domingo, 11 de outubro de 2009

Escova Progressiva Com Formol: Cancerígena?

A revista Veja, Edição 2131 do dia 23 de setembro de 2009 trouxe uma matéria sobre a escova progressiva. Diz a matéria: “Depois de virar a cabeça das mulheres no Brasil, o alisamento com formol cruza fronteiras e cabeleireiros da casa fazem a festa.”


Trechos da matéria:

“...Inventada por cabeleireiros do subúrbio do Rio de Janeiro em cujo altar mulheres de cabelão bandido se postam a cada quatro meses, mais ou menos. Consagrado em nível nacional, o alisamento feito com formol, uma solução química de odor estonteante, e queratina, tipo de proteína existente em cabelos, pele e unhas, ultrapassou fronteiras. Chamada de Brazilian Hair Straightening, Brazilian Blowout, Keratin Treatment e outras denominações, a escova progressiva, que aqui também tem nomes variados (marroquina, de chocolate), é hoje oferecida em salões dos Estados Unidos, da Europa e do Oriente Médio...Um dos pioneiros a levar a técnica aos Estados Unidos, o casal Marcelo e Márcia Teixeira, que mora há 21 anos em Orlando, na Flórida, hoje vive da escova progressiva – não de fazer, mas de vender a fórmula, a Márcia Teixeira Keratin Treatment, e produtos afins, além de treinar cabeleireiros interessados. Marcelo era gerente de um restaurante e Márcia trabalhava num salão quando tomou conhecimento da técnica de alisamento através de uma amiga, mandou comprar um frasco do produto e experimentou. Rendeu-se e, em três anos, o casal mudou de vida. "As clientes comentavam e donos de salão começaram a nos procurar", conta Marcelo. Dono de uma fórmula própria que fabrica nos Estados Unidos, ele calcula que no primeiro ano treinou mais de 4 000 cabeleireiros no procedimento. Um vidro de 300 dólares (540 reais) rende dez aplicações, a preços que variam de 200 a 600 dólares (360 a 1 100 reais). O jeitinho brasileiro, somado ao mercado americano, redundou num negócio de 4 milhões de dólares de vendas por ano, produzidos através de nove distribuidores que atuam em cerca de 20 000 salões em quarenta estados americanos, além das exportações para 28 países. "Um ótimo resultado para quem nem tinha salão próprio", diz Marcelo, ainda espantado com o sucesso.”
"O primeiro salão onde fazia a progressiva ficava dentro de uma academia, e a fumaça provocada pelo secador no cabelo empapado da fórmula sempre acionava o alarme de incêndio. Era um desespero. Mas agora todo mundo sabe como funciona", diz Márcio, que também importa do Brasil os frascos de uma fórmula que diz não conter formol. "Mas eu acho que tem, sim", reconhece. Nenhum segredo envolvido: no Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária, Anvisa, proíbe concentração acima de 0,2% de formol na fórmula, mas todo mundo sabe de algum salão que turbina a progressiva. Nos Estados Unidos e na Europa, não existe esse tipo de controle, embora o risco de indenizações pesadas em processos por erros e danos estimule a cautela geral. No primeiro semestre de 2009, a cosmetovigilância da Anvisa recebeu cinquenta denúncias de mulheres que sofreram queda de cabelo, queimadura no couro cabeludo e irritação nos olhos por causa de alisamentos malfeitos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, utiliza-se na escova progressiva substâncias potencialmente cancerígenas

Duas edições posteriores à da edição da matéria citada acima, saiu uma nota sobre este assunto na seção de cartas da Edição 2133, de 07 de outubro de 2009, assinada pela Dra. Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, membro da diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Eis o teor da nota:

“Sobre a reportagem “Progressivas, uni-vos”, publicada na ultima edição, a Sociedade Brasileira de Dermatologia acha válido destacar que a técnica de alisamento descrita no texto baseia-se na aplicação de substâncias potencialmente cancerígenas, segundo dados da Anvisa. Apesar de poderem ser usadas como conservantes, essas substâncias têm o uso proibido quando a finalidade passa a ser alisar os cabelos, independentemente da concentração utilizada. E os seus efeitos tóxicos vão além do momentos da aplicação – quando há desprendimento de gás tóxico por meio do aquecimento dos fios pelo secador ou pela chapinha. Assim como acontece com o fumo, tais efeitos podem ocorrer após anos de exposição, prejudicando não só quem se submete ao alisamento, mas também os profissionais que o aplicam e/ou que estejam no mesmo ambiente, inalando o gás. Temos no Brasil e no restante do mundo substâncias e técnicas de alisamento permitidas e seguras, cujo efeito é o mesmo das escovas de formol ou glutaral. Como única entidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina para tratar pele, cabelos e unhas, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) preocupa-se em ter o Brasil como exportador de uma prática tão nociva e informa à população que seus médicos estão aptos a prestar esclarecimentos sobre o tema.”

8 comentários:

  1. Ola,
    Gostaria de saber qual seria esta substancia citada acima, que diz alisar o cabelo, dando o mesmo resultado do formol e glutaral?
    Muito obrigada!
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, eles dizem que não tem formol, só que os próprios especialistas dizem que tem sim...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber se pessoas que tem toxoplasmose ocular podem se expor ao uso de produtos com formol?

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada pelo seu contato!
    O formol é uma substância altamente tóxica, sendo importante evitar todas as formas de contato. Quem tem problemas oculares podem sentir desconfortos como irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada e altas concentrações causam danos irreversíveis.
    Este link traz maiores informações sobre o formol:
    http://revistacabeleireiros.com/materia/formol-verdades-e-mentiras/11

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Olá , gostaria de saber se o seu filho Bruno ou Davi é bonito ' eu sei que este Blog é sobre outras coisas , mais se voçe quiser uma nora bonita , ela esta aqui do outro lado da tela , então , achei voçe muito elegante , e bonita ' seu filho deve ser também ' assim prevejo ! Gosto de pessoas chamadas BRUNO ! Obrigado por tudo sogra , mande seu filho ligar pra mim , qualquer um dos 3 ok ? Beijos ' Raissa

    ResponderExcluir
  7. Oi quem tem toxoplasmose pode fazer escova progressiva com formol?

    ResponderExcluir
  8. Oi quem é albino e tem carcinoma o que deve passar nos cabelos para melhorar o aspecto

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog