Adenomas hipofisários respondem por cerca de 10% das neoplasias intracranianas primárias e 1/3 a 1/2 dos tumores da região selar.
A altura máxima normal da hipófise é:
* 6 mm para crianças,
* 8 mm para homens adultos,
* 10 mm para mulheres em idade fértil, e
* 12 mm para mulheres em gravidez avançada ou puerpério.
Os microadenomas são definidos como de diâmetro < 10 mm. Estudos microscópicos de hipófises de autópsia mostram microadenomas incidentais em 8 a 27% dos casos, sendo múltiplos em 9%. Isso torna os microadenomas cerca de 400 vezes mais comuns que os macroadenomas. Já estudos com imagem mostram os macroadenomas como duas vezes mais comuns que os microadenomas (estes na grande parte pequenos demais para detecção).
Os macroadenomas fazem protrusão para cima, estendendo-se através do diafragma da sela para a cisterna supraselar. Podem tomar aspecto em ampulheta. Extensão para os seios cavernosos é comum, assim como a formação de hemorragias e cistos nos tumores maiores.
A adenohipófise pode ser dividida esquematicamente em um terço central e dois terços laterais.
Na porção central há maior concentração de basófilos, que são células PAS positivas e, em HE, que se coram por hematoxilina (daí serem ditas basófilas), e que produzem principalmente ACTH. As células produtoras de TSH estão também situadas nesta região, mas mais anteriormente.
As porções laterais têm mais células acidófilas ou eosinófilas, que se coram por eosina ou orange G, e que produzem principalmente hormônio de crescimento (GH) e prolactina (PRL).
As células produtoras dos hormônios gonadotróficos FSH e LH estão distribuídas mais ou menos uniformemente pela glândula.
As células que produzem os hormônios proteicos (GH e PRL) são histogeneticamente relacionadas, da mesma forma que as células que produzem os hormônios glicoproteicos TSH, FSH e LH.
- As células produtoras de hormônio de crescimento ou somatotrofos correspondem a cerca de 50%. GH é um polipeptídeo de 191 aminoácidos, PM 22.000.
- As células produtoras de PRL ou lactotrofos são 10 a 30% e chegam a 50% na gravidez. A prolactina é um polipeptídeo de 198 aminoácidos, PM 23.500.
- Os corticotrofos são 10 a 20%. ACTH também é um polipeptídeo de 39 aa. PM 4.500.
- Os gonadotrofos são 10% e produzem LH e FSH. Ambos são glicoproteínas. LH tem 115 aa. e PM 28.260; FSH – 125 aa. PM 35.100.
- Os tireotrofos são 5%. TSH é uma glicoproteína de 201 aa. e PM 28.000.
Há ainda as células chamadas de folículoestreladas (folliclestellate cells), que se assemelham às células sustentaculares dos paragânglios e paragangliomas. Estão presentes em pequena quantidade e são reativas para S-100 e GFAP, mas negativas para sinaptofisina, o que as distingue das células produtoras de hormônios.
Os adenomas da hipófise representam 10 a 20% dos tumores intracranianos em séries neurocirúrgicas.
Variedades mais comuns:
Lactotrófico (25%). Causam amenorréia e/ou galactorréia na mulher, impotência no homem. 2/3 são macroadenomas (> 1 cm). O restante são microadenomas.
Somatotrófico (10%). Causam gigantismo ou acromegalia. 5/6 são macro, 1/6 micro.
Adenomas corticotróficos (10%) produzem síndrome de Cushing. 5/6 são microadenomas. Cerca de 2% produzem síndrome de Nelson, com pigmentação difusa da pele. Destes, 100% são macroadenomas.
Adenomas gonadotróficos correspondem a 7 a 15 %. Geralmente são funcionalmente silenciosos e podem causar hipogonadismo devido a efeito de massa. 95% são macroadenomas.
Adenomas tireotróficos são raros – cerca de 1%. Podem estar associados a hiper- ou hipotiroidismo. Geralmente são macroadenomas invasivos.
Adenomas plurihormonais correspondem a cerca de 10%. Geralmente causam acromegalia e hiperprolactinemia. ¾ são macroadenomas.
Os chamados adenomas de células null correspondem a cerca de 20% dos adenomas hipofisários, sendo 14% da variedade não oncocítica e 6 % da variedade oncocítica ou oncocitomas. Não produzem hormônios, mas pode haver discreta hiperprolactinemia devido a compressão da haste hipofisária. 95% são macroadenomas que se manifestam pelo efeito de massa, causando hipopituitarismo, distúrbios visuais e cefaléia. Os não oncocíticos são cromófobos e contêm muito poucos grânulos secretórios. Os oncocíticos aparecem como acidofílicos devido à grande quantidade de mitocôndrias, e não pela presença de grânulos de secreção. Clinicamente, não há diferença entre as duas variedades.
Oncocitomas são tumores observados em muitos tecidos, particularmente glândulas, como a tiróide (onde também são chamados de tumores de células de Hürthle), paratiróide (adenomas oxifílicos), adrenais, glândulas salivares, adenohipófise, pâncreas e rim.
São constituídos por células oncocíticas ou oxifílicas. Estas são células epiteliais contendo abundante quantidade de mitocôndrias, que dão aspecto granuloso e eosinófilo ao citoplasma e volume celular aumentado, origem do termo oncocito . O termo oncocito foi primeiramente empregado por Hamperl (1931) segundo a palavra grega 'onkousthai' (que significa inchar, tornar-se maior). O termo oncocitoma foi introduzido por Jaffé em 1932.
Em microscopia eletrônica, o citoplasma está preenchido por abundantes mitocôndrias, que podem ser morfologicamente normais ou anômalas. A causa da alteração é desconhecida, admitindo-se que o aumento do número de mitocôndrias seria uma reação compensatória a defeitos na cadeia respiratória, o que já foi demonstrado em certos tecidos, como no fígado. Os mecanismos moleculares exatos, porém, não são conhecidos.
Quase todos adenomas null são macroadenomas. Como não têm efeitos endócrinos, chamam a atenção por seu efeito de massa, como compressão do quiasma óptico e alteração visual. A maioria dos pacientes tem evidência clínica ou laboratorial de hipopituitarismo (Scheithauer, 2004). Dependendo da quantidade de mitocôndrias, podem aparecer em microscopia óptica como cromófobos ou oncocíticos, uma distinção que não tem importância clínica.
Fontes: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptadenoma11.html#texto1
http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptadenoma11.html#texto2
http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptadenoma11.html#texto3
Eu Lilian Cristina Xavier Santos gostaria de obter mais informações sobre micro adenoma de hipófese pois possuo um a 10 anos.
ResponderExcluirEu tenho 1 micro adenoma proveniente da Doença de Cushing Omental e em Junho de 2010, estava medindo 232 mm e não era visto na primeira fase (sem uso do contraste ninjetavel) da ressonância magnética por imagem e na segunda fase do exame, após uso do contraste injetável, foi visto discretamente, medindo 232 mm. Em 2015, repeti a ressonância e avisei no formulário que tinha um micro adenoma de 232 mm, proveniente da Doença de Cushing Omental e na primeira fase, da ressonância magnéticas por imagem da cela turcica ou hipófise e o médico ficou preocupado, e quando eu ia passar para a segunda fase do exame, ou seja com aplicação de contraste injetável, a gente sente apenas um geladinho no cérebro e é normal, na hora de aplicar i contraste, o médico que fez o exame saiu da cabine surpreso e me disse, que sem o contraste, estava vendo nitidamente o adenoma na hipófise e eu fiquei surpresa e falei: "meu Deus, então cresceu!" Ele disse que sim e para eu procurar um Neurologista e endocrinologista e me perguntou se eu tinha caso de câncer na família e eu disse que "Sim, por parte de pai e de mãe ", então ele me alertou e disse, que iria aplicar o contraste injetável, na segunda fase, pois é um procedimento obrigatório, para dar mais nitidez a hipófise e confirmar que exista alguma anomalia tumor enfim, daí a importância da aplicação do contraste injetável. Sou Leda Gomes Abade (www.facebook.com/LedaGomesAbade) e sou de Belo Horizonte-MG e fiz o exames no Laboratório HERMES PARDINI. Sou cliente Hermes Pardini há 41 anos e vou fazer 41 anos em setembro. Acesse o link abaixo e marque seus exames variados e vacinas: www.hermespardini.com.br
ExcluirOlá Lilian, te aconselho a procurar um médico especialista que poderá sanar todas as suas dúvidas.
ResponderExcluirFica com Deus!
abraço
Eu descobri a 1 ano que possuo um tumor ha hipófise, o que não é tão comum em homens. Isso tem me afetado muito na questão sexual (libído e fertilidade) e a alta produção de prolactina e baixa de testosterona me fazem passar o dia inteiro cansado e desmotivado. Agora que estou tomando medicamento para o controle hormonal, tenho me sentido melhor, porém o remédio tem me causado uma série de reações impertinentes, tais como ânsia, vertigem, tontura, fraqueza...
ResponderExcluirEspero que isso tudo passe logo, porém agradeço à Deus por se tratar de um quadro clínico não tão preocupante, se tratando de tumor/cerebral.
abs.
Boa tarde, gostaria de saber como vc está passando hoje em dia, pois eu também tive esse tumor e fiz a cirurgia.
ExcluirPossuo um microadenoma faz 6 anos (de descoberto pois acredito já ter nascido com ele) e em dezembro comecei a tomar dostinex novamente pois a prolactina aumentou talvez por ter usado cortisona por algum tempo. Creio que a taxa foi aumentando lentamente e só após observar que estava engordando cada vez mais é que procurei ajuda médica. As reações ao medicamento são muito chatas, mas aos poucos o organismo vai acostumando.
ResponderExcluirprocure a secretaria de saude da sua cidade. Pessa a seu endocrinologista um pedido de urgencia. Peça um acompanhamento na unicamp em campinas SP. Sua chance de resolver seu ploblema sera bem maior. Eu também tenho tumor na hipofese.
ExcluirObrigada por compartilhar a experiência de vocês! Vai ajudar quem passa pelo mesmo problema...
ResponderExcluirDeus os abençoe!
abs
TENHO UM ADENOMA NA SELA TURCICA, ISSO ME PREOCUPA POIS DIZEM QUE ISTO INTERFERE NA VISAO, ALGUEM POSE ME DIZER SE ISSO, LEVA A CEGUEIRA INRREVERSIVEL?
ResponderExcluirEu fui operada no dia 16 de Junho, retirei um temor na hipófise, não sei a quanto tempo o tinha mas a um ano e meio que ando em despiste pois a tac não dava nada, depois fiz uma ressonância e deu isso o médico disse que tinha que operar,procurei outras opiniões e todos me diziam o mesmo se não podia morrer daqui a dois ou três anos que a doença do cuchige até podemos ficar cegos pois aconselho procura um bom especialista.
ExcluirEu não saberia responder sua pergunta...Somente um médico especialista poderá tirar esta sua dúvida.
ResponderExcluirolá,sou a fran e tenho um microadenoma de hipofise,apesar dos medicos falarem q é benigno sofro muito pois ñ posso ter filhos,+ graças a DEUS ñ é maligno,e por isso apartir de hj vc seu filho e td sua familia fazem parte das minhas oraçoes.
ResponderExcluirque DEUS abençoe.
Obrigada, Fran, pelas orações
ExcluirCreio que as coisas podem mudar e quem saiba vc ainda tenha um bebe. Veja só o caso abaixo que encorajador!
Deus te abençoe!
abs
Fran eu tbem nao podia ter filhos por causa da microadenoma, mas procurei ajuda com endocrinologista, onde me pediu exames da prolactina, tsh enfim ate ressonancia magnetica onde constou a microadenoma .Ai me passou uma medicação de uso continuo e no 3 mes descobri a minha gravidez fiquei hiper feliz e hj meu bb tem 3 anos, mas continuo c tratamento c endocrino...
ResponderExcluirObrigada por relatar a sua experiência. Com certeza ajudará quem passa por situação semelhante.
ExcluirDeus abençoe vc e sua família!
abs
Descobri que tenho um microadenoma de 3,99mm por causa da minha prolactina que estava muito alta a medica disse que eu nao poderia engravidar isso é verdade ?
ExcluirDescobri ontem que tenho um adenoma hipofisário secretor de prolactina, e acredito que minha indisposição tenha a ver com isso, pois venho tratando há anos com um psiquiatra e não tenho obtido resultados, vou continuar o tratamento com o endocrinologista e ter muita fé para que ele regrida. Obrigada pelas informações e muita saúde para seu filho.
ResponderExcluirObrigada pelo depoimento...
ResponderExcluirMuita saúde e força pra vc tbém!
abs
Estou com microadenoma, mas mesmo assim confiante, vou engravidar logo logo se Deus quiser !!
ResponderExcluirMinha filha tem 8 anos a 2 semanas exatas ela foi diagnosticada com microadenoma hipofisario com 0,4 cm . foi um choque mas tenho fé que tudo vai dar certo.
ResponderExcluirÉ muito bom poder ver os vossos depoimentos, estava muito triste e já nem sabia se queria mesmo engravidar. Ler esta pagina foi amelhor coisa. Tenho um adenoma da hipófise e amanha irei confirmar com a medica qual a sua gravidade, tamanho, tempo e tdo mais. Gostaria de saber se em todos os casos é necessária intervenção cirúrgica?
ResponderExcluirObrigada pelo depoimento e seja bem vinda!
ExcluirCom relação à sua pergunta, tenho um amigo pessoal que é portador de um adenoma de hipófise há mais de 5 anos e não foi necessário cirurgia. Ele toma alguns medicamentos e a doença está sob controle. Mas somente um médico poderá dizer qual a melhor conduta.
abs
Eu tenho um adenoma na hipófise de grau I ou seja com 8mm e Lacto-trófico faz 11 anos, detectei com 17 anos e estou com 28anos agora, tomei medicação durante todos esses anos e tanto aumenta como diminui ou seja nunca estabilizou tenho de tomar medicação sempre e os efeitos secundários são muito maus no meu caso o que não quer dizer que seja igual para todos, o meu corpo é que não reage bem ao choque ormonal mas a maioria das pessoas não tem efeitos secundários com a medicação. Bem para além da infertilidade tem o problema da menopausa precoce ou seja quanto mais tarde pensar em engravidar pior será no pior dos casas não engravida nunca, eu pretendia ter filhos aos 30 anos por questão económica mas acabei por antecipar tudo pois poderia vir a nunca engravidar se esperasse até aos 30anos, a verdade é k ao final de 3 anos a tentar engravidei de 1 menino lindo e sempre passei tudo de normal na gravidez, foi parto normal e meu filho é saudável apesar de ter nascida de 37 semanas...mas sempre fui seguida pelo médico durante e depois da gravidez. Desde que tive meu 1º filho nunca tomei qualquer precaução pois desejava ser mãe de novo e nem me importava se engravidava logo depois do primeiro... passaram 4 anos e aqui estou feliz da vida grávida de 8 meses de outro menino mais 1 vez a gravidez corre normal sem qualquer problema eu ou meu bebé apesar de ter adenoma na hipófise...
ResponderExcluirPara quem quer engravidar, faça o quanto antes sem medo nem receio pois pior que ter esta porcaria de problema é não tentar ter filhos e passar toda vida imaginando que podia pelo menos ter tentado e não tentou...
Obrigada, Bia por compartilhar a sua experiência conosco, principalmente com relação à maternidade. Será de grande valia, tenha certeza.
ExcluirQue Deus abençoe vc e sua família!
abs
Nossa que lindo BIA.
ExcluirTenho prolactina alta e tomo DISITEX0,5mg a 2 anos. Meu sonho é ter um BB, cheguei a chorar com sua historia. To com 23anos e tbm não me importo se tou nova ou não o importante é eu sentir o prazer de ser mãe. Fique com Deus!!!
Tambem tenho a sua idade , tenho um microadenoma de 3,99 mm estou preoucupada em nao poder engravidar
ExcluirOlá pessoal,estive lendo os comentarios sobre o caso de microadenoma e resolvi compartilhar com vcs o meu caso. Tenho microadenoma há mais de 13 anos,descobri pq começou a sair liquido do meus seios tipo leite e fiz exame de prolactina e minha prolactina era alta, no inicio do tratamento nao tinha filhos, mas logo que comecei a tomar a medicação (parlodel) com 3 meses tomando fiquei gravida, com a gravidez parei o tratamento, no decorrer dos anos voltei apresentar novamente o liquido nos seios e fiz novamente exame de prolactina e ressonancia qd descobri o adenoma na hipofise com 0,9 mm, tem 3 anos que faço tratamento com uso do medicamento dostinex tomo 3 comprimidos por semana, e faço controle da prolactina no sangue que antes era de valor referencial de 252 alguma coisa e hj varia de 6 a 7 sendo que o valora normal referencial é de 25, o microadenoma há 2 anos mantém o tamanho de 0,6 mm e hj fui no medico mais uma vez e ele queria aumentar a dosagem do comprimido de 3 por semana para 4 comprimidos por semana, a minha vontade e de parar com esse tratamento.
ResponderExcluirola,o meu caso e parecido muito com o seu. Tenho uma filha linda e muito inteligente com 12 anos de idade. Descobri o tumor de hipofise ha 15 anos atras e nao poderia engravidar ,mas Deus me concedeu esta benção e hoje tomo dostinex uma vez por semana sendo que o tumor mede 0,3mm. Vivo bem ;tenho crise de depressao e faço tratamento com psiquiatra.
Excluirdescobri agora, após ressonancia magnetica, um micro adenoma na hipofise, porém estou muito preocupada, pois desejo muito engravidar... vou levar o resultado do exame para o endocrino na proxima semana...
ResponderExcluirNão se preocupe. Faça o tratamento e Deus vai lhe conceder uma gravidez maravilhosa como a minha.
Excluirolá também tenho adenoma da hipofisário não secretor á 17 anos e já fiz 3 cirurgias, agora tomo Dostinex e está controlado.
ResponderExcluir3 cirurgias ao mesmo?
ExcluirOla,a um ano e meio descobri um macroadenoma hipofisario ,ja estava ficando cego fiz a cirurgia ,o tumor tinha em media 5 centimetros ,em uma ressonancia de rotina descobri que o tumor esta quase do mesmo tamanho e vou faser outra cirurgia,estou muito cofiante em Deus que dara tudo certo.Gostaria de saber se alguem em tao pouco tempo o tumor cresceu assim tão rapido
ResponderExcluirAnonima; alguem sabe me dizer se esse tipo de cirurgia se faz pelo sus e particular seria qual valor.
ResponderExcluirOlá Pessoal, tenho esse mesmo problema da prolactina alta e como sou homem sofro muito, mas nada comparado ao fato da mulher ter a gravidez dificultada, mas estou aqui para compartilhar a oportunidade que consegui pelo estado de SP, quem faz o tratamento com dostinex consegue no posto Maria Zélia do belém o remédio gratuito.
ResponderExcluirBoa sorte a Todos e que Deus nos Abençoe e ajude nesse tratamento horrível!
Gente, descobri onte que tenho tumor na hipófise e estou completamente arrazada. Isso é perigoso? Soemnet o endócrino pode cuidar disso ?
ResponderExcluirFique calma. Perigoso só é se não tratar. Consulte um neurologista e um endócrino. Com acompanhamento tudo dará certo. Faz cinco anos que esses especialistas me acompanham tomo 1 comprimido por semana de dostinex. O microadenoma na hipófese tinha 7mm hoje está com 3mm e acredito que um dia irá sumir. Tenha fé. Fique com Deus.
ExcluirEu descobri a cinco anos o microadenoma na hipófese. Antes de saber do problema não engravidava, pois a prolactina não diminuía então a ginecologista receitou dostinex para diminuir a prolactina conseguiu diminuir e surpresa um casal de gêmeos lindos que hoje estão com 7 anos. Quando eles tinham dois anos fiz exames para saber o por quê da prolactina não abaixar, visto que, tinha parado de amamentar e do nada parei de menstruar e bingo lá estava ele o microadenona na hipófese. Hoje tomo 1 comprimido por semana de dostinex faço controle, o tumor é benigno com 3mm antes 7mm são cinco anos de tratamento continuo. Graças a Deus não tenho sintomas nenhum e acredito que um dia ele vai sumir.
ResponderExcluiroi pessoal. tbem estou aqui pq descobri q tenho um macroadenoma na hipofise com qse 4 cm. faz 4 dias q fiquei sabendo, estou firme q Deus passara comigo todas essas fases..gostaria de saber se alguem ja fez a cirurgia. e se é dificil a recuperaçao. pq a minha o medico ja disse q so cirurgia. bjo a todos e fiquem firme e confiantes em Deus.
ResponderExcluirA paz esteja contigo! Meu nome é Amália. Eu fiz a cirurgia. E hoje estou curada!!!
ExcluirTestemunho
Fé em meio às lutas
Amália passou por lutas, mas não tirou seus olhos de Deus
Em julho de 2003, decidi seguir a Cristo bem de perto, sem medo e incertezas. Aceitei Jesus na Lagoinha, mas me firmei na fé apenas em 2005, em outra igreja. Nessa igreja fui batizada nas águas e foi onde também Deus tratou profundamente o meu coração. Infelizmente ainda guardava vários sentimentos malignos, como rancor, medo e idolatria. Nesse período de tratamento das minhas emoções descobri que estava com um problema de saúde grave. Os médicos me diagnosticaram com um tumor de hipófise (glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro e que produz vários tipos de hormônios, como os que controlam a glândula tireoide).
Esse tumor provocou várias mudanças na minha vida: ganhei muito peso, perdi parte da visão direita, parei de ovular, tive muita queda de cabelo e de unha, tive excesso de prolactina (hormônio produzido pela hipófise), devido a isso, comecei a produzir muita secreção parecida com o leite materno. Mas, em todo o tempo o Senhor me encorajava a enfrentar as dificuldades e a crer na cura. Nessa fase difícil, as pessoas me perguntavam: “Amália como você está?” E eu respondia: “Estou bem! Porque estou nos braços do meu Pai!” Além disso, no meu coração tinha a convicção de que Jesus aos poucos estava sarando as células doentes do meu corpo. Quando iniciei o tratamento quimioterápico, sofri muito. Eram muitas dores, desmaios e vômitos. Entretanto, quando meu corpo fraquejava, me fortalecia em Jesus. Quantas vezes pedi ao Espírito Santo para me dar coragem de enfrentar essa luta.
Após 4 anos de tratamentos os médicos decidiram que o melhor seria realizarem uma cirurgia para retirada do tumor. Os médicos disseram que tirariam um pedaço da minha hipófise, e que possivelmente ficaria com algumas sequelas, como não andar, não falar, perder a visão e ficar estéril. Porém, continuei acreditando no milagre, tanto que antes de ser anestesiada para o procedimento cirúrgico, orei pela equipe médica e pedi que Deus abençoasse a todos e tivesse misericórdia da minha vida. A cirurgia durou 4 horas. Logo depois fui para o CTI onde sofri bastante com dores e sede. Para cessar minhas dores tomei seis doses de morfina. Durante quatro dias permaneci no CTI e mesmo sem poder levantar da cama, permanecia com meus pensamentos voltados para Deus. Uma das ajudas espirituais que recebi, veio por meio do meu esposo Alexis que pediu ao hospital que colocasse uma televisão no Box do CTI onde estava.
Diariamente assistia a Rede Super. As pregações e apresentações musicais me abençoavam e fortaleciam muito. Nesse período, não reclamava de nada apenas agradecia a Deus. Decidi, no meu coração, que se saísse do hospital, viveria para Deus e faria da minha vida um instrumento para levar a Sua Palavra. Para a glória do Senhor saí do hospital e sem sequela alguma. Inclusive, os médicos disseram que jamais geraria um filho, porém dois meses depois de ter saído do hospital engravidei.
Amália, realmente incrível o seu depoimento!!
ExcluirDeus é maravilhoso e continue testemunhando deste grande milagre que Ele operou na sua vida!! Muitas pessoas serão ajudadas, com certeza.
grande abraço
Olá Amália.
ExcluirQue testemunho tremendo, md emocionei mt.
Tenho 24 anos e Acabei de abrir mru exame e consta um nódulo de 3mm. E a mt tempo tenho colocado a mina vida nas mãos do Deus de milagres.
Eu operei no dia 16 de Junho de 2016 e já passou dois meses e ainda não estou recoperada,tem sido muito difícil mas val a pena pela nossa vida pois todos os especialistas que consultei me diziam que com a doença do cuchige daqui a dois ou três anos podia morrer.
ExcluirOla a todos. Sou um jovem 24 anos de portugal e há uns meses descobri por acaso numa sessao de fisioterapia que tinha um tumor na hipofise. Simplesmente o terapeuta ao fazer a massagem no pescoço senti uma enorme dor dentro da cabeça. Nesse dia a noite inesplicavelmente senti a maior dor de cabeça na vida. E eu nunca tinha tido dores de cabeça antes. Fui entretanto fazer um tac e o resultado foi a presença de um tumor 4cmx3cm. Fui ter com uma neuro, bateria de exames, e resultados pessimos. Prolactina 8000 e outros muito baixos. No entanto uma optima noticia. Das 3 opcoes de tratamento(1-operar pela cabeça, 2 operar pelo nariz, 3 tratamento via medicamentos). O meu tipo de tumor trata-se pela opçao 3. entretanto fui ter com um especialista neuro-endrocronologista. Ele disse-me para ficar tranquilo e que ia-se resolver com facilidade. Comecei a tomar dostinex, lepicortinolo, eutirox e injecçoes. Graças a Deus posso dizer que apesar de tomar esta trapalhada toda nao sinto um unico efeito secundario. Agora daqui a poucos meses volto a fazer uma RM para certeficar que o tumor secou e está mais pequeno. Ate lá vou vivendo tranquilamente cada dia a dia. E agradeço muito a Deus toda esta jornada, que apesar de tudo nao tive que ser operado. Pois as problabilidades de existirem complicaçoes no pos operatorio é sempre gande. Deixo o meu email para duvidas roger_krunska@hotmail.com
ResponderExcluirOla descobri um nodulo na adeno hipofise de 0,9 cm x0,8cm ontem fiquei mto assustada, ja tenho um filho mas estava tentando outro filho e nao conseguia, gostaria de saber se alguem sabe se nesse tamanho que esta o nodulo e´ preocupante e se e´ caso para cirurgia, fiquei bem mais tranquila e feliz por saber que para esse problema ha´uma soluçao, obrigado gente pelos depoimentos estou mais aliviada, que Deus abençoe a tds.
ExcluirQue Deus abençoe a vida de cada um de vocês. Pois seus depoimentos são muito importante, lendo cada um me deixou mais confiante pois descobri a pouco tempo que tenho microadenoma e que esta com 0, 4 cm, mas vou começar com meu tratamento. Tenho 28 anos e 1 ano e 2 meses de casada e meu sonho é ser mãe e vendo os depoimentos sei que é possível isso acontecer agora estou muito mais aliviada e confiante em Deus. Força pessoal isso tudo vai passar ;)
ResponderExcluirOlá Verônica meu nome é Nélida e tenho 29 anos, descobri o Tumor na Hipofise em 2014 e logo iniciei o Tratameto com dostinex, o tumor está na escala Macroadenoma, e no inicio tinha 2,2 Cm x 1,9, diminuiu um pouco 1,9 cm x 1,0, fiquei sem menstruar antes do tratamento 1 ano e meio, e durante o tratamento minha menstruação retornou, e voltei a ovular, não tinha como engravidar antes do tratamento, e com 11 meses de tratamento eu engravidei e já estou com 5 meses e meio, só me preocupo pois sinto muitas dores de cabeças, e vieram mais fortes pois não posso tomar o dostinex e nem meus remedios fortes para enxaquecas, mais com meu bebezinho está tudo bem. Fique forte em Deus e faça o tratamento, busque um Neurocirurgião e tudo dará certo. Eu não sei o que acontecerá mais pra frente, mais sei que Deus esta comigo.
ExcluirGrande Abraço,
Nélida.
Qualquer coisa meu e-mail é nelidamenezes@gmail.com
Ola pessoal. Tenho um macroadenoma que esta comprimindo o nervo optico. Estou enxergando mto mal. Vou fazer a cirurgia intracrania, alguem ja passou por isso? Será que posso ficar cego?
ResponderExcluirOla, meu nome é Emillyn e a mais ou menos 6 meses fui diagnosticada com um macro adenoma hipofisario..ainda estou me consultando pra saber qual o melhor tratamento e minha endocrino falou q se for um prolactinoma certamento sera por tratamento medicamentoso, caso contrario por cirurgia, o adenoma mede 11mmx6mm..estou muito triste, pois estou tentando engravidar a 1 ano e nao consigo..Mais creio que Deus é o medico dos medicos e no tempo certo vai vir meu baby..parabens pelos depoimentos..Deus abençoe :)
ResponderExcluirOla, meu nome é Emillyn e a mais ou menos 6 meses fui diagnosticada com um macro adenoma hipofisario..ainda estou me consultando pra saber qual o melhor tratamento e minha endocrino falou q se for um prolactinoma certamento sera por tratamento medicamentoso, caso contrario por cirurgia, o adenoma mede 11mmx6mm..estou muito triste, pois estou tentando engravidar a 1 ano e nao consigo..Mais creio que Deus é o medico dos medicos e no tempo certo vai vir meu baby..parabens pelos depoimentos..Deus abençoe :)
ResponderExcluirOla, meu nome é Emillyn e a mais ou menos 6 meses fui diagnosticada com um macro adenoma hipofisario..ainda estou me consultando pra saber qual o melhor tratamento e minha endocrino falou q se for um prolactinoma certamento sera por tratamento medicamentoso, caso contrario por cirurgia, o adenoma mede 11mmx6mm..estou muito triste, pois estou tentando engravidar a 1 ano e nao consigo..Mais creio que Deus é o medico dos medicos e no tempo certo vai vir meu baby..parabens pelos depoimentos..Deus abençoe :)
ResponderExcluirOlá pessoal me chamo Kelli tenho 21 anos, e em outubro de 2015 realizei um ressonância de crânio até que li o laudo e o resultado foi macroadenoma hipofisario de 2cm, fiquei curiosa para saber o que era porque até então nunca tinha ouvido falar, e quando pesquisei na internet descobri o que era me desesperei entrei em choque pois é um câncer, benigno, fiquei muito nervosa com medo de contar para minha família,fui até o médico ele me deu encaminhamento para o neurocirurgião na mesma semana marquei a consulta e quando aquele anjo falou que meu tratamento seria com o Dostinex fiquei aliviada ele me tranquilizou voltei para casa mais calma tranquila, no outro dia já comprei o remédio que custa 309,00 com 8 comprimidos tomo um cp por semana, e comecei o tratamento em abril de 2016 tenho um retorno ao médico vou refazer os exames para mostrar se o medicamento está fazendo efeito.
ResponderExcluirSe Deus quiser vai dar tudo certo.
Meus amigos que passam ou estão passando por isso força Deus não vai nos abandonar.
Fiquem com Deus
Boa noite!
ResponderExcluirTenho um adenoma na hipofise de 3mm e só uma trompa funcionante,será que consigo engravidar sem tomar o gabergolina?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá tbm tenho um microadenoma hipofisária e parei de tomar o Dostinex pois é muito caro, estou tentando pegar na casa da saúde aqui da minha cidade. .. Mas será que posso estar correndo perigo por conta disso??? Faço tratamento com a endocrinologista.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirolá! tenho 23 anos e meu sonho é ser mae descobri que tenho prolactina alta, nunca imaginei na minha vida que minhas dores de cabeça fortes poderia ser um tumor de hipofise estou pra passar com um endocrinologista para saber qual sera o procedimento para saber se tenho esse tumor acredito eu que ele vai pedir a ressonância estou muito triste e preocupada, pois nao quero passar o resto da minha vida tomando remedio :(
ResponderExcluirOlá Paula, você não pode ficar sem o tratamento, o Dostinex, age diretamente no tumor para diminuição do mesmo, sem o medicamento ele poderá crescer e comprometer áreas importantes como nervo ótico..
ResponderExcluirprocure uma farmácia de Alto Custo do Governo mais próxima de sua casa para pegar gratuitamente.
Sempre vá ao seu medico, siga a orientação a risca não abandone tratamento, pois pode ter consequências irreverencieis.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, eu descobri em junho de 2016 , que tenho um micro adenoma de hipófise medindo 0,03 mm , tomei Dostinex,meu neurologista já suspendeu,npois Ninha prolactina bse normalizou,mas, continuo com outra medicação manipulada para enxaqueca,ganhei muito peso,agora quero engravidar.
ResponderExcluirO meu caso é igual o seu.. o seu micro sumiu?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirola!
ResponderExcluirtenho cabergolina(doxtinex) para doação pois fui diagnosticada com microadenoma fiz uso durante um ano e graças a deus o medico suspendeu a medicação fiz uma nova ressonância e o tumor já não aparece mais, caso alguém precise se comunique comigo através do e-mail jlucindovieira@gmail.com tenho o equivalente a 3cxa de 8cp.
OIE JOYCE QUERO FALAR COM VC JOYCE LUCINDO
ResponderExcluirOlá. Também tenho um microadenoma na hipófise desde 2012,ou seja,há 5 anos. Controlo utilizando o medicamento cabergolina,e graças a deus não sinto nenhuma reação adversa.Mas gostaria muito que esse microadenoma desaparecesse para assim parar de tomar o remédio. No início quando descobri logo,saia um líquido branco do meu seio como se fosse leite materno,achei até que estava grávida. Porém quando fui ao endocrinologista e ele passou o exame de sangue para dosar a prolactina, estava 172 no valor.Hj,controlando com o medicamento, sempre varia entre 6 e 9,graças a deus. Porém quando eu paro de tomar o remédio, ainda sai um líquido porém não mais branco, e sim,transparente.Acabei de fazer a ressonância e o microadenoma hipofisário está com 0,4 cm. Espero muito quando eu decidir engravidar,que nao demore e não tenha nenhuma dificuldade para ter meu bebê. Sou jovem,tenho 22 anos e sou casada.Tenho microadenoma desde os 17 anos.
ResponderExcluirOla pessoal, estou no mesmo barco, bom eu acho. Fiz alguns exame e a minha prolactina deu alterada mas minha GO preferiu esperar 3 meses para repetir o exame e so depois de o resultado for o mesmo ela falou q ira passar um tomografia. Estou esperando porem cada dia mais preocupada porem confiante. Gostei de ler os depoimentos de todos. Sou mae de três lindos filhos e não pretendia engravidar ate pq meu marido ja fez a vasectomia. Agora e aguarda.
ExcluirMeu nome é carlos
ResponderExcluirMeu nome é Carlos André tive um macroprolactinoma 4cm operei em 1998 a cirurgia foi feita pela cabeça devido estar muito grande não pode tirar tudo fiz 30 seções de radioterapia tive cecuela na vista hoje vejo visão dupla .hoje faço reconancia todo ano para acompanhar a parte que não pode ser tirada.
ResponderExcluirOlá, uma amiga minha foi diagnosticada com um microadenoma na hipófsi e prolactina altissima. Gostaria de saber se esse tipo de problema deixa a pessoa depressiva e com alteração no humor. Desde já agradeço.
ResponderExcluirOlá,tenho um microadenoma na hipófise medido 0,7cm e ate hj nao sei o q fazer sinto muitas dores de cabeça alguem pra mim orienta o q fazer?
ResponderExcluir