sábado, 31 de outubro de 2009

Tumores da Região Pineal

A epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena gândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, acima do aqueduto de Sylvius e abaixo do bordelete do corpo caloso, na parte anterior e superior dos tubérculos quadrigêmeos e na parte posterior do ventrículo médio. Está presa por diversos pedúnculos. Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.
A glândula pineal é uma estrutura cinza-avermelhada do tamanho aproximado de uma ervilha (8 mm em humanos), localizada logo rostro-dorsal à colículo superior e atrás da stria medullaris, entre os corpos talâmicos posicionados lateralmente. Anatomicamente, é considerada parte do epitálamo. É uma estrutura epitalâmica pequena e única, situada dorsalmente à região caudal do diencéfalo. Ela é derivada de células neuroectodérmicas e, à semelhança da retina, desenvolve-se a partir de uma invaginação do teto da parede do terceiro ventrículo.
A glândula pineal é, portanto, uma estrutura de linha média, sendo vista freqüentemente em radiografias simples de crânio, por sua alta incidência de calcificação.
Está localizada no meio do cérebro, controla , portanto, o relógio biológico do organismo, em particular o ciclo normal entre o estado de vigília e de sono. Muito frequentes na infância, os tumores pineais atípicos (tumores de células germinais) causam muitas vezes uma puberdade precoce. Podem obstruir a drenagem do líquido que rodeia o cérebro, o que provoca um aumento do tamanho do mesmo e também do crânio (hidrocefalia), desenvolvendo-se finalmente uma grave disfunção cerebral.
Entre os tumores desta região estão: Pinealoma (benigno), Germinoma, Pineocitoma, Cisto de Pineal, Teratoma Maduro (cisto dermóide) da Pineal, Pineoblastoma.

Germinoma da Pineal - Tumores de Células Germinativas
Os tumores de células germinativas (TCG) compreendem um grupo heterogêneo de neoplasias, originários de células germinativas primitivas, com migração incompleta no período embrionário, podendo, por isso ser encontrados em múltiplos sítios. Os TCG de SNC representam de 0,5 a 1% dos tumores do SNC em crianças e adolescentes, sendo que 90% dos casos ocorrem em menores de 20 anos, com predominância do sexo masculino. Os locais do SNC mais acometidos são glândula pineal e região supra-selar.
Localização: Preferência por estruturas próximas da linha média. 80% ou mais originam-se na região do IIIº ventrículo: a região pineal é a origem mais comum, seguida pelo compartimento supraselar. Pode haver envolvimento simultâneo ou seqüencial das regiões pineal e supraselar.
Clínica: Tumores da pineal comprimem o aqueduto, dando hidrocefalia, e a placa quadrigêmea, dando síndrome de Parinaud (paralisia do olhar para cima e da convergência). Tumores da região supraselar comprimem o quiasma dando defeitos de campo visual, e afetam o eixo hipotálamo-hipofisário dando diabetes insipidus, retardo de crescimento e da maturação sexual. Podem também causar puberdade precoce por destruição da pineal ou do hipotálamo (o que libera as gônadas imaturas de controles inibitórios tônicos) ou por elaboração de gonadotrofina coriônica humana (HCG), um estimulante da produção de testosterona secretada por sinciciotrofoblastos imaturos. Este mecanismo explicaria casos de desenvolvimento sexual precoce em meninos, que são a grande maioria. No caso de meninas (muito mais raros), admite-se expressão pelo tumor da enzima citocromo P450 aromatase, que catalisa a conversão de C19 esteróides a estrógenos.
Imagem: Em TC, tumores germinativos não teratomatosos geralmente aparecem como massas sólidas, iso- ou hiperdensas e com forte captação de contraste. O diagnóstico de germinoma é sugerido quando o tumor contém uma glândula pineal no seu interior (evidenciada por um cluster de microcalcificações). Já tumores do parênquima pineal causam uma dispersão (explosão) das calcificações a medida que expandem e obliteram a pineal. Teratomas contêm cistos misturados com regiões calcificadas e focos com a atenuação de sinal característica de gordura. Hemorragias intratumorais são próprias de coriocarcinoma ou de tumores mistos com elementos coriocarcinomatosos.
Líquor: Pesquisa de certas proteínas no soro ou no líquor é de grande valia no diagnóstico pré-operatório e para monitorar tratamento. Os marcadores mais úteis são:
1) alfa-fetoproteína (AFP), normalmente sintetizada pela endoderme do saco vitelínico, por hepatócitos fetais e epitélio intestinal embrionário. 2) beta-gonadotrofina coriônica humana (b-HCG), uma glicoproteína normalmente secretada por sinciciotrofoblastos. 3) fosfatase alcalina placentária (PLAP), uma glicoproteína de superfície elaborada por sinciciotrofoblastos e por células germinativas primordiais.
Elevação de qualquer destes marcadores é evidência forte de que uma massa cerebral é um tumor germinativo, e o padrão da elevação ajuda prever o tipo histológico. P. ex., elevação de AFP é geralmente restrita a tumor do saco vitelínico e teratomas com elementos glandulares do tipo entérico. Elevação de b-HCG é característica de tumores germinativos compostos no todo ou em parte de coriocarcinoma. Pode também ocorrer em tumores, inclusive germinomas, que tenham as células gigantes do sinciciotrofoblasto produtoras de HCG, mesmo na ausência do citotrofoblasto, que é o outro elemento para definir um coriocarcinoma. Elevação isolada de PLAP é mais sugestiva de um germinoma puro. Quando há discordância entre o tipo de tumor esperado com base nos marcadores e a morfologia observada no material cirúrgico deve-se considerar a possibilidade de remoção incompleta, pois estes tumores são de difícil acesso.
Citogenética: Anormalidades mais comuns em tumores de células germinativas gonadais e extragonadais são: ganhos no cromossomo X e anormalidades numéricas e estruturais nos cromossomos 12 e 1. Duplicação do braço curto do cromossomo 12 (isocromossomo 12p) é a anomalia mais comum em neoplasias de células germinativas no sexo masculino, encontrada em cerca de 80% dos tumores, independente da localização.
Histogênese: Não é compreendida. É possível que na vida embrionária células germinativas migrem do saco vitelínico para o SNC de forma aberrante, em vez de procurar as cristas genitais (genital ridges) em desenvolvimento. Contudo, nunca se demonstraram elementos germinativos no sistema nervoso normal, embrionário ou adulto. P. ex., foi feito um screening imunohistoquímico de glândulas pineais fetais para PLAP (placental-like alkaline phosphatase), que é um marcador de células germinativas primordiais. Nada foi encontrado.
Prognóstico: O fator mais importante é o tipo histológico. O germinoma puro tem o melhor prognóstico devido à sua alta radiosensibilidade, ao contrário do que ocorre com os outros tumores germinativos. A maioria dos pacientes com germinomas localizados podem ser curados com radioterapia. Sobrevida de 5 anos varia de 65 a 95%. Para os outros tumores germinativos, tudo depende de boa técnica cirúrgica. Teratomas maduros podem ser extirpados completamente por não serem invasivos. O outro fator importante é a extensão da doença quando do diagnóstico. Infiltração do hipotálamo, IIIº ventrículo e metástases às leptomeninges espinais pioram muito o prognóstico.

Pineocitoma
O pineocitoma é geralmente um tumor sólido. Histologicamente, forma rosetas, ditas pineocitomatosas, que são do tipo Homer Wright, mas maiores.

Cistos da pineal
Cistos benignos, não neoplásicos, da glândula pineal são achados incidentais relativamente comuns em exames de neuroimagem ou em autópsia. Em um estudo sistemático de 672 exames de ressonância magnética consecutivos, foram encontrados 29 cistos (4,3%). Quando excepcionalmente volumosos, podem comprimir o aqueduto e obstruir o fluxo liquórico. Pacientes sintomáticos estão entre a 3ª e 5ª décadas.
Microscopia: O cisto tem três camadas. Uma camada interna de tecido glial fibrilar, que pode conter fibras de Rosenthal e/ou hemossiderina; uma lâmina de parênquima pineal, que freqüentemente mostra concreções calcáreas; e uma delicada camada externa de tecido conjuntivo, correspondendo à pia-máter. A camada glial é positiva para GFAP e a de tecido pineal para SNF e outros marcadores neuronais.
Diagnóstico diferencial: O principal é não confundir o tecido pineal da parede do cisto com um pineocitoma, ou o tecido glial com um astrocitoma pilocítico. O mais seguro é a correlação dos exames de imagem com os aspectos histológicos do espécime, em HE e imunohistoquímica.
A glândula pineal normal tem aspecto peculiar, diferente do de outras áreas do tecido nervoso e que se presta a confusão com neoplasia, especialmente em espécimes pequenos e com artefatos. No adulto, a pineal normal é compacta, constituída de células com citoplasma escasso e núcleos pálidos relativamente grandes, que diferem dos aspectos comuns em neurônios e glia. Com imunohistoquímica as células (pineocitos) são fortemente reativas para NSE, neurofilamento e sinaptofisina, demonstrando sua natureza neuronal. NF mostra bem os prolongamentos celulares e sua disposição perivascular com expansões bulbosas na interface com o vaso. O marcador de proliferação celular Ki67 (mib-1) é zero na pineal normal. A pineal normal também não tem o principal elemento para diagnóstico dos pineocitomas, que é a roseta pineocitomatosa. Outra possibilidade é a confusão da parede do cisto com um astrocitoma pilocítico, devido ao freqüente encontro de fibras de Rosenthal. Contudo, cistos de pineal não mostram a arquitetura bifásica dos astrocitomas pilocíticos, que combina áreas compactas com microcísticas (que, naturalmente, pode faltar mesmo em astrocitomas pilocíticos clássicos).

Pineoblastomas e outros PNETs supratentoriais
Definição:
Os pineoblastomas são tumores malignos originados no parênquima da glândula pineal e são considerados um tumor neuroectodérmico primitivo ou PNET. O termo PNET pode ser usado como sinônimo de tumor embrionário (de pequenas células) do SNC sem sinais de diferenciação ou apresentando diferenciação divergente, ao longo de linhagens neuronal, astrocitária, ependimária, muscular ou melânica. Os PNETs mais freqüentes são os meduloblastomas, exclusivos do cerebelo.
Localização: PNETs são raros no compartimento supratentorial, onde incluem, além dos pineoblastomas, os neuroblastomas centrais, os ependimoblastomas e os retinoblastomas. Faltam estatísticas precisas sobre a incidência. Se considerados todos os tumores pediátricos com características histológicas de PNET, até 15% têm localização supratentorial (incluídos os hemisférios cerebrais, região supraselar e região pineal). Se os exemplos na região pineal (pineoblastomas) são excluídos, este número cai para 5.5%.
Incidência: A faixa etária para pineoblastomas é de 6 meses a 16 anos (média 8.6 anos). Para os PNETs cerebrais e supraselares é 4 semanas a 10 anos (média 5.5 anos). A razão entre sexo masculino e feminino para os pineoblastomas é de 1:1.5 (para PNETs cerebrais e supraselares é 2:1).
Clínica: PNETs cerebrais apresentam-se com hipertensão intracraniana, convulsões, distúrbios da consciência ou déficits localizados. Os supraselares produzem distúrbios visuais ou endócrinos. Os da pineal causam obstrução das vias liquóricas e desordens do movimento ocular. O pineoblastoma às vezes associa-se ao retinoblastoma bilateral, chamando-se o complexo de síndrome do retinoblastoma trilateral. O componente intracraniano desta tríade geralmente origina-se na pineal, mas pode ocorrer também na região selar.
Imagem e macroscopia: Os tumores variam de tamanho, sendo os supraselares e pineais menores que os dos hemisférios cerebrais. Estes podem ser grandes, com ou sem cistos ou hemorragias. Demarcação entre o tumor e o cérebro pode ser indistinta ou nítida. A cor é rósea-avermelhada. São moles ou, se contêm componente desmoplásico, podem ser firmes. 50 a 70% têm calcificações (inclusive nos pineais). Edema em volta dos tumores geralmente não é intenso. Nos métodos de imagem, os PNETs em geral, inclusive os pineoblastomas, captam contraste.
Microscopia: As feições são as mesmas do meduloblastoma, com células pouco diferenciadas ou indiferenciadas em arranjo sólido. Pode haver rosetas de Homer Wright, canais ependimários e rosetas de Flexner-Wintersteiner (de centro vazio), estas particularmente em tumores da pineal. As rosetas de Flexner são mais próprias dos retinoblastomas. Seu encontro em pineoblastomas não deve causar surpresa, em vista da função fotoreceptora da pineal em animais inferiores. PNETs podem ter estroma fibroso. O índice mitótico é geralmente alto. Todos PNETs são classificados histologicamente como grau IV de malignidade segundo a OMS.
Imunohistoquímica: Pode haver diferenciação divergente para neurônios, astrócitos e epêndima. Os anticorpos mais úteis são GFAP (diferenciação astrocitária), e NSE, NF e SNF (diferenciação neuronal).
Prognóstico: Pineoblastomas tendem a recidivar logo e disseminar-se pelo espaço subaracnóideo. O prognóstico é pior abaixo dos 2 anos, seja para PNETs pineais ou outros supratentoriais. Crianças com PNETs supratentoriais não-pineais têm sobrevida de 5 anos de 34%. Para meduloblastomas, este índice hoje é de 85%.

Fontes: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptneominis.html#pineal
http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptcaixagerminoma.html
http://anatpat.unicamp.br/nptpineoblastoma1.html
http://www.oncopediatria.org.br/content/tumor-de-celulas-germinativas-de-sistema-nervoso-central-apr
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_pinealhttp://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptcistopineal1b.html

83 comentários:

  1. Oi, tive um Pineociotoma, e fiz a cirurgia dia 26/07/2009 fiquei internada ate dia 18/01/2010, foi muito dificil mais Deus me ajudou muito, ande de cadeiras de rodas, aprendi a falar novamente,não conseguia engolir nada, nem água, mais hoje estou curada pela honra e glória do Senhor Jesus, quem fez a cirurgia foi o dr. Hélio Ferreira Lopes, diretor do INCA, que Jesus abençoe toda a equipe médica lá do Rio de Janeiro,Fátma Denicia Baracat Regazine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse a cirurgia, você teria morrido. Agradeça ao médico e não ao seus "deus" que permitiu você ter o tumor

      Excluir
    2. Respeita a crença das pessoas. Quando nao tiver nada para falar, é melhor ficar calado. Deus permite que tenhamos problemas para saimos mais fortalecidos deles e uma pessoa melhor. Pelo visto vc ainda é uma pessoa que precisa de muita oraçao e conheçer Deus, sua bondade. Quando estiver precisando, é só pedir que Ele atende.Quem capacitou os medicos? Eles aprenderam sozinho?! Deus abençoe!!!

      Excluir
    3. Bem, estou com um cisto na pineal, devo agradecer a deus também? Voces ouviram e aprenderam sobre um tal deus invisivel e inexiestente, nao respeitam o ceticismo das pessoas que pensam, e dizem que é falta de respeito agradecer ao médico? Falta de respeito é agradecer a um deus ausente, invisivel e inexistente, que não faz nada pelas pessoas.

      Excluir
    4. Talvez você pudesse usar essa sua experiência para se tornar uma pessoa melhor, mudar atitudes e focar naquilo q só te faz bem. É o que tenho feito, tb tenho um tumor que está aumento e mesmo assim agradeço por estar aprendendo a dar valor pelo q realmente importa. A revolta faz parte...

      Excluir
    5. Olá amigos. Minha filha é uma menina com deficiência severa, tem síndrome rara. Há 3 anos foi detectado um cisto de pineal de 1,4cm em seu maior diâmetro (na época ela tinha 5 anos e agora tem 8). Os médicos não deram bola. Quando me dei conta disso, revisando os exames, fiquei desesperada e estamos para fazer nova ressonância esta semana. O sr. Anônimo que relatou um cisto de pineal aqui poderia me dizer quais os sintomas, o que está sentindo? Pois minha filha não fala e tempo que a crises que ela tem de se bater na cabeça é para dizer que tem dor. Agradeço pela resposta, desde já....

      Excluir
    6. Olá amigos. Minha filha é uma menina com deficiência severa, tem síndrome rara. Há 3 anos foi detectado um cisto de pineal de 1,4cm em seu maior diâmetro (na época ela tinha 5 anos e agora tem 8). Os médicos não deram bola. Quando me dei conta disso, revisando os exames, fiquei desesperada e estamos para fazer nova ressonância esta semana. O sr. Anônimo que relatou um cisto de pineal aqui poderia me dizer quais os sintomas, o que está sentindo? Pois minha filha não fala e tempo que a crises que ela tem de se bater na cabeça é para dizer que tem dor. Agradeço pela resposta, desde já....

      Excluir
    7. Ola. Minha filha tb esta c um cisto de quese 1cm. Gostaria de entrar em contato c vc.

      Excluir
  2. Olá Fátima, obrigada pelo seu testemunho!
    Glórias a Deus pela sua cura!
    Que Deus continue te abençoando.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Olá sou Pai de um Menino de 8 anos que tem um tumor maligno a crescer em alta velocidade na glandula pineal estamos desesperados sabemos se não fizermos nada podemos perde-lo peço que haja um NEUROCIRUGIÃO que tenha a coragem de arriscar a operação correndo todos os riscos que possam haver. Alguém nos ajude. POR FAVOR PARTILHEM POR TODO O MUNDO. Contactem-nos: candidocastelo@gmail.com telefone para respostas em inglês: +351961189635 telefone para o pai: 962887669

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo o seu desespero, pois já passei por isto. O caso do meu filho não era glândula pineal, mas o tronco cerebral. Local tbém de dificílimo acesso, que poderia deixá-lo cheio de seqüelas ou talvez não sobrevivesse à cirurgia. Há exatos 4 anos meu filho foi operado por um neurocirurgião pediátrico muito competente, capaz e um dos mais experientes do Brasil. Ele é professor titular na Universidade Federal de São Pulo. Seu nome é Sérgio Cavalheiro e aconselho procurá-lo.

      Deus abençoe vcs e que um caminho seja em breve encontrado!

      Excluir
    2. ola lidionete eu nao sei se vc tem facebok mas gostaria de falar com vc pk a filha de uma amiga teve o temor igual ao do seu menino e infelizmente faleceu pois foi nos dito que ninguem vivia com esse tipo de temor o do seu filho era dentro do tronco ?se tiver facebok adecione-me pfv paulla.cruz@hotmail.com obrigado

      Excluir
    3. Olá Paula, tenho facebook, mas não consegui te adicionar...
      Te enviei um e-mail...
      abs

      Excluir
  4. BOA NOITE!!!!!!! ESTOU TENTANDO LIGAR PARA O PAI DO MENINO DE 8 ANOS ,O TELEFONE DIZ QUE ESTÁ INCOMPLETO,MEU CASO É TOTALMENTE DIFERENTE,MAS,FOI NA CABEÇA E NEUROCIRURGIÃO QUE ME OPEROU PELA PRIMEIRA VEZ EM 1997 E QUE ME ACOMPANHA DE UMA FORMA MUITO ESPECIAL ATÉ HOJE É MUITO COMPETENTE ELE SE CHAMA DRo JOSÉ FERNANDO GUEDES CORRÊA(foi UM DOS presidenteS da neurocirurgia do RIO DE JANEIRO) EU JÁ OPEREI A CABEÇA 11 VEZES HOJE SOU UMA PESSOA LIMITADA,MAS,SOU MUITO MUITO FELIZ TENHO 3 FILHOS 1 DE 13ANOS ,1 DE 11,E UM DE 9 ANOS O DR. GUEDES ATENDE NO JARDIM BOTANICO PELO CONVENIO UNIMED ELETAMBEM É PROFESSOR NO GARFEEGREELE UNIRIO . ESPERO DE CORAÇÃO QUE TENHA TE AJUDADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo depoimento e disposição em ajudar!
      Seu caso é impressionante! Parabéns pela força e que Deus continue te abençoando.
      O telefone acima, do pai do menino de 8 anos é de Portugal e creio que seja por isto que não conseguiu ligar...
      Acompanhei o caso do garoto Fábio pelo Facebook... A situação ficou muito grave e ele infelizmente faleceu, a alguns dias atrás.
      Fiquei muito triste... Que Deus conforte seus pais neste momento de dor.
      abs

      Excluir
  5. Boa tarde.
    Hoje, dia 12 de Junho de 2012, recebi um exame R.M. Cerebral que acusa um quisto na glândula pineal com 9mm.
    Gostaria de saber que medidas devo tomar e quais os tratamentos possíveis para este tipo de quisto. Sou mulher, adulta (36 anos) e vivo em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também fiz uma r.m. cerebral que acusa um quisto na glândula pineal de 1,6 mm. Não sei muito bem que pensar! Tenho consulta dia 15 com um neurocirurgião. Julgo que não é nada de importante ...

      Excluir
    2. Conheço uma pessoa portadora de adenoma de hipófise a 5 anos e no caso dele não foi necessário cirurgia. Faz somente acompanhamento periódico e toma medicação.
      Que Deus abençoe vcs!
      abs

      Excluir
  6. Olá tenho um irmão q/ fez uma cirurgia na cabeça p/ retirada de um tumor na glandula pineal, ele está c/ algumas sequélas como: não consegui abrir os olhos sozinho, quando abre c/ a mão tem visão dupla, tem trenores nas mãos, não está andando sózinho, fala c/ muita dificuldade, por favor gostaria de saber se essas sequélas são reversíveis totalmente ou não , se alguém já passou por isso, ou sabe de alguém por favor deixe uma resposta aqui p/ mim muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que seu irmão esteja melhor... Meu filho também já fez cirurgia no cérebro e posso te dizer que o pós cirúrgico é bem delicado. No caso dele, também houve algumas sequelas, mas com o tempo foi melhorando, após muita fisioterapia. Mas cada casa é diferente um do outro...
      Tudo de bom pra vcs!

      Excluir
  7. Olá boa noite, fiz ressonancia a pedido de minha ginecologista para ela ver minha hipofise e o que aconteceu é q minha hipofise está bem e não tem nada mas o que eu achei foi um cisto na glandula de pineal, não sei o que é, não tenho sintomas algum de nada mas estou preocupada!! Isso que eu tenho é grave? Vou passar a ter algum sintoma com o tempo? Por favor me ajude estou desesperado!!! Meu e-mail é vmp5000@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ideal é procurar um especialista, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas... Dependendo do caso, pode ser que não seja nada grave, apenas um achado de exame. Digo isto porque tbém descobriram um cisto no cérebro do meu filho... no caso dele um "cisto de aracnóide". Segundo os médicos, muitas pessoas tem e nem sabem e podem viver normalmente sem sintomas ou complicações...
      Deus te abençoe!

      Excluir
  8. olá boa tarde sou alentejana,tenho 56 anos e fui operada a um tumor da glandula pineal em 13/4/2012 no hospital de S.josé em Lisboa o Professor que me operou foi do Dr.Prof. Victor Gonçalves, ele e sua equipe onde se encontra tambem o Dr. Muigel Laia são fora de serie,é uma equipe de se lhe tirar o chapéu,pois foram estes Drs. que me operaram estou ainda com algumas limitações,mas nada de grave pois só o tempo e a força de viver faz que as coisas corram melhor, desejo as todos o melhor e tenha muita calma e paciência é o que se quer nestas coisas, que a vida nos dá, pois temos que ter muita fé que isto vai passar e ficarmos BEM, as melhoras a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
      Tudo de bom!
      abs

      Excluir
  9. olá...meu marido descobriu o tumor pineal, em dezembbro 2011, no dia 24 dezembro operou e colocou um dreno devido a hidrocefalia, no dia 04 de janeiro foi pra casa, estava muito bem, passou 3meses, no dia 09 de março foi internado na unicamp, o tumor havia avançado, e tres semanas depois, veio a falecer na sala de cirurgia.O tumor cresceu de tal forma que acabou devorando o cerebro dele, 4cm dobrou 3 vezes de tamanho na ultima semana, nao sei se foi descaso ou foi obra de DEUS mesmo, fez com que ele ficasse com o bebe mais 3 meses, nós tivemos um lindo bebe, qdo ele faleceu o bebe completava 5 meses. Meu marido ficou esperando os medicos fazerem a cirurgia de inicio, mas,sempre ocorria um problema o tempo passou e o tumor devorou.Diagnostico final: TUMOR PINEAL MALIGNO DO MALIGNO RARO, pois ele tinha 35 anos e nessa faixa etaria é rarissimo.
    Procurei varios locais, ate mesmo se fosse o caso de outro estado mas...unico lugar que fazia cirurgia era unicamp e um medico somente, um unico neurocirurgiao.Esperei com esperança mas infelizzmente ele se foi.DEUS O ACOLHA E REPOUSE EM PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Erika, impossível entender ou explicar estes acontecimentos da vida... Que doença cruel!
      Muita força e que Deus cuide e proteja vc e seu lindo bebe!
      abs

      Excluir
  10. oie boa noite , estou tendo fortes dores de cabeça,tontura quando sento e levando ja ha uns meses ,forte sensibilidade a luz,ja fis todos os exames(vista ,zenuzite ,laberintite e nada apontou) mas fiz a ressonancia e apontou um cisto na glandula pneal,gostaria de saber se tem tratamentos ou se ter a cirurgia uqai sao os riscos? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,muitas vezes estes cistos são achados de exames, benignos e que requerem apenas acompanhamento médico.
      Somente um médico poderá esclarecer estas suas dúvidas. Às vezes é importante ouvir mais que uma opinião médica.
      abs

      Excluir
  11. ola boa noite,sou portadora de um adenoma hipofisario,e fas um mes que descobri que tambem tenho um cisto na glandula pienal nao sei o que faser me ajudem,de ums dias pra ca estou muito triste nao como direito preocupada com o que vai acontecer comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que não é fácil descobrir que é portadora de um cisto em localização tão nobre. Mas passado o susto, é importante encarar o problema e seguir em frente. Hoje a medicina está bastante avançada e os tratamentos estão cada vez menos invasivos.
      Que Deus te abençoe!

      Excluir
  12. Olá tenho 24 anos sou mulher e sofro direto com dores de cabeça, tontura, sensibilidade a luz, vertigem. Fiz uma consulta com o médico neurologista onde solicitou uma Tomografia de crânio, o meu resultado constatou um cisto de pineal de 0,6 cm fiquei assustada pelo tamanho dele, e o problema é que meu retorno com o médico é daqui a um mês, será que isso pode ser muito grave e preciso passar logo em um especialista e não esperar tanto tempo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito provavelmente esse cisto não vai se modificar dentro de 1 mês, mas no seu caso, tentaria uma consulta antes.
      É melhor saber logo do que se trata e encarar a situação de frente, pois não é nada legal conviver com a dúvida.
      Fico na torcida pra que não seja nada mais grave. Muitos cistos são "achados" de exame e as pessoas vivem normalmente, sem problemas. Meu filho mesmo tem um chamado "cisto de aracnoide" e o médico disse para não se preocupar, pois muita gente tem e nem sabe e não tem problemas por causa disso.
      Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
  13. Boa noite... Ha 03 meses fui internado no PR (estava em ferias), com uma forte pressao na cabeca e sensacao de desmaio. Apos alta, fiquei com uma sensacao de desequilibrio e pes afundando no chao, como forcando em direcao ao solo. Mas ando normalmente, ate dirijo carro. Ocorre que na epoca fiz ressonancia magnetica e acusou leve hidrocefalia. Agora fiz outra ressonancia e alem da hidrocefalia, acharam um cisto na pineal de 0,8 mm. Vou ao neuro dia 21/06, estou preocupado mas confiando em Deus pela minha melhora. Abracos a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha corrido tudo bem na consulta...
      Deus te abençoe muito!
      abraço

      Excluir
    2. é amigo confia em Deus ele faz tudo na hora certa , o meu era de 3,00 Cm x 5,00 Cm na pineal tambem, e hoje pela graça de Deus estou liberto depois de 2 anos de luta *-*

      Excluir
    3. Oi queria falar com vc como faço ?

      Excluir
  14. oi sinto muita tontura e fiz um Rm e constou que tenho um cisto simples na pineal de 1,3cm e que ternho assimetria dos ventriculos laterais com predominio volumetrico do direito (variação anatômica) e sinusopatia.
    Alguem sabe alguma coisa sobre isso?
    Tenho 21 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os sintomas tenham melhorado.
      Eu não saberia esclarecer a sua dúvida...
      Que Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
  15. Oi meu filho tem 14 anos ele sentia muita dor de cabeca, estavamos tratando cm enxaqueca, quando foi dia 15 de agosto ele foi enternado as pressas e precisou passar por uma cirurgia na cabeca, um tumor causocefs
    Hoje ja nao tem hidrocefalia, mas estamos a espera da biopsia, para podermos fzer o tratamento cm radio ou quimio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu o resultado da biópsia?
      Que Deus abençoe muito vcs!

      Excluir
  16. granuloma e um tipo de cisto da pineal? Fiz uma tomografia e o medico me disse isso, pedindo que eu retornasse a uns 15 dias. Ele vai conversar com um neuro pra poder analisar a situação. Não sinto dores, apenas crises de tontura e calafrios. Se alguém puder me esclarecer ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelsinho, espero que alguém esclareça sua dúvida..
      Fico na torcida pra que tudo se resolva da melhor forma!.
      abs

      Excluir
  17. NA MINHA CIDADE - MONTES CLAROS - MG tem um garoto de 17 anos. Ele tem um germinoma de glandula pineal. A familia esta fazendo uma campanha para realização de uma radiocirurgia, que custa 20.000,00. A familia afirma que via SUS a cirurgia não é tão especifica e pode compromenter o demais tecidos cerebrais. O que vocês podem me dizer, a partir da vivência que vejo que tem. OBRIGADO - parabens pelo BLOG. MEU e-mail: andrenalinamais@.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes o SUS não tem os equipamentos necessários para determinados procedimentos. Pagar particular pode ser inviável, pois os custos são muito altos. Neste caso, o ideal é buscar atendimento numa cidade maior, com melhor infra-estrutura.
      Que tudo dê certo para este garoto!
      abs

      Excluir
  18. andrenalinamais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. OLÁ MEU ESPOSO TEM 28 ANOS , INICIOU EM MARÇO COM DOR DE CABEÇA E SENSAÇAO DE DESMAIO. FEZ UMA TOMOGRAFIA E DIAGNOSTICOU UMA HIDORCEFALIA TEM UMA DERIVAÇAO E COLOCOU UMA VALVULA, LOGO APOS COMEÇOU COM UMA DIPLOPIA FEZ UMA BIOPSIA E DIGNOSTICOU TUMOR NA GLANDULA PINEAL FEZ CIRURGIA ESTÁ COM SINDROME DE PARINALD E DIPLOPIA . VAI INCIAR RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA. ORE POR NÓS. ESTAMOS UM POUCO AFLITOS EM RELAÇAO A SOBREVIDA.MAIS CREMOS EM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana, não é fácil passar por isto, mas Deus dá a força quando mais precisamos.
      Espero que seu esposo esteja bem e que tenha tido os melhores resultados com o tratamento.
      Que Deus abençoe muito vcs!!

      Excluir
  20. Olá pessoal , no ano de 2012 Deus permitiu que eu vinhe-se á ficar internado, pra resumir, fiquei 2 meses e meio internado, fiz 6 cirurgias no cérebro, em uma delas tive muitas complicações, peguei meningite na UTI ainda, desenganaram de mim e hoje estou aqui péla misericórdia de Deus, então se tem uma coisa que posso dizer á vcs que estão passando por isso é : " Ouçam os medicos, mais escutem primeiramente á Deus, é nessas horas que nós damos valor á esse grande Deus que nós temos, antes de tudo isso eu ia pra igreja mais não era tão assim, hoje graças a Deus sou batizado e sirvo á Deus com á maior alegria do mundo, porque se eu estou hoje aqui é pela vontade de Deus mesmo :) Que Deus abençoe e ajude á todos vós . Fiquem com Deus e tenham fé, ele não vai demorar á chegar não ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que testemunho impressionante!!
      Amém, que Deus continue te abençoando muito!!

      Excluir
  21. Ah e se alguem quiser , me adiciona no facebook .. leo.brito.94@hotmail.com - Leonardo Pereira de Brito

    ResponderExcluir
  22. Olá. Meu nome é Haira, tenho 19 anos, e há 9 meses descobri através da ressonância magnética que eu tenho um cisto na glândula pineal. Fiquei durante 3 meses sentindo dores de cabeça ininterruptas, nada melhorava. Fiz cirurgia há 6 meses de sinusite frontal, desvio de septo nasal e retirada de um cisto na mandíbula. Tenho muita sensibilidade a claridade, e há uns dois meses tenho sentido dores de cabeças intensas. Também sinto tonturas e as vezes a visão fica turva. Meu cisto na cabeça é de 1,1 cm. Estou muito preocupada, pq pelo o que já pesquisei a glândula pineal é do tamanho de um ervilha, menor do que 1 cm. Já fui em 2 neuro-cirurgiões, e eles me disseram que não era para se preocupar. Mas é impossível saber que tem algo na sua cabeça que não é comum. Vou retornar mês que vem (Junho/2014) no médico para solicitar novo exame, Para ver se o cisto cresceu ou não. Queria saber se alguém poderia me responder se é caso cirúrgico pelo tamanho do meu cisto, e como se dá este procedimento? Se é pelo nariz (como já vi em alguns sites) ou pela cabeça mesmo? Quanto tempo de recuperação? É bem assustador tudo isso né..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Haira, minha filha tem 16 anos e também tem um cisto na pineal de 5mm, que nos preocupa muito.Ela também tem muita dores de cabeça que não passa e as vezes tonturas e enjõos, não e facil conviver com isto, realmente é assustador, mas já fomos em 3 neurocirurgiões, que falam também pra não se preocupar, que isto é um achado comum em ressonancia, e sendo pequeno nenhum cirurgião se arriscaria a fazer qualquer cirurgia para retirar.Enquanto isto ela sofre com as dores de cabeça, mas esta levando uma vida normal.Também irá repetir o exame no mês de julho.estou muito preocupada.Minha força só vem de Deus mesmo.

      Excluir
    2. Fiz ressonância essa semana e deu um cisto de ,8 cm. Estou super confusa. Vcs estão acompanhando?

      Excluir
  23. Boa tarde. Em julho de 2009m fiz a retirada de um tumor na pineal, um Pineocitoma, no Hospital Espanhol no Rio de Janeiro, com Dr. Hélio Lopes. Tive a graça de Deus de ter esta equipe médica me auxiliando, pois este Jesus junto com este médico, foi quem me trouxe à vida novamente. Foram 06 meses e 18 dias de internação. Mais depois, tive uma recuperação lenta, após 02 anos de alta voltei à andar e ter minha coordenação motora normal de volta. À visão ficou prejudicada, visão dupla, mais estou enxergando! Aprendi a escrever e a ler novamente e minha memória está aos poucos voltando. Tomo remédio controlado todos os dias Amato de 50mg e Gabapentina 300mg. A gastro já foi retirada, pois devido ao tempo de ineternação, e durante os períodos de coma profundo, foi necessário a introdução de uma GGT , para que eu me alimentasse. Hj, já consigo, engolir todos os tipos de alimento, pois os músculos da garganta, não estão mais atrofiados. A Hemaplagia Total , que tive do lado esquerdo, quando fiz as fisioterapias , foi aos poucos melhorando. Tbém devido às aplicações de Botox nas articulações, que estavam totalmente atrofiadas, devido ao longo tempo que fiquei deitada. Enfim.... Agradeço ao Senhor Jesus, pois hjm apenas faço acompanhamentos e Ressonância Magnética com contraste, de 06 em 06 meses, pois não pode ser retirado totalmente o tumor ficando 1,07mm , e este acompanhamento, é para visualizar a evolução ou não do mesmo. MAs, estou bem, graças a Deus, e meu Anjo, aqui na Terra, Dr. Hélio Lopes Ferreira , neurocirurgião do Hospital Espanhol do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, que bom que tudo está melhorando para você,Temos que ter fé em Jesus mesmo só ele pra nos ajudar.Que o Senhor Jesus continue te abençoando cada dia mais e os médicos que estão te auxiliando nesta causa.Minha filha também tem cisto na pineal de 5mm, que trás muita preocupação,até o momento é só acompanhamento com exames .Só que ela tem muita dor de cabeça que não passa, mas esta levando a vida normal.O senhor Jesus é conosco e isto nos basta.Abraços.escreva aqui sempre que puder , pois é bom saber que a gente não está sozinho nesta.

      Excluir
    2. Olá Fátima, qual o tamanho que estava o teu cisto quando foi operado?

      Excluir
  24. Em novembro de 2004 foi diagnosticado cancer em meu filho com 22 anos. Em dezembro do mesmo ano foi submetido a cirurgia diagnostico: geminoma pineal e supra selar, fico cego, totalmente desorientado. Vinte radio terapia, 01 radiocirurgia, adquiriu diabetes insipidus. 1,77 mts, de 66 kgs foi para míseros 42 kgs, 08 meses depois da cirurgia, tratamentos, coma, fez 23 anos em coma... e em 29/07/2005 morte cerebral e em 31/07 03 paradas cardiacas, o médico que o operou Drº José Roberto Vasconselos excelente, maravilhoso, hoje sofre com a doença ELA ...... não acredito na cura de qualquer cancer, acredito na cura temporária mas dai alguns anos ele volto e te mata.DEUS NOSSO PAI abenço a todos e meu recado é: VIVAM, AMEM, TUDO QUE FOR PARA FAZER, FAÇAM, O QUE FOR PARA BRINCAR, BRIGAR,ELOGIAR FAÇAM, POIS AMANHÃ NOS ESTARÃO MAIS AQUI.

    ResponderExcluir
  25. MEU ESPOSO TEM UM TUMOR NA PINEAL ELE FAZ RÁDIO TERAPIA.

    ResponderExcluir
  26. Fui diagnosticada com um cisto com conteúdo espesso ou nódulo sólido na região pineal. O que é isso? É grave? É caso cirúrgico? Estou perdida.....

    ResponderExcluir
  27. No dia 26/05/2015 meu irmão com 27 anos foi diagnosticado com cisto em região pineal, no qual estava causando hidrocefalia nele, quando foi ontem dia 30/05/2015 ele fez a cirurgia para corrigir essa hidrocefalia, e nos próximos dias ele fará a retirada do tumor. Nos familiares e amigos estamos nervosos e um pouco assustado, mas o que nos dar mais forças e o fato do meu irmão está sempre sorrindo e acalmando a gente, sempre brincalhão e dizendo que vai dar tudo certo. mesmo ele com esse problema está nos dando uma lição de vida! Eu creio que o meu Deus, o médico dos médicos já entrou com providência e a cura do meu irmão vai ser para honra e Glória do meu senhor e Salvador!
    Ele se encontra internado no IEC Hospital do celebro aqui no Rio de Janeiro. Peço a todos os amigos desse blog que ore pela vida dele, vamos juntos comemorar mais uma Vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem quiser me adicione no Facebook
      Wallace Pontes
      Wallace_wcrj@hotmail.com
      whatsapp 021992564831

      Excluir
  28. Em 2013 passei muito mau com dores de cabeça fortíssima problemas psicológicos nao andava e nem falava fiz ressonância e descobrir um cisto de glandula pineal faço o tratamento com o neuro e endrocrinologista e graças a Deus minha vida voltou ao normal

    ResponderExcluir
  29. Bom dia
    Vivo em portugal. tenhosofrido muito de enxaquecas, uma coisa terrivel. depois tive sindorme vertiginoso.(2013) A partir dessa altura comecei a ter muitas tonturas edores nos olhos. Melhorei da svertigens com betaserc. As dores no solhos e enxaquecas continuam. Ando sempre com dores nos olhos, tonruras e vertigens. Ando confusa com os diagnosticos: o psiquiatra diz que é depressao, o ortorrino diz que é dos cristais dos ouvidos, tambem tenho hernias na cervical que dão tonturas. Agora descobri que tenho um quisto na pineal. Ando louca com tanta doença, esta aqui uma grande confusao, nao se entende nada. alguem pode dizeralguma coisa? Alguem que teve quisto foi chamado debipolar? Ando confusa e penso que os medicos tambem. No entanto pelo que vi aqui ainda estou muito bem, por agora, so enxaquecas e dores d eolhos e vertigens. Deus abençoe a todos e nos ajude a compreender o siognificado da nossa vida e do nosso sfrimento. Ficamos sempr emelhor pessoas depois de sofrer , mais atentos aos outros. Sou a cristina melo. tenho facebook, mas existem muitas cristinas, vaio ser dificl me adicionar.as melhoras para todos.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde a todos!Chamo-me Aretuza...
    Após ler vários relatos por aqui, gostaria de expor uma situação recente que minha filha de 20 anos está passando.
    Há um certo tempo ela vem sentindo algumas coisas estranhas, como se fossem ausências... Ela sente, de repente, como se saísse de si, sem desmaiar, fecha os olhos e fica parada, como se passassem muitas imagens que não sabe descrever depois que retoma a consciência, isso num tempo de 1 a 1 minuto e meio, depois, passa e ela não lembra de nada. Para quem a observa, durante essas "crises", sua expressão demonstra choro ou algo que a incomoda. Ela diz sentir uma dor próxima ao peito. Fomos a um Neurologista, ele passou uma Tomografia do Cérebro e não deu nada. Aconselharam-nos a procurar um Psicólogo, devido a algumas situações de stress por qual passava. O neurologista a encaminhou e ela foi atendida em algumas sessões com uma Psicóloga. Por um determinado tempo, ela não sentiu mais nada. Achamos, inclusive que, de fato, tratava-se de algo emocional. Dias atrás, ela voltou a sentir tudo novamente, até que aconteceu o inesperado: Teve uma convulsão que cheguei a presenciar, inclusive filmar pelo celular. Ela estava dormindo, durante o dia, e seu corpo, de repente, ficou totalmente contraído, pernas flexionadas, braços duros e emitindo um barulho esquisito, como um ronco alto. Passei o celular para uma tia que estava comigo para continuar a gravação, precisava aproveitar essa oportunidade para mostrar a um profissional, no caso, Neurologista. Na sequência da convulsão, ela relaxou as pernas e braços, ficando as mãos um pouco ainda contraídas, procurei incliná-la para o lado, pois havia muita saliva em sua boca e tive receio que se engasgasse. Ela abriu os olhos, mas era como se não estivesse me vendo, olhasse para o vazio. Depois de quase cinco minutos, ela foi voltando a si. Ainda totalmente desorientada, tentei levá-la para a sala. Ela cambaleava. Deitou-se no sofá e só depois de certo tempo, foi voltando a consciência e nada lembrou do ocorrido. Levei-a a um Pronto Socorro e foi atendida por um Neurologista de plantão. Mostrei a filmagem e o mesmo disse que se tratava de Epilepsia. Solicitou uma ressonância Magnética e passou uma medicação chamada Trileptal para tomar durante 2 anos! Achei uma preciptação esse diagnóstico, uma vez que não havia sido feito nenhum exame, e o único que havia feito, a Tomografia, não ter acusado nada, e levando em consideração que uma convulsão pode significar várias coisas. Ela chegou a tomar essa medicação, muito forte, por sinal, e a estava deixando "grog", tomou por dois dias apenas.Realizamos a Ressonância Magnética e o resultado foi: Diminuto cisto da glândula pineal, medindo 0,7cm. Como li vários relatos com esse resultado, peço a gentileza de alguém me ajudar nesse raciocínio. Dia 30 ela irá ao Neurologista, foi a data mais próxima que encontrei. Temos o plano da UNIMED. Mostrarei os resultados e já estou na torcida de que nada seja mais grave. Obrigada pela atenção de vcs. Aguardo algum pronunciamento, caso alguém tenha passado por algo parecido. Minha filha tem 20 anos e já tem uma filhinha de 3 aninhos, parto cesária por opção. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  31. Olá fiz uma ressonância magnética e acusou un cisto na pineal medindo 9mm estou preocupada será algo grave por favor alguém me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu foi um nódulo na topografia da glândula pineal.

      Excluir
  32. Boa noite a todos. Tenho 25 anos e estou passando pela mesma situação de vocês... tonturas, calafrios, visão turva, dentre outras coisas. Assisti esse vídeo e me ajudou muito a entender o que estava acontecendo: http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/03/glandula-pineal-por-dr-sergio-felipe-de.html Me disseram que essas coisas que estou sentindo é pq eu ativei a glandula pineal, isso não é preocupante, só que precisamos nos equilibrar pisando na terra descalço 15 min por dia, respirar profundamente nos casos de tonteira e permanecer calmo... Me disseram que temos que ter um maior contato com esse plano terrestre através de contato com a natureza pq essas tonteiras ocorrem em situação de desdobramento q conseguimos fazer. Esse é o contato com o Dr Sérgio, médico neurologista que ministra o vídeo acima. Ele trata essas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como vc está pois tenho um filho cm tumor na glândula pineal fez a cirurgia e a radioterapia e pela ressonância o tumor secou

      Excluir
  33. Pessoal, dando continuidade à msg anterior, indico com urgência a leitura desse site. Ele explica tudo o que estamos vivenciando: http://muitoalem2013.blogspot.com.br/2014/07/sintomas-do-despertar.html

    Estou tratando essas tonturas nessa casa de fraternidade na cidade de Carmo da Mata, através do trabalho conhecido como "7 raios" 7 cores dos mestres ascensionados : http://recantodefrancisco.com.br/
    há trabalhos aos sábados a partir de 9 hs até 15:00 aproximadamente. Aconselho telefonar para tirar as dúvidas de horário, atendimento, essas coisas... bj a todos

    ResponderExcluir
  34. Fiz uma angio ressonância magnética de crânio, e deu cisto aracnoide e formação nodular na glândula pineal de 1 cm. Não sei o que se trata, mas estou receioso desse nódulo, pois o cisto li que é benigno. Alguém já teve um diagnóstico assim?

    ResponderExcluir
  35. Fiz uma ressonância magnética e deu que tenho cisto na glaglând pineal de 0.8 cm ..tenho sentido tonturas, dor de cabeca,pressão na cabeça e não tenho dormido direito...fui ao neurologista e ele disse que não é para eu me preocupar...ele passou pra mim remédio para ansiedade..porque sou uma pessoa ansiosa demais...ele vai continuar me acompanhando no meu tratamento...eu perguntei se era preciso fazer cirurgia e ele disse que não...só tem que todo ano fazer acompanhamento atravéz de exames de ressonância...não vamos nos preocupar...vamos confiar em Deus o médico dos médicos e procurar levar uma vida normal...

    ResponderExcluir
  36. Alguem ja teve alguma experiência com o pinelobastoma?
    Estamos vivemos esse momento, está no grau lV. O tratamento foi a retirada do tumor, e agora rádio e quimio no neuro eixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pela mesma situação com minha filha de 6 anos, ela já operou, terminou a radioterapia e agora vai começar a quimioterapia.

      Excluir
  37. Estou c um sisto pineal medindo 2.4 vi q alguns já passaram por isso alguém pode me explicar melhor estou c muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã também descobriu recentemente um cisto simples na glândula pineal de 2cm, gostaria de saber como está sendo o seu tratamento.

      Excluir
  38. Boa noite.uma gostaria de saber como e o tratamento de uma pessoa com cisro na pineal com 16 m precisa fazer cirugia? Desde ja agradeco pela atenção

    ResponderExcluir
  39. boa tarde, em 2011 meu filho foi diagnosticado com germinoma na pneal, ja com metástase e hidrocefalia, eram tres tumores, na época ele estava com dezessete anos,fomos para goiania, ele passou por duas cirurgias,sendo uma para colocar váuvula e a outra para biopsia, em seguida quimioterapia e radioterapia,durante o tratamento ele teve várias complicaçoes, foram um ano e meio...se passaram oito anos, hoje meu filho é agronomo, esta com 26 anos,faz reposiçoes hormonais,(sequela) mas graças a Deus esta bem...

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde
    Também descobri que tenho um cisto medindo 0,6 cm
    Já chorei muito, estou preocupada. Gostaria que alguém que já passou por isso me falasse do tratamento que passou com o neurologista.
    Se isso tem cura.
    E os sintomas.
    Abraço em todos

    ResponderExcluir
  41. A uma semana fiz uma ressonância magnética E também estou com esse tumor na glândula pineal, mede 1,5 cm,tenho dores de cabeça e tonturas,pressão na cabeça, dores nos olhos, e meus olhos tão tipo secos,estou bem preocupado pois tenho 36 anos e sou pai de família, tenho que ver com o neurologista oque vai ser melhor pra mim,pois cirurgia na cabeça E muito perigoso, Deus me ajude e abençoe, e todos que passam por essa situação bem angustiante . Deus e mais...Hamilton, contenda, PR

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, tenho 36 anos, casado pai de família, estou muito triste com isso também, tenho um tumor desses na glândula pineal mede 1,5 cm,tenho dores de cabeça fortíssima, tonturas,pressão na cabeça e dores nos olhos, tenho medo que me de paralisia nos olhos conforme o agravamento, vou no neurologista ver oque posso fazer, mas minha vida está mudada,isso e muito angustiante, senhor, tenho que criar meus filhos, penso muito além já, Deus nos abençoe...força e fé.

    ResponderExcluir
  43. Deveríamos deixar contatos para montarmos um grupo saber o que está acontecendo se tem cura e etc ...

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog