quarta-feira, 21 de maio de 2014

A importância da Vitamina D

Somente depois eu entendi poque o Dr. Felippe (médico nutrólogo / biomolecular), que acompanhou meu filho Vitor, prescreveu em receituário médico 30 minutos diários de banho de sol, ao meio dia e SEM protetor solar. 

Muitas matérias e artigos têm sido publicados ultimamente sobre a importância da vitamina D, que na realidade não é uma vitamina e sim um hormônio, cujos benefícios estão relacionados a pelo menos 2000 genes. 

O endocrinologista americano, Dr. Michael Holick, professor da Universidade de Boston é autor de um livro cujo título é “Vitamina D – como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”. 

O Sol é um dos “remédios” de Deus para nós e muitas vezes subestimamos este maravilhoso presente!

Segundo as últimas pesquisas, o horário ideal para que nosso organismo sintetize a vitamina D é o mais abominado pelos dermatologistas – do meio-dia às 2 horas da tarde, sem proteção. Segundo o médico Omar Lupi, vice-presidente do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia, “poucos minutos de sol intenso, seguidos de proteção adequada, NÃO são suficientes para causar câncer de pele em longo prazo.” Ao que tudo indica,aliás, conforme os mais avançados estudos sobre o assunto, o sol pode até ser fator de proteção contra o melanoma.

Apesar da fartura de sol que temos no Brasil, entre 50 % e 80 % da população brasileira apresentam déficit de vitamina D, segundo Marise Lazaretti, chefe do grupo de doenças osteometabólicas da Escola Paulista de Medicina. 

Dentro de casa, no trânsito ou sob o vidro de janelas não podemos usufruir dos benefícios da vitamina D... Os protetores solar disponíveis no mercado pode reduzir em até 99% a fabricação de vitamina D. Outro detalhe: impossível conseguir a quantidade mínima necessária exclusivamente através da alimentação... Seriam necessários 3 latas de sardinha,2 postas de salmão ou 50 – 100 gemas de ovo todos os dias... 

Com relação ao câncer, níveis adequados de vitamina D no organismo estão relacionados à prevenção e para quem já tem a doença, a vitamina D funcionada como uma espécie de “sentinela” da multiplicação celular, que é indução da apoptose, um mecanismo de defesa no qual células potencialmente malignas “cometem suicídio”.

Meu filho é portador de uma doença chamada “Neurofibromatose 1”, que é resultante de um defeito no gene que produz uma proteína (neurofibromina), envolvida no controle do crescimento celular. Este gene fica localizado numa das metades do par de cromossomos de número 17 e por causa disso, os portadores de neurofibromatose tem uma propensão maior a desenvolver tumores.

Uma coisa interessante que li recentemente foi que os pesquisadores tem verificado que grande parte dos doentes com Neurofibromatose 1 tem a densidade mineral diminuída nos ossos, ou seja, depositam menos cálcio nos ossos, o que talvez tenha relação com os baixos níveis de Vitamina D que eles também apresentam. Depois que li isso, tive mais certeza ainda dos benefícios dos sucos de vegetais crus orgânicos que meu filho toma diariamente a 6 anos e 2 meses, que oferece um excelente aporte de minerais todos os dias. E a uns 2 anos, ele passou a tomar suplementação de vitamina D 3... Tenho convicção que essas medidas, além de melhorar a sua saúde, tem contribuído para que a neurofibromatose “não se expresse” da forma esperada e peço a Deus que assim continue. Ele continua ótimo, freqüentando a escola e sem qualquer sintoma que o remeta ao tumor cerebral ou à neurofibromatose.

Amigos, vamos nos lembrar de usufruir deste maravilhoso remédio de Deus para nós, que é o sol!


Um comentário:

  1. Olá, conheci o blog a pouco e estou lendo as postagens. Sobre esses sucos de vegetais crus e outras receitas benéficas para o cancer, vc se importaria de me enviar as receitas? Obrigada e que Deus continue abençoando grandemente vc, sua família e principalmente seu filho caçula. ;)

    flaparisi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog