domingo, 1 de novembro de 2009

Ganglioglioma

Embora raros, são os tumores glio-neuronais mais comuns do SNC, podendo corresponder a 20% das lesões ressecadas para tratamento de epilepsia. A maioria ocorre nos hemisférios cerebrais, especialmente no lobo temporal, e manifestam-se com convulsões em cerca de 90% dos casos. A idade média é 20 anos, e a duração média dos sintomas é 5 anos. Não ocorrem em facomatoses ou doenças hereditárias mas podem estar associados a anomalias do desenvolvimento e desordens de migração neuronal (displasia cortical).
Podem ser sólidos, constituídos por cisto único com nódulo mural firme, ou multicísticos. O tecido entre os cistos é cinzento e granuloso. Necrose ou hemorragias não ocorrem, nem efeito de massa, porque o crescimento do tumor é lento. Microscopicamente, há mistura heterogênea de neurônios atípicos e glia neoplásica. Pode haver áreas só de glia. Os neurônios dismórficos são distribuídos irregularmente, isolados ou em grupos. Há grande variação em forma e tamanho dos neurônios e formas binucleadas são comuns. Pode haver estroma fibrovascular, e a desmoplasia acentua-se onde o tumor atinge a leptomeninge. Microcalcificações podem ser extensas.
Imunohistoquímica demonstra, com variações entre casos e entre células do mesmo tumor, diversos marcadores neuronais: proteínas de citoesqueleto (neurofilamento), aminas biogênicas e enzimas relacionadas, neuropeptídeos, proteínas que se ligam a cálcio e proteínas relacionadas ao tráfego de vesículas sinápticas ou neurosecretórias (sinaptofisina). O componente glial dos gangliogliomas é formado por astrócitos neoplásicos, que po-dem ser fibrilares, protoplasmáticos com degeneração microcística, pilocíticos e gemistocíticos. São demonstrados por GFAP, S-100 e vimentina. Pode haver hiperplasia de capilares, mas mitoses são raras e necrose em pseudopaliçada ausente. Células com aspecto de oligodendrócitos podem também ser encontradas e até predominar. São negativas para GFAP e vimentina, mas positivas para S-100. Gangliogliomas anaplásicos: Casos acompanhados por até 11 anos demonstram que a grande maioria dos gangliogliomas tem ótimo prognóstico após ressecção cirúrgica adequada. Há relatos de gangliogliomas malignos, com curso clínico agressivo. A anaplasia ocorre invariavelmente no componente glial.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptganglioglioma1.html#gglioma

90 comentários:

  1. Bom dia!

    Laranjeiras-SE 16-03-11

    meu nome e Fabio e tenho um filho com 02 aninhos e foi diagnosticado um ganglioglioma este mes no cerebro dele, e estou muito preocupado,com isso gostaria de ter alguma informaçao pra eu e minha familia superar este problema e se tem cura.


    grato

    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenha muita fé que deus esta acima de tudo e de todos....

      Excluir
    2. Bom, eu já tive um tumor cerebral, também era o ganglioglioma, tinha 11 mm, assim que descobri que tinha um tumor eu fiz um plano de saúde, tive q esperar meio ano para ser operada de graça, já que nossa situação financeira não era muito boa e eu não acredito muito no SUS. A cirurgia ocorreu no dia 23 de abril de 2010, durou uma manha inteira, era no lobo temporal esquerdo, e deu tudo certo, fui operada pelo Dr. Mattana de Caxias do Sul, ele é ótimo, não fiquei com nenhuma sequela, nem nenhuma consequencia ruim, só boas, com tudo que aconteceu, a senção de que eu poderia morrer a qualquer hora, me fez dar mais valor à minha vida, à minha família, aos meus amigos, hoje sou uma pessoa feliz, naquele tempo descobri quem eram meus amigos de verdade, vi como era grande o amor da minha família por mim e vi que nada na vida é melhor do que os pequenos detalhes dela, os sorrisos, as brincadeiras, o conhecimento, o companherismo, o amor... Coisas que antes eu não reparava muito. Então, agradeço pelo ganglioglioma, com ele aprendi muito, e hoje sou uma pessoa muito feliz, confiei também em Deus, sei que ele esteve comigo todo o tempo :) e sou totalmente grata a Ele. Desejo que dê tudo certo com quem estiver lendo, e pense positivo, e uma dica, se quer um médico muito bom, procure por Marcelo Mattana, o pai dele é neurologista tbm, o Marcelo estudou nos Estados Unidos e hoje ele trabalha em Caxias do Sul-RS, se você é de outro estado, venha pra cá, vale a pena! :)

      Excluir
    3. Meu filho também teve
      Ele tinha várias crises operou a 9 meses como ficou seu filho?

      Excluir
  2. Oi Fábio, imagino a barra que vocês estão passando.
    É importante que seu filhinho seja assistido num Centro de Referência para tratamento do Câncer Infantil. A equipe precisa ser multi-disciplinar, composta por neuropediatra, neurocirurgião pediatra, neuro-oncologista, fisiatra, psicólogo e reabilitação, se for necessário.Aqui em São Paulo, o GRAACC, é um local avançado e de ponta e atende crianças de todo Brasil, inclusive tem muitas do nordeste do Brasil, com casa de apóio para Hospedagem da criança e acompanhante.
    Conheço uma adolescente que teve um ganglioglioma há 6 anos e hoje está super bem.
    Estou a disposição se precisar de maiores informações!
    Deus abençõe vcs e muita força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nada tem que ver com isto Deus NÃO EXISTE! Os médicos sim e toda a equipe...tive um ganglioglioma há 10 anos atrás e tudo está bem!força!@@

      Excluir
  3. Olá, minha prima de 20 anos hoje está em coma, ela tem o ganglioglioma, ela já fez 06 cirurgia a primeira foi porque havia dado hidrocefalia causa pelo tumor, fez a cirurgia central aonde estava localizado o tumor de 100% foi extraido 95% mais esse 05% que ainda permanece lá que não pode ser tirado por ser em uma aréa muito delicado tem inteligações com varios membro não pode ser retirado, causou muito mais depois dessas 02 cirurgia teve a necessidade de fazer mais 04 cirurgia, ela foi perdendo o equilibrio a fala, na visão e logo depois na fala e hoje ela esta nos aparelhos em coma, o médico já havia chamado a familia e designado ela. Mas a vontade dela de viver e tanta e a fé que temos de toda a nossa familia, ontem ela fez o último exame para saber se havia dado nela morte celebral e o resultado deu fluxo que no caso o celebro dela esta reagindo, E a fé que temos em nosso Deus ela vai curar ela porque só ela da a vida e tira na hora que ele que porque ele e misericordioso. Para as pessoas que tem esse tipo de doença lembre-se que com a fé e deus do nosso lado tudo da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste tudo isto, com uma jovem de apenas 20 anos... O relato acima já tem mais de 5 meses e espero que a situação tenha sido revertida, se esta foi a vontade de Deus.
      Assim que possível nos manda notícias...
      abs

      Excluir
  4. cleonice mantovani braga carisio23 de fevereiro de 2012 às 10:01

    meu nome é cleonice e tenho um filho de 25 anos que fez uma cirurgia para retirada de um tumor intraventricular e o diagnostico da biopsia demorou 4meses.a cirurgia foi feita no dia 19 de julho de 2011 e o resultado da biopsia sai em dezembro.o primeiro resultado foi astrocitoma e foi feito na ufu.fiquei meio insegura por ter demorado tanto para sair o resultado,pegamos as laminas e levamos para o hospital do cancer em barretos.foi feita uma nova biopsia e o resultado foi difernte foi de um ganglioglioma.ele vai fazer uma nova cirurgia pois deixaram parte grande do tumor.ele vai fezer a cirurgia no dia 27 de fevereiro em barretos com o doutor carlos jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice, realmente muito estranho esta demora de 4 meses pelo resultado da biópsia...
      Espero que tenha dado tudo certo na cirurgia do dia 27/02 e que seu filho esteja bem.
      Assim que possível nos manda notícias
      abs

      Excluir
  5. oi minha filha fez a retirada desse tumor ganglioglioma março de 2010 em cascavel parana
    com o dr stenio garcia hoje ela leva uma vida normal esta BEM

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo comentário!
    A experiência da sua filha trará encorajamento a quem passa por situação semelhante.
    Que Deus continue abençoando vcs!

    ResponderExcluir
  7. lidiodete e anonimo obrigada por compartilhar comigo .estou muito feliz ;meu filho fez a cirurgia em barretos e foi um sucesso.ele está super bem.só nâo fez a retirada total do tumor.agora vai fazer o acompanhamento com ressonamcia.caso cresça só cirurgia é recomendado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite quando a gente recebe estes diagnosticos a gente perde o chão.perde ate o gosto da vida,isto aconteçeu comigo..mas graças a deus que ele esta sempre nos iluminando.e iluminando esses medicos tambem.a minha sobrinha tem gamglioglioma 2.achamos um santo de um medico .que fez cirurgia foi retirado todo o tumor ;ela esta perfeitamente bem. so estamos aguardando todo tratamento vai fazer radio e quimio.mas vamos ter fé que tudo vai dar certo.e vai ter vida longa...

      Excluir
    2. Verdade... perdemos o chão quando um familiar querido é diagnosticado com uma doença tão terrível... Só Deus mesmo pra nos dar a força necessária.
      Que maravilha que correu tudo bem na cirurgia da sua sobrinha e ela está perfeitamente bem! E que continue assim, é o meu desejo!
      abraço!

      Excluir
  8. lidionete mande noticias do vitor.abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, tudo bem? Demorei pra responder pois ficamos uns dias fora e ainda estou me organizando...
      Fiquei feliz pelas notícias do seu filho!
      Meu filho também está bem, graças Deus. A próxima ressonância será dia 03/09/12...
      grande abraço!

      Excluir
  9. anonimo do dia 22 de junho as 20 e 14 ...olha só a respeito da minha sobrinha na primeira biopsia deu gamglioglioma grau 2.ai resolvemos mandar examinar em outro laboratorio em são paulo......deu grau 1 melhor noticia impossivel...ai não vai ser feito nada de tratamento so ressonancia a cada 6 meses pra controle.....como deus e bom .. ate os medicos ficaram surpresos com a segunda biopsia...tenha muita fé lidionete que tudo vai ficar bem com vcs tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que notícia excelente!!
      Muito bom saber que o tumor é mais indolente e não precisará de tratamento, apenas acompanhar com imagens.
      Que Deus continue abençoando vcs!
      abs

      Excluir
  10. o thiago está super bem e vai fazer uma ressonancia dia 10 de outubro . ele ja havia feito uma apos a cirurgia e a medida do restante do tumor é de7mm.agora estou pedindo a deus para quando fizer outra rm este tumor esteja quietinho.eu peço a deus todos os dias a cura para meu filho e para todos que necessitem de cura.quem sabe........bjos cleonice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está tudo bem, Cleonice! E no dia 10 de outubro, nada de anormal será encontrado, com a graça de Deus!
      bjs

      Excluir
  11. lidionete estou esperando noticias do vitor ,com certeza que já deu certo.Deus está com vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, graças a Deus o Vitor está ótimo. Fará ressonância dia 03/09 e espero que os resultados apenas confirmem que está tudo bem...
      bjs

      Excluir
  12. meu nome e adriana e eu tenho um filho especial que teve um ganglioglioma do lado temporal fez a cirurgia e esta otimo se voce tem deus no coracao nao deve temer nada. tudo de bom . eja deu tudo certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, que ótimo que seu filho está bem! E vai continuar, com a graça de Deus!
      abraço!

      Excluir
  13. hoje,depois de 1 ano da descoberta e retirada do tumor do thiago eu sinto que a minha vida está voltando ao normal,pois pra mim quando eu descobri este tumor o mundo desabou e eu o que eu senti é inexplicável.Senti como se tudo acabasse e que eu nâo pudesse fazer nada a nâo ser esperar.mas com o tempo a gente sente que nada acontece se Deus nâo permitir e graças a ele o meu filho está bem e melhor´, meu filho é quem me dá forças me dizendo assim ....mâe eu estou curado .e hoje eu estou aqui forte para ajudar o meu filho . Choro muitas vezes nâo vou negar,toda vez que ele tem que fazer uma ressonancia fico ansiosa.mas sei que tenho que viver um dia de cada vez.pois o futuro a Deus pertence.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente notícia, Cleonice!
      O Thiago continuará bem e melhor, com a graça de Deus!
      Realmente é um misto de sentimentos que fica difícil explicar... Sei exatamente como se sente. Cada ressonância é aquela apreensão, afinal somos frágeis humanos. Peço a Deus todos os dias que aumente a nossa fé e nos ajude a trilhar esta jornada da melhor forma possível.
      bjo enorme pra vcs!

      Excluir
  14. lidionete mande noticias do vitor,assim que puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, o Vitor está firme e forte, graças a Deus. Na segunda, 03/09, fez mais uma ressonância magnética no GRAACC e na segunda dia 10/09 saberemos o resultado...
      bjs!

      Excluir
  15. mande noticias do vitor,o thiago vai dia 10/10 para fazer a rm estou muito ansiosa. tenho muito medo de haver alguma alteraçâo nos exames.

    ResponderExcluir
  16. lidionete ,estou esperando noticias do vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, tudo bem?
      Graças a Deus a RM constatou que está tudo sob controle, sem modificações. Dia 24/10/12 completará 5 anos de diagnóstico e a equipe do GRAACC decidiu aumentar os intervalos de controle de 6 para 12 meses, portanto deveremos fazer novos exames em SET 2013...
      E dia 10/10 será a vez do seu Thiago... Com a graça de Deus tbém estará sob controle.
      Em breve farei um post relatando os detalhes...
      bjs

      Excluir
  17. vc nem imagina o quanto estou feliz.cada noticia boa que eu recebo ,sinto mais forte e confiante na graça divina. coloco o vitor e todos os doentes nas minhas oraçoes.tenho fé de que ainda compartilharemos muitas coisas boas.bjos

    ResponderExcluir
  18. ola, mau marido foi diagnosticado com um gamglioglioma grau no esquerdo, o tumor é muito grande e inoperavel. ja fez duas cirurgias, mais retiraram so pra fazer biopsia, no começo do ano fez ressonancia e descobrimos que o tumor tinha aumentado, viemos pra sao paulo pra ver o que os neurocirurgiões fazia, todos foram a favor de nao operar, pois traria muitos dados cerebrais. fez uma biopsia esterotaxice e o tumor mesmo sendo grande nao subiu de grau. vai começar o radioterapia daqui a duas semana, no hospital santa marcelina. mais essses dias teve uma convulsão e estar com conprometimento da fala. estou rezando para que ocorra tudo bem. pois o meu marido tem 34 anos e a tres estamos nessa luta ardua. rosangela sou do maranhao. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seu marido esteja melhor e o tratamento tenha trazido o efeito desejado.
      34 anos... Realmente muito jovem!
      Assim que possível manda notícias!
      Fiquem com Deus!

      Excluir
  19. rosangela,não podemos perder a fé e a confiança em deus.vou colocar o seu marido nas minhas oraçoes e deus está no contole,lembre-se disso.

    ResponderExcluir
  20. lidionete ,o thiago fez resssonancia hoje e o resultado só ficará pronto no dia 17-10 e eu vou para barretos com o thiago para a consulta com o neurocirurgião. quando eu tiver o resultado eu digo.conto com a oração de todos.

    ResponderExcluir
  21. o thiago foi ao retorno com o neuro e está tudo bem o tumor nâo desenvolveu.agora ele tem o retorno só daqui a seis meses.eu só tenho que agradecer a deus por este milagre que o thiago recebeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Cleonice!
      Que Deus continue abençoando vcs!

      Excluir
    2. Meu filho também tumor
      Mas tinha crises por causa tumor
      Mesmo após cirurgia tem um eeg com atividade alguém aqui?
      Falam que é da cicatriz alguém?

      Excluir
  22. tODAS AS PESSOAS DO MUNDO INTEIRO DEVERIAM TIRAR UM DIA DE JEJUM E ORAÇÃO PRA QUE O PODER DE DEUS POSSA ELIMINAR ESSE TIPO DE DOENÇA "CÂNCER" DA VIDA DAS PESSOAS. A ORAÇÃO EM CONJUNTO EU TENHO A CERTEZA QUE PODERÁ ERRADICAR ESSA DOENÇA DA HUMANIDADE. Quero estabelecer aquí nesse espaço um dia para o jejum a todos que puder compartilhar em prol desse problema: 14 DE DEZEMBRO DE 2012. VAMOS FAZER ESSA CORRENTE DE FÉ E SEI QUE Deus COM SUA IMENSA misericórdia nos ouvirá.

    ResponderExcluir
  23. o Thiago já está trabalhando e levando uma vida normal.e tenho certeza de que DEUS é tudo.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos! achei muito interessante o desenvolver destas conversas, além da informação do site. Tenho experiencia própria com relação ao ganglioglioma.Lutamos desde os meus 11anos de idade para diagnosticar o motivo de minhas ausencias apos a primeira crise convulsiva em 1/1/1995.Tive varios diagnostico, sofre muito pelo medo de nao possuir uma vida comum, afastei-me do meio social durante anos. Em 2005 fiz craniotomia para extirpação do tumor no lobo tempora direito, o qual apos biópsia foi diagnosticado como GANGLIOGLIOMA.Hoje, graças aDeus estou melhor, mais ainda ficaram as consequencias da privação de toda uma fase da minha vida. Estudei, trabalhei, estou terminando a graduação na mesma área de saúde na qual trabalho,porem vivo na instabilidade das crises de ausência à convulsivas.Toda minha vida vivi para isso, para descobrir e isso e ficar curado, lembro-me bem que vivia a procurar pessoas que passavam pela mesma situacao que eu na internet,pois nao poderia compartilhar tal situacao no mundo real, devido a discriminação existente, como foi dificil tudo isso, sentia minha familia se afastanto...e eu de todos eles. Posso trocar experincias, pois isso apoia e nos da grande segurança ao que vamos fazer e será feito.Contudo,nao compreendo pq ainda tenho essas crises uma vez que uso carbamaxepina desde 1995, e ha 07 meses mudei para oxcarbamazepina,mas ainda tenho crises. pois tudo isso me da intabilidade e aumenta minha insegurança no meu viver. Agradeço e desejo compartilhar sempre que possivel. Abraços (trindade.caldas hotmail). Att: Trindade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trindade, obrigada por compartilhar sua experiência conosco!
      Só quem vive o problema é que sabe como é.
      Fico feliz que, apesar de algumas sequelas, vc está bem, estudando, trabalhando e tocando a vida. Isso é muito bom!
      Parabéns pela sua garra de seguir em frente!
      abraço

      Excluir
    2. Meu filho também tinha epilepsia começou 5 dia vida e ressonâncias normais só ajuda pet deu causa
      Operou tumor
      Mas eeg continua atividade de epilepsia se não tem tumor qual causa
      Tem atraso pois andou 1 ano com cem crises diárias ele tem 3 anos e 7 meses
      Porque crises ficam e atividade?
      Tão injusto vida

      Excluir
  25. olá a todos, ano passado em fevereiro descobri que tinha um tumor cérebro ganglioglioma, já estava com 6 centímetros, não sabia que tinha descobri por acaso, Deus fez eu ir ao médico após escorregar e bater perto do pescoço e cabeça, fui e o médico disse que onde bati não tem nada somente dor muscular mas dentro do cérebro algo estranho. Bom Deus sabe de todas as coisas, em fevereiro operei,operação 10 horas, depois disso fiquei 20 dias em coma e 30 na uti, entubado e usei tb track, resumindo hoje estou aqui e bem pois em nome de Jesus sei que estou curado, lógico que com exames ficou um restinho pois é bem no cérebro e não tinha como tirar tudo, na operação fiquei 15 dias sem movimentar o lado esquerdo mas Deus não permitiu eu morrer e ficar paralitico, voltei a movimentar fiz muitas fisioterapia e faço agora academia para fortalecer o lado esquerdo, o ganglioglioma é grau 1, só fazer acompanhamento, tenho que fazer uma ressonancia chamada endoscospia difusão e defusão que o convenio não cobre, mas amém vou a luta e creio em Deus, nessas hoje sou o homem mais feliz do mundo, e eu creio que a fé e o amor da familia é uma das ferramentas para nós que teve ou tem. quem quiser manter contato comigo pode segue meu e-mail: marciovidanova@r7.com tem outra o médico foi o doutor Marcus Serra do hospital Santa Paula, muito bom lógico que Deus em primeiro lugar.abraços pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, obrigada pelo depoimento!
      Impressionante seu relato. Através de um "achado de exame" o tumor foi diagnosticado a tempo de ser possível a cirurgia... Graças a Deus que vc se recuperou e hoje está aqui para deixar uma palavra de incentivo para aqueles que vivem situação semelhante.
      Que Deus continue te abençoando hoje e sempre!
      abraço

      Excluir
    2. olá Lidionete como falei operei ano passado e até estava fazendo academia, mas em fevereiro comecei a ter convulsões, em abril tive 3, e até julho uma por mes, fiz os exames ressonância graças a Deus está estacionado e é benigno, mas tomando depakene e mudou para carbamazepina ai fiquei até 27 setembro sem convulsão ou seja dois meses e dez dias sem, passo com psciquiatra e pscicologa, uso sertralina, carbamazepina 800 ml por dia e 250 dekakene está tirando aos poucos e de lá pra ka tive mais 3 convulsoes mas fracas e melhor não perdi a consciencia, pois antes eu caia e apagava e tinha uma na sequencia. Mas creio que logo não vou ter mais nada é uma questão de reajuste de remédio, ainda afastado pois não tem condições principalmente por alocar na ida e volta do serviço, sinto falta de ar anormal mas faço de tudo pra ficar em lugar arejado, ex: se eu pegar um onibus lotado com certeza passarei mal e até podendo dar convulsão pois o ar fica escasso, nunca eu ando sozinho pra precaução e fazendo o tratamento e paciencia pois o pior ele já me livrou e agradeço a Deus por estar vivo e creio que logo logo vou estar trabalhando e podendo ir sozinho aonde quizer, e digo a todos que temos que ter fé em Deus e paciencia e confiança e muita alegria pois como entreguei minha vida a ele então não porque chorar mesmo com tanta lutas, um beijo a todos.

      Excluir
  26. o meu filho thiago foi hoje para barretos fazer a ressonansia para o retorno que vai ser no dia 24-04 e espero muito em deus que esteja tudo bem,pois ele está muito bem.se deus quiser vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice, muito bom saber notícias do Thiago. Fico feliz em saber que ele está bem, trabalhando e tocando a vida.
      Com a graça de Deus esta ressonância somente confirmará que está ótimo.
      Grande abraço!

      Excluir
  27. lidionete ,a ressonancia foi um sucesso,o thiago está otimo.agora ele fara só o acompanhamento de 6 em 6 meses. estou muuuuito feliz e aliviada.obrigado por apoiar todos nós .admiro a sua coragem.abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, que notícia maravilhosa!!
      Muito bom, muito bom!
      Que Deus continue abençoando imensamente vc e sua família!
      bj

      Excluir
  28. Ola pessoa!
    Li todos os textos e espero que todos consigam superar os momentos dificeis que se passa durante a descoberta, cirurgia e recuperacao.
    Meu nome é Betina e ha 1 ano e meio descobri que tinha um ganglioglioma de 2cm x 3cm do lado direito do cerebro. Durante 6 meses fiz acompanhamento medico e, apesar de ser benigno, a lesao era expansiva. Entao decidi operar em Dez/11.
    Hoje ja estou completamente curada, meu tumor foi totalmente retirado! Continuo tomando medicacao e faço ressonancia 1 vez por ano. No mes que venho tenho a ressonancia de revisao e espero poder diminui a mediacao neste ano!
    Sei o quanto eh dificil viver a situacao, eu mesma nao conseguia entender como que eu com 26 anos, saudavel, com toda uma vida pela frente podeia estar vivendo uma situacao como aquela de ter um tumor no cerebro. Apesar do meu medico dizer que nao era nenhuma situacao urgente que eu ja precisava operar imediatamente, so de ouvir o nome "tumor cerebral" ja ficamos assustados! E eu fiquei muito!
    entao o que posso recomendar eh que voces tenham fe (independente de religiao) e que utilizem muito do apoio dos seus amigos e familiares! Hoje consigo ver o quanto aprendemos durante aquele 2011, do quanto aprendi a valorizar ainda mais a vida, do quanto amo minha familia, do quanto tenho amigos maravilhosos, do quanto tenho fe em Deus, do quanto a medicina de hoje em dia eh avancada e que a cura eh algo totalmente POSSIVEL!!!!!!
    Fiquem bem e que todos obtenham a cura!!!!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betina, maravilhoso o seu depoimento!!
      Com toda certeza será de grande valia para aqueles que estão passando pelo que você já passou.
      Que Deus continue te abençoando muito!
      abraço!

      Excluir
    2. Oi Lidionete!
      obrigada! vou acompanhar o blog! é sempre bom dividir experiencia e dar uma palavra amiga a quem está enfrentando a situação.
      Estou lendo um livro muito bom chamado Anticancer! recomendo!
      bjo!

      Excluir
    3. O livro Anticancer é muito bom... Já li e também recomendo!
      bj

      Excluir
  29. lidionete,quero noticias do vitor,e dizer que o thiago está otimo e vamos no retorno com os neuro agora em outubro.estou ansiosa mas faz parte.

    ResponderExcluir
  30. lidionete,o thiago foi no retorno e está tudo bem . o retornoficou marcado para abril de 2014.estou muuuito feliz.mande noticias do vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, ótimas notícias!
      Aqui tudo bem, graças a Deus. A consulta do Vitor foi dia 28/10 e está sob controle. Retorno só em setembro de 2014!
      Que Deus abençoe a todos nós!
      abraço!

      Excluir
  31. fico feliz por poder partilhar um pouco de tudo que aconteceu com meu filho.gostaria de ouvir coisas boas de todos que como meu filho passou e hoje está bem.acredito que deus tem um proposito na vida de cada um de nós.é por isso que temos que ter fé e acreditar que deus que o melhor. deus abençoe todos nós.

    ResponderExcluir
  32. dia 09 de junho o thiago vai em barretos para fazer a ressonancia estou anciosa mas confiante pois ele está bem.dia 18 de junho é o dia de pegar o resultado e conversar com o neuro.

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal, boa noite a todos. Lí todas as conversas e me fortaleceu,hoje passo por problema semelhante. Em março do ano passado meu filho Gabriel de quinze anos teve varias crises convulsivas,precisou ser entubado e foi parar na U.T.I. Lá os médicos o desenganaram, não sabiam o que ele tinha e falaram que era só uma questão de tempo... Me coloquei na presença de Deus e pedi que se fosse da vontade dele que desse ao meu filho mais uma chance. E ele me ouviu, acordou,passou alguns dias na U.T.I e saiu de lá com o apelido de Lázaro pois, eles acreditavam que ele não sobreviveria. Após varios exames foi diagnosticado um GANGLIOGLIOMA, está em acompanhamento, toma remédios controlados, não teve mais crises mas, ficou com sequelas na traqueia pelo tempo que ficou entubado, hoje usa uma protese de silicone para evitar que ela feche. Dia 28 de agosto próximo, iremos para Goiania pois foi pedido um exame chamado VIDEO ELETROENCEFALOGRAFICO. Se alguém já fez esse tipo de exame por favor me diga como é pois estou aflita sem saber o procedimento. Que Deus abençõe a nós todos. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal, meu nome é Daniele. Li os comentários e estou vivendo algo parecido com o meu irmão..
    Meu irmão teve Câncer nos dois testículos, fez a cirurgia, após quimioterapia e ficou super bem. Em 30/07/2014, ele estava na faculdade quando deu uma crise convulsiva, achei estranho, ele nunca tinha tido isso antes. Fomos para o hospital, chegando lá, ele foi medicado, e foi feita uma tomografia e constou sangramento no cérebro, imediatamente ele foi encaminhado para a U.T.I, ficou por lá dois dias, após foi feita uma ressonância e constou dois nódulos um de 5cm e o outro de 11mm. O médico fez a ressecção cirúrgica, disse que retirou tudo. O resultado da biópsia saiu e constou GANGLIOGLIOMA ANAPLÁSICO. Fomos então ao oncologista e ele disse que o tratamento complementar a princípio será de radioterapia, irá debater com os outros profissionais e verá se há a necessidade da quimioterapia. Meu irmão está bem, o nódulo estava no local da fala, o médico achou que ele não falaria mais, saiu da cirurgia falando, só esquece algumas palavras, há de vez em quando uma confusão na mente, mas o médico disse para fazer fonoaudiologia para melhorar. Disse que com o tempo vai normalizar. Sou eternamente grata a Deus pelo cuidado que ele teve com o meu irmão, creio na cura divina, e sei que para Deus nada é impossível!!!! Para vc que está lendo tenha fé em Deus e creia até o fim, vamos iniciar o tratamento complementar no dia 29/09, vai dar tudo certo, Deus está no controle...Fiquem todos na santa paz de Deus..

    ResponderExcluir
  35. O Thiago foi no retorno com os neurologistas. Está tudo bem o retorno vai ser anual. Agradeço a Deus e a todos por poder dividir experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice, que bom que está tudo bem com o Thiago!! Notícia maravilhosa!!
      Que Deus continue abençoando muito vcs!
      abraços

      Excluir
  36. Ola a todos,meu nome é Fernanda.Recebi em 06/10/14 um diagnostico de tumor cerebral,com 2cm. Só Deus que nos dá força pela sua palavra,a família e alguns amigos que se mostram fieis.Creio em milagre e na direção de Deus para cirurgia,nada é por acaso, e ser atendida pelo de.Rafael Brito e ser fortalecida pelo meu pastor é motivo de agradecer, a vida com Cristo Jesus é ainda mais real ao ponto de com tanta dor receber forças pra seguir,enfrentar e ter coragem. A cirurgia não esta marcada mas minha vida esta em Cristo e tudo é pra seu louvor. Lembrei de Jó que quando foi provado com a dor, agradeceu a Deus pelo bem e mal.A Ele cabe a decisão soberana sobre todos nós, creiamos Nele

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal!! Sou a Daniele, referente ao comentário de 16/09. Infelizmente meu irmão veio a FALECER no dia 23/12/14, devido ao GANGLIOGLIOMA ANAPLÁSICO, FEZ A CIRURGIA E APÓS RADIOTERAPIA, ESTAVA TUDO INDO MUITO BEM, QDO DE REPENTE COMEÇOU A SENTIR FORTES DORES DE CABEÇA, ENJÔOS, FRAQUEZA, E FIZEMOS UMA RESSONÂNCIA E CONSTOU GRANDE INCHAÇO NO CÉREBRO SEGUIDO DE UMA LESÃO EXPANSIVA NO LADO ESQUERDO, OS MÉDICOS ACHAM QUE HOUVE REICINDIVA DO TUMOR..NÃO TINHA COMO OPERAR DENOVO IRIA CAUSAR DÉFICITS, FOI PARA A UTI, ONDE FICOU POR 5 DIAS, O QUADRO SE AGRAVOU, E ELE FALECEU DE UMA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA, LUTAMOS ATÉ O FIM, A MINHA VONTADE ERA TÊ-LO AQUI CMG,MAS A VONTADE DE DEUS FOI LEVÁ-LO. PEÇO A TODOS VCS QUE NUNCA PERCAM A FÉ E LUTEM ATÉ O FIM..AMEI ESSE ESPAÇO, ONDE PUDE APRENDER MUITO..ABÇS A TODOS...OREM POR MIM E PELA MINHA FAMÍLIA, ESTAMOS SOFRENDO MUITO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, sinto muito! Já se passaram alguns anos.. Imagino a dor de vocês! Mantenhamos a fé acima de tudo!!!

      Excluir
  38. Lidionete como está o vitor. Mande noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice, tudo bem? E o seu filho? O Vitor está bem, graças a Deus! A última ressonância magnética apresentou uma pequena alteração, mas os médicos decidiram continuam acompanhando. Vou atualizar o blog... grande abraço!

      Excluir
  39. Com o thiago está tudo bem.o retorno ao médico é mês que vem. Deus continue abençoando o vitor

    ResponderExcluir
  40. E o vitor como está? manda noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice, tudo bem? Como vai o Thiago? Espero que muito bem!! O Vitor está bem, graças a Deus! Os últimos exames foram em agosto de 2015 e os próximos, AGO 2016. Que Deus continue abençoando nossos meninos! abraço!

      Excluir
  41. bom dia estou muito ansioza descobri meu filho com 3 anos tem um tumor ganglioglioma mim ajude quais saos os procedimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faz tempo que vc deixou essa mensagem e espero que esteja tudo bem com seu filho. Os primeiros procedimentos são aguardar o posicionamento médico quanto à viabilidade de cirurgia... Assim que possível manda notícias!

      Excluir
  42. Bom dia. Meu filho foi diagnosticado com tumor cerebral de 4cm ele tem 4 anos. O médico sugeriu uma biopsia e constatou um ganglioglioma. Ele é um tumor infiltrativo e está na região do hipotálamo. Gostaria de saber se esse tumor tem tratamento com a possibilidade de não tirar todo tumor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho operou de um outro tipo de glioma (astrocitoma grau II) e devido estar infiltrado no tronco cerebral, não foi possível removê-lo todo. Os médicos optaram por conduta expectante, somente acompanhando com RM periódicas. Graças a Deus está estável a mais de 8 anos. Que Deus abençoe grandemente seu pequeno! abraço

      Excluir
  43. Oi o meu filho fez a cirurgia e foi um sucesso. Não foi possível estirpar todobo tumor, mas graças a Deus ele está bem.a cirurgia foi em 2011 e o tumor não evoluiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Cleonice! Que assim continue!!

      Excluir
    2. Lidionete ,como está o vitor. Manda notícias. Ele deve já deve estar um rapazinho.

      Excluir
    3. Oi Cleonice, tudo bem? O Vitor está bem, graças a Deus! Completou 15 anos e está um rapazinho sim... rsr Logo postarei notícias recentes.
      grande abraço!

      Excluir
  44. Descobri que tenho ganglioglioma 2 entre o cerebro e a coluna cervical..tenho muita dor de cabeça e fraqueza, meu médico falou que não tem como arrancar devido ao lugar sensível que está e retirando a sequela é grande, alguém tem esse tipo de tumor é verdade que não tem tratamento pra ele? Estou desesperada me ajudem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente é uma região bastante delicada, e pelo que você descreve (região entre cérebro e coluna cervical), indica trata-se da região da medula oblonga, bulbo, tronco cerebral... É isso mesmo? Se positivo, é a localização onde foi diagnosticado o tumor do meu filho e realmente são raros os médicos que se arriscam em operar esta região... Sugiro que vc procure a opinião de algum neurocirurgião que tenha experiência nesta localização... Meu filho foi operado pelo Dr. Sérgio Cavalheiro, professor titular da Unifesp e uma sumidade em neurocirurgia de tumores nesta localização. Mas há outros também. Que Deus te abençoe!

      Excluir
  45. Ola Lidionete, sou o Marcio Rodrigues, ultima postagem falei que esta tendo convulsões isso 2013 em 2014 tive so mais duas ultima agosto, comecei a tomar o remédio certo o anti- convulsão carbamazepina e lamotrigina e já da 2 anos que. Não tenho mais, todo ano faço ressonância e esta estacionado o tumor e graças a Deus vivendo uma vida praticamente normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, que ótimas notícias! Que Deus continue te abençoando imensamente! abs

      Excluir
  46. Olá.. minha mãe foi diagnosticada com linfoma cerebral.. estamos aguardando o resultado para saber o tipo e grau.. Tento buscar informação sobre o assunto mais é difícil, o médico falou que é um tipo raro.. alguém sabe falar sobre ele? Grata e força à todos!!

    ResponderExcluir
  47. Qual foi tipo de alimentação q vc seguiu lidionete para tratamento do seu filho ???

    ResponderExcluir
  48. Olá!

    Alguém já teve ou conhece alguém que teve ganglioglioma anaplásico? Como é o tratamento?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog