terça-feira, 12 de outubro de 2010

Anticâncer

Um dia, um brilhante psiquiatra e pesquisador na área de neurociência resolveu substituir o estudante que ficara de comparecer para uma de suas experiências neurológicas. Entrou na máquina de ressonância magnética, mas seus colegas logo interromperam o procedimento com uma alarmante notícia: haviam encontrado um tumor em seu cérebro. E pior: pacientes diagnosticados com esse tipo de tumor poderiam esperar, no máximo, seis meses de vida.

O episódio, que ocorreu há mais de 15 anos, desencadeou uma mudança radical no pesquisador – autor deste livro. Antes um jovem arrogante e auto-suficiente, David Servan-Schreiber passou a interagir com as pessoas de uma maneira diferente. Determinado a compreender sua doença, fez um extensivo levantamento de estudos científicos e terapias alternativas que culminou numa abordagem inédita: a proposta de uma prática de prevenção e acompanhamento dos tratamentos clássicos que resulta numa biologia anticâncer.

David Servan-Schreiber é médico psiquiatra e professor da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lyon, na França. Sua tese de doutorado, orientada pelo prêmio Nobel Herbert Simon, foi publicada na prestigiada revista Science. O premiado neuropsiquiatra, um dos fundadores do Centro de Medicina Complementar de Pittsburgh, defende o valor da medicina ocidental tradicional aliada a práticas integradas de mente e corpo.

“Todos temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las.”

Com essa convicção, o Dr. Servan-Schreiber aposta em nossa poderosa biologia anticâncer, capaz de nos prevenir contra a doença e até de curá-la definitivamente.

Um tumor no cérebro, seis meses de vida. Esse foi o diagnóstico que o neuropsiquiatra David Servan-Schreiber recebeu ao fazer um exame de ressonância magnética. Determinado a conhecer a doença e a vencê-la a qualquer custo, ele traçou seu caminho de cura aliando a medicina convencional a práticas e alimentação saudáveis.

Quinze anos mais tarde, após ter superado um segundo câncer, Servan-Schreiber resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento neste livro que se consagrou como sucesso internacional, publicado em 26 países.

Nota:
Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto a pouco mais de 2 anos atrás.

Postagens relacionadas:
Tumor cerebral (David Servan-Schreiber)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/07/tumor-cerebral-david-servan-schreiber.html

JUN 2008 – Livro Anticâncer
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/jun-2008-livro-anticancer.html

Um comentário:

  1. QUER MAIS UMA COINCIDENCIA??
    POIS LA VAI...
    ONTEM GANHEI O LIVRO EM QUESTAO DA MINHA IRMA E ESTOU LENDO ELE E GOSTANDO MT... HJ VI AQUI NO SEU BLOG, QUE ESTE FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VC LEU SOBRE O ASSUNTO TB!!! :)

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...