terça-feira, 12 de maio de 2009

Geoterapia / Argiloterapia

É o uso da argila em forma de barro. A argila contém várias substâncias radioativas que emitem raios, ou partículas dotadas de propriedades químicas e elétricas que atravessam os tecidos do corpo humano, fortalecendo sua capacitação de combater as enfermidades em geral. Possui o poder de absorver e dissolver as matérias mórbidas das doenças.

Ela tira a febre do organismo, tira dores, têm efeito calmante dos nervos e tem ainda, propriedades de recuperar células doentes e de extrair do organismo impurezas, purificando-o.

Possui efeito depurativo, refrescante, descongestionante, absorvente, cicatrizante, antiinflamatório.

Carinhosamente a argila também é chamada de “barro”. Seus efeitos principais no organismo são:

1. Permutação: permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada

2. Equilibrio térmico: regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea

3. Ação anti-radioativa: anula os efeitos maléficos promovidos pelas radioatividades solares e eletrosféricas, mesmo em decorrência da diminuição da camada de ozônio. Atua também contra resíduos nucleares provenientes de explosões minerais. Entre os metais produtores de efeitos nucleares encontra-se o estrôncio, de número atômico 38, cujos efeitos colaterais são combatidos pela aplicação da argila.

Certos especialistas (por exemplo radiestesistas) podem verificar este poder de absorção: basta examinar a cataplasma de argila com um pêndulo antes de aplicar na pessoa, se notará que desprende uma forte radiação. Uma vez aplicada a argila durante 3 horas e examinado novamente, vê-se uma radiação nitidamente inversa: isto comprova que toda a força positiva radiante da argila foi transmitida ao organismo e absorvida a negativa, de comportamento mórbido. Muitas vezes se nota que, ao retirar a cataplasma, ela tem mau cheiro. Isto indica que absorveu matéria mórbida do organismo. Esta capacidade de absorver as substâncias venenosas e tóxicas é também demonstrada pelas análises biológicas.

A radioatividade da terra

Radioatividade é a capacidade que têm certos metais (rádio, tório, actínio, urânio) de irradiar energia continuamente. A ciência confirma que toda terra contém maior ou menor radioatividade. Quando dizemos que a terra ou argila é radioativa, queremos dizer que, pelo seu poder de absorção, ela captou energia do solo (magnetismo, eletricidade), da luz, da água ou do ar, e que pode irradiá-la sobre o organismo doente, transmitindo-lhe força e vitalidade.

Ao mesmo tempo que a terra absorve o mal, irradia sobre a parte doente e sobre todo o organismo seu poder radiante e vibrações positivas. O rádio, aplicado diretamente sobre o mal, destrói não só as células doentes com as sãs. Porém, na terra, a radioatividade encontra-se em estado natural e em dose infinitesimal.

Composição química da terra (Análise feita pelo laboratório Municipal de Parissobo nr 52.527)Silício 49%, Alumínio 14,61%, Sesquióxido de ferro 5,65%, cálcio 4,44%, magnésia 4,23%, óxidos alcalinos 3.08%, anidrido titânico 0,74%, umidade 7,40%, perda à luz 10,85%(esta composição pode sofrer alteração de acordo com o tipo e coloração da argila)

A terra contém os principais sais minerais de que o corpo humano é constituído. Os principais são os de silício, ferro, magnésio, potássio, cálcio, sódio, sais fosfatados e azotados.

Como usar – uso externo, em forma de cataplasma ou compressa. Usa-se a terra virgem, ou terra limpa, cavada de 40 a 50 cm de profundidade, livre de contaminação e raízes. Não pode usar terra com saibro ou areia. A cor não importa; a melhor terra é a que se usa nas olarias.

Segundo os livros que pesquisei, usa-se a argila em várias parte do corpo, como por exemplo: baixo ventre e estômago, peito, rins, regiões anal e vaginal, costas e coluna, coração, cabeça, pescoço, etc.

Nestes mesmos livros, encontrei citações de utilização de argila em tumores de diversas partes do corpo. A ação benéfica são as descritas acima. Recomenda-se também, nos casos de tumores, a utilização da argila acrescida de carvão vegetal. O carvão em pó ativado (comprado nas farmácias de produtos naturais) é mais fino. Pode-se utilizar também o carvão comum, usado em churrasqueira. Deve-se moer bem, peneirar e fazer a cataplasma.

Utilizei compressas de argila + carvão vegetal no Vitor, sagradamente todos os dias, com tempo aproximado de uma hora, no período de final de FEV 08 até JUL 08. Parei o procedimento em AGO 08 e retomei em DEZ 08, seguindo até hoje, com tempo aproximado de 2 horas. Compro a argila de uso medicinal em casas de produtos naturais e posiciono na parte posterior da cabeça, próximo à nuca, bem em cima da cicatriz da cirurgia, no local onde está localizado o tumor. Prendo com uma faixa e fita crepe.

OBS: Jamais devemos aproveitar a argila que já foi usada para fazer nova cataplasma, pois ela se encontra saturada de matérias mórbidas da enfermidade. Ao retirar a cataplasma, deve-se limpar a região com um pano umedecido em água fria e enxugar. A cataplasma deverá sair aquecida.

Não tenho como afirmar se estas compressa têm contribuído ou não ... Mas a literatura de tratamentos naturais é muito vasta neste assunto, afirmando que pode sim ser benéfica em tumores, inclusive os cerebrais.

Para febres, eu já comprovei: funciona mesmo. Meu filho Davi, de 10 anos, não suporta Tylenol e outros antitérmicos. Ele não consegue tomar, fica até com ânsia. No ano passado teve uma ocasião que ele teve febre, em razão de uma virose intestinal e consegui baixar as febres de 38-39 graus somente com argila... Colocava as compressas no peito, nas costas, no pescoço, na cabeça, no abdome e a febre baixava. Após mais ou menos 6 horas a febre voltava e eu aplicava mais uma etapa de compressas de argila e foi assim até ele ficar livre desta virose.

Na última consulta mencionei para o médico que o equilíbrio do Vitor com relação a escadas melhorou bastante. Ele praticamente não utiliza mais auxílio para descer ou subir degraus, coisa que não ocorria , mesmo alguns meses após a cirurgia . Notei essa melhora , que tem sido progressiva. O médico afirmou que este detalhe é um excelente sinal. Será que a argila contribuiu de alguma forma?

Fontes:
* Viva melhor com a medicina Natural – Luiz Carlos Costa, Editora Vida Plena, páginas 126 a 137
* Tratamentos Naturais de A a Z , Antonio Thomé, Editora Vida Plena, páginas 55 a 61
* Hidroterapia e Outros Tratamentos Naturais – Antonio Natanael de Paiva e Ramona Izabel Gonçalves de Paiva, Editora CPB, páginas 59 a 64

44 comentários:

  1. maria eloina
    tenho linfoma e estou fazendo quimioterapia gostaria de saber se posso fazer uso da argila e como usá-la.
    obrigada pela atenção.
    aguardo resposta no email eloina melo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Eloina, vou responder no seu e-mail.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. olá onde posso comprar argila???
    obrigada
    luciana

    luchb50@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana
    Eu costumo comprar em casas de produtos naturais. Tem de vários tipos (verde, cinza, branca, amarela, vermelha, etc). Eu compro da branca. No local onde compro, pago R$ 5,00 no pacote de 1 quilo. Ela é em pó e aí acrescenta-se água filtrada, até formar o barro.
    Tudo de bom pra vc!
    abç

    ResponderExcluir
  5. marta maria!!
    eu tenho linfoma e gostaria de saber como funciona esse tratamento se realmente funciona!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, a Geoterapia é um tratamento bastante usado em clínicas de tratamentos naturais e a indicação é para muitos casos. A aplicação geralmente é feita em regiões inflamadas e o alívio pode ser notado. Costumava usar também para baixar febre, só que já faz tempo que não uso, pois meus filhos não tem ficado doentes...
    Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  7. faço geoterapia no corpo todo numa clínica em santana de parnaíba. Cheguei lá com metastase na coluna. Dores terríveis que parecia quebrar-me ao meio. Com 3 dias de aplicação a dor desapareceu. Já estou no tratamento há 2 meses, fiz exames e estou aguardando o resultado. quanto a moça da quimioterapia, o barro tira toda a química, que prejudica o organismo promovendo a melhora. Há casos em que a medicina deu 3 meses de vida devido a metastase e já esta no tratamento a 9 meses com rosto de saúde. Meu nome é Sara Silva Santos meus telefones: 11 36561097 e 71058124. O tratamento funciona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao entendi quanto a quimioterapia. vc diz que "tira a quimica". Quer dizer entao que nao é preciso eu fazer quimio ou se eu fizer a argila vai tirar ela ou seus efeitos

      Excluir
    2. Oi, pode acontecer de a argila "tirar" ou diminuir os efeitos da quimioterapia...

      Excluir
    3. Ola tenho grande interesse nesta terapia da argila. Como devo aplicar na regiao inferma? e a duração do catoplasma no local?
      fraternalmente,
      Lucia

      Excluir
    4. Oi Lucia, eu uso diretamente no local, protegido por uma gaze fina. Cobrir com um pano para aquecer. Não usar plástico...
      Deve ter cerca de 1 a 2 cm de espessura e o tempo de aplicação de umas 2 horas.
      abs
      Lidionete

      Excluir
  8. Oi Sara, incrível o seu depoimento!
    Que Deus continue te abençoando!
    abs

    ResponderExcluir
  9. Sara Silva Santos5 de abril de 2011 12:10

    Lidionete, sou a Sara. Fiz exames em janeiro após 9 semanas, 81 sessões de geoterapia, o resultado foi que o cancer nos ossos se estabilizou. Já fiz mais 11 semanas e com certeza o próximo resultado será de cura. O end do tratamento é Av. Ouro Branco,135, Refúgio dos Bandeirantes, Santana do Parnaíba,km 46.5 da Estrada dos romeiros. 41541233. Venha nos conhecer. Sara Silva Santos

    ResponderExcluir
  10. Sara
    Que bom saber notícias suas e fiquei muito feliz com os resultados.
    Continue firme, dará tudo certo.
    Obrigada também por fornecer o endereço e contato do local...
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. ola boa noite
    meu filho esta com um tumor na cabeça (glioma ) região central direita
    gostaria de saber se posso aplicar argila ? por favor me responda no meu e-mail
    por favor é uma mae que esta desesperada por uma resposta
    e-mail para contato
    leaniclimike@hotmail.com e leani@cdlsinop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho também tem tumor cerebral, mais especificamente no tronco cerebral e usamos compressa de argila por mais de 2 anos, seguidamente. Acredito que foi benéfico e ajudou na recuperação de algumas sequelas que teve por ocasião da cirurgia... No momento não estamos usando, pois o tumor encontra-se estável a 5 anos e 3 meses...
      Acredito muito nos poderes medicinais da argila, pois já experimentamos dos seus benefícios.

      Excluir
  12. Bom dia, sofro de refluxo esofágico causado pela atonia do esfincter inferior. Gostaria de saber se o posso usar o cataplasma de argila sobre o esôfago. Grato.

    Adelino Ângelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não saberia responder acerca dos benefícios da argila para refluxo esofágico, mas no seu caso eu tentaria... Uso argila pra muitas coisas e os benefícios são perceptíveis.

      Excluir
  13. Ola,gostaria de saber como fazer o cataplasma para colocar sobre o tumor e também a medida certa para o uso via oral meu cão está acometida de osteossarcoma e eu acredito muito no poder pela a natureza. grata.
    se puder me enviar, meu id neusa0810@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neusa, eu já usei cataplasma de argila para tumor. Eu comprava argila medicinal em pó e ia acrescentando água até formar uma massa úmida e usava gaze e faixas para segurar. A massa deve ter cerca de 1 cm de espessura e abranger toda a região acometida.
      Quanto ao uso oral, eu não saberia te dizer, pois nunca usei...

      Excluir
  14. OLA BOA NOITE, TENHO DOENÇA DISCAL DEGENERATIVA COM DUAS HERNIAS PEQUENAS NA ZONA DA LOMBAR, A ARGILA PODE CURAR? COMO COLOCAR? QUENTE OU FRIA? E QUANTO TEMPO?
    ISABEL
    OBRIGADA

    AGUARDO RESPOSTA OU SE POSSIVEL PARAA O MEU EMAIL
    isa.bel@live.com.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora em responder... Estava sem acessar por aqui.
      Então, eu não saberia te dizer se a argila é benéfica em casos de hérnia de disco. Meu marido tem hérnia de disco cervical e nunca usou argila. Mas ele usa um fitoterápico natural que tem se mostrado bastante eficaz nos últimos 7 anos, para alívio das dores... Trata-se da Uncaria Tomentosa,popularmente conhecida com "Unha de gato". É um anti-inflamatório muito potente e nos períodos de crise, é o que traz alívio e melhoras.

      Excluir
  15. Olá. Por favor necessito de ajuda. Meu marido é paciente renal crônico (nefropatite parenquimatosa) e começará a fazer diálise peritoneal (não é hemodiálise). A diálise não mexe com sangue, é injetado no abdômem do paciente um líquido que suga todas as impurezas e toxinas que o rim já não consegue mais filtrar, depois ele devolve este líquido para fora que é descartado. Todo este processo leva de 7 a 9 horas e é feito durante o sono do paciente. O que se sabe é que 1 em 1000 às vezes com a ajuda deste tratamento consegue alguma recuperação renal. Será que a argiloterapia o ajudaria na busca pela recuperação? Você tem algum conhecimento de paciente renal que obteve melhoras com argiloterapia? Agradeço toda a ajuda possível. Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MÁRCIA. Ligue para a clínica citada acima pela Sara Silva Santos (11) 4154.1233 - (11) 99698.1507.Estive lá recentemente para conhecer e estou me preparando para fazer a geoterapia lá. Talvez por telefone você consiga alguma orientação. São pessoas maravilhosas. Espero ter ajudado. Fique com Deus.

      Excluir
  16. Muito obrigado pelo esclarecimento sobre a Argila. Irei entrar em contato com o endereço mencionado em Santana do Parnaíba.

    ResponderExcluir
  17. Quem faz radioterapia pode usar argila no local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho alguns livros sobre a argila e não encontrei essa informação. Até onde eu sei, a argila ajuda a amenizar os efeitos colaterais...
      Independente do local do tumor, a argila também deve ser aplicada na região do abdome e de preferência o cataplasma deve circundar o corpo, indo até as costas.

      Excluir
  18. Tenho uma amiga querida que tem câncer de mama e já fez duas cirurgias e hoje soube que fará outra cirurgia. Gostaria de saber como usar argila nela, por quantas horas e quantas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  19. Trabalho com argilas a 9 anos, sou Geoterapeuta ( realizo terapias com argilas) preciso saber se é possível colocar meu contato no blog para conversarmos a respeito.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Fique a vontade para disponibilizar seu contato aqui no blog...

      Excluir
  20. JOANA.
    Boa noite Lidionete,
    Gostaria de saber se a argila tira os efeitos da ação da quimioterapia ou os efeitos colaterais da quimio.
    E pode usar a argila em tumor(câncer de mama) que esta fazendo quimio,ainda não foi feito a cirurgia.
    Por responda por email joanaimoveis.eaj@gmail.com
    Obriagada.


    ResponderExcluir
  21. JOANA.
    Boa noite Lidionete,
    Gostaria de saber se a argila tira os efeitos da ação da quimioterapia ou os efeitos colaterais da quimio.
    E pode usar a argila em tumor(câncer de mama) que esta fazendo quimio,ainda não foi feito a cirurgia.
    Por responda por email joanaimoveis.eaj@gmail.com
    Obriagada.


    ResponderExcluir
  22. Ola, boa noite, onde posso comprar a argila para o tratamento?
    Grato desde ja!
    fillipeferreira0@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, Boa noite!tenho uma dúvida. Faço Radiestesia quinzenalmente onde somos orientados de que ela nos isola de elementos radioativos do solo que são possíveis causadores de células tumorais.inclusive uso entre o colchão e o solo, uso essa placa isolante. (Mais detalhes no site www.aemk.com.br)
    Será que o uso da argila interfere nesse tratamento?Obg,Nadia.nadianb@terra.com. br

    ResponderExcluir
  24. Com que frequência deve ser aplicada?? Obg

    ResponderExcluir
  25. Oi Lidionete, gostaria de convidar você e demais interessados na Terapia com argilas para minha palestra grátis dia 15/10/16 as 16 hs em Guarulhos SP.- Geoterapia - Terapias com argilas na saúde, beleza nutrição celular e energética - inf: whatsapp 95310-6118.

    ResponderExcluir
  26. Alguém já utilizou esse tratamento com argila em animais? Se sim, qual a cor da argila que devo usar e o tempo de aplicação? Minha gatinha tem 10 anos e foi diagnosticada com um nódulo na mama. A indicação é de cirurgia. Esse procedimento é bem traumático. Se alguém pude me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível e com resultado. Pode ser qualquer terra, sem raízes e cavado a 40/50 metros de profundidade, está no texto acima.

      Excluir
  27. Prezados,Gostaria de saber se a argila pode ser usada no sentido de auxiliar a eliminaçao da radioatividade residual do organismo após o tratamento de iodoterapia...muito aobrigada a todos!

    ResponderExcluir
  28. Meu esposo tem lesão frontainsular direita, com extensão para o lobo frontal esquerdo, compatível com glioma de baixo grau, está programada cirurgia para 07/11.. Indicaram para ele colocar a argila com o cipó milome, na testa.. Pode ser usado? Seria o lugar ideal? Quantas vezes por dia?? Porque o glioma fica meio do lado da cabeça.. Meu email: oristurturismo@hotmail,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, meu filho também é portador de um glioma, mas no caso dele é no tronco cerebral... Usamos compressas de argila por aproximadamente 1 ano após a cirurgia e eu aplicava próximo à nuca, bem em cima da cicatriz cirúrgica... Fazíamos apenas 1 vez ao dia, mas em casos críticos (quando ele teve uma queda e ficou uma semana sem andar), fizemos até 3 vezes ao dia, com duração de 2 a 3 horas. É um tratamento que experimentamos e comprovamos a eficácia, principalmente na recuperação de sequelas motoras.

      Excluir
  29. Como está seu filho hoje? Ele se recuperou?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...