sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Fornalha Ardente

Na semana passada (18 a 25 JUL 09) houve na minha igreja o que chamamos de “Semana de Oração”, que é uma semana especial com cultos todas as noites. O tema desta “Semana de Oração” foi “Tudo Posso em Jesus” e fomos todas as noites. Inclusive o Vitor prestava muita atenção às histórias que o pregador contava e até decorava versos bíblicos. O orador foi o Pr. Artur Marski, que é do Rio de Janeiro. Os temas diários foram: Posso ser Abençoado, Sonhador, Corajoso, Feliz, Poderoso, Santo, Fiel e Vencedor e foi usado como exemplo as lindas histórias dos personagens bíblicos Jacó, José, Gideão, Davi, Elias, Isaias, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e também Pedro.
O tema que mais gostei foi o de sexta-feira “Posso Ser fiel”, sobre os três jovens Sadraque , Mesaque e Abede-Nego, que são grandes exemplos de fidelidade à Deus.
Este relato encontra-se no livro de Daniel, capítulo 3.
Conta que o rei Nabucodonosor da Babilônia fez uma imagem de ouro, para que todos os seus súditos pudessem se curvar a ela e adorar. Havia na Babilônia três jovens israelitas que seguiam aos mandamentos de Deus, que diz que não devemos adorar a qualquer coisa a não ser ao Deus único, criador e mantenedor do Universo. E eles, por fidelidade à Deus, estavam decididos a não se curvarem à estátua do rei... Mas havia uma punição para isto...Foram questionados e desafiados pelo próprio rei: “...Prostai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3:15)
E a resposta deles foi maravilhosa: “Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” (Daniel 3:16-18)
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram à imagem... Eis a pergunta: Deus os livrou de serem jogados no fogo ardente? A resposta é NÃO...
Eles foram jogados na fornalha e o fogo era tão forte, que matou imediatamente os homens responsáveis por lançá-los lá... (Daniel 3:22)
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó Rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o quarto homem é semelhante a um filho dos deuses. Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde.” (Daniel 3:24 – 26)
Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.” (Daniel 3:28)
Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, muitas vezes também não somos poupados de enfrentarmos “Fornalhas ardentes” da vida... Deus jamais nos prometeu que não teríamos dificuldades... "No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.” (Mateus 16:33) . Mas prometeu SIM estar conosco, mesmo quando estamos passando pelo fogo, pela tormenta ou pelo vale da sombra da morte. “Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.” (Salmos 23:4)
Deus está conosco, basta querermos a Sua presença e os Seus planos para nós são sempre os melhores!

3 comentários:

  1. Olá Lidionete! que benção de post...imagino a aprendizagem nestes dias de culto...gosto mto desses tipos de pregações...amei a palavra!
    Realmente Deus está sempre presente qdo clamamos por ELE, basta crermos no seu poder!
    Ótimo final de semana...bjs na família...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cris!
    Com certeza, a palavra de Deus tem muito a nos ensinar!
    Ótima semana pra vc!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem. é sempre bom lembrarmos que se estamos em DEUS e com DEUS, ele nos livrará na situação e não da situação.DEUS te abençoe

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog