quarta-feira, 26 de junho de 2013

Caíque: vivendo pela fé e dependência de Deus

Já relatei aqui um pouco da história do Caique, um lindo e amável garotinho atualmente com 3 anos e 4 meses, mas que desde 1 aninho de vida já enfrenta desafios gigantes. A aproximadamente 2 anos foi diagnosticado com um tumor cerebral enorme, do grupo dos gliomas, denominado Ependimoma. Foi operado pelo mesmo neurocirurgião que operou meu filho Vitor e também acompanhado pela mesma equipe neuro-oncológica do GRAACC... Na cirurgia na ocasião do diagnóstico, também não foi possível remover todo o tumor, por estar em região inacessível, no tronco cerebral e foi indicado quimioterapia, mas não houve a resposta esperada. Em maio do ano passado, uma ressonância magnética constatou que o tumor voltou a crescer e desta vez  para uma região de acesso cirúrgico ainda mais difícil. Como apresentou pressão intra-craniana, teve que ser operado para colocação de válvula também do lado esquerdo do cérebro, pois a do lado direito não estava dando conta. No fim de junho de 2012, precisou ser submetido a outra cirurgia, desta vez para “aliviar” a lesão tumoral, pois os médicos já sabiam que não seria possível retirar o tumor sem causar danos irreversíveis. Teve algumas complicações, inclusive meningite. Dia 12/07, mais uma cirurgia, para fazer a troca da DVE (um dreno externo que usou desde a cirurgia), pois a bactéria que causa a meningite estava difícil de ser eliminada. Após 35 dias de hospital, teve alta e junto com a alta, catapora. Mas com a graça de Deus recuperou-se com sucesso.

No dia 22 de agosto, iniciou um novo protocolo de quimioterapia, mas infelizmente não houve a resposta esperada e o tumor continuou crescendo... Em meados de janeiro de 2013, o tumor havia crescido a tal ponto, que os médicos avisaram que nada mais poderia ser feito, e que o estágio final da doença havia chegado. Foram dias muito difíceis, mas Deus em nenhum momento desamparou esta família querida.

Diante dessa perspectiva médica, seus pais decidiram suspender a radio e a quimio que vinha fazendo e sob  orientação de um médico naturalista dos Estados Unidos, passaram a realizar um tratamento natural recomendado por ele. Um dia depois de iniciado esse tratamento, o Caíque parou de andar... Alguns dias depois, começou a se queixar de dores e seus pais o levaram  ao GRAACC. Chegando lá, foi constatado que estava com pressão intracraniana aguda e a cirurgia foi imediatamente descartada, pois seu cérebro já fora muito manipulado, devido às várias cirurgias anteriores. O exame de tomografia computadorizada indicou que não havia possibilidade de reversão e então veio a pior notícia de todas: seria questão de horas para entrar em coma, morte cerebral e parada cardio-respiratória.

Uma grande corrente de orações se intensificou e todos juntos clamamos a Deus por um milagre na vida do Caíque. Sabendo que seria apenas questão de horas, o GRAACC providenciou que ficasse sozinho no quarto, para que os pais pudessem se despedir do filho e então as visitas foram liberadas. Conheço muito bem o GRAACC e sei que procedimentos assim, somente em instância extrema. Na ocasião fomos visitá-los, eu e meu esposo Fernando tivemos a oportunidade de estar um pouco de tempo com o Caíque, o papai Luciano e a mamãe Patrícia. Oramos e clamamos a Deus juntos e pudemos sentir a paz, a serenidade e o conforto  que só Ele pode dar, presentes no coração daqueles pais. Em momento algum os vi desesperados. Eles tem convicção que podem contar com Aquele que sabe de todas as coisas.

Relembrando: na internação a médica plantonista disse que pelo quadro, o Caíque teria entre 4 e 6 horas de vida... Após 2 dias, continuava resistindo, causando grande surpresa a todos no hospital. 

A seguir palavras do Luciano, pai do Caíque, no dia 05/02/2013: “Na sexta-feira, vieram para introduzir a morfina e induzí-lo ao rebaixamento, porém dissemos à médica que não aplicasse, pois oraríamos ao Senhor e se o Caíque manifestasse dor, aí consentiríamos. A médica nos disse: Vocês tem certeza, pois vai aumentar o sofrimento e como já dissemos, não há volta. Assim fizemos, e na hora do por do sol na sexta-feira, como nosso costume de pararmos tudo no dia de sábado para adorar ao nosso Deus, Ele nos deu a benção do Caíque acordar e estar consciente. A médica voltou no sábado pela manhã, ao entrar no quarto deu um pulo pra traz e disse: acordado e consciente, como? Dissemos a ela: Esse é o Deus que acreditamos, e é nEle que esperamos... O Caíque perdeu o acesso e após 5 tentativas, não acharam veia para introduzir o soro e queriam levá-lo a cirurgia para colocação de catéter, uma vez que ele não se alimentava, pedimos também para esperarem e que oraríamos a Deus, e Ele decidiria por nós. A enfermeira olhou com um certo descaso pela sua fisionomia, mas ao orarmos, o Caíque comeu 3 bananas nanicas e ao entrar no quarto, ela tomou outro susto e pasma pediu o cancelamento da colocação do catéter... Esse resultado é devido as orações, que intercedem por nós o tempo todo e mesmo eu e minha família não sendo merecedores, o Senhor nos ajuda nesses momentos. Hoje os médicos falaram que vão reduzir os medicamentos e ver como ele se comporta...”

Relato do dia 14/02: “Ontem nosso filho Caíque recebeu alta hospitalar! Glórias a Deus, tão somente a Deus por isto! O quadro continua grave, de acordo com os médicos. A oncologista nos disse que ele está indo pra casa pra ficar mais um pouquinho com a gente.... Quando chegamos com ele há exatamente duas semanas atrás, nos deram “horas” para que ele entrasse em coma, e em seguida tivesse parada respiratória. Para a surpresa de todo o “staff” do hospital, isto não aconteceu, e depois de alguns dias, foram reduzindo a sedação gradativamente para verem se ele conseguia ficar sem ela, pra poder ir para casa. E glorificamos o nome de Deus pois Ele nos permitiu esta graça! Agora, que estamos em casa, já retomamos o tratamento natural, sempre orando pra que Deus continue Sua obra, e pedimos que todos continuem intercedendo pelo Caíque para que em tudo seja manifesta a glória e misericórdia Divina! Somos muito gratos ao GRAACC que nos ofereceu todo o amparo neste momento crítico; gratos à todos pelas orações, mensagens de fé e esperança e por todo carinho!!! Até aqui nos ajudou o Senhor, e continuamos confiando que Ele sempre opera em favor dos seus filhos! Muita oração, muito poder! “

Relato da Patrícia em 18/02/2013: "Estamos em casa há 6 dias, após alta hospitalar com nosso amado Caíque. Ele continua estável, e estamos em intenso tratamento natural com ele. Gostaria de colocar qual é o estado clínico dele no momento. Devido à lesão, ele perdeu todo o equilíbrio do pescoço para baixo e também não fala, devido ao comprometimento. Mas, pela graça de Deus, está sem dores e apresenta um humor muito bom, sorrindo e até dando gargalhadas em alguns momentos! As orações de todos vêm nos alimentando e sustentando a cada dia e cada minuto! Ontem meu esposo leu um trecho da Bíblia que parece ter sido escrito só para nós e  gostaríamos muito de dividi-lo com vocês! Onde está escrito “Província da Ásia”, por favor, substituam por “Hospital GRAACC”, e vocês irão se arrepiar com o carinho de Deus ao enviar este trecho tão maravilhoso: 
“Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos que suportamos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida. Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em DEUS, que ressuscita os mortos. Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nEle a nossa esperança, na certeza de que Ele continuará a nos salvar, enquanto vocês nos ajudam, orando por nós. Assim Deus responderá às muitas orações feitas em nosso favor e nos abençoará; e muitos lhe agradecerão as bênçãos que Ele nos dará”. II Corintios 1: 8-11. 
Queridos, vocês percebem a importância da oração intercessória???? Deus já fez muito e temos certeza que ainda quer fazer mais... confiamos na Sua misericórdia e poder, e em tudo damos graças à Ele! Que o nome de Deus seja engrandecido em todos os momentos!"

Relato do dia 10/04/2013: "O Caíque tem mantido um quadro de certa estabilidade, mas dorme muito durante o dia. Ele tem se alimentado via oral (o que os médicos não conseguem explicar devido ao quadro dele), fato que agradecemos sempre a Deus, pois esta é a parte principal do tratamento (alimentação crudívera). Temos travado uma batalha bem intensa, espiritualmente, psicologicamente e fisicamente falando, mas temos muito o que agradecer a Deus, pois nos últimos dias, o Caíque começou pela primeira vez a mostrar alguns sinais de evolução (alguns movimentos de braço e perna voluntários). Queridos, pedimos que não deixem de orar por nós, para que tenhamos forças dos Céus para fazer a nossa pequenina parte. E temos sempre suplicado a Deus que Ele venha intervir, como já tem feito desde sempre, para que o Caíque possa dia a dia estar nas mãos do Pai todo poderoso!
Estamos neste momento em fase de redução de uma das medicações, o que requer muita observação do quadro clínico; por favor, intensifiquem suas orações neste sentido, pois dependemos completamente da misericórdia de Deus para que ocorra esta redução, mantendo o conforto do nosso amado Caíque!"

14/06/2013 – notícias recentes, após quase 5 meses ter sido desenganado pelos médicos...
“Há mais de dois meses atrás pedi que orassem pela redução de uma medicação que ele faz uso, pois é ela que controla os espasmos que ele tem. Pela graça de Deus quero compartilhar que Ele nos permitiu até aqui que reduzíssemos já 90% desta medicação... Louvado seja o nome dEle por isto!!!!  Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas não temos como não enxergar que nosso Poderoso Deus está agindo com Sua eterna misericórdia!!! Continuamos contando com as orações intensivas de todos vocês que tanto nos tem demonstrado carinho e amor!!!"

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de Ti, que trabalha para aquele que nEle espera." (Isaías 64:4)

Amigos, confesso que fiquei muito emocionada ao fazer esta postagem. Conheço essa família pessoalmente e sei que têm vivido exclusivamente pela fé. Conversar com eles é confortante e todos em sua volta notam isso. Em momento algum os vi blasfemar ou duvidar do poder e amor de Deus. Todo momento glorificam e exaltam o nome dAquele que está no controle de tudo e jamais os desamparou.
O grande segredo é apegar-se às promessas dAquele que não falha. Abaixo, uma pequena amostra do que tem trazido conforto e refrigério ao coração desses pais:

“Uma das melhores coisas na vida do cristão é que podemos crer que Deus está no controle, que Ele não comete erros. Podemos não entender por que acontecem algumas coisas em nossa vida, mas é maravilhoso sermos capazes de entregá-las a Deus. Um dia, saberemos o fim da história. Mas, por enquanto, incentivo-o a colocar a vida nas mãos de Deus hoje, pois Ele tem o mundo todo nas mãos – incluindo a você e a mim.”


"O fato de ser-nos pedido que suportemos aflições, prova que o Senhor Jesus vê em nós alguma coisa muito preciosa, que quer desenvolver. Se não visse em nós coisa alguma pela qual pudesse glorificar Seu nome, não gastaria tempo em refinar-nos. Cristo não lança em Sua fornalha pedras sem valor. É o minério valioso o que Ele prova." - E.W.

"Ande pela fé, não pelo que você vê. À medida que você caminha pela fé, dependendo de Mim, eu te mostrarei o quanto Eu posso fazer por você. Se você vive sua vida com muita segurança, nunca conhecerá a emoção de Me ver trabalhar através de você. Quando Eu te dei o meu Espírito, Eu o habilitei a viver além da sua capacidade natural e força. É por isso que é tão errado medir seu nível de energia contra os desafios à sua frente. A questão não é a sua força, mas a Minha força, que é ilimitada. Ao caminhar perto de mim, você pode realizar meus objetivos na minha força." -  Porque andamos por fé e não pelo que vemos II Corintios 5:7


Vendo as fotos da mamãe grávida... Desde sempre sabe que é muito amado!

A mamãe é pianista e coordenadora numa escola de música. O filhinho  seguiu seus passos...

Dia que o Caíque conheceu o Vitor e a Lana...

Sou muito amado, por isso sou feliz!

Família muito especial! Oro todos os dias por vocês...
Postagens relacionadas:
26 ABR 2012 - Conhecendo o Caíque e sua família
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2012/05/28-abr-2012-conhecendo-o-guerreiro.html

JUN 2012 - Câncer, doença traiçoeira
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2012/06/cancer-doenca-traicoeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog