terça-feira, 5 de maio de 2009

Alimentos Industrializados

Alimentos com muitas calorias e poucos nutrientes são os alimentos pobres em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais e por outro lado, ricos em açúcar (sacarose, glicose, maltose, lactose, frutose, xarope de milho), gorduras, sal, condimentos, conservantes, emulsificantes, corretores de acidez, agentes de tratamento da farinha, estabilizantes e espessntes. Os alimentos industrializados, muitas vezes possuem muitos destes itens num único produto. São as bolachas, salgadinhos, batatinhas, sorvetes, comidas de lanchonetes, tortas, carboidratos refinados em geral (incluindo o pão branco e o arroz branco), refrigerantes, doces, etc.

Muitos destes produtos têm “óleos vegetais hidrogenados” ou ”parcialmente hidrogenados” , que são óleos ômega-6 (girassol, soja, canola, milho, dendê) que foram modificados para se tornarem sólidos à temperatura ambiente (pois esses óleos são geralmente líquidos, mesmo na geladeira). Tal transformação torna-os menos digeríveis e mais inflamatórios ainda que os ômega-6 em estado natural. Mas há uma grande vantagem comercial nesta transformação: não ficam rançosos mesmo após ficar muito tempo expostos nas prateleiras dos supermercados, sem estragar.

As margarinas vegetais também estão entre os itens prejudiciais, pois suas gorduras são na grande maioria, de ômega-6 (milho, soja, girassol, canola).

Ingerindo alimentos refinados, com alto teor de açúcar e gordura, estaremos contribuindo com a promoção das células cancerígenas.

Açúcares refinados são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, causando acelerada elevação de açúcar no sangue. Em resposta, o organismo incentiva a secreção de insulina pelo pâncreas e com isto, promove o crescimento das células cancerígenas. Altos níveis de insulina podem ser os melhores fatores de previsão da reincidência de um câncer de mama nas mulheres depois do tratamento, visto que altos índices de insulina aumentam em pelo menos 8 X o risco de recorrência e morte.

Quanto às gorduras, os ômega-6 em excesso na alimentação favorecem simultaneamente o desenvolvimento das células adiposas e a inflamação propícia ao câncer. É uma associação que deve ser tratada com a maior atenção pelos que querem adquirir todas as condições de luta contra a doença.

Referências:
- Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural (Dr. Michael Murray, Dr. Tim Birdsall, Dr. Joseph E. Pizzorno e Dr. Paul Reilly) pg. 50 e 51
- Anticâncer (Dr. David Servan-Schreiber)pg. 89 – 94)

Link: “O pão branco, a farinha branca e os doces facilitam o aparecimento do câncer”
http://www.medicinacomplementar.com.br/temamai05.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog