quinta-feira, 4 de março de 2010

A Medicina está mudando!

Sinto que a medicina está mudando! Na última quinta-feira, 25/02, enquanto aguardávamos pra sermos atendidos no consultório do Dr. Felipe, notei uma certa movimentação de sua secretária atendendo ligações de outros médicos confirmando suas inscrições para o curso de habilitação em Medicina Biomolecular que estaria iniciando no sábado dia 27 e pelo que percebi, as vagas estavam disputadas. O Dr. Felipe é docente e um dos coordenadores desse curso, voltado exclusivamente para médicos.

Acho ótimo que isto aconteça, pois significa que mais médicos se capacitarão e terão uma visão diferente após este novo conhecimento. Li um livro muito interessante, cujo título é “O Que Seu Médico Não Sabe Sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você”, do médico americano Dr. Ray D. Strand, que faz a seguinte citação: “Se distribuíssemos ao longo de um período de 24 horas todos os avanços médicos feitos desde o início da história registrada, as evidências de ordem nutricional teriam ocorrido nos últimos 5 ou 6 segundos. Trata-se de pesquisas médicas de ponta. A maioria dos médicos e praticantes de medicina ainda precisa atualizar-se e pôr em prática essas pesquisas para o bem das pessoas comuns.”

Na semana passada fiquei imensamente feliz com um e-mail que recebi da Dra. Elizabeth Navarrete, uma médica, e vou dividir com vocês o teor deste e-mail:

Lidionete,

Muito prazer em conhecê-la!

Meu nome é Elizabeth Navarrete.


Você esteve recentemente participando dos comentários a respeito de câncer num fórum na internet. Através do link cheguei até seu blog.

Você está de parabéns! Uma excelente compilação da maior parte das publicações a respeito do câncer, segundo a visão complementar ou integrativa, não convencional. Esse material que você disponibiliza deve ter ajudado muita gente a repensar a saúde e o câncer.

Você é uma pesquisadora. E…uma mulher forte,corajosa,que não mede esforços para cuidar da sua cria. Não existem limites para agregar conhecimento. Não há necessidade de conhecimento prévio nem titulação para isso. Acho mesmo que o individuo tem o direito e o dever (para consigo) de saber manter sua saúde, ser responsável por ela.

O médico facilita a informação, deve ser sempre a quem dirigir as duvidas, ajudando o paciente nessa tarefa. Mas se o individuo buscasse sempre se inteirar sobre essa maquina maravilhosa que é o seu próprio corpo,como ela funciona,como podemos ajudá-la a se manter em equilíbrio…adoeceríamos bem menos,não acha?

Foi muito bom saber que você existe e faz esse trabalho importantíssimo de divulgação em saúde. Conheço a competência do Dr. Felippe Junior (embora não tenha feito cursos com ele, pois moro no Rio de Janeiro -fiz com o Dr. Helion Povoa e Dr.Arthur Lemos) e sei que seu filho está em boas mãos. Duplamente, porque não basta o medico, a gente sabe, o dia a dia é trabalhoso e emocionalmente desgastante. A força maior vem de quem é o cuidador do paciente e faz muita diferença!

Muita saúde para sua família, em especial para o Vitor e para você (porque ele precisa muito da mãe que você é).

Espero que possamos trocar idéias e multiplicar o numero de pessoas a quem disponibilizar essas informações tão úteis. Ainda são poucos os que se preocupam com a saúde , sem que tenham passado por problemas mais sérios….e essa história poderia ser tão diferente!

Tenho escrito sobre como penso a Medicina hoje e alternativas para aumentar o numero de pessoas longevas com qualidade de vida. Sei que tudo isso já foi escrito, como você mesma já leu…mas todos nós devemos passar adiante o conhecimento.E cada um o faz de forma pessoal,diferente. E nunca é demais insistir quando o assunto é tão importante. Além disso, esse saber não deve ficar restrito a comunidades cientificas.Temos que começar pelo cidadão comum, mudar os conceitos,ensinar nas escolas como matéria fundamental (ensinar a importância do comer bem,do beneficio da rotina do exercício ,etc). Criar grupos de apoio (como existem os Alcoólicos Anônimos e afins como os Vigilantes do Peso!) que auxiliem as pessoas a mudarem o estilo de vida. Já!

Abraços,

Elizabeth
--------------------------------------------------------
Amigos, vocês não imaginam como fiquei feliz e emocionada quando li este e-mail... Não fazia idéia do alcance de um simples blog, escrito por uma leiga como eu. Tenho muita vontade de compartilhar tudo que aprendi e que Deus me ajude para isto.
Dra. Elizabeth, publicamente te agradeço por tão honrosas palavras.
Que Deus abençõe a todos nós, para que possamos desempenhar a nossa parte, por menor que seja, com dedicação e amor!

“Em vez de ver o corpo como uma máquina, a medicina está finalmente começando a considerar os seres humanos como organismos complexos adaptáveis, mais como uma floresta auto-organizada do que como um computador complicado. Em lugar de tentar controlar a saúde do indivíduo, fazendo o papel de Deus com a ajuda da medicina de alta tecnologia, há uma nova maneira de ver a saúde que considera o ser humano como um todo, corpo e espírito interligados, criado para adaptar-se à saúde, se as circunstâncias estiverem corretas.” Dr. Patrick Holford, autor do Livro 100% Saúde, pg 21

“Que sua alimentação seja seu tratamento, e seu tratamento sua alimentação.” Hipócrates

3 comentários:

  1. Ola Lidionete...
    Me chamo Lílian Sousa...sou médica, e estou fazendo residencia aí em São Paulo...
    estou muito emocionada com tudo que li a respeito do vitor, e de todos q estao nesta luta...
    um grande amigo (Leo, 24 anos) possui um tumor cerebral, e durante as pesquisas pela internet encontrei seu blog...
    No caso dele, o tipo histologico também é um astrocitoma difuso grau II, tem origem no bulbo..inoperável, segundo o neurocirurgião que o acompanhava..
    ele mora em Teresina-PI, gostaria de saber quem é a equipe que acompanha o vitor aí em SP.
    E se possivel manter contato com você...
    Concordo plenamente com a Dra. Elizabeth Navarrete, você esta de parabens!
    Espero também poder torcar ideias com você...
    meu email eh lilihsousa@gmail.com
    tudo de bom pra você e toda sua familia...que Deus abençoe todos...
    desde já agradeço...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Dra. Lilian, obrigada pelas palavras!

    Já lhe enviei um e-mail respondendo sobre a equipe que acompanha meu filho aqui em São Paulo.

    Agradeço seu contato e peço a Deus que dê tudo certo para seu amigo Léo.

    Fica com Deus!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog