terça-feira, 25 de agosto de 2009

Algas Marinhas

(A matéria abaixo foi pesquisada pela Lara, uma amiga virtual que mora na Itália. No final, há alguns links das fontes da pesquisa, sendo que alguns deles estão em italiano.)


Estudos comprovaram a relação direta que existe entre a qualidade da alimentação e o aparecimento de câncer, principalmente o das mamas.
Os estudos comprovaram que as algas podem reduzir de 50 a 60% a quantidade de estrôncio radioactivo, substância responsável pela reprodução de células cancerígenas. Os estudos foram mais longe.
Comprovaram ainda, que a alga ajuda na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo.
As algas marinhas são uma ótima fonte de iodo, mineral essencial ao correto funcionamento da tiróide.
Outros minerais que normalmente se encontram nas algas são o ferro, o cobre, o magnésio, o potássio, o cálcio e o zinco. Se o assunto é tratar e prevenir o envelhecimento cutâneo, as algas também podem ser usadas. Seu resultado é bastante satisfatório: A ação dos ingredientes ativos presentes nas algas acarretam em aumento da síntese proteica e a aceleração da regeneração celular cutânea.
A maior parte das algas contém betacaroteno (provitamina A) e algumas das vitaminas do complexo B. Para os vegetarianos e para os que consomem pouca ou nenhuma carne ou peixe, as algas marinhas podem ajudar a reabastecer ou a manter as reservas de ferro. A ingestão regular de algas pode ajudar a combater a anemia.
Além de aumentar o volume das refeições, as algas não contém gordura ou calorias, ajudando inclusive, no emagrecimento. Tem uma composição gelatinosa e um elevado teor de fibras. As algas compradas secas e embaladas, conservam-se quase indefinidamente enquanto fechadas; uma vez abertas as embalagens, conservam-se cerca de 4 meses num recipiente fechado.
São vários os tipos de algas: ágar-ágar (utilizada como gelatina pelos vegetarianos), arame, dulse, hiziki, irish moss, kombu, nori e wakame.

Tipos de algas

AGAR-AGAR - utilizada principalmente para engrossar os alimentos. É vendida em fios ou em pó e não tem sabor, pelo que é muitas vezes utilizada como gelatina (substitui as gelatinas de origem animal).Você deve demolhá-la poucos minutos e cozinhar até que a alga se dissolva; depois deixas solidificar e obténs uma excelente gelatina.


ARAME - alga escura, muito fina e de sabor suave que se cozinha com os vegetais. Pode ser cozinhada em vapor, salteada ou comida como salada. Rica em cálcio, ferro e outros minerais. Deve ficar de molho cerca de 15 minutos e cozinhar durante mais ou menos meia hora. O seu sabor suave mistura-se bem com outros sabores pelo constitui um bom começo para a apreciação de vegetais marinhos.É rica em sais minerais, depurativa, ajuda a regular a pressão sanguínea. É particularmente indicada para os órgãos reprodutores femininos. Contém alta concentração de sais minerais, principalmente ferro. Ingerir 1-2 vezes na semana.

DULSE - alga vermelha (púrpura), macia, com sabor característico, usada em sopas e condimentos. Rica em minerais como o ferro, potássio, magnésio, iodo e fósforo. Podem ser tostadas e pulverizadas para criar um tempero rico de ferro.
p.s. Na Itália encontra-se o "GOMASIO" que é um temperinho para saladas a base de gergelim tostado e algas dulse.

HIZIKI - alga escura e comprida com textura semelhante à Arame, mas mais espessa e com um sabor a mar muito mais forte. Tem uma quantidade enorme de cálcio e ferro - mais que qualquer outro alimento - e contem outros sais minerais e oligominerais, alem de vitamina A, C e B12. Como a Arame melhor não consumir muito. Deve ficar de molho cerca de 10 minutos antes de usar, pois aumenta cinco vezes de volume quando hidratada.

KOMBU - de cor escura é mais larga e mais espessa que as outras algas. É usada para cozinhar com feijões (torna as leguminosas mais macias e digeríveis) ou com vegetais, realçando o seu sabor e ajudando na digestão das fibras, mas normalmente não vem ingerida. É também excelente para fazer caldos de legumes e sopas. Deve ser demolhada e demora algum tempo a cozinhar (30 a 45 minutos). È bastante rica em cálcio e contém ácido glutámico, que amolece os legumes e realça o seu sabor, além do sódio (assim cuidado com o sal quando se usa a Kombu). Reforça o sangue e elimina as toxinas do corpo, inclusive a radioatividade.
IRISH MOSS - também chamada de musgo da Irlanda, é utilizada na indústria alimentar como fonte de carraginas gelatinosas, que solidificam os alimentos. A sua cor oscila entre o roxo-avermelhado e o verde-avermelhado.

NORI - de cor entre o verde vivo e o roxo e de folhas finas. As suas tiras secas são utilizadas como invólucro do famoso prato japonês, o sushi. Prepara-se tostando-a rapidamente. E' possível comê-la diretamente ou parti-la aos pedaços e salpicar sobre a sopa, vegetais ou feijões. É particularmente rica em ferro, potássio, iodo e proteínas. Contem também vitamina A, cálcio, ferro, vitaminas B1, B2 e C. Podem ser ingeridas com frequencia, ate mesmo todos os dias.Ajudam a reduzir o colesterol, a melhorar a circulação e regular o funcionamento de rins e órgãos sexuais.

WAKAME - de folhas verdes escuras e encaracoladas tem um sabor suave e adocicado. É principalmente utilizada em sopas ou confeccionada em conjunto com os vegetais. Rica em iodo, proteína, ferro e magnésio.Deve ficar de molho durante cerca de 20 minutos. Pode ser fervidas em fogo lento durante 10 a 15 minutos, ou cortada em bocadinhos para ser servida como salada. O seu veio central é rijo e deve ser retirado depois de amolecido em água fria, uma vez que não amolece com a cozimento.Como a Nori, podem ser ingeridas com frequencia, ate mesmo diariamente Tem efeito benéfico no fígado, ajudando a regularizar as suas funções.

Referências: A matéria acima foi pesquisada pela Lara, uma amiga virtual que mora na Itália. É um resumo de alguns textos, mais alguns livros que ela tem, sendo a maioria em italiano.

No site abaixo tem uma tabelinha sobre os nutrientes das algas. No “Nutrizine Pret a manger” ela é mais completa...
http://www.alimentacaosaudavel.org/algas.html

Neste outro site, tem fotos das diferentes qualidades de algas. Clicando na foto é possível saber sobre cada uma delas - em italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog