terça-feira, 5 de abril de 2011

Orações em prol do guerreiro Yan

O Yan é aquele lindo garoto de Belém do Pará, que atualmente encontra-se aqui em São Paulo,no GRAACC, lutando contra um tumor cerebral. Já relatei a história dele aqui:
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/10/yan-superando-desafios-cada-dia.html

Na ocasião, em outubro de 2010 estava recuperando-se de complicações pós-operatórias de mais uma neurocirurgia. O Dr. Sérgio Cavalheiro retirou o que podia, e preservou a área do hipotálamo, pois poderia comprometer os movimentos.

Inicialmente o tumor havia sido diagnosticado como um tipo considerado benigno, mas posteriormente foi constado que era “misto”, ou seja, ganglioglioma e teratoide rabdoide. Infelizmente voltou a crescer e houve então disseminação para a coluna dorsal...

Foi recomendado tratamento quimioterápido. Em dezembro de 2010, conheci o Yan pessoalmente, enquanto realizava seção de quimioterapia no GRAACC. Estava acompanhado do seu pai Walber e posso dizer que é um encanto de menino!

Em janeiro de 2011, fiquei muito feliz com as notícias que recebi acerca do Yan... A equipe que o assiste estava muito animada com os resultados da quimioterapia, que foram muito bons e o próximo passo seria um tratamento curativo, que é o auto–transplante de medula, seguido de radioterapia. Todos ficaram muito felizes, pois o que parecia impossível- através da graça de Deus tornava-se possível... Antes o caso fora considerado como irreversível, pois tratava-se de um tumor cerebral estendido para a coluna, de um tipo raríssimo (uma combinação de ganglioglioma e teratoide rabdoide). Segundo os médicos, caso único no Brasil e segundo caso no mundo...

No dia 10 de fevereiro começou o quarto ciclo de quimioterapia, mas teve que dar uma parada entre uma droga e outra para tomar sangue e assim prosseguir.Terminado o ciclo, o foco foi a imobilização das células para coletar o cd 34 para o transplante autólogo.Foram dias e noites tomando granulokine e dores nas articulações, com a baixa de resistência, que foi a zero no dia 27 de fevereiro. Foi internado com um quadro de bacteremia, sua pressão arterial foi a 24.8 e saturação 68% mas, com a graça de Deus foi possível reverter a situação e controlar a infecção com vancomicina, cefepime e amicacina. Teve alta dia 07/03, com a previsão de nova internação dia 09/03 para coleta de cd 34.

E assim aconteceu. As células foram coletadas com índice razoável para o transplante. Uma grande vitória!

E tudo estava caminhando para que dentro de dias fosse internado para o transplante autólogo, que consiste de altas doses de quimioterapia, seguida do transplante das células CD 34 que já foram previamente colhidas.

Mas na madrugada do dia 26/03/11, o Yan passou mal... Segundo sua mãe Lana relatada, foram momentos de muita angústia... Por volta da 1 hora da manhã, avisou que queria urinar, mas não conseguiu. Pediu um copo de água de coco e voltou a tentar dormir. Às 3:40, tentou novamente urinar, mas não conseguiu. Tomou meio copo de nutren, mas quando sugava o canudinho, saia pelo nariz em gotas... Estava bronco-aspirando, e enquanto se arrumavam para ir ao Hospital, o Yan levantou da cama e caiu e convulsionou.

No Hospital, uma tomografia evidenciou edema cerebral, mas sem sinais de novos focos tumorais, porem teve debito cardiorespiratório, fazendo uma arritmia com batimentos que chegaram a 210 e pressão arterial de 17.10...Entrou em um estado grave, com varias alterações. Foi entubado, mas não respondia às drogas administradas. E a situação inconstante perdurou por mais de 24 horas, quando enfim os médicos conseguiram a estabilização do quadro hemodinâmico.

E a ressonância magnética, ao contrário da tomografia, mostrou que o tumor está bastante ativo e já implantou metástases em outras partes do cérebro... É muito triste, pois a cerca de 1 mês atrás, a situação estava sob controle e em vias de ser realizado o transplante, a grande esperança de cura.

As notícias recentes são que o nosso guerreiro Yan está em coma e os médicos dizem que a situação é gravíssima. Está no GRAACC, sendo amparado com muito amor e carinho por seus pais Lana e Walber.

Confesso que estou em lágrimas ao redigir esta postagem... É muito triste quando vemos as conseqüências terríveis que esta doença horrível pode trazer na vida de um garoto não lindo, tão meigo e com a vida toda pela frente.

Vivemos num mundo repleto de injustiças e de coisas tristes e más, que são as conseqüências do pecado. Mas um dia tudo isto vai acabar e não mais existirá doenças, nem tristeza e nem dor. Nosso lugar não é aqui neste mundo... Estamos aqui de passagem.

Vamos nos unir em oração pelo Yan, pois neste momento, somente Deus para trazer esperança e alívio.

E jamais nos esqueçamos, que não existe impossível para Deus!

9 comentários:

  1. Nossa que noticia triste...vou rezar pelo Yan...que Deus esteja tdo momento com ele e com a familia...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Cheguei ate aqui atraves da indicação de minha amiga Jane Selma lá de Maceio. Meu nome é Felliphe, moro aqui na gde sao paulo e desde já me coloco a disposição. Sou assessor parlamentar e acho que posso ajudar.Nao somente para divulgar o blog e o trabalho mas para qualquer coisa que venha a precisar. Novamente, muito Obrigado Jane por trazer meus pés e coração para esse altar onde depositarei minhas oferendas!

    ResponderExcluir
  4. Senhor, CURE o cancer!

    Yan...suplico a Deus q te abençoe e proteja.

    Pais d Yan..muita FORÇA!

    Jane Selma Rocha

    ResponderExcluir
  5. Felliphe
    A Jane Selma é uma amiga querida, pessoa incrível.
    Seja bem vindo. Muitíssimo obrigada pelo apóio!
    Agradeço de coração, pelas palavras de incentivo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Fabiana, Jane
    É muito triste... Só nos resta clamar a Deus por um milagre.
    Continuemos em oração.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Lidionete! Meu coração se une ao seu, aos dos familiares e amigos do Yan e ao de todos os que oram em prol desses lindinhos que sofrem. Hoje as orações mais fervorosas vão para o Yan. Que Deus nos ouça!

    ResponderExcluir
  8. Lidi, ontem foi um dia muito triste...

    No começo da manhã aqla tragedia lamentavel no Rio..um lunatico d 23 anos q N só tirou a sua vida, mas tb de todas aqlas inocentes cças.
    Vejo no facebook um post d uma amiga da comunidade BCC...O q li me fez sofrer mais ainda...Um jovem tb d 23 anos...só q diferente do lunatico...lutava bravemente diariamente pelo direito d viver...23 anos..um longo tratamento...já amputado d um membro inferior...temente a Deus....agradecia pela oportunidade d lutar contra o cancer...Vitor d salvador...estava sendo entubado devido o tumor ter tomado conta d todo o seu pulmão..pra evitar tanto sofrimento os médicos comunica a família q a hora da despedida chegou...foi entubado ainda conciente.
    A noite conversando com Adriana (mãe da Bruna) q faz tratamento no GRAACC fico sabendo q do carnaval até hj faleceram 16cças...isso mesmo...16cças e descubro tb q Yan há 3 dias teve morte cerebral.

    Vitor e Yan...Nem tudo é cientifico...Vcs N são filhos da ciência...são filhos d Deus.

    Força!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Jane, também fiquei abalada com os últimos acontecimentos... Alguns lutando para viver e outros destruindo a própria vida e levando inocentes consigo. Foge da nossa compreensão!
    Mas o que tem me deixado mais assustada é o aumento significativo de casos de câncer... Ontem mesmo recebi a notícia de uma garota de 20 e poucos anos diagnosticada com câncer de pulmão. Ela é amiga bem próxima da minha cunhada Amanda e sempre a encontro em aniversários e reuniões de família... Onde vamos parar? Na minha opinião, tem ligação direta com o ambiente que vivemos e as autoridades deveriam fazer alguma coisa...
    No AC Camargo, uma garotinha de 2 anos e meio também está em batalha contra um Meduloblastoma, que infelizmente não respondeu ao tratamento protocolar.
    E o caso do Victor, muita dor no coração... Um rapaz de 24 anos, recém formado e com muita vontade de viver.
    Nosso querido Yan, infelizmente nos deixou... Muita tristeza!
    Liguei agora pouco no GRAACC pra agendar o retorno do Vitor, e me informaram que teria 7 minutos de espera. Deve estar sobrecarregado!
    Muito triste saber que mais que 2 dezenas de crianças do GRAACC sucumbiram a esta doença nos últimos dias...
    Que Deus tenha piedade de todos nós!
    bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog