nas vilosidades aracnóideas ou granulações de Pacchioni (estruturas especializadas para a reabsorção do líquor). Fibroblastos aracnóideos normais podem formar grupamentos em arranjo concêntrico, lembrando um bulbo de cebola em corte transversal. O centro se calcifica, resultando um grânulo, o corpo psamomatoso (em grego, psamos significa areia). Estruturas semelhantes são muito comuns nos meningiomas.
A localização preferencial é na convexidade cerebral ao longo do seio sagital superior (maior concentração das granulações aracnóideas). Podem também ocorrer na base do crânio, na goteira dos nervos olfatórios, e na região da sela turca (meningioma do tubérculo da sela). A metade anterior da cavidade craniana é mais afetada. No canal espinal são intradurais e extramedulares, mais comuns na região torácica.
Macroscopicamente, meningiomas são bem delimitados, aderidos à dura-máter, esféricos ou achatados. Deslocam e comprimem o cérebro sem invadí-lo. Após remoção, deixam uma depressão na superfície cerebral. A superfície do tumor é lobulada, lembrando couve-flor. Não possuem cápsula. A consistência é friável, mas pode ser firme, ou pétrea, quando o tumor é calcificado. A superfície de corte é esbranquiçada e freqüentemente mostra pequenas calcificações melhor percebidas à raspagem com faca, pelo ruído característico (corpos psamomatosos). Não há necrose. Pequenos meningiomas não são raros como achados de necrópsia. Embora não infiltrem o cérebro, é comum que os meningiomas infiltrem a dura-máter e os seios venosos. Quando infiltram a calota craniana causam espessamento do osso (hiperostose). Isto não indica malignidade (uma exceção à regra básica da Patologia Geral), nem origina metástases. Um meningioma só é considerado maligno quando infiltra o tecido nervoso. São casos muito raros, designados meningossarcomas.
Microscopicamente, os meningiomas são constituídos por células uniformes, núcleo redondo ou alongado, cromatina frouxa, citoplasma róseo, abundante, de limites imprecisos. As células podem arranjar-se segundo vários padrões, nos quais é baseada a classificação dos meningiomas. Uma feição muito comum é a disposição concêntrica das células, em redemoinhos, lembrando bulbo de cebola. O centro destes agrupamentos calcifica-se, chamando-se corpo psamomatoso, análogo aos da aracnóide normal. Quando muito numerosos, denomina-se o tumor meningioma psamomatoso. Os corpos psamomatosos resultam da deposição de cálcio em células neoplásicas degeneradas (calcificação distrófica).
O quadro clínico é insidioso, devido ao crescimento lento do tumor. Meningiomas podem passar despercebidos por vários anos porque comprimem e deslocam o cérebro muito devagar. Não causam edema cerebral. Podem atingir volumes consideráveis, provocando pouco ou nenhum sintoma. A sintomatologia pode ser cefaléia, epilepsia e déficits focais como hemiparesias e hemianopsias. A anosmia (perda do olfato) pode ser o único sintoma no meningioma da goteira do olfatório.
O tratamento é cirúrgico, não se associando radioterapia. Geralmente os tumores são volumosos, o que aumenta o risco cirúrgico. Apesar disso, a maioria dos casos tem cura completa. Há recidiva em pequena percentagem, especialmente nos tumores de difícil acesso, como os da base do crânio, porque a remoção total não foi possível.
Localização dos meningiomas: 25% parasagital, 20% na convexidade, 15 a 20% na borda esfenoidal, 5 a 10% na goteira do olfatório, 5 a 10% paraselar, 10% na fossa posterior ao longo do clivus (próximo ao poro acústico), 2% em outras localizações, como intraventricular, região pineal e baínha do nervo óptico, e 1% extracraniano (nariz, seios da face).

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptneominis.html#meningioma

215 comentários:

  1. conheço uma pessoa q teve menigioma.fez a cirugia so que ficou sem o movimento de um perna porem gostaria de saber se pode voltar o vimento daperna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal minha esposa teve um meningioma descobrimos dia 14 de dezembro de 16 ela estava com 7meses de gravidez,ficamos loucos quando solbemos,o neurocirurgiao jundo com a obstetra decidirão leva a gravidez até próximo dos 9meses,ela já não via quase nada dentro de ksa o médico falou q o meningioma cresceu muito por causa dos ormonios dá gravidez ele era 14 de comprimento 9de largura e 3 de altura ela passou 26dias em coma,graças a Deus ela está em casa se recuperando vai fazer 3meses q ela teve o BB e dá cirurgia tbm o BB saiu de 8 meses,ela não está enxergando o nervo do lado direito está td comprometido já o do lado esquerdo não está eles diz q elatem uma xance de enxerga pelo esquerdo mais até agora nada

      Excluir
    2. Estimo melhoras para sua esposa, do fundo do meu coração. Perdi meu pai, vítima de uma luta contra um meningioma maligno.

      Excluir
    3. Boa noite meu nome é Cleomaria tfiz uma cirurgia de menigioma cerebral dia 12 de setembro mês passado já estou em casa mim recuperando estou bem sem sequelas

      Excluir
    4. Oi Cleomaria melhoras pra você .. Minha mãe TB fez uma cirurgia para retirada de um menigioma frontal, graças a deus esta se Recuperando muito bem e sem sequelas ... Você anda sentindo dores de cabeça frequentes ?

      Excluir
    5. Boa noite tb tive um meningioma na base do cranio passei pela cirurgia na Santa Casa de Porto Alegre tive sequela no olho esquerdo, so enchergo 15% mais ja faz 9 anos nao tive recidiva.Equipe de Neurocirurgia de Santa Casa recomendo pois dianteda gravidadedo meu caso eles conseguiram retirar td o tumor.

      Excluir
  2. gostava de saber se as cefaleias ou outro sintoma persiste apos a remocao do meningioma cerebral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma cirurgia para retirar o minigioma os sintomas ainda continua.

      Excluir
  3. Somente um médico especialista poderá responder a estas questões. Mas pelo que eu já presenciei, muitas pessoas que saem sequeladas da cirurgia, com o tempo recuperam-se e espero que isto ocorra também no caso de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Meu marido foi recém-operado de meningeoma cerebelar, para completar, teve hidroefalia. Ficou com o equilíbrio prejudicado. Gostaria de saber se isso pode passar com o tempo ou tem problema de ficar com isso de sequela.

    ResponderExcluir
  5. minha esposa tem o meningioma na bainha do nervo ótico diagonisticado a pouco mais de um ano e gostariamos de procurar mais opinioes a respeito favor alguem poderia informar clinas, hospitais especializados no assunto, somos de ribeirão preto e já passamos por varios especialistas nesta região

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Edson,

      Eu passei por uma cirurgia cerebral ha dois anos. Estava com meningioma no nervo optico,
      fiz a cirurgia e estou bem,sem sequelas.
      Fiz a cirurgia em Santos com um excelente
      médico. Dr. Marcos Magario ( Neurocenter)
      Santos - SP
      Meu nome é Rubens moro no Mato Grosso
      abraços e sucesso

      Excluir
    2. EDSON, SE VC AINDA Ñ CONSEGUIU UMA SOLUÇÃO, JA TENTOU VER A POSSIBILIDADE DE RADIOCIRURGIA FRACIONADA? VEJA DR HECTOR NAVARRO...SAO PAULO, TEL: 11 36617566

      Excluir
    3. eu descobri que tenho um meningioma á pouco mais de um ano.eu não tenho condições de fazer uma cirurgia particular porque é bem cara.30 mil fora o anestesista.e agora descobri um médico em arapongas que faz pelo sus,o nome dele é luiz Fernando.no hospital joao de Freitas em arapongas,

      Excluir
    4. Vc operou leonice? Eu operei em Abril de 2013. Graças à Deus estou bem.

      Excluir
    5. Muito bom ler o depoimento de vcs! Minha mãe descobriu a pouco um meningioma de 8 cm, isso mesmo, 8 cm. Enorme, que está comprimindo o quiasma óptico, mais acentuado a Esquerda. Descobrimos a perda da visão há um ano por um simples teste de Snellen (aquele do E, que tapa um olho e diz a direção da letra), fomos ao oftalmo, fizemos uma tomo do buraco macular, e não havia nada na estrutura ocular. Fomos atrás de um neuro, mas pelo SUS a fila de espera é longa, 1 ano se passou e nada. Eu corri atrás e consegui a consulta, fizemos a ressonância magnética, e lá estava o meningioma, ou melhor ainda está. Ela irá operar após o carnaval. O risco maior é por estar muito grande, estamos bem apreensivos. Mas com fé que dará tudo certo! Obrigada pessoal!

      Excluir
    6. Daiane santos vc conseguiu operar??? Como foi a cirurgia??? Correu tudo bem??? Meu marido descobriu um meningioma esta semana... Um caso muito semelhante ao seu... Estou também muito apreensiva.

      Excluir
    7. Desculpa foi sua mae que teve o meningioma... Quanto puder me conte um pouco mais sobre o caso dela... Abraços

      Excluir
    8. Ola Daiane
      Retirei no final de 2015 um meningioma gigante, com mais de 8cm e estou muito bem e sem sequelas.

      Excluir
  6. Anônimo ( marido recém operado)
    Espero que esteja tudo bem com seu marido!
    Quando meu filho foi operado, o tumor estava localizado no Bulbo e pedúnculos cerebelares e após a cirurgia também apresentou dificuldades de equilíbrio, mas com o tempo foi-se normalizando. O que demorou mais tempo para recuperar (quase 1 ano), foi o equilíbrio para subir ou descer escadas. Hoje graças a Deus está praticamente recuperado e as seqüelas são quase que imperceptíveis.
    Fiquem com Deus!
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Edson
    Eu não saberia te indicar clínicas especializadas para tratamento de adultos, mas creio que os Hospitais especializados em oncologia nos grandes centros são a melhor opção. Aqui em São Paulo há vários. Importante também procurar um profissional que seja neuro-oncologista ...
    Torço pra que tudo dê certo!
    abs

    ResponderExcluir
  8. MINHA ESPOSA TEM MENINGEOMA DA GOTEIRA ORFATORIA QUERIA SABER INFORMAÇAO SOBRE PROSSEDIMENTO CIRURGICO E QUAIS SAO OS RISCOS

    ResponderExcluir
  9. Há a possibilidade de um meningioma localizado próximo ao tronco cerebral desaparecer sem cirurgia. Segundo especialistas o melhor a ser feito , no caso de meu filho, na atualidade com cerca de 42 anos,é controle com tomografias realizadas no espaço de 4 meses mais ou menos.Alguém teria alguma informação mais animadora?

    ResponderExcluir
  10. O que tenho percebido é que os neurocirurgiões adotam a postura de “não mexer com quem está quieto”, pois dependendo da localização do tumor, os riscos de sequelas são muito grandes. Tratando-se de um tumor benigno e não havendo sintomas, eu acredito que a conduta expectante seja a melhor alternativa mesmo...

    ResponderExcluir
  11. MINHA SOGRA, fez a cirurgia de miningioma e gostaria de saber se ela voltará a enxergar.Pois ela ficou cega com o tumor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não! É o problema da minha mãe tbm, mas ela ainda não operou, ela perdeu a visão Esquerda, e a direita não está 100%. Sua sogra perdeu as duas vistas? Depois de quase 07 anos como ela está? Mande notícias, abraços!

      Excluir
  12. Olá!! Faz menos de 6 meses que fiz uma cirurgia p/ retirar um meningioma. Tive complicações no pós devido um edema e fiz mais 2 cirurgias. Como sempre vejo falar que meningiomas ocorem com mais frequencia em pessoas com amis de 40 anos, e eu tenho 25, gostaria de saber o pq disso ter ocorrido. Estou bem e sem sequelas. O tumor foi removido 100% e tive a confirmação de q era um meningioma benígno grau I. Estou ainda sem equilibrio e fazendo uso de fenitoína. Gostaria tbm de saber informações desse tipo de tumor. Estou fazendo tratamento psicológico e fui dignósticada de está com estresse pós traumático, pois sempre fui saudável e descobri por uma RM ao começar perder movimentos do lado direito. Por favor me esclareça pois tenho muito medo de o tumor voltar. Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  13. Amigos, dúvidas sobre seqüelas ou detalhes do tumor somente um médico especialista poderá dizer. Pelo que eu sei, o meningioma é um tumor benigno e inclusive conheço algumas pessoas que fizeram a cirurgia e atualmente estão bem. Com relação à questão de idade, ultimamente muitos jovens e crianças têm sido diagnosticados com tumores que anteriormente só manifestavam em adultos mais velhos. Conheço dezenas de casos e inclusive o meu filho é um desses. Segundo os médicos não há explicação, mas eu creio que tenha relação com vários fatores, incluindo falhas genéticas, contaminação do meio ambiente por metais pesados e radiação ionizante e também eletromagnética.
    Tudo de bom pra vcs!
    abs

    ResponderExcluir
  14. Meu namorado foi diagnosticado com Meningiomas da goteira olfatória e a médica neurologista o encaminhou para um neurocirurgião. Gostaria de saber se alguem poderia indicar um neurocirurgião ou um hospital referência em Belo Horizonte. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Autran disse......Fernanda aki em BH o hospital referência é o Madre Tereza, e o Hospital da Clínicas

    ResponderExcluir
  16. Autran, muito obrigado. Vou entrar em contato com esses hospitais para ver se consigo agendar um consulta.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu tive em Dezembro uma crise mto forte até se chegar ao diagnóstico de Hidrocefalia e tumor cerebral, com o uso de corticoides indicados pelos medicos neurocirurgiões, fiquei bem por dois meses, mas depois tive que passar pela primeira cirurgia, e com a possibilidade de se fazer readioterapia, mas como foi analizado e discutido por mtos oncologistas chegou-se a conclusão de que se é benigno, não havia necessidade disto,só realizar monitoramento por Ressonância, do que restou do tumor. Graças a Deus me sinto mto bem, levo uma vida normal, sem excessos claro, mas estou ótima! Nos primeiros 3 meses fiquei mto parada, sem resistência p/ anar mto, nem subir escada...ir ao supermercado...fiz fisioterapia motora e hidroginástica. Estou nova de novo, as vezes sinto dores de cabeça.mas tomo o remédio indicado e td passa. O mais importante é se manter firme cuidando da vida espiritual, sempre com muita fé em Deus!Só Deus é o Senhor!!!Só o Senhor é Deus!Benção

    ResponderExcluir
  18. ola,tenho um meningioma na bainha do nervo optico esquerdo ha quatro anos ,nao fiz nenhuma cirurgia ,mas tenho dores de cabeca frequentes.Poderia ser sintomas desse tumor?

    ResponderExcluir
  19. Olá Geruza
    Obrigada pelo seu testemunho de vitória. Que bom que vc recuperou-se totalmente.
    Que Deus continue te abençoando!
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Beatriz
    Dores de cabeça podem ter várias causas, nem sempre relacionadas a tumores cerebrais.
    No caso do meu filho, as crises de enxaqueca que ele tem ocasionalmente na parte frontal da cabeça não tem qualquer relação com o tumor...
    Mas a situação precisa ser investigada e se for apenas enxaqueca, recomendo um livro muito interessante sobre o assunto, cujo autor é um médico do Rio de Janeiro (Dr. Alexandre Feldman), com experiência de mais de 20 anos e dá dicas preciosas de como controlar e até mesmo acabar com as crises de enxaqueca. O nome do livro é: Enxaqueca - Só tem quem quer.
    Mas somente um médico poderá dizer se existe ou não relação no seu caso...
    abs

    ResponderExcluir
  21. Olá Pessoal! Eu fiz cirurgia doa 3/11/2010 para retirada de um meningioma, graças a Deus ocorreu tudo be, só apenas estou lenta em relação ao equilibrio mas dores e convulsões nunca mais tive, fiz No INC em Curitiba, neurocirgião Ricardo Ramina excelente profissional.

    ResponderExcluir
  22. Olá Daniele, que bom que correu tudo bem na sua cirurgia! Quanto ao equilíbrio, a recuperação é mais lenta mesmo...
    Já ouvi falar no INC de Curitiba e dizem que é muito bom, com excelentes neurocirurgiões.
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  23. hoje 07/01/2011,tinha 33 anos, fiz um cirurgia para retirada de um meningioma em 1993 fiquei sem falar por 4meses tive convulsão depois da cirurgia ,mas fiquei boa por uns deis anos só com depressão e muito lenta,apos fiz uma ressonância magnética e descobri outro temor menengioma perto do nervo ótico não quis operar mais ,mas fiz uma radicirirgia em 2005 ate hoje não cresceu mas estou sem olfato e muito depressiva, mas estou viva.será que tenho tendencia a ter mais tomores?

    ResponderExcluir
  24. O surgimento de um tumor é devido a fatores genéticos + ambientais. Mas há algumas doenças que deixam seus portadores mais vulneráveis, como é o caso da neurofibromatose, por exemplo, que aumenta as chances em até 4 vezes com relação à população em geral. Segundo li no livro de um médico especialista, isso ocorre porque nestas pessoas os genes “supressores tumorais” não funcionam direito, o que explica essa “facilidade” em desenvolver tumores.
    Mas não fica preocupada se você tem ou não alguma falha genética... Isso em nada vai ajudar! Pelo contrário, nossas emoções influem sobre a nossa saúde.
    Você já é uma vitoriosa!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  25. Olá a todos,
    Meu namorado operou no inicio de dezembro de um Meningeoma. A operação teve complicaçõe mas todo o tumor foi retirado.
    No pós-operatório ele perdeu a força dos movimentos do lado direito (chegando a ficar com a perna direita paralisada por aproximadamente 15 dias). Hoje ele se encontra bem melhor, já recuperou os movimentos e faz fisioterapia para recuperar a força. Somente sua visão não teve melhoras.
    Agora estamos preocupados pois o resultado da biopsia saiu e foi classificado como grau II. Alguem sabe se é necessário outro tipo de tratamento complementar a cirurgia (radioterapia ou quimioterapia) nestes casos?
    Um grande abraço a todos, e obrigada pelas respostas e apoio.

    ResponderExcluir
  26. Olá Fernanda, obrigada pelo seu depoimento.
    Que bom que seu namorado está melhorando e recuperando-se das sequelas pós cirúrgicas. Às vezes pode demorar algum tempo até a recuperação total... No caso do meu filho, por exemplo, demorou quase 1 ano para recuperar o equilíbrio e voltar a subir e descer escadas sem apóio.
    Quanto à sua pergunta, se há necessidade ou não de radio/ uimio para meningeoma grau II eu não saberia responder...Talvez alguém saiba e te responda...
    Fiquem com Deus!
    abs

    ResponderExcluir
  27. Olá Lindionete , tudo bem ?
    Conforme postei no dia 13/12 que eu fiz a retirada do Meningioma, quero te contar que estou 100%, a minha unica preocupação é a seguinte acabei engravidando estou de 4 semanas, será que terei problemas, sendo q tomei remedios só no mes da minha cirurgia em Novembro.Tenho um menino de 8anos e meio e este bebê que espero veio de surpresa, como uma benção divina! Só estou preocupada com esta possibilidade de haver problema por causa da medicação usada na cirurgia, se souber alguam coisa me responda por favor. Abraço Daniele

    ResponderExcluir
  28. Olá Daniela, que notícias maravilhosas!!
    Quanto à interferência de medicamentos, eu imagino que não seja motivo de preocupação, pois geralmente o que se usa é a anestesia e depois antibióticos e remédios para dor. Você deve tomar cuidado com tomografias, que são fontes de radiação e não é bom pra quem está grávida...
    Parabéns e que Deus te abençõe!
    bj

    ResponderExcluir
  29. Olá Lidionete, graças a Deus tirei minhas dúvidas, realmente os medicamentos utilizados não fazem mal a gestação, está indo tudo 100% estou de 10 semanas, correndo muito bem graças a Deus. Abraços Daniele

    ResponderExcluir
  30. Que bom Daniele! Fico feliz!
    E que continue correndo tudo bem!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Olá,eu fiz uma cirurgia dia 08-02-2010 para retirar tres tumores cerebrais,que juntos davam um tamanho similar a um abacate.Fui operada pelo Dr Roquete,hoje nao tenho mais nada nenhuma sequela,levo uma vida normal como se nada tivesse acontecido,ah nao ser pelo cabelo que tive que raspar tudo. Rs mas Deus foi presente em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  32. A minha mãe fez a cirurgia de meningeoma em fevereiro e graças a Deus está se recuperando bem, só o equilibrio que foi afetado mas ela vai começar a fisioterapia motora.Este blog é muito interressante por proporcionar a troca de informações e experiências. Que Deus abençoe todos os operados e familiares deste blog.

    ResponderExcluir
  33. Minha tia fez a cirurgia de meningioma no nervo óptico e ficou cega de um olho. Será que existe a possibilidade de voltar a enxergar??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela perdeu a após a cirurgia, ou já tinha perdido antes?

      Excluir
  34. Anônimo que fez cirurgia em 08/02/2010
    Obrigada pelo depoimento!
    Que Deus continue te abençoando!
    abs

    ResponderExcluir
  35. Elizabete
    Espero que sua mãe tenha melhorado... No caso do meu filho, apesar de não ser este tipo de tumor, o equilíbrio também foi afetado na cirurgia, mas com o tempo melhorou bastante...
    Deus continue abençoando vcs!
    abs

    ResponderExcluir
  36. Meningioma nervo óptico
    É uma questão que não dá pra responder... O que os médicos disseram?
    Deus abençoe sua tia!

    ResponderExcluir
  37. Meu depoimento não e tão feliz! Meu irmão descobriu um meningeoma com 37anos, operou, mas teve um edema no pôs cirúrgico . E infelizmente faleceu! Nossa família esta pela metade. Mas acreditem, tudo acontece no momento de Deus! Queria saber se preciso fazer exames? Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  38. olá muito boa tarde ,vim aqui parar também porque também eu tenho um meningioma na sela da visao optica.do qual ja me esta a levar também a cegar do olho esquerdo .gostava também de saber como e todo o processo de operaçao. desde ja o muito obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Olá meu nome é Cintia e descobri que tenho um meningioma em cima do nervo óptico fui operada rapidamente depois do diagnóstico op:14/07/2010 mas infelizmente não foi possível a retirada por completo por estar no seio cavernoso muito proximo a veias cerebrais, caso contrario eu poderia não estar mais aqui hoje. Depois disso fiz #0 sessões de radioterapia em Campinas mas... ainda ele está aqui e me dá muitas dores de cabeça enloquecedora.Será que isso ainda vai ter fim? Ou só no túmulo? Muito obrigado por ouvir meus desabafos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia! Como vc está? Gostaria de saber se as seções de radioterapia afetaram de alguma forma a sua visão.

      Excluir
  40. Cintia (retificando)fiz 30 sessões de radioterapia.

    ResponderExcluir
  41. Jefferson 30 anos

    descobri que tinha meningioma onde fui operado no mesmo dia pois estava vendo dois e com muita dor de cabeça,meu tumor tinha tamanho de uma laranja. e precisava ser retirado rapidamente pois tinha deslocado meu celebro e a presão celebral estava
    muito alta. não tive sequelas e estou me recuperando.

    ResponderExcluir
  42. ola jefferson

    meu pai esta com o meningeoma de 7 cm, ele não tem conbvenio dos melhores, onde vc fez a cirurgia? estou perdio , voce pode me orientar?

    abraços

    ederson

    ResponderExcluir
  43. Marcelo. Minha esposa decobriu q tinha meningeoma dentro de quarenta dis fizemos todas as consultas pre operatoria e os medicos sempre nos animava muito, mas ela nao reagiu bem a operação e faleceu apos dez dias depois da cirugia. Quando é q este tipo de cirucia tem esse risco todo de nao ser bem sucedida.

    ResponderExcluir
  44. Minha mãe descobriu um meningioma agora em Novembro/2011 e está internada para realizar a cirurgia. Estamos muito preocupados mas confiantes que vai dar tudo certo. É comum ficar com sequelas?

    ResponderExcluir
  45. Olá...Minha irmã descobriu um meningioma frontal direito com mais ou menos três centimetros, segundo a médica a cirurgia era simples e isso a tranquilizou, após a cirurgia ela não voltou do coma e ainda para piorar pegou uma infecção hospitalar e após trinta e cinco dias veio a óbito, por todas as coisas que li acho realmente que o melhor é acompanhar e não a cirurgia, ficamos muito revoltados com a situação pois a médica durante todo o tempo tentava nos dizer que estava tudo bem, quando na verdade não estava, achamos que houve erro médico durante a cirurgia, devido a vários comportamentos estranhos da médica, mas infelizmente não podemos provar, não nos conformamos com o fato dela não ter sido encaminhada para um centro de referencia em cancer pois ela foi operada na santa casa de itapeva interior de São Paulo, onde não há tantos recursos para esses casos, faço esse desabafo para que todas as pessoas com esse problema procurem todos os especialistas possíveis, para que não venham a passar pelo que estamos passando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um caso muito triste. Também tive meningioma, operado, que teve infecção hospitalar, no péssimo Hospital Santa Catarina-SP. Felizmente me recuperei, acredito que por Deus e graças a Equipe de Neurocirurgiões liderada pelo brilhante Dr. Feres Chaddad(e aqui não vai nenhuma propaganda, até por ser vedado). Espero que o Senhor lhe dê consolação por tudo. E que proteja a todos nós.

      Excluir
  46. Ola meu nome e Cristiane tenho 40 anos e fui diagnosticada com meningioma no tronco cerebral ano passado, no dia 10 de maio de 2011 fui operada, qdo o medico abriu minha cabeça nao tinha nada do q parecia na ressonancia pois parecia ter o tamanho de um limao, mas qdo abriu tinha o tamanho de uma laranja, nao foi tirado tudo pois a minha cirurgia demorou 14 horas e eu nao aguentaria mais tempo. fiquei com algumas sequelas do lado direito (meu ovido nao escuta mais, nao ando sem ajuda da bengala, paralisia no rosto, mao nao mexe direito) mas apesar de tudo estou viva. ainda falta fazer mta coisa radioterapia, cirurgia no olho. faço fisioterapia e fonoaudiologia toda semana e sei q tudo vai passar, fico as vezes deprimida pois nao consigo fazer as coisas e dependo dos outros, mas sei q e momentaneo. nao perca jamais a fé pois tudo gira em torno dela e so o tempo p dizer o q vai acontecer mas o melhor e o tempo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cristiane ñ perca a fé Ela move montanha imagine algumas sequelas que vc ficou que o SENHOR DEUS te abençoe e te guarde te fortaleça todos os dias nas suas lutas ñ desista eu tbm Cristiane fiz uma cirurgia fez agora dia 17/07/2013 1 ano que fiz uma cirurgia pra retirar um meningioma no cérebro do lado esquerdo atras foi com a graça de Deus foi tirado tudo 100% fiquei tbm com algumas sequelas igual a vc perdi a audição do lado esquerdo 100% fiquei vendo 2 visão do lado tbm esquerdo uma paralisia facial + fiquei fazendo fonoaudiologia fisioterapia ate hoje + tou bem voltou o meu rosto normal o olho tbm + a audição perdi mesmo ñ tem volta + menina a vida agente tem pra viver ai bola pra frente é assim que levo a vida agradecendo a DEUS pelo DOM DA VIDA Tenho 39 anos sou casada e tenho 1 casal de filhos de 22 anos e 20 anos esse é meu email janete-alessandra@ig.com.br vc quiser entrar em contato sera um grande prazer fica na paz 1 cheiro!!!

      Excluir
  47. Tem 68 anos. Após o banho da manhã, começou a ter perturbações visuais. A observação do oftalmologista, não encontrou alterações no fundo ocular mas sim limitação do campo visual à direita (para os dois olhos). Fez TC e RSM que mostraram MENINGIOMA no dorso esquerdo da sela túrcica com aproximadamente 1.5 cm de diâmetro transversal X 2.4 cm de diâmetro caudal que não condicionava compressão sobre as estruturas neurológicas adjacentes, encontrando-se adjacente a várias artérias. A RSM mostrou ainda sinais de de lesão isquémica recente no lobo occipital esquerdo.
    O Neurocirurgião é de opinião de ir acompanhando a evolução com RSM periódicas....Outros médicos encaminham para a cirurgia....Mas a pessoa tem receio das sequelas:
    Qual a vossa opinião? Que fazer?
    Que Deus vos abençoe a todos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Minha mãe fez a retirada de um meningioma frontal de três centímetros em 16 de fevereiro. Está em casa, mas ainda não tem forças nas pernas e está com o ouvido esquerdo inchado devido ao corte. Está com tontura e náuseas. será que deveria tomar antibiótico para o ouvido?

    ResponderExcluir
  49. Dr apos cirurgia para retirado de tumor cerebral houve necrose no couro cabeludo e foi preciso tirar parte da calota craniana sendo tudo fechado so por couro. Sera mesmo preciso colocar uma protese ou posso viver sem ela pois ja tenho 59 anos.Caso seja preciso onde posso fazer essa cirurgia pelo SUS aqui no RJ pois a outra foi feita em Palmas TO. Obrigado Tania

    ResponderExcluir
  50. Me chamo Romeo, 45 anos, moro em Jaraguá do Sul, SC, e após fazer uma ressonância em dezembro/2011, descobri um meningioma no lado esquerdo do cérebro, de grande tamanho (mais ou menus uma laranja). Fui submetido a cirurgia no dia 10.01.2012, e operado pelo neurocirurgião Dr. Cleber Roberto Paes, em Jaraguá do Sul mesmo. A biópsia identificou se tratar de meningioma atipico, Grau II, send que atualmente estou coletando informaçoes e consultando-me com o objetivo de saber se deverei sub meter-me a tratamento adjuvante de radioterapia. Estou sem sequela nenhuma. Pensamento sempre positivo e confiante. Abraços, Romeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU tAMBEM OPEREI E NÃO PRECISEI FAZER RADIOTERAPIA ...

      Excluir
  51. Muito obrigada a todos que utilizaram este espaço para relatar suas experiências.
    Será de grande valia àqueles que passam pelo mesmo problema.
    Que Deus abençoe a cada um!

    ResponderExcluir
  52. Minha prima fez uma cirurgia para retirada de um tumor no cerebro . Este estava entre nervos e veias na qual não retiraram todo o tumor , retiram 80% mas ela não voltou da cirurgia , esta em coma e hj já fazem 14 dias. Ela poderá voltar e quais as sequela que ela ficaria se voltasse?
    Muito obrigado. paz e bençãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que situação dramática sua prima passou... Espero que a situação tenha sido revertida. Assim que possível nos manda notícias.
      abs

      Excluir
  53. Olá, minha mãe descobriu um meningioma e ficamos todos preocupados, mas o médico disse que tinha que fazer cirurgia porque esse tumor cresce. Agora para o Hospital que ele foi encaminhada os médicos estão com medo de operar porque disse que esse tumor está localizado em um lugar difícil e com grande possibilidades de ficar com sequelas. È para ela aguardar mais uns seis meses fazer outra ressonância e observar se ele cresceu já vai para a cirurgia se ele não cresceu vai prolongar mais um pouco. Estou muito preocupada e ainda bem que encontrei esse lugar para compartilhar as minhas dúvidas.Temos que por Deus sempre em primeiro lugar e muito obrigada pois estou muito nervosa. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo, espero que sua mãe esteja bem!
      Dependendo da localização do tumor, alguns médicos preferem somente acompanhar por imagens e deixar a cirurgia para o caso de um eventual crescimento, pois há sempre o risco de sequelas.
      Que Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  54. Minha namorada foi diagnosticada com um meningioma frontal-esquerdo tem 15 dias, após ter passado mal e ter tido o lado esquerdo paralisado enquanto voltava do almoço.

    Foi internada e está no hospital aguardando o procedimento cirúrgico que deverá ser realizado na próxima semana.

    Pelo que vi é do tipo benigno mas está grande, do tamanho de um ovo segundo o médico e por isso será preciso a cirurgia para remoção total.

    Agora é esperar a cirurgia e torcer que dê tudo certo e a recuperação seja total.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  55. Amigos, retornando pra dizer que a cirurgia nela foi um sucesso e ela já está em casa se recuperando, sem sequelas :D

    A equipe médica do Hospital Metropolitano aqui em SP no bairro da Pompéia foi excepcional.

    Então pra quem tiver passando por isso, veja que a cura é muito alta!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexey, que bom que correu tudo bem na cirurgia da sua namorada.
      Obrigada por compartilhar conosco!
      Fiquem com Deus!
      abs

      Excluir
    2. Que bom Alexey, sorte p/ vc's saúde! Eu, provavelmente, opero no final de fevereiro. Se Deus quiser, ficarei bem!

      Excluir
    3. Oi Rê Azolini, espero que tenha dado tudo certo na sua cirurgia.
      Assim que possível manda notícias!
      abs

      Excluir
  56. bom dia,minha mãe foi diagnosticada com um tumor benigno do lado esquerdo do cerebro,ela fara uma cirurgia para retirada....alguem sabe me iformar algo sobre os riscos e possiveis sequelas...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As sequelas são um risco em qualquer cirurgia, mas atualmente há muitas técnicas e equipamentos modernos (como o neuronavegador, por exemplo)que diminuem estes riscos e as chances de sucesso são maiores.
      Que tudo corra bem na cirurgia da sua mãe!
      abs

      Excluir
    2. Obrigado por responder....ela fez a cirurgia e foi retirado todo o tumos....mais ainda nao acordou dos sedativos....hoje completou 8 dias e ainda esta em "coma induzido" gostaria de saber se demora mesmo tamto tempo pra pessoa acordar....obrigado

      Excluir
    3. O que os médicos dizem?
      Cada caso é diferente um do outro e depende muito da localização e eventuais intercorrências...
      Espero que logo ela "desperte" e se recupere o quanto antes.
      abs

      Excluir
    4. após a cirurgia ela teve uma convulsão, os médicos estão dizendo que o cérebro esta mais inchado do que eles esperavam e não sabem dizer se é devido a operação, a convulsão ou se teve alguma lesão no momento de retirar o tumor.
      Hoje já fazem 18 dias que ela operou, ela acordou tem 7 dias, esta sem movimento do lado direito e ainda respira com ajuda do oxigênio.
      Esta sendo bem complicado, pois não sei muito sobre as sequelas e não sei como posso ajuda-la.
      Ela esta no Hospital do Servidor Público, e cada dia falo com uma equipe médica, cada um dá um parecer, estou perdido e desesperado!!!
      Alguém sabe alguma coisa sobre as sequelas??

      Excluir
  57. Olá meu esposo após uma crise de dor de cabeça e vomito a jato foi diagnosticado um meningeoma região fronto temporal esquerda na RM está descrita como 5.9x5.8x4.1cm (LxAPxT) alguém já passou pela cirúrgia nesta localização?, teve sequelas ?esse tamanho é comparado ao tamanho de uma laranja? Estou muito nervosa, ele tem 33 anos e está internado no Hospital Salgado Filho no Méier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha Fé td vai dar certo, tenho 27 anos e no dia 25/07/12 fiz uma cirurgia para retirar um meningioma do lado direito e hj estou otima ja dirijo cuida das minha filhas tenho uma bebe de seis meses e uma de dois anos,creia Deus é maior do q td isso! gde abraço

      Excluir
    2. Conforme as dimensões que vc mencionou o tumor é grande, mas graças a Deus é um tumor benigno, operável, com chance de cura e isto é muito bom. Dará tudo certo, com a graça de Deus!
      abraço!

      Excluir
    3. Passei pela mesma cirurgia c o Dr Adelmo Ferreira (Londrina Pr)só q o tumor era do lado direito....correu tudo muito bem e sem sequelas !!! Fé e pensamento positivo e q Deus esteja a frente !!!

      Excluir
  58. Faz uma semana q fiz a extração de um meningioma frontal com mais ou menos 3 cm. Minha recuperação esta sendo boa e ainda n posso dizer se estou c seqüelas. Estou um pouco lenta ainda, mas n tive nenhum problema atípico. Fiquei apenas 4 dias no hospital, a equipe medica que me atendeu foi incrível e o hospital (Paulistano, na Bela Vista em SP) perfeito. Espero q todos possam ter esperanças e q eu em um mês esteja perfeita novamente. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kátia, por compartilhar conosco sua experiência.
      Ainda está super recente sua cirurgia, mas pelo que vc descreveu foi um sucesso!
      Que Deus continue te abençoando!
      abraço!

      Excluir
  59. Parabéns pelo Blog, Lidionete.

    Torço pela recuperação do seu filho e de todos aqueles que passaram ou estão passando por experiências semelhantes.

    Fui diagnosticado recentemente com um meningioma frontal por acaso.

    Ainda estou aguardando o laudo definitivo para marcar uma consulta com o neurocirurgião para livrar-me o mais rápido possível desse problema.

    Um forte abraço!

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, obrigada pelo comentário.
      Espero que esteja tudo bem e assim que possível nos manda notícias...
      abs

      Excluir
  60. Fiz uma cirurgia para retirada de um meningioma de 5,5 cm, fazem 18 dias, estou bem, sem sequelas, antes de me operar estava com o lado direito paralizado e falando muito pouco, mais Deus é fiel e da saída do centro cirurgico paraa uti, já consegui movimentar a mão e o pé, consegui andar e estou sem sequelas para a glória de Deus. Dalvaneide Natal/RN. Deus usou poderosamente a equipe de neurocirugiões de Hospital do Coração aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Dalvaneide, impressionante o seu depoimento!
      Que Deus continue te abençoando!
      abs

      Excluir
  61. Estou com um meningioma de 2 cms ,os medicos estão acompanhando e sinto muita tontura ,ansia d vomito .e muita dor de cabeça
    o que sera que poço fazer ? ñ tenho convenio sou atendida pelo sus
    e os medicos falam que tenho q esperar q é melhor ñ mexer porinquanto será verdade ?? ou eles fazem a cirurgia nos mais graves ?
    estou em tratamento na Unesp de Botucatu
    Drº Marcos Zanini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da localização e do tipo de tumor, alguns médicos acham melhor observar com imagens de RM periódicas e somente tomar medidas em caso de evolução ou progressão. Muitas vezes uma cirurgia deixa sequelas e se o tumor está quieto, às vezes é melhor não mexer.
      Mas sugiro que busque uma segunda opinião...
      abs

      Excluir
  62. Ola...fui diagnosticada de Meningioma em 12/12/12...fiquei desespeerada,mas sempre confiante pq meu medico sempre me deu esperanca...ele. era mais ou menos do tamamho de um limao...fiz td rapido e entrei na sala de cirurgja no dia 21/01/13...mimha cirurgia durou 6 horas e o tumor era muito maoir do q ele pensava,mas foi um SUCESSO...ele retirou 100%...a recuperacao e bem dificil...bem dolorida...ja vai fazer um mes sinto ainda muita dor,nao me equilibro bem e fiquei c a vista ben embassada... mas creio que td passara...devemos ter confianca sempre!

    Thais Gouveia
    Sao Goncalo/ RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, obrigada pelo seu depoimento.
      Que bom que correu tudo bem na sua cirurgia e o tumor pode ser 100% removido!
      As sequelas com o tempo vão melhorando... Meu filho quando operou ficou com sequelas no equilíbrio e tbém na força muscular. A fisioterapia ajudou muito.
      grande abraço!

      Excluir
    2. Olá .estou com um meningioma que cresceu de 3,0 para 3,8 cm em 4 meses,Está localizado junto ao tronco cerebral,na ocipital anterior.Sinto fraqueza,tontura e visão turva.O neurocirurgião indica cirurgião,porém,,já avisou que não tem como retirar 100%.Estou triste,já perdi trabalho,preocupo minha família e não sei como contar ao meu filho.Ore por mim.

      Excluir
    3. Olá, imagino que já tenha operado e espero que esteja tudo bem!
      O tumor do meu filho não é meningioma, mas a localização é a mesma do seu caso... Ele operou, mas tbém não foi possível a remoção total, por causa das possíveis sequelas graves. Graças a Deus a parte que ficou não voltou a crescer. Já faz 5 anos e 2 meses...
      Claro que não é fácil passar por tudo isto, mas Deus jamais nos desampara e está sempre presente nos momentos que mais precisamos.
      Muita força!
      abraço

      Excluir
    4. SuA visão voltou ao normal?

      Excluir
  63. Eu Rita, fiz uma cirurgia no Hospital Paulistano conheci 3 cirurgiães que estava acompanhando meu caso, lembro um dos nomes Dr Sergio Guerreiro, e o que esta me acompanhando até hoje o Dr Eduardo Bertoline que conheci após a cirurgia.
    Passei por alguns meses com dor na cabeça, achando que era nervoso, cansaço..até que um dia comecei a sentir tonturas e aparecer algumas coisas em minha visão.
    Deus já estava me carregando no colo fazia tempo, passei num Neuro onde o mesmo me indicou fazer uma tomografia, fui fazer no dia 22/09/12, lá mesmo já fiquei, entraram em contato com o médico que indicou a tomografia onde o mesmo fez contato comigo pra procurar um neurocirurgião urgente.
    Ate que fui internada na UTI no hospital da Luz, mas não estava sentindo nada, em todo momento eu entreguei minha vida ao senhor, os médicos admiraram da situação da tomografia e eu estava normal, até que me levaram pra semi UTI e de lá fui para o quarto, onde passei o tempo todo com tranqüilidade e orando ao Senhor, recebi vários amigos, família, mas DEUS estava comigo todo tempo confortando meu coração e foi onde entrei com minha Fé e deixei ele cuidar.
    Dia 03/10/12...fui transferida para o Hospital Paulistano onde estava sendo preparada para a cirurgia no dia seguinte, antes da cirurgia a joelhei e conversei com o Senhor que seja feita a vontade dele, os médicos me disseram o risco que poderia ter, mas DEUS é maior.
    Dia 04/10/12... antes de eu adentrar a sala de cirurgia estava no quarto deitada onde comecei a sentir DEUS me operando sentir mexer dentro da minha cabeça até comentei com minha mãe esposo e tia que estava comigo, logo após vieram me buscar onde fui louvando ao Senhor ‘’ Quão grande é meu DEUS’’.
    Quando aplicaram um medicamento antes da cirurgia e perdi o ar e não vi mais nada, apenas pensei, senhor estou em suas mãos.
    Quando percebi que já estava tudo voltando normal já indo pra UTI , eu ouvi uma voz me dizendo FILHA DA MESMA FORMA QUE VOCÊ FOI , VOCÊ VOLTOU ESTA PERFEITA, abrir meus olhos e senti meus pés minhas mão mas não podia falar porque estava intubada, isso era logo após a cirurgia, minha mãe adentrou no quarto e meus esposo e tia não conseguia avisar que estava bem apenas fiz um sinal que combinei, assim que eles saíram do quarto eles tiraram o tubo, onde eu disse Tão grande é meu Deus e assim só foi alegria como DEUS é maravilhoso.
    Os médicos conversando com meu esposo e com a Tia dizendo que não era pra eles se assustar que provavelmente estaria paralizada do lado esquerdo, mas o Médico dos Médicos soprou no meu ouvido tendo a certeza que tudo estava bem...gloria a DEUS...Sou um milagre do Senhor.
    Então digo a todos vocês que vão passar por essa cirurgia ou outras o segredo é confia no Senhor por que ele tudo fará.
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
    Hebreus 11:1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, impressionante o seu depoimento!
      Deus realmente é maravilhoso e cuida de nós em qualquer circunstância, por mais complicada que seja!
      Que Ele continue te abençoando!
      abraço

      Excluir
    2. Que testemunho maravilhoso, chorei em ler. Creio que Deus também me dará vitória.

      Excluir
  64. Eu Rita, fiz uma cirurgia no Hospital Paulistano operei de um manigioma frontal do lado direito, foi removido tudo, conheci 3 cirurgiães que estava acompanhando meu caso, lembro um dos nomes Dr Sergio Guerreiro, e o que esta me acompanhando até hoje o Dr Eduardo Bertoline
    Passei por alguns meses com dor na cabeça, achando que era nervoso, cansaço..até que um dia comecei a sentir tonturas e aparecer algumas coisas em minha visão.
    Deus já estava me carregando no colo fazia tempo, passei num Neuro onde o mesmo me indicou fazer uma tomografia, fui fazer no dia 22/09/12, lá mesmo já fiquei, entraram em contato com o médico que indicou a tomografia onde o mesmo fez contato comigo pra procurar um neurocirurgião urgente.
    Ate que fui internada na UTI no hospital da Luz, mas não estava sentindo nada, em todo momento eu entreguei minha vida ao senhor, os médicos admiraram da situação da tomografia e eu estava normal, até que me levaram pra semi UTI e de lá fui para o quarto, onde passei o tempo todo com tranqüilidade e orando ao Senhor, recebi vários amigos, família, mas DEUS estava comigo todo tempo confortando meu coração e foi onde entrei com minha Fé e deixei ele cuidar.
    Dia 03/10/12...fui transferida para o Hospital Paulistano onde estava sendo preparada para a cirurgia no dia seguinte, antes da cirurgia a joelhei e conversei com o Senhor que seja feita a vontade dele, os médicos me disseram o risco que poderia ter, mas DEUS é maior.
    Dia 04/10/12... antes de eu adentrar a sala de cirurgia estava no quarto deitada onde comecei a sentir DEUS me operando sentir mexer dentro da minha cabeça até comentei com minha mãe esposo e tia que estava comigo, logo após vieram me buscar onde fui louvando ao Senhor ‘’ Quão grande é meu DEUS’’.
    Quando aplicaram um medicamento antes da cirurgia e perdi o ar e não vi mais nada, apenas pensei, senhor estou em suas mãos.
    Quando percebi que já estava tudo voltando normal já indo pra UTI , eu ouvi uma voz me dizendo FILHA DA MESMA FORMA QUE VOCÊ FOI , VOCÊ VOLTOU ESTA PERFEITA, abrir meus olhos e senti meus pés minhas mão mas não podia falar porque estava intubada, isso era logo após a cirurgia, minha mãe adentrou no quarto e meus esposo e tia não conseguia avisar que estava bem apenas fiz um sinal que combinei, assim que eles saíram do quarto eles tiraram o tubo, onde eu disse Tão grande é meu Deus e assim só foi alegria como DEUS é maravilhoso.
    Os médicos conversando com meu esposo e com a Tia dizendo que não era pra eles se assustar que provavelmente estaria paralizada do lado esquerdo, mas o Médico dos Médicos soprou no meu ouvido tendo a certeza que tudo estava bem...gloria a DEUS...Sou um milagre do Senhor.
    Então digo a todos vocês que vão passar por essa cirurgia ou outras o segredo é confia no Senhor por que ele tudo fará.

    ResponderExcluir
  65. Ola, fiz uma ressonancia em 2011 a meu pedido porque sentia um desiquilibrio visto que tinha passado no neurocirurgião porque tenho desgaste na cervical e aproveitei e eu mesma pedi uma tomografia da cabeça, ai eu descobri que tenho um menigioma. No exame esta escrito : Lesão expansiva frontal extra-axial frontal parassagital esquerda. A possibilidade de menigioma. A lesão está medindo 1,9x1,7x1,1 cm. Esse exame foi feito recentemente dia 06/04/2013.Vou levar o resultado dia 21/05, estou muito preocupada, sei que toda cirurgia tem riscos. Mas gostaria de perguntar se alguém já fez essa cirurgia e não paralizou o lado direito, porque todos os comentários que eu li aqui todos ficaram com alguma seguelas.Ah esqueci de dizer não sinto nada , nem dor de cabeça e nem tontura, so os olhos embaçados, mas o neuro me disse que isso não tem nada a ver. Será que é so para me tranquilizar? Se ele marcar a cirurgia vai ser na Beneficiência Portuguea em São Paulo com o Dr Antonio Carlos Montanarro. Alguém já ouviu falar dele? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, assusta muito descobrir que há um tumor numa das partes mais fundamentais do nosso corpo... Mas dos males o menor, pois o meningioma é um tumor benigno e com grande chance de cura cirúrgica. Claro que a cirurgia é sempre um risco, e é importantíssimo escolher um neurocirurgião bem experiente. O Hospital Beneficência Portuguesa é referência nessa parte e com certeza os médicos que operam lá são muito bons. Inclusive tenho uma amiga pessoal que está internada lá e deverá ser operada hoje ou amanhã de uma metástase na parte frontal esquerda...
      Fico aqui na torcida pra que tudo corra bem!
      abraço

      Excluir
  66. Esqueci de dizer minha idade, tenho 46 anos

    ResponderExcluir
  67. oi, fiz uma cirurgia de retirada de meningioma selar no seio cavernoso de 2x2 cm. estava comprimindo o nervo optico esquerdo. operei no hospital samariano com neurocirugiao dr wen hung tzu, excelente profissional, curada, sem sequelas. esse hospital de microscópio para neurocirugias, o que facilitou remoção total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha que correu tudo bem!!
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Grande abraço!

      Excluir
  68. Olá, meu nome é Sandra e tenho uma filha com 31 anos que, vinha perdendo qualidade de visão a 4 anos e só foi diagnosticada no mês passado de meningioma na bainha do nervo óptico. Passamos por vários profissionais e por fim 2 cirugiões. Um recomendou tratamento por radioterapia estereotaxica fracionada, disse que havia até a possibilidade de melhora na visão, o outro foi desanimados, nos disse que o caminho levaria à cegueira e a radioterapia só retardaria um pouco a evolução, mas que poderia piorar a visão, tornar-se maligno ou mesmo aparecer outros tumores devido a radioterapia.
    Agora lendo um destes Post, 14/05/10 em resposta ao Edson, que Rubens havia realizado cirurgia na NEUROCENTER em Santos e a Suely falou sobre Radiocirurgia.
    Solicito a gentileza de informações a respeito, pois os dois profissionais afirmaram que a retirada de meningiomas no nervo óptico levaria fatalmente a cegueira durante a cirurgia e que a cirurgia somente recomendada após a cegueira para eliminar a proptose.
    Aguardo informações, grata pelos depoimentos, é sempre muito útil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, espero que alguém responda sua dúvida.
      Imagino o seu dilema diante de 2 opiniões médicas conflitantes. Realmente a radioterapia pode causar efeitos adversos, principalmente a londo prazo, e isso já é comprovado.
      Que Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  69. Boa noite!
    Minha sogra fez a cirurgia do meningioma a mais ou menos sete meses ela teve algumas complicações após a cirurgia, mas conseguiu vencer...já voltou a falar, com um pouco de dificuldade...esta fazendo a fono e voltou a se movimentar com a ajuda da fisioterapia... nos primeiros meses estava bem até que teve sua primeira convulsão, levamos ao médico e ele disse ser normal....mas de um tempo para cá começou a ter convulsão em um intervalo de tempo cada vez menor, gostaria de saber se alguém sabe dizer se é realmente normal essas convulsões....pois não temos condições de pagar um médico particular, e o médico do hospital publico não nos da muita informação, e as consultas são agendadas a cada 3 meses e ele não solicita nenhum exame...estou muito preocupada. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tata Romão
      Convulsões sucessivas não é normal e sugiro que vcs procurem um médico o mais rápido possível. Na maioria das vezes elas podem ser controladas com anticonvulsivantes. E como assim o médico não pede exames? Quem já teve um tumor cerebral precisa realizar exames periódicos de RM... É um direito da sua sogra e caso não consigam, procurem a ouvidoria do Hospital ou até mesmo a secretaria da saúde na sua cidade.
      Fiquem com Deus!
      abs

      Excluir
  70. Meu nome é Rita se alguém leu meu depoimento acima, Digo a vocês o Segredo de tudo isso é confiar no Senhor, por que o senhor é a força da nossa vida...
    Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
    Isaías 53:4-5...Creia só DEUS pode nos Curar ele conduz a mãos do médicos e envia os anjos...

    ResponderExcluir
  71. Olá! Meu pai está internado no hospital de Base de Brasília há 17 dias aguardando para retirar um meningioma localizado no centro da cabeça. O depoimento da Rita me tocou bastante e temos entregado esta situação dia e noite nas mãos de Deus para que ele opere o milagre na vida do meu pai. Jesus, eu confio em Vós! Espero em breve trazer boas notícias sobre a saúde do meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, espero que seu pai esteja bem e a situação já tenha sido resolvida.
      Tudo está nas mãos de Deus e a fé neste Deus maravilhoso é nosso suporte e amparo nos momentos que mais precisamos.
      Grande braço!

      Excluir
    2. Rita
      Luana entrega na mãos de DEUS e deixa ele cuidar, apenas agradece...
      DEUS esta com vocês...
      Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
      Hebreus 11:1

      Excluir
  72. Luana é só crer e confiar em DEUS.

    ResponderExcluir
  73. Oi deu meu depoimento...Thais de São Gonçalo...agora depois de quasd 5 meses sinto tudo denovo...muitas dores de cabeça...alguém sabe dizer se ele volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, espero que esteja melhor! Risco de voltar tem sim, por isto que é necessário fazer as ressonâncias magnéticas periódicas, pra detectar ainda no início. Mas estes sintomas podem ser outra coisa, e somente um médico é capaz avaliar.
      abs

      Excluir
    2. Oi Thais tudo na paz olha querida tbm fiz uma cirurgia fez agora no dia 17/07/2013 1 ano tou bem na graça de DEUS ohh deixa eu te dizer essas dores de cabeça o meu medico de Salvador-BA disse que é normal pq no meu caso foi no cerebelo lado esquerdo tirou bastante o tumor foi de 5cm grande e foi tirado tudo ai o medico e amigo meu enfermeiro chefe tinha mim dito que eu poderia senti tontura,dores de cabeça,náseas e foi mesmo menina senti muitoo horrível eles falaram que era pq tirou uma parte grande e ai o cérebro estava se movimentando se organizando no seu proprio lugar melhor dizendo + passou espero que vc esteja bem e ñ se preocupa menina se volta ou ñ vive o hoje pq o amanha a DEUS pertence disseram que tem sim a possibilidade de voltar por isso mesmo que tem que ta sempre acompanhando com exames específicos 1 cheiro se cuida

      Excluir
    3. ola gente meu nome e janete tb querida descobri um meningioma tb a um ano e fico sem saber o que fazer meu medico disse pra não me preocupar...como não vou?kkk tenho muitas dores na visão do lado do meningioma mas pelo que vejo aqui não tem nada a ve com o problema tenho medo da cirurgia e não tenho condições de pagar tb se alguém tem alguma informação me ajudem ai gente fiquem com deus

      Excluir
  74. Ola, meu nome é célia, fiz uma cirurgia em 05.08, foi tirado todo o tumor de 3,5 cm, correu tudo bem, não tive dor, tive alta ontem, estava colado na veia principal, o seio sagital, mas o médico foi muito hábil. Se alguém quiser mais informações, entre em contato celiamogi@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Célia muitoo recente sua cirurgia que bom saber que vc ta bem DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE força 1 cheiro

      Excluir
  75. Fiz uma cirurgia fez agora dia 17/07/2013 1 ano pra retirar um meningioma no cérebro do lado esquerdo atras foi com a graça de Deus foi tirado tudo 100% fiquei tbm com algumas sequelas igual a algumas pessoas aki perdi a audição do lado esquerdo 100% fiquei vendo 2 visão do lado tbm esquerdo uma paralisia facial + fiquei fazendo fonoaudiologia fisioterapia ate hoje + tou bem voltou o meu rosto normal o olho tbm + a audição perdi mesmo ñ tem volta + a vida agente tem pra viver ai bola pra frente é assim que levo a vida agradecendo a DEUS pelo DOM DA VIDA Tenho 39 anos sou casada e tenho 1 casal de filhos de 22 anos e 20 anos e o apoio da família é fundamental ja fui fazer uma revisão com 6 meses tudo beleza fiz ressonância e agora com 1 ano tou esperando o plano liberar pra fazer outra ressonância e fazer uma visitinha ao medico ele disse que tenho que fazer a cada 1 ano durante 10 anos + estamos ai fiquem na paz todos 1 cheiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janete, obrigada por compartilhar a sua experiência conosco.
      Atitude positiva mesmo diante de situações difíceis é muito importante e que bom que vc superou os desafios e segue em frente da melhor forma possível.
      Que Deus continue te abençoando muito!
      abraço!

      Excluir
  76. Olá, tenho 34 anos e a dois dias descobri um Meningioma na parte frontal. Pelo que o médico disse tem o tamanho de um limão e que preciso operar. Estou com medo da cirurgia, e principalmente das sequelas. Alguém tem algum médico para indicar em Uberlandia-MG, pois no meu convenio só tem 1 neurocirurgião. Deveria procurar o Hospital do Cancer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é procurar um médico bastante experiente, independente se seja do convênio ou do SUS... Na maioria dos casos que acompanho, as neurocirurgias não são feitas em Hospitais do Câncer.
      Não conheço médico em Uberlândia, mas quem sabe alguém posta aqui uma indicação.
      Que Deus te ajude nesta decisão!
      abs

      Excluir
  77. Ola
    Em 10/09/2013 operei de um meningioma frontal direito, em uma semana estava em casa, sem seqüelas e estou ótima, me sentindo bem, sem dor, nem convulsão, só tenho que agradecer á Deus, ao medico Dr. César Bertonha de Campinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência.
      Que Deus continue te abençoando muito!

      Excluir
  78. Meu nome é Rosana em dezembro 2012 descobri q tinha um meningeoma do lado esquerdo afetando a minha visão esquerda, sentia mt dor de cabeça e perda da visão, meu meningeoma era em placa e estava em um lugar de difícil acesso, então retirei somente uma parte , mas graças a Deus estou sem sequelas, a única foi a perda da visão esquerda, mas só agradeço a Deus e ao Dr. Alfredo Jorge neurocirurgião abençoado por Deus. Meu medo é q volte a crescer este tumor, pois agora estou c dores de cabeça novamente e com mt ânsia de vomito. Por favor se alguém souber me responda se esses sintomas podem ser de q o tumor esta crescendo novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, você tem feito o acompanhamento médico e as ressonâncias magnéticas de controle?
      Na maioria das vezes os sintomas que vc relatou não tem a ver com crescimento do tumor, mas é importante investigar, pra tirar as dúvidas e ficar tranquila.
      Fica com Deus!
      abs

      Excluir
  79. Meu pai 69 anos foi diagnosticado com tumor cerebral, fez tomografia e RM, está internado no Hospital da Luz. Amanhã será transferido para o Hospital Paulistano para fazer a biopsia estereotáxica, pois disseram que o tumor é inoperável pois encontra-se numa área perigosa. Está classificado como Grau IV. Deus é misericordioso e fará o melhor para o meu pai, tenho fé nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de tumor? Existem mais de 50 tipos de tumores cerebrais. Dente eles, o meningioma é um dos de melhor prognóstico. Mas vc menciona tratar-se de grau IV... Tem um outro tumor considerado extremamente agressivo que se chama Glioblastoma Multiforme de grau IV...
      Faço votos que seu pai esteja bem!

      Excluir
  80. Oi, sou Denise tenho 30 anos e descobri recentemente por tomografia que tenho uma "lesão expansiva extra axial em região frontal esquerda", meningioma. O que isso significa????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, o termo "lesão expansiva" remete a tumor... Meningioma é um tumor benigno, geralmente tratado com cirurgia.
      Tudo de bom pra vc, assim que possível manda notícias.

      Excluir
  81. meu marido fez, a cirurgia de um meningioma, 3 de abril de 2013, infelizmente ficou totalmente paralisado no primeiro momento, mas passado alguns meses ele recuperou parte dos movimentos, mas não tem ainda uma coordenação segura, a perna esquerda continua dormente, ele não consegue ainda movimentos concretos, não anda. sera que ele vai voltar ater uma vida normal como andar por exemplo?

    ResponderExcluir
  82. meu nome é Vera, meu marido fez a cirurgia no hospital do mandaqui, a principio a medica dizia que era uma cirurgia relativamente simples, que era o mais tardar 24 horas de UTI em 5 dias meu marido ia estar em casa ,, mas aconteceu o contrario, meu marido ficou 48 dias dentro do mandaqui, e eu ao seu lado, pois o meu marido ficou totalmente paralizado, dependendo de me para tudo, depoi de 48 dias ele teve alta foi para casa, já faz um ano e 1 mes e o meu marido ainda continua sem os movimentos concretos, e sua perna esquerda continua paralisada.? meu marido ainda vai andar naturalmente? e norma acontecer isto com quem faz a cirurgia de meningioma?

    ResponderExcluir
  83. Boa Noite, fiz uma tomografia recentemente para verificar se estava com problemas na hipófise, que por sinal está ótima, porém apareceram no exame um granuloma calcificado no lado esquerdo e uma lesão extra axial dural calcificada no lobo frontal direito compatível com um meningioma medindo 5x5cm. Estou um pouco apreensiva, pois a consulta com o neurologista é só no fim do mês. Li bastante a respeito e gostaria de saber quantos de vocês fizeram a cirurgia pelo SUS, e se foi particular qual o valor aproximado de uma cirurgia dessa? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  84. Realizei uma ressonância e o diagnostico foi IMAGEM SUGERINDO PEQUENO MENINGIOMA MEDINDO 25x15x9 mm NO PONTO CERBELAR/PETROSO A DIREITA. o quer dizer isso?

    ResponderExcluir
  85. Ola, minha sogra tem 77 anis e descobriu um meningioma ha 5 anos , que nao cresceu, mas agora ela resolveu fazer a cirurgia. Estamos muito preocupados pela idade pq ela tb rem pressao alta e esta vem acima do peso. Achamos q ela nao deve operar pois nao sente nenhum sintoma e ele nao cresceu nada... Mas ele quer fazer a cirurgia...oque fazer???

    ResponderExcluir
  86. Deus e maravilhoso creia

    ResponderExcluir
  87. Meu irmão retirou um meningioma de 5,5x4,5x4,7 cm dia 09/01/2015. Ele passou muito tempo com cefaléia e mudanças de comportamento, pois seu tumor era frontal. Quando teve crise convulsiva, procuramos um neurologista e foi feito o diagnóstico em Araguaína-TO (onde moramos). Optamos por fazer o tratamento dele em Teresina-PI. Já internado para a cirurgia, e mesmo tomando medicação, ele teve outra convulsão e foi para o oxigênio pois o tumor estava muito grande e comprimindo demais o cérebro. O tumor foi retirado por completo, sua cirurgia durou 7 horas e foi um sucesso, passou 2 dias na UTI mas estava evoluindo bem. Após 1 semana, no dia da sua ida para casa, teve complicações e teve que ser internado novamente. Com mais uma semana e meia foi para casa. O resultado da biópsia chegou e foi classificado como meningioma atípico grau II. Ele fará um exame Imunohistoquímico para determinar bem a radioterapia que ele terá que ser submetido pois o tumor pode recidir. Por fim, no dia de sua consulta, por abaixar a cabeça , ele teve um derramamento de líquor pelo nariz. Agora ta usando medicação forte para diminuir a pressão intracraniana e fechar essa fenda por onde o líquor está vazando. Pelo remédio ser muito forte, ele passa o dia inteiro dormindo.
    Estamos agora na espera da radioterapia e da melhora da fenda.
    OREM PELO MEU IRMÃO ele só tem 26 anos e é cheio de vida!!!!
    E a todos que enfrentarem esse problema, tenham muita força em nosso Deus pois ele é capaz de nos dar a força para suportar tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como esta o seu irmão atualmente? Espero que bem!
      Saúde e paz para sua família! Fique com Deus!

      Excluir
  88. Tenho um amigo com meningioma. Ele descobriu a um ano e já fez uma cirurgia, não sei explicar muito bem, ele me disse que o dele já está no grau 4 e que os médicos estão dando a ele seis meses de vida saudável e depois cairá numa cama. Porém as secretarias que trabalham com ele estão esperançosas, mas acreditam que os médicos acham que ele pode morrer a qualquer momento. Gostaria de saber sobre o assunto quando rla está no grau 4, se as chances dele morrer são grandes mesmo. Ele vai fazer uma nova cirurgia daqui 6 meses para a retirada do tumor. É mais ou mesmo isso que sei, se puder me ajudar desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  89. Ola , meu pai esta com dois tumores de 3 cm frontal e varios pequenos , nao sei se e meningioma so que tem bastante tempo que ele tem isso porque tremia as maos e algum medico lhe disse que era Parkison , entao ele veio esses anos todos acreditando nisso , agora ele vai ter que operar e retirar os dois maiores , e os pequenos com radioterapia pu quimioterapia nao sei , mais nos a familia temos fe que Deus e grande e misericordioso e que vai sempre estar ao lado dele na sua operaçao e recuperaçao. Um abraço para todos e que Deus esteja com todos

    ResponderExcluir
  90. Olá pessoal ,meu irmão de 1 mês pra cá começou as mudanças na fala, dificuldade pra comer e também andar ele tem apenas 13 anos,levamos ele ao médico e eles fizeram uma tomografia de contraste na cabeça, onde a neuro falou que pode ser um meningioma pois tem uma parte do cérebro dele que está maior e outro neuro já deu a certeza dizendo que ele está com um meningioma ele amanhã faz 7 dias que está internado,o meningioma está bem pequeno, o médico já disse até onde vai fazer a cirurgia para minha mãe, e para ter a certeza os encaminharam hoje pra fazer a ressonância e ter definido o diagnostico se ''positivo'' ele será encaminhado ao hospital do cérebro.Eu e minha mãe estamos muito preocupada mas temos FÉ EM DEUS QUE VAI DÁ TUDO CERTO, POIS NADA PARA DEUS É IMPOSSÍVEL e vendo os depoimentos 85% deles obtiveram um final feliz,assim espero com meu irmão,pois ele é tudo pra mim.Espero que após a cirurgia ele recupere seus movimentos e sua fala pois o dele está no local onde está comprometendo os movimentos OCULAR, VERBAL E MOTOR. MAS EU TENHO FÉ QUE ELE JÁ FOI CURADO, VENHO AQUI APÓS DA O DEPOIMENTO PRA VCS, FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
  91. Olá pessoal ,meu irmão de 1 mês pra cá começou as mudanças na fala, dificuldade pra comer e também andar ele tem apenas 13 anos,levamos ele ao médico e eles fizeram uma tomografia de contraste na cabeça, onde a neuro falou que pode ser um meningioma pois tem uma parte do cérebro dele que está maior e outro neuro já deu a certeza dizendo que ele está com um meningioma ele amanhã faz 7 dias que está internado,o meningioma está bem pequeno, o médico já disse até onde vai fazer a cirurgia para minha mãe, e para ter a certeza os encaminharam hoje pra fazer a ressonância e ter definido o diagnostico se ''positivo'' ele será encaminhado ao hospital do cérebro.Eu e minha mãe estamos muito preocupada mas temos FÉ EM DEUS QUE VAI DÁ TUDO CERTO, POIS NADA PARA DEUS É IMPOSSÍVEL e vendo os depoimentos 85% deles obtiveram um final feliz,assim espero com meu irmão,pois ele é tudo pra mim.Espero que após a cirurgia ele recupere seus movimentos e sua fala pois o dele está no local onde está comprometendo os movimentos OCULAR, VERBAL E MOTOR. MAS EU TENHO FÉ QUE ELE JÁ FOI CURADO, VENHO AQUI APÓS DA O DEPOIMENTO PRA VCS, FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
  92. Minha mãe com 53 anos,tinha tonturas, diminuição da audição, dificuldade para andar e desequilibrio,apos uma ressonancia constatou-se tratar de um meningioma no angulo ponto cerebelar, na base do cranio, um tumor medindo 5,1 x 4,2 x 3,2 cm. Este tumor estava comprime o tronco cerebral e cerebelo. O medico disse que o unico tratamento era cirurgia. Resolveu fazer,em novembro de 2015, porem a cirurgia teve complicações, houve um rompimento de um vaso que fez com que o cerebro inchasse muito e por causa desse inchaço e muito sangue os medicos não conseguiram terminar a cirurgia, ela foi levada para UTI e entrou em coma profundo,o medico disse que boa parte do cerebro dela havia morrido por causa desse sangramento , ela ficou paralisada e nem abria os olhos, continuou na UTI e em 6 dias houve uma hemorragia na traqueostomia e ela faleceu. Foi uma grande perda para nós pois estavamos confiantes e ela tbm, os medicos passaram segurança para nós. Mas infelizmente não deu certo. Mas Deus sabe o que faz. Ela era uma pessoa muito ativa, ela trabalhava fora, cuidava da casa, pintava panos de pratos, fazia chinelos bordados, era muito esperta. Mas estava sendo dificil para ela depender de nós e não conseguir fazer as coisas, sei que ela não queria ficar com sequelas, acho que Deus fez o melhor para ela, apesar de a dor da perda ser muito dificil para nós.

    ResponderExcluir
  93. Olaaa boa tarde meu nome é Joana...fiz a cirurgia do meningioma a seis meses...devido ao tamanho do tumor o médico disse q eu ficaria com sequelas...sem movimentos e cega...ou até ao óbto...foi feito pelo SUS..no hospital Amaral carvalho...de jaú.... Foi um sucesso hj estou viva e perfeita...graças a Deus...

    ResponderExcluir
  94. Olá...Fiz uma cirurgia de retirada total de meningioma frontal no dia 5 de março 2016...Portanto apesar de estar muito bem minha recuperação...Estou sem enxergar com o olho direito...Gostaria de saber de alguém que conheça ou passou pelo que estou passando se conseguiram recuperar pelo menos parcialmente a visão depois desse procedimento e quanto tempo levou para voltar a enxergar...Whatsapp 81-995017675 e imail gildofm@hotmail.com Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  95. Boa noite. Há 3 anos foi identificada uma lesão no nervo ótico e, desde então, uso colírio para glaucoma. Há 10 dias fui acometida por uma paralisia facial. Hoje, ao buscar o laudo da ressonância para avaliação da paralisia facial, me deparei com esse tal de meningioma de 2 cm no laudo. Semana q vem vou a um neurologista, mas minha dúvida é: tudo isso pode estar relacionado? Lesão no nervo ótico, paralisia facial e meningioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, espero que esteja tudo bem com você! É possível estar relacionado sim, mas somente o seu neurologista poderá esclarecer...
      Assim que possível manda notícias!
      Deus te abençoe, abraço!

      Excluir
  96. Olá. Vim deixar meu relato. Operei dia 11 de um meningioma próximo ao nervo optico. Fiquei 2 dias na uti e dia 15 vim p ksa. Graças a Deus ocorreu td bem. Agora cuidar com a recuperação. O q incomoda é a dorzinha persistente na cabeça mas o médico disse q é normal. A todos q precisam passar por isso tenham muita fé em Deus, nada acontece se Ele não permitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá...que bom que vc esta bem....graças a Deus...vc ficou depois da cirurgia muito roxo no local? o pos operatorio doi muito? sabe informar se demotou muito a cirurgia o meu meningioma tbem e no nervo optico....obrigada

      Excluir
    2. olá...que bom que vc esta bem....graças a Deus...vc ficou depois da cirurgia muito roxo no local? o pos operatorio doi muito? sabe informar se demotou muito a cirurgia o meu meningioma tbem e no nervo optico....obrigada

      Excluir
    3. Oi Márcia. Minha cirurgia demorou 7 horas. O meningioma entortou o nervo optico por isso q estava perdendo a visão. O médico preservou o nervo e retirou todo o tumor. Temos esperanças q com o tempo a visão volte aos poucos. No primeiro dia apis cirurgia o olho ficou bem inchado e até fechou. Mas depois foi desinchando. Não chegou a ficar roxo. Apenas o inchaço msm. No pós o q incomoda é a dorzinha de cabeça. Um pouco de tontura e enjoo, mas é normal. Com o tempo vai amenizando. Ontem fez 15 dias e já tirei os pontos. Estou me sentindo bem melhor.Tenha muita fé que td vai dar certo.

      Excluir
    4. Seu meningioma era de quantos cm? Obrigada!
      PS: Graças a Deus correu tudo bem com vc. Desejo-lhe muitaaaa saúde! Abraço!

      Excluir
  97. gente eu fiz uma TC dia 30 de agosto de 2016 , e o resultado podia pegar pela Internet, eu vi e bem embaixo do diagnóstico diz sugestiva de meningioma, meu retorno ao médico é dia 10 de setembro alguém sabe me dizer se eu tenho ou não meningioma , estou super aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Na minha ressonância tb estava escrito suspeita de meningioma. Porém o neurocirurgiao so me deu a certeza de que era mesmo após a cirurgia para tira-lo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia , e quando vc fez a cirurgia , foi tudo bem

      Excluir
    4. foi graças a Deus, fiquei 2 dias na Uti e depois mais 2 no quarto.

      Excluir
    5. Que bênção, faz tempo que vc fez a cirurgia

      Excluir
    6. Que bênção, faz tempo que vc fez a cirurgia

      Excluir
    7. Que bênção, faz tempo que vc fez a cirurgia

      Excluir
    8. Fiz agora dia 11 de agosto

      Excluir
    9. faz pouco tempo , mas vc está se sentindo bem , quais eram seus sintomas antes da cirurgia

      Excluir
    10. faz pouco tempo , mas vc está se sentindo bem , quais eram seus sintomas antes da cirurgia

      Excluir
    11. Único sintoma é q estava perdendo a visão do olho direito pois o meningioma estava comprimido o nervo optico. Ainda nao voltei a enxergar mas temos esperanças que com o tempo a visão volte. Mas so de saber q o meningioma foi totalmente retirado ja da um alívio pois estava ficando louca pensando que a cada dia ele poderia ir aumentando e piorando podendo causar mais problemas futuramente. O seu é aonde?

      Excluir
    12. eu ainda n sei,mas pelo o q vi no exame é do lado esquerdo , se vc quiser me add no face p gente conversar é alice teschima ou no zap 65 9 93247171

      Excluir
    13. eu ainda n sei,mas pelo o q vi no exame é do lado esquerdo , se vc quiser me add no face p gente conversar é alice teschima ou no zap 65 9 93247171

      Excluir
    14. ola alice, tudo bem!
      sou pai de uma garotinha que teve um tumor cerebral Craniofaringeoma,ela fez a cirurgia e retirou todo o tumor ficou sem qualquer sequela. estudei muito sobre os tumores cerebrais, e pelo que estudei o meningioma é um dos mais tranquilos, pois com a retirada total do tumor a sua volta, ou seja, a recidiva é quase zero.
      vou lhe dar uma opinião: não se preocupe, pois a cirurgias cerebrais hoje em dia são muito seguras. no entanto deve escolher um neurocirurgião bastante experiente, e um excelente hospital, principalmente com centro cirurgico e uti modernos, com o corpo clinico experiente.

      Excluir
  98. olá boa tarde !!! meu pai operou meningioma grau ll . operação foi um sucesso!!! gostaria de saber se tem algum sintomas no pós operatorio.. já passou 15 dias da operação. hoje ele se sente cansado respiracão um pouco forte ! gostaria de saber se isso é normal. e não teve problemas em relação a outras coisas !!

    ResponderExcluir
  99. minha espasa a pouco mais de dois meses retirou um meningioma na região quiasmatica que privara de sua visão,mas com a graças a Deus que e bom e maravilhoso em suas obras,e a equipe do Dr Roberto Grintaci o qual realizou com ótimo êxito retirando não o total do tumor mais quase tudo.hoje minha esposa já esta vendo algumas claridades e vultos graças a Deus e é na fé que Ele vai devolver muito em breve sua visão.Obrigado primeiro a Deus,a equipe medica e a todos funcionários da Santa Casa de Caridade de Passos aonde a cirurgia foi realizada.Abraços,muito obrigado e que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  100. Bom todos vcs quê relizrealizaram está cirurgia minha esposa fez a cirurgia aqui no Rio de Janeiro no hospital Santa marta de menigioma flontal tamanho 6 centímetros ocorreu tudo bem mais após alguns minutos passou mal vomitou muito e tevê convulsão e sangramento um pouco e um pouco de inchaço no celebro está cinco dias na utei emtubada alquem poderia me ajudar me responder se é normal acontecer isso será quê ela está correndo riscos me ajudem porfavou estou muito preocupado com estes problemas estou orando muito eu ea família dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, minha mãe fará a mesma cirurgia após o carnaval. O que sei lhe dizer é que o médico nos informou que tudo o que aconteceu com sua esposa, pode sim ocorrer nesse tipo de cirurgia. Não que seja normal. Mas que são coisas esperadas. Que Deus abençoe vcs, e que ela fique bem logo! Mande notícias, abraços!

      Excluir
  101. Bom todos vcs quê relizrealizaram está cirurgia minha esposa fez a cirurgia aqui no Rio de Janeiro no hospital Santa marta de menigioma flontal tamanho 6 centímetros ocorreu tudo bem mais após alguns minutos passou mal vomitou muito e tevê convulsão e sangramento um pouco e um pouco de inchaço no celebro está cinco dias na utei emtubada alquem poderia me ajudar me responder se é normal acontecer isso será quê ela está correndo riscos me ajudem porfavou estou muito preocupado com estes problemas estou orando muito eu ea família dela

    ResponderExcluir
  102. Boa noite! Fui diagnosticado no dia 22/03/2017, com um meningeoma frontal lado direito de 3,7x3,6x3,1cm. Estou aflito, mas buscando informações sobre o caso. Alguém pode me dar opinião sobre os riscos e o melhor rumo a tomar.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite! Fui diagnosticado no dia 22/03/2017, com um meningeoma frontal lado direito de 3,7x3,6x3,1cm. Estou aflito, mas buscando informações sobre o caso. Alguém pode me dar opinião sobre os riscos e o melhor rumo a tomar.

    ResponderExcluir
  104. Boa noite! Fui diagnosticado no dia 22/03/2017, com um meningeoma frontal lado direito de 3,7x3,6x3,1cm. Estou aflito, mas buscando informações sobre o caso. Alguém pode me dar opinião sobre os riscos e o melhor rumo a tomar.

    ResponderExcluir
  105. Olá! Minha mãe descobriu um meningioma no lobo parietal ano passado e com 20 dias foi feito a cirurgia (Tudo providencia de Deus). 1 semana de UTI, foram dias dificeis. Como sequela ficou perda de equilibrio, "choques" pelo corpo, dificuldade na marcha... 01 ano se passou e ela começou a piorar, fizemos a ressonância e descobrimos que ele voltou a crescer (Pois não deu pra retira-lo completamente devido a localização). Em breve fará novamente outra cirurgia, nossa esperança é no médico dos médicos que pode todas as coisas! Força a todos que passam pelo mesmo problema!

    ResponderExcluir
  106. Oi pessoal minha esposa teve um meningioma descobrimos dia 14 de dezembro de 16 ela estava com 7meses de gravidez,ficamos loucos quando solbemos,o neurocirurgiao jundo com a obstetra decidirão leva a gravidez até próximo dos 9meses,ela já não via quase nada dentro de ksa o médico falou q o meningioma cresceu muito por causa dos ormonios dá gravidez ele era 14 de comprimento 9de largura e 3 de altura ela passou 26dias em coma,graças a Deus ela está em casa se recuperando vai fazer 3meses q ela teve o BB e dá cirurgia tbm o BB saiu de 8 meses,ela não está enxergando o nervo do lado direito está td comprometido já o do lado esquerdo não está eles diz q ela tem uma chance de enxerga pelo esquerdo mais até agora nada tomar q ela volte logo se Deus quiser

    ResponderExcluir
  107. Oi pessoal minha esposa teve um meningioma descobrimos dia 14 de dezembro de 16 ela estava com 7meses de gravidez,ficamos loucos quando solbemos,o neurocirurgiao jundo com a obstetra decidirão leva a gravidez até próximo dos 9meses,ela já não via quase nada dentro de ksa o médico falou q o meningioma cresceu muito por causa dos ormonios dá gravidez ele era 14 de comprimento 9de largura e 3 de altura ela passou 26dias em coma,graças a Deus ela está em casa se recuperando vai fazer 3meses q ela teve o BB e dá cirurgia tbm o BB saiu de 8 meses,ela não está enxergando o nervo do lado direito está td comprometido já o do lado esquerdo não está eles diz q ela tem uma chance de enxerga pelo esquerdo mais até agora nada,tomara q ela volte logo ta ver o nosso filho

    ResponderExcluir
  108. Olá, fiz uma cirurgia há 8 dias para retirada de um meningioma parassargital que estava com 3 cm. Fui em 4 médicos e 3 recomendaram a cirurgia pq tenho 30 anos e muito provavelmente cresceria, mas eu descobri por acaso pq tenho enxaqueca. O tumor foi todo retirado e estou me recuperando bem, graças a Deus. Aconselho antes da cirurgia buscar várias opiniões e escolher um médico de confiança pq qualquer cirurgia tem seu risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.Meu nome é Elisangela. Minha cirurgia foi em janeiro/2012 e minha vida voltou ao normal.Na época tinha 39 anos e o tumor estava em alta convexidade fronto-parietal esquerda (bem no alto da cabeça), 4 cm., sentia dores pelo corpo todo e claro, principalmente na cabeça. Foram 3 dias no CTI e uma noite no quarto.Muitos me perguntam como eu tinha tanta certeza que não iria morrer?!!! Minha certeza não era essa, era que minha vida é de Deus e pra mim não importava vida ou morte.Esse tumor serviu para me conhecer melhor, pois nem eu mesma sabia o quanto sentia confiança nas decisões do Pai.Nos 20 primeiros dias, minha perna direita, do joelho pra baixo não respondia, mas com a fisioterapia, voltei a andar normalmente. Se minhas dores de cabeça acabaram? Não, estiveram comigo e estão, simplesmente todo dia.As vezes fico sem paciência, mas na maioria dos dias, não me importo mais. Quando se passaram dois anos e meio, tive um desmaio, que me fez perder a memoria transitoria recente.Meus filhos dizem que fiquei igual aquela peixinha(Dory), do filme procurando Nemo!!!E com isso passei a tomar remedios, que me acompanharam a vida toda. Outra coisa que nem ligo.Nos meus momentos de fraqueza, tristeza e choro, ficava refletindo o quanto Deus é maravilhoso!!! Me deu tres filhos fortes e carinhosos, um marido cuidadoso (chorava muito, mas eu o consolava) e uma mãe incrivelmente maravilhosa, que esteve comigo e ainda está, sempre me ajudando.Se preocupei com meus filho: Demais!!! Mas acredito que cada um tem suas responsabilidades com Papai do Céu. E se meus filhos nasceram de uma mãe que deveria passar por tudo isso, mais natural entender que eu sou forte, mas Deus colocou ao meu lado so pessoas e crianças fortes.Hoje estou com 45 anos, como disse, vivo normalmente, e como outra pessoa qualquer, as vezes bate um medo, mas passa...A todos que passam e vivem este problema, saibam que o que for de responsabilidade nossa, é simplesmente nossa.Tenho mais momentos fortes e fracos, tenho mais sorriso que choros e agradeço a Deus por estar tão nítido na minha vida e me ajudar a viver.Lembrem-se que cada caso é um, por que cada filho é também um.Deus abençoe a todos, pacientes e familiares.E por ultimo quero deixa a frase que meu filho disse, quando tinha 10 anos, quando havia vários planos pra nós: "Mae, mas eu estou sentindo que a SRa. vai morrer na praia!" -Filho, que lugar linfo pra se morrer...na praia! Deus dá luz pra todos, basta cada um senti la!

      Excluir
  109. Oi. Meu irmão de 47 anos fez a cirurgia para retirada de um meningioma gigante. Ele não teve sequelas em seus movimentos, mas perdeu a visão antes mesmo da cirurgia. Alguém sabe dizer se tem como recuperar a visão mesmo que parcialmente???

    ResponderExcluir
  110. Pesquisando na internet, cheguei a este blog. Li vários depoimentos, aos quais me senti no lugar de cada uma destas pessoas. Meu nome é Eugênio, 58 anos, moro em Belém-PA. Há dois dias, 01/09/2017, após realizar vários exames, inclusive RM de crãnio, fui diagnosticado com a seguinte descrição (vou descrever exatamente como está no laudo): "Presença de massa para selar esquerda isointensa em T1 e ligeiramente hiperintensa em T2 medindo 2,5x1,8 cm, sofrendo realce pelo meio de contraste para-magnético, com base larga intimamente relacionada coma dura mater, devendo corresponder a meningioma para-selar."
    Mas, para chegar a esse resultado, além de altamente preocupante, vejam o que aconteceu:
    Após a consulta com o neurocirurgião, que me encaminhou para fazer uma RM com contraste, fui faze-lo em uma clinica aqui de Belem muito bem conceituada, até então. Recebi o resultado e fiquei muito feliz, pois o diagnóstico não havia apresentado NADA DE ANORMAL. Estava tudo bem. Então, me dirigi novamente ao Neurocirurgião, acreditando que ele diria "voce não tem nada". Para minha não grata surpresa, ele olhou para mim e disse:
    "Não sei o porque o seu exame deu normal. Porque ele não está normal. Há um problema."
    Aí, ele olhado as imagens, me explicou tudo e pediu,em uma solicitação por escrito, para que a clinica reavaliasse o laudo, já descrevendo o problema.
    Aí, então, ontem dia 02/09/2017, peguei novamente o exame com a descrição aí em cima.
    Imaginem como me senti quando o neurocirurgião me disse que eu tinha um tumor. É preocupante e muito complicado essa situação. Deixei na clinica uma reclamação por escrito, indignado, porque quando eu perguntei para a gerente do atendimento o porque do erro crasso, ela disse que poderia ser um "erro de digitação"!!! Pode?? Como um médico experiente não viu um tumor no exame??
    Então, lendo os depoimentos de diversas pessoas aqui no blog, vou seguir o conselho, e, na segunda feira, dia 04/09/2017 irei em outro neurocirurgião para uma segunda opinião.
    Minhas férias - agora frustradas - que estão marcadas para eu viajar dia 05/09/2017, onde irei à Curitiba, e lá vou pegar uma 3ª Opinião. Meu neurologista me indicou o Dr. Ricardo Ramina. Se ele atender pelo meu convenio, vou procurá-lo e, quem sabe, repetir o exame.
    Mas, o que todos nós temos a fazer é confiar SEMPRE no melhor de todos os médicos: JESUS! Para aqueles que já passaram por essa situação ou de seus familiares, tenham fé! Deus pode tudo!
    Também estou preocupado com a minha decisão de fazer ou não a cirurgia. Tudo está muito recente, mas não me desespero, pois, alem do apoio da minha esposa e família, tenho esperança em nosso Criador.
    Quando tiver novidades, volto a postar.
    Deus abençoe a todos e desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  111. Fiz cirurgia de retirada de meningioma à 2 meses e meio, mas estou com medo porque surgiu um novo caroço bem do lado do corte da cirurgia, sem contar o buraco que ficou.Tenho retorno e tomografia só para o ano que vem... Gostaria de saber se é normal isso, porque tenho febre constante e não posso encostar, e detalhe: Fiquei bom alguns dias, mas retornou essa febre e essa dor de novo

    ResponderExcluir
  112. Olá!
    Sou do RS, 33 anos. Há 5 meses descobri através de uma ressonância que possuo uma doença chamada meningiomatose multipla familiar. Com 5 tumores e vários sintomas, entre eles dores de cabeça, desequilíbrio corporal, tonturas, dor nos dentes e muito cansaço consultei um neurologista que me alertou da gravidade e me encaminhou a um especialista em meningiomas. No prazo de um mês eu tive a primeira cirurgia para remoção de um tumor de quase 6 cm. Deu tudo certo, tudo perfeito. Agora já recuperadíssima meu Dr. quer fazer uma nova cirurgia na qual poderá remover mais dois do lado direito. Estou no aguardo da cirurgia. Posso dizer que o caminho não é fácil, é doloroso. Mas com positividade, alegria e fé tudo dá certo! Depois disso me restarão dois tumores pequenos ainda.
    Obs: meu tumor removido era atípico grau II. Estou super bem.
    Nunca desanime nem desacredite da vida!
    Quem quiser trocar experiências pode me escrever: vanicemiorelli@yahoo.it
    Boa sorte a todos e jamais esqueçam o quanto essa vida é preciosa. ✨✨✨✨

    ResponderExcluir
  113. meu pai fez cirurgia de meningioma parassagital esquerdo dia 24 de março e ate hoje está em coma.tirou a sedação dele há dois dias,mais ainda não acordou.o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  114. Olá... meu tio foi diagnosticado em dezembro 2016 com um miningioma do lado esquerdo do cérebro, de 8 cm e grau 1...retirou o tumor 100% em Janeiro 2017..ficou normal, voltou a trabalhar e tudo mais...porém sete meses depois o tumor voltou e fez a cirurgia de remoção total em Dezembro 2017 e o tumor era 9 cm grau 2, voltou ao normal...e para a surpresa de todos nós, apenas 3 meses esse tumor voltou com força total e está com 11 cm e meu tio está praticamente sem movimentos nenhum...a cirurgia está marcada para essa semana e estou com medo...mais muito confiante e sei que Deus vai fazer ele vencer mais essa batalha. Ele tem apenas 56 anos... Deus está no comando.

    ResponderExcluir
  115. Minha mae esta com um meningioma
    De quase 4cm na parte frontal, na goteira do olfatorio. Lendo os depoimentos alguns me deixaram bastante confiante, outros nem tanto. A verdade é que estamos todos com muito medo. De todos os depoimentos que li aqui, poucos foram na goteira do olfatorio. Alguem ja passou por isso aqui,? Estamos buscando forças para enfrentar esse dessfio. O neuro foi bem sincero com ela e disse que ela poderia ficar cega, perder os movimentos e etc. por ser uma cirurgia com sangramento intenso. Estamos apavorados!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  116. Boa noite. Minha mãe foi diagnosticada dia 22/08/2018 com meningioma frontal. Ela fez a cirurgia dia 29/08, tudo muito rápido aqui no Hospital Odilon Behres em Belo Horizonte. Está se recuperando da cirurgia, graças a Deus sem nenhuma sequela. O medicamento Fenitoina usado antes e após cirurgia causa confusão mental, stress, insônia e etc. Mas tenho fé que em breve tudo vai passar!

    ResponderExcluir
  117. Boa noite.primeiramente parabens pelo blog, acho importante as pessoas colocarem seus testemunhos para que possamos encontrar sugestões de médicos e hospitais referências no tratameno. Fui diagnosticado semana passada com meningioma no hospital INC em Curitiba, por acaso, já que estava com dor de cabeça e fiz uma tomografia o neuro de plantão ( muito bom por sinal) achou algo estranho e pediu para fazer uma ressonância magnética com contraste que mostrou claramente o tumor. Já agendei consulta com o neuro especialista wm tumores meningioma para ver quais passos darei no tratameno. Estou otimista,vida que segue e fé em Deus. Espero que todos que passem por isso ou algum conhecido tenham sucesso na cura e na recuperação..abraço

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog