domingo, 1 de novembro de 2009

Ependimoblastoma

Uma rara variedade de tumor neuroectodérmico primitivo (PNET), constituído por pequenas células de padrão embrionário e contendo rosetas ‘ependimoblásticas’ características. Ocorre na infância e pode ser congênito. Adultos só raramente são afetados. Presumivelmente, a origem é em células neuroepiteliais precursoras periventriculares. Geralmente são volumosos e supratentoriais, cursando com hipertensão intracraniana e hidrocefalia.
Estudos de imagem mostram grande massa tumoral com impregnação irregular por contraste e edema perilesional.
Macroscopicamente, costumam ser circunscritos, com margens bem definidas. Pode haver um componente cístico. Contudo, na microscopia, há invasão dos tecidos próximos e disseminação pela leptomeninge.
Diagnóstico diferencial: O principal é com o ependimoma anaplásico, que é caracterizado pelas pseudorrosetas perivasculares próprias dos ependimomas . As rosetas ependimárias verdadeiras vistas nos ependimomas são mais simples e constituídas por camada única de células, enquanto que nas rosetas ependimoblásticas as células são arranjadas em múltiplas camadas.
Prognóstico: Reservado. Numa série de 7 pacientes, 4 morreram antes de um ano após o diagnóstico. O tempo mediano de sobrevida foi 12 meses ou menos. Pode haver disseminação liquórica. O real prognóstico e desenvolvimento de esquemas terapêuticos são dificultados pela raridade do tumor. O tratamento baseia-se em remoção cirúrgica tão completa quanto possível e radioterapia pós-operatória, que pode prolongar a sobrevida.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptependimoblastoma1c.html#texto

6 comentários:

  1. Lidionete. Lendo seu Blog me identifiquei demais com vc! Minha filha de 3 anos "tinha" um ependimoblastoma e está em tratamento. Meu marido achou o seu blog e fiquei emocionada ! resolvi tb dividir e compartilhar nossa luta!Seu filho é um guerreiro e vc uma heroína. Vc já ouviu falar do Avelós? acho que vale a pena.....Em nome de Jesus e em Glória ao nosso maravilhoso Deus, vamos vencer essa luta. um abraço fraterno .Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, obrigada pelas palavras... Sou apenas uma mãe, assim como você e tantas outras que lutam por seus filhos, independente das circunstâncias. Jamais passa por nossa cabeça que tipos de desafios enfrentaremos, mas a certeza que temos é que Deus está ao nosso lado, dando forças e nos ajudando em cada momento.
    Já ouvi falar do avelós sim! Meu filho inclusive já usou só que no momento não. Inclusive tenho a planta em casa (está pequena ainda), mas cuido com muito carinho, pois sei a importância que ela tem.
    Muito sucesso no tratamento da sua filhinha e pode contar com minhas orações também.
    Grande abraço
    Lidionete

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Avelós é uma planta que algumas pessoas usam em casos de câncer. Há inclusive estudos em andamento.
      Mas é muito tóxica e todo cuidado é necessário!

      Excluir
  4. Alguém pode me ajudar? Meu marido tem ependimoma II preciso saber quem procurar.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Jacareí sp.meu marido já retirou 70% do tumor em abril de 2015 .Sou Magda e preciso procurar um médico que trate ependimoma. Em São Paulo. Alguém me indica?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog