domingo, 3 de maio de 2009

Sódio X Potássio

Eletrólitos: potássio, sódio, cloreto e magnézio – são sais minerais que podem conduzir eletricidade quando dissolvidos na água

Para uma saúde excelente é importante consumir esses nutrientes com devido equilibrio.

Excessos de sódio na dieta proveniente de sal (cloreto de sódio) podem desfazer este equilibrio.

Produtos com alto teor de sódio: defumados, embutidos (salsicha, linguiça mortadela, etc), conservas, caldos, queijos, molhos prontos, glutamato de sódio, bicarbonato de sódio, etc Sódio / potássio (Na: K)

A dieta ocidental ingere uma taxa média de 2:1 sódio:potássio

Aa ingestão de uma dieta pobre em sódio e rica em potássio, diminui o sódio e aumenta o potássio dentro da célula e assim ativa a ATPase da bomba de sódio/potássio, aumenta a quantidade de ATP disponível e polariza a célula, restaurando o potencial transmembrana ao normal. Em outras palavras, diminui a entropia, isto é , aumenta o grau de ordem e informação ( célula saudável).

A dieta rica em sódio, pelo contrário, aumenta o sódio dentro da célula, diminui o potencial transmembrana, diminui o metabolismo celular e despolariza a célula , isto é, aumenta a entropia e provoca diminuição do grau de ordem – informação no sistema aberto que é a célula , podendo desencadear a proliferação celular ( célula doente).

Desta maneira o sódio constitui-se no grande vilão da historia , e não pode ser considerado prejudicial somente na insuficiência cardíaca ou na hipertensão arterial. O sódio é prejudicial em outras doenças cardiovasculares como, angina pectoris, miocardites e cardiomiopatias, assim como em doenças como : artrite reumatóide, espondiloartrose, osteoporose, úlceras varicosas, herpes, lupus eritematoso, câncer , etc.

Os especialistas acreditam que a relação ótima de sódio:potássio deveria ser de 1:5

Uma dieta natural rica em frutas e vegetais pode facilmente produzir índices muito bons na relação sódio:potássio

Alimentos ricos em potássio: banana, laranja, batata, maça, cenoura, uva, abacaxi, etc , etc

É bom tbém cozinhar com pouco teor de sal. Estou utilizando o sal light, que além de ter menos sódio, tem potássio, o que não tem no sal convencional (é só ver o rótulo)

Sal tradicional: SÓDIO: 390 mg / grama e IODO: 25 mcg / grama
Sal Light: SÓDIO: 166 mg / grama, IODO: 40 mcg / grama e POTÁSSIO: 260 mg / grama Sal Ligth Lite Salt: SÓDIO: 131 mg / grama, IODO: 44 mcg / grama e POTÁSSIO: 346 mg / grama

Já o sal marinho, a diferença é que é produzido por evaporação solar, beneficiado por processos que purificam, secam e esterilizam o produto. Quanto à relação sódio/potássio é idêntico ao sal convencional (pelo menos é igual no rótulo).

São pequenas atitudes que parecem insignificantes, mas podem contribuir com o tratamento.

Link: "O controle do câncer com um método muito simples e não dispendioso : provocar a hiperpolarização celular com dieta pobre em sódio e rica em potássio. Evidências clínicas e experimentais"
http://www.medicinacomplementar.com.br/temaJan04.asp

5 comentários:

  1. Tem uma diferença entre o sal tradicional e o sal marinho, o tradicional é acido, e o sal marinho é alcalino PH10.

    O bicarbonato de sódio, ele reduz a acidez, e tem PH 6.1, além de combater a candida e intimidar o cangro.

    Em geral para combater o cancer, todas as frutas tem que fazer parte de uma dieta seca, nada de fruta por uns 90 dias. O unico fruto que pode ser utilizado é o limão, este tomar a vontade, inclusive em jejum, é acido fora e alcalino dentro.

    Para o cancer tem que se evitar o potassio, pois o tumor gosta muito, como gosta também de proteinas animais e muito açucares, inclusive o vingre não deve ser consumido. A banana além do potassio, tem as três sacoreses.

    A batata é acida, e quem tem cancer não pode comer açucar.

    Eu acho que o futuro será nas associações de um e outro produto para liquidar o cancer. Por exemplo, que tem cancer não pode nada de laticinios, mas a combinação de queijo cottage com oleio de linhaça, segundo os entendidos, derrota o cancer, e assim muitas outras situações, como por exemplo: ALOE VERA e COPAIBA juntas misturada, afirma a testemunha ocular que s e curou, e se salvou da retirada da bexiga e um pedaço do anus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário.
    Recentemente li um livro sobre macrobiótica que recomendava pacientes com câncer não ingerirem frutas e a justificativa era exatamente esta: diminuir o potássio da dieta, e as frutas são as maiores fontes de potássio . Confesso que levei um choque...
    Desde que passei a pesquisar sobre alternativas para o tratamento do câncer, encontrei “muitos caminhos”, que parecem ser contraditórios entre si.
    Por exemplo:
    •O Dr. Federmann, médico e pesquisador, diz que o ideal é usar o sal marinho, pois tem 83 sais minerais úteis ao organismo, que o sal refinado não tem. Já o Dr. Daniel Magnoni, médico cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração em São Paulo, recomenda evitar o sal marinho e usar o light, por causa da quantidade de sódio por porção.
    •Na minha opinião, os poderes medicinais da aloe vera são inquestionáveis... Mas o médico americano Dr. Peter J. D´Adamo, criador da dieta do tipo sanguíneo, diz que pessoas com tipos sanguíneos O, B e AB devem evitar a aloe. Segundo ele, a aloe seria benéfica somente para pessoas com tipo sanguíneo A . E meu filho tem tipo sanguíneo “O”...
    •Os médicos Dr. Henrique Smith e o Dr. Sidney Federmann recomendam em seus livros que deve-se evitar a ingestão de frutas, principalmente no inverno. No verão comer com moderação. Já outros autores falam exatamente o contrário. Por exemplo o Dr. Douglas Graham, da deita 80/10/10 recomenda a ingestão de no mínimo 80% de suas calorias em forma de carboidrato, sendo das frutas, a principal fonte de energia.
    •Outros dizem que não se deve comer leguminosas e outros que se deve evitar o arroz integral e o trigo.
    Confesso que fico confusa às vezes: Em quem acreditar?
    Procuro ser sensata e pesquisar bastante antes de tomar qualquer decisão e se possível procurar ajuda profissional. Quanto à questão sódio X potássio, li inúmeros artigos , com evidências clínicas que dizem que o aumento do potássio aumenta a hiperpolarização celular, e o grau de ordem e formação da célula, aumentando assim a chance de apoptose.
    Como li também que frutas e vegetais frescos são as maiores fontes de fitoquímicos, que são grandes aliados no combate ao câncer,resolvi seguir a linha tradicional que recomenda a ingestão das frutas (mais de 90% dos pesquisadores concordam).Claro que evito os sucos de frutas, por causa do alto índice glicêmico (utilizo mais sucos de vegetais). A única fruta que uso com regularidade é a maça, que é uma grande aliada pra normalizar índices glicêmicos elevados.
    Cada dieta ou recomendação tem os seus méritos e podemos encontrar os relatos de sucesso em cada uma delas: macrobiótica, Gerson Therapy, Dieta Budwing ( queijo cottage com óleo de linhaça) entre outras e também as recomendações dos inúmeros médicos, cientistas e pesquisadores com experiência no assunto.
    Muitos itens são de concordância unânime: quem deseja ter saúde precisa evitar açúcar, gorduras, alimentos refinados, processados, industrializados, carnes, leite, ovos, derivados, stress, etc.
    Obrigada também pela dica da Aloe Vera e Copaíba...
    Que Deus nos ajude a tomar as melhores decisões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU pessoalmente estudo toda a bioquimica do corpo e as justificativas de cada um. Teorias tem muitas, mas nem todas tem justificativas bioquimicas, considerando o corpo um todo integrado, coerente.

      Excluir
    2. EU pessoalmente estudo toda a bioquimica do corpo e as justificativas de cada um. Teorias tem muitas, mas nem todas tem justificativas bioquimicas, considerando o corpo um todo integrado, coerente.

      Excluir
  3. Dieta de Gerson, mais não digo, porque há/existe provas suficientes de curas sobre o protocolo usado na terapia de Gerson e inclui fruta e adição de potássio, relativamente às leguminosas entre outros alimentos há que evitar, o Glúten, Acido fítico (fitatos) e os oxalatos ; )

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog