quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pesquisas com Bicarbonato de Sódio

No dia 13/06/2009 postei o título “Bicarbonato de Sódio pode curar câncer?”, sobre a teoria do Sr. Simoncini, o oncologista italiano que diz que o câncer não depende de fatores complexos, (genéticos, imunológicos ou auto-imunes, como propõe a Oncologia tradicional), mas sim a partir de uma simples infecção causada por fungos.

Link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/06/bicarbonato-de-sodio-cura-cancer.html

No dia 20/06/09 recebi uma informação valiosa da amiga virtual Susy Mara, acerca de uma matéria sobre o "Bicarbonato de Sódio" que havia saído no Jornal Folha de São Paulo, no dia anterior, ou seja, dia 19/06/2009.
A matéria faz referências a pesquisas com Bicarbonato de Sódio para tratamento do câncer...Os testes primeiramente foram em animais, mas em breve espera-se ser testado também em humanos. Um dos pesquisadores é brasileiro, do Instituto Boldrini (renomado Instituto para Tratamento do Câncer Infantil, em Campinas/SP) e os outros são americanos...

Abaixo, o conteúdo da matéria:

Bicarbonato de sódio confina tumores, sugerem pesquisas

A importância do uso do bicarbonato de sódio para frear o surgimento de metástases tumorais ganha força com resultados recentes de experimentos feitos em camundongos. A substância eleva o pH do ambiente tumoral, o que dificulta a proliferação das células.

"Os testes em animais mostram que o bicarbonato deixa o tumor confinado", afirma Andres Yunes, pesquisador do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, interior paulista.

Os animais tomaram bicarbonato via oral. A acidez dentro de um ambiente tumoral (pH mais baixo) torna a doença mais agressiva, como várias pesquisas já demonstraram.

Com os dois estudos publicados no periódico "Cancer Research", que reuniu grupos americanos (Arizona e Flórida) e um brasileiro (Boldrini), a hipótese que associa acidez a metástases fica mais robusta.

A tendência é que ela seja examinada em testes em humanos, que devem ser feitos nos EUA, no curto prazo.

De acordo com Yunes, que participou dos estudos ao ajudar a desenvolver um simulador computacional de tumor, existem argumentos para que testes clínicos com o bicarbonato em humanos possam ser feitos também no Brasil.

O modelo de computador, desenvolvido pelo engenheiro Ariosto Silva, hoje na Universidade da Flórida, corrobora a importância da acidez.

A ferramenta simulou o crescimento de um tumor de mama em três dimensões a partir de cenários reais. A substância ideal para neutralizar o tumor teria de ter um pH por volta de 7. O bicarbonato tem um pH de 6,1. Não é o ideal, mas serve.

Porém, os caminhos para frear tumores agressivos, diz Yunes, são vários. Uma saída é interferir diretamente na resistência do tumor à acidez.

"Tudo indica que essa maior resistência é por causa de uma proteína específica", diz Yunes. Portanto, pode-se pensar em uma droga que aja diretamente sobre ela. O resultado esperado é que o ambiente ácido, antes benéfico, acabe agora se voltando contra as células tumorais.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u581633.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog