domingo, 1 de novembro de 2009

Histiocitoses

O termo histiocitose é uma denominação ampla que engloba várias doenças proliferativas de células dendríticas ou de macrófagos. Entre elas há um pequeno grupo de doenças caracterizadas pela proliferação de um tipo especial de célula dendrítica imatura, a célula de Langerhans. Na maioria dos casos estas proliferações são monoclonais e, portanto, provavelmente neoplásicas.
As histiocitoses de células de Langerhans geralmente ocorrem na população pediátrica. Podem causar lesões osteolíticas no crânio, e estar associadas a disfunção hipotalâmica, hipertensão intracraniana, sinais de nervos cranianos e convulsões. Já as histiocitoses não Langerhans são mais raras, mais comuns em localização intracraniana, podem ser baseadas na dura, são freqüentemente multifocais, e podem ocorrer em qualquer idade.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/npthistiocitose3.html#texto

2 comentários:

  1. Oi Lidionete, espero que seu filho esteja bem. Meu filho tem 3 anos e descobrimos ha 2 semanas que ele tem Histiocitose das Células de Langerhans. Ainda não começou a quimioterapia, quem sabe amanhã. Acesse meu blog, vamos trocar ideias: http://histiocitose.blogspot.com
    Abraço e saúde
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, seja bem vinda!
    Já acessei seu blog e confesso que pouco sabia sobre Histiocitose... Com toda certeza ajudará muitas pessoas que passam por situação semelhante.
    Sucesso no tratamento do seu pequeno!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...