sábado, 9 de maio de 2009

MAR 2008 - II - Fisioterapia

Em consulta, a Dra. Nasjla nos disse que o Vitor precisaria de fisioterapia, fisioterapia e mais fisioterapia pra recuperar o lado direito do corpo.

Foi então que nossa amiga Sara nos apresentou a Elide, excelente fisioterapeuta com
experiência na área neurológica.

O seu relatório inicial da condição do Vitor foi o seguinte:

“Heminegligência direita; rebaixamento do tônus muscular, diminuição de força e trofismo em hemicorpo direito; comprometimento do equilíbrio e da coordenação motora geral.
Movimentação passiva normal, ativa e resistida com déficits; sincinesia de imitação exarcebada em MSD; prejuízo moderado-grave da coordenação motora fina em MSD; comprometimento moderado da sensibilidade profunda (prova indez-nariz), com maior imperfeição estando de olhos fechados / ataxia; hipermetria; hipotonia moderada em MSD; equilíbrio com distúrbio de integração entre o sistema motor (tônus, reflexos e postura) e a sensibilidade profunda; considerado como moderado o déficit de equilíbrio corporal dinâmico sem apóio; reflexos: sinal do canivete em hemicorpo direito, clônus positivo e babinski negativo, reflexos miotáticos aumentados; sensibilidade superficial tátil (exteroceptiva) aparentemente preservada; força e trofismo muscular diminuídos:lado dominante – sinistrismo, com negligência do MSD; marcha:observou-se o andar sobre as pontas dos pés, com ampliação da base de apoio e movimentos grosseiros e finos menos coordenados; acreditou-se na privação da informação proprioceptiva das sensibilidades profundas; aumento da oscilação do corpo pela assinergia muscular, com tendência à queda; marcha ebriosa (atáxica).”

No começo, foram 6 seções de fisioterapia semanais... 1 no GRAACC de 30 minutos, 2 pelo convênio de 30 minutos cada e 3 domiciliares de 1 hora cada. E a melhora do Vitor passou a acontecer de forma rápida. Antes da cirurgia ele era destro. Após a cirurgia passou a fazer tudo com a mão esquerda... Comer, escrever, pegar objetos... Ele achou mais fácil desta forma, do que reaprender a utilizar a mão direita. E até hoje é assim... tornou-se canhoto....

A fisioterapeuta Elide dá aulas na faculdade e também nos cursos de pós graduação. Tem muita habilidade em trabalhar com crianças. As seções de fisioterapia com ela eram muito divertidas... Eles brincavam com massinha, brinquedos de montar, rolavam do chão... O Vitor gostava bastante. A seção que ele mais gostou foi quando teve que “pôr a mão na massa” e fazer uma torta de limão... Adorou mais ainda a parte de comer... rsrsr
Pondo a mão na massa...

Estava bem gordinho, pois havia ganho 9 quilos em menos de 1 mês, devido ao medicamento pra desinchar o cérebro (Dexametasona)

Gostou muito desta seção de fisioterapia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog