sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ressonância Magnética, Notícias do Vitor

Na última postagem relatei sobre o incidente ocorrido com o Vitor no último domingo, 01/06, quando durante uma brincadeira, bateu a cabeça, chegando a ficar desacordado por alguns segundos. No Pronto Socorro constatamos que havia perdido totalmente o equilíbrio e o lado direito do corpo ficou mais fraco e prejudicado. Fez uma tomografia computadorizada no P.S. e no dia seguinte, uma ressonância magnética no GRAACC. Na quarta-feira, 04/06 retornamos ao GRAACC para saber do resultado da RM e do parecer dos médicos neuro-oncologistas que o acompanham.

Chegamos logo cedo ao GRAACC na última quarta-feira, 04/06 e nosso coração parecia que iria sair pela boca. Os mesmos sintomas de perda de equilíbrio ainda persistiam.

De início fomos avisados que o Vitor deveria fazer uma segunda ressonância magnética para complementar as imagens da que ele fez na segunda... Na hora ficamos preocupados, pois da última vez que nos disseram isso foi a mais de 6 anos e meio atrás, quando foi diagnosticado o tumor. Em seguida, procurei tirar esse pensamento ruim da minha  cabeça e pensar que eles solicitaram essa segunda ressonância apenas para ter certeza de que não havia nada de anormal.

Mais uma vez os profissionais do GRAACC foram nota mil, pois arrumaram um encaixe e esse exame foi feito imediatamente, exame este mais demorado que o usual, pois foi de cérebro e coluna total.

Em seguida nos avisaram que as imagens já estavam disponíveis no sistema e que ao meio dia, o caso seria discutido na reunião que ocorre entre os médicos.

Um pouco antes das 14:00 horas fomos chamados para a tão aguardada consulta e a partir dali o alívio foi total Ouvimos da competente neuro-oncologista Andréa que segundo as imagens, está tudo bem e sem alterações neurológicas que justifiquem preocupação. As ressonâncias magnéticas confirmaram que o tumor está sob controle, inalterado a 6 anos e 4 meses e a causa da perda do equilíbrio e hemiparesia direita foi o tombo e pancada na cabeça, que segundo os médicos, agravaram um déficit que já existia. Naquele momento, só nos lembramos de agradecer a Deus por esta tão maravilhosa benção. Nos lembramos das dezenas e até centenas de pessoas que juntos conosco, clamaram a Deus em oração e Ele nos ouviu.

Como nas ressonâncias magnéticas não apareceram nada que justificasse os sintomas que apresentava, a Dra. Andréa solicitou que o  Dr. Eduardo, neuro-clínico chefe naquele dia o examinasse. Não foi apenas um, mas vários outros neuros foram vê-lo. O neurologista Marcelo Aragão foi quem fez todos os testes neurológicos minuciosos e foi uma consulta bem proveitosa.

Ao final, mais notícias boas: esses sintomas de perda de equilibro e hemiparesia direita são reversíveis e logo ele voltará ao que era antes. Segundo explicaram, tudo isso foi por causa exclusiva da pancada na cabeça, que acabou agravando um déficit já existente.

E já começou essas melhoras!! Ontem começou a andar apoiando nos móveis da casa e até escadas ele arrumou um jeito: sobe segurando nos degraus e desce sentado, pois nossa escada interna aqui de casa não tem corrimão, mas vamos ver um jeito de instalar dois, um de cada lado, pois ele conta com a força do lado esquerdo do corpo, que não foi prejudicada.

Agora a pouco, por volta do meio dia, mais uma surpresa: conseguiu dar 3 passos sem qualquer apoio!! Na hora até chorei de alegria, pois eu sabia que iria recuperar-se, mas não tão rápido como está acontecendo.

O neuro-clínico prescreveu fisioterapias, e deverá iniciar na próxima semana. Por enquanto, o que temos feito, são as compressas de argila, três vezes ao dia, com duração de três horas cada. Os sucos de vegetais crus orgânicos continuam, como temos feito a mais de 6 anos. Acrescentei aos suplementos que ele já toma, “uncaria tomentosa” (unha de gato), pois é um anti-inflamatório maravilhoso e creio que pode ajudar.

Independente de qualquer coisa, é Deus quem restaura e é nEle que devemos depositar a nossa confiança, pois Ele sabe de todas as coisas e tem o controle do mundo em Suas mãos.

Amanhã iremos para Ibiúna, acompanhar nossos filhos num acampamento para adolescentes. Apesar das limitações físicas do Vitor, ele está animado e por isso vamos levá-lo. Na segunda-feira deverá voltar às aulas, pois os médicos disseram que é importante retomar à sua rotina o quanto antes.

Não sabemos quanto tempo vai demorar a sua reabilitação completa, mas o importante é que, devagar e sempre, com Deus à frente, chegaremos lá!

2 comentários:

Pesquisar este blog