domingo, 28 de março de 2010

Contaminação por Chumbo em Crianças

Como mencionei no post anterior, um exame acusou níveis de chumbo no organismo do Vitor. Comparando com um exame realizado a 2 anos , os níveis aumentaram bastante. Em Março de 2008, o índice era de 0,2. Em março de 2010, 3,7. Ainda não é um nível considerado tão elevado, mas importante livrar-se deste contaminante o quanto antes, pois tem efeito cumulativo e só causa prejuizos ao organismo. Pesquisando, descobri que o chumbo é o mineral tóxico e o contaminante mais comum no ambiente e no nosso corpo. As crianças apresentam uma absorção intestinal de chumbo maior que a dos adultos e os efeitos tóxicos são mais importantes nelas, devido ao período de desenvolvimento cerebral. De acordo com pesquisadores britânicos, a exposição de crianças a níveis de chumbo considerados seguros pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento intelectual e emocional. Os pesquisadores acreditam que os efeitos tóxicos do chumbo no sistema nervoso são encontrados mesmo quando os níveis de chumbo no sangue são menores que o limite máximo da toxina. Inúmeras doenças podem estar envolvidas com a contaminação por chumbo.


Alguns Artigos sobre o assunto:

O metal pesado Chumbo é o mineral tóxico mais comum e o contaminante mais abundante no ambiente e no nosso corpo.
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1587

As crianças apresentam uma absorção intestinal de chumbo maior que a dos adultos e os efeitos tóxicos do chumbo são mais importantes na criança devido ao período de desenvolvimento cerebral.
http://www.medicinacomplementar.com.br/Biblioteca_de_Intoxicacoes.asp

Os metais pesados, quando absorvidos pelo corpo humano, se depositam no tecido ósseo e gorduroso, ocupando o lugar de minerais nobres. Lentamente liberados no organismo, eles podem provocar uma série de doenças.
http://nev.incubadora.fapesp.br/portal/saude/saudedotrabalhador/doencas/metais

Estudo identifica excesso de chumbo em crianças. Cerca de 10% das crianças têm concentração acima de 5 microgramas, nível considerado excessivo, revela o resultado da análise... Em quantidades superiores a 5 microgramas de chumbo, apontam estudos, já há riscos de retardo mental e de afetação da capacidade de concentração. A pesquisa, a primeira do Brasil feita com essa faixa etária, foi realizada em quatro unidades de ensino da cidade.
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=3804

De acordo com pesquisadores britânicos, a exposição de crianças a níveis de chumbo considerados seguros pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento intelectual e emocional. Os pesquisadores acreditam que os efeitos tóxicos do chumbo no sistema nervoso são encontrados mesmo quando os níveis de chumbo no sangue são menores que o limite máximo da toxina.
http://hypescience.com/21465-mesmo-niveis-seguros-de-chumbo-sao-perigosos/

Cientistas norte-americanos concluíram que as crianças expostas a grandes quantidades de chumbo podem ser adultos mais violentos.
http://educar.wordpress.com/2008/05/31/afinal-o-chumbo-pode-mesmo-fazer-mal-as-criancas/

Estudo da Fiocruz revela que crianças e adolescentes do Complexo de Manguinhos, favela do Rio de Janeiro (RJ), têm 500 vezes mais chances de desenvolver câncer e deficiências neurológicas por exposição ao chumbo, apenas por estarem expostas à poluição do local.
http://www.redandi.org/node/28641

Centenas de crianças de Adrianópolis, no Vale da Ribeira, estão contaminadas com chumbo, sendo que algumas apresentam uma porcentagem do elemento no sangue até duas vezes maior que o máximo permitido pelas determinações internacionais ...O chumbo pode ser absorvido por inalação da poeira emitida na atmosfera ou pela ingestão de resíduos espalhados no solo. O adulto só absorve 10% do chumbo ingerido; já a criança pode reter de 40% a 50%.
http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/43372/?noticia=CHUMBO+CONTAMINOU+CRIANCAS+EM+ADRIANOPOLIS

Contaminação por chumbo causa doenças severas... chumbo integra grupo de elementos químicos conhecidos como metais pesados, de grande força tóxica, que produzem doenças devastadoras e mortes em seres vivos. Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
http://www.portaldocomercio.org.br/dlg/scr/not/not.asp?D2=16852

A exposição humana aos metais tóxicos pelo meio ambiente têm aumentado muito durante os últimos 50 anos. O excesso destes metais como mercúrio, chumbo, cádmio, alumínio, arsênico entre outros, que vão se acumulando no organismo...
http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=168

2 comentários:

  1. Lidionete, em Santo Amaro - Ba, a contaminação por chumbo é considerada a maior do mundo, e a nossa maior preocupação é exatamente com as crianças, pois houveram níveis altíssimos em várias delas, considerados igualmente os mais elevados que já se encontrou em crianças. E ainda há contaminação atualmente, pois a fundição causadora da contaminação foi fechada na década de 90, mas ficaram os rejeitos, escória com alto teor de chumbo e vários outros metais inclusive cádmio e arsênio, sabidamente cancerígenos, não só na área da fábrica como foi utilizada também para pavimentação de ruas, pátios e quintais de muitas casas. Minha solidariedade, estamos em contato. Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia, obrigada pela sua valiosa contribuição!
    Muito triste tudo isto. O pior de tudo é que as autoridades não tomam medidas para fiscalizar e punir os responsáveis. O câncer está se tornando uma epidemia e as influências ambientais têm grande peso. Infelizmente as crianças são as maiores vítimas!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog