sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Suco de Grama do Trigo:mais de 100 nutrientes e vastos benefícios a saúde

Já mencionei em algumas postagens sobre a grama do trigo ou clorofila do trigo, mas volto a este assunto, e agora com dicas de como preparar em casa, de uma forma prática, econônima e de melhor qualidade do que quando comprada congelada.

Meu filho faz uso do suco da grama do trigo desde março de 2008, só que por mais de 2 anos usei os sachês congelados encontrados na loja de produtos naturais "Mundo Verde". Dizem que é um produto de ótima qualidade, que segue as exigências de preparo, etc, mas se tivermos acesso ao suco recém preparado é muito melhor! Garanto pra vocês que não dá aquele trabalho todo que eu imaginava... Gasto com todo o processo não mais do que 5 a 10 minutos ao dia.

O suco da grama do trigo é fonte de vitaminas, minerais e enzimas. Também contém amigdalina / Laetrile e selênio, que são substâncias reconhecidamente anti-cancerígenas.

A Dra. Ann Wigmore, pioneira do movimento da alimentação viva nos Estados Unidos, promoveu o suco da grama do trigo após ter-se curado de um câncer de cólon na década de 50. Todo seu trabalho é baseado em mais de três décadas de extensas pesquisas, aplicando a alimentação viva (alimentos crus) à prevenção e à cura das mais variadas enfermidades e à promoção de um estado de saúde pleno de vitalidade. Foi fundadora do Instituto de Saúde Hipócrates, em Boston, em 1963.

A clorofila do trigo tem quase a mesma estrutura molecular da hemoglobina, o que significa mais oxigênio a nível celular. O desenvolvimento de um câncer se beneficia da deficiência de oxigênio. (http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/3979/baixo-nivel-de-oxigenio-em-celulas-cancerosas-favorece-metastase )

O suco da grama do trigo contém pelo menos 13 vitaminas (várias são antioxidantes), incluindo a B12, muitos minerais e oligoelementos, incluindo o selênio e os 20 aminoácidos. Também contém o hormônio ácido abscísico (também chamado Dormin), a enzima antioxidante SOD (superóxido dismutase) e mais de 30 outras enzimas, a citocromo oxidase enzima antioxidante, laetrile , e um lote inteiro de outros nutrientes.

É muito vasta a quantidade de benefícios que o suco de grama do trigo promove ao organismo e eu poderia citar páginas e mais páginas. Vou parar por aqui, mas aqueles que quizerem saber mais, sugiro pesquisar no google os termos “ wheat-grass” ou “Ann Wigmore” ou “suco grama trigo” e encontrarão uma quantidade enorme de informações.

Abaixo, citações de alguns especialistas:

"Suco de grama do trigo é o néctar de rejuvenescimento, o plasma da juventude, o sangue de toda a vida. Os elementos que estão faltando às células do seu corpo, especialmente as enzimas, vitaminas, hormônios e ácidos nucléicos podem ser obtidas através da transfusão diária desta luz verde” (Rev. Viktoras Kulvinskas, MS, autor de Sobrevivência para o século 21)


"Eu vejo as pessoas que passam por essa terapia todos os dias e posso dizer-lhe: milagres acontecem". (Brian Clement, Diretor do Instituto de Saúde Hipócrates, West Palm Beach, Florida)


"Por que tomar essas gramíneas jovens? Porque você estará dando a si mesmo um elixir da saúde ao contrário de tudo que já experimentou! Os efeitos dessas bebidas verdes são altamente nutritivos dentre todos os meus pacientes, especialmente os de artrite, é nada menos que incrível. "
(Julian Whitaker, MD. editor Health and Healing Newsletter)


"A contagem de plaquetas de Gary subiram todos os dias, durante 7 dias a partir de 61.000 para 141.000, e a única coisa que fiz de diferente foi administrar wheatgrass. Isso é absolutamente fenomenal e está totalmente documentado no registro hospitalar "- (Leonard Smith, MD, cirurgião oncológico)


“Se o oxigênio é considerado como uma bala para matar células cancerosas, então o suco do trigo poderia ser pensado como um tiro de espingarda no tratamento do câncer.” (Cancer Tutor)

Fontes
• Receitas Ann Wigmore para uma vida mais longa, Kimball Betsy
• A dieta de Hipócrates e Programa de Saúde por Ann Wigmore
• O Livro Wheatgrass por Ann Wigmore
http://www.cancertutor.com/Cancer/Wheatgrass.html

http://www.hippocratesinst.org/

http://www.youtube.com/watch?v=y7egx5WvbGY

Como cultivar grama do trigo em casa

1. Comprar as sementes (grãos) do trigo, encontrado no mercado ou lojas de produtos naturais. Aqui em São Paulo, compro nas lojas cerealistas nas ruas Mercúrio e Santa Rosa, próximo ao centro. Pago R$ 1,30 o quilo, que dá pra aproximadamente um mês de suco. O primeiro passo é separar cerca de 200 gramas de sementes. 

2. Lavar as sementes e deixar de molho em água purificada (usar o dobro de água com relação às sementes). Faço este processo geralmente à noite. Ficarão de molho até o dia seguinte pela manhã (cerca de 12 horas)

3. No dia seguinte (após cerca de 12 horas de molho), escorrer a água e lavar as sementes em água corrente e depois deixar escorrendo em peneira até o final do dia (mais 12 horas). A noite o mesmo processo e no outro dia (após 36 horas do início do processo), as sementes já mostrarão alguns "brotinhos". Nesta fase, as vitaminas, minerais e enzimas estarão potencializadas em cerca de 200 a 600% e já podem ser usadas em saladas, pão, sucos diversos, etc. Mas para preparar o suco da grama, vamos plantar as sementes conforme o próximo passo. 


4. Colocar terra numa bandeja. Atualmente uso bandejas de aproximadamente 45 cm de comprimento, por 30 cm de largura e 8 cm de altura. A quantidade de terra é de 3-4 centímetros de profundidade.
 5. Depois colocar as sementes, de forma que fiquem bem juntas umas das outras. Fazer uma leve pressão com uma colher para se firmarem na terra. 

6. Cobrir com uma camada fina de terra e depois de uns 2 dias as graminhas já começarão a despontar. Regar com água purificada 1 vez ao dia.

7. Com uma tesoura, cortar a quantidade para preparar uma dose (cerca de 20% da bandeja). Após aparadas, as graminhas voltam a crescer e dentro de uns 5 dias, já estarão prontas para serem cortadas novamente. Após este segundo corte, desprezar a terra da bandeja e colocar nova terra para recomeçar o processo. Essa terra já utilizada pode ser reaproveitada após uns 3 meses de compostagem.

8. Após lavar a grama cortada, bater no liquidificador com um pouco de água. Existe um moedor específico para fazer este suco de clorofila, mas como não encontrei aqui no Brasil, preparo o suco no liquidificador mesmo.


9. O próximo passo é coar, espremendo bem para aproveitar ao máximo, de forma que reste apenas o bagaço esbranquiçado.

10. Finalmente você poderá saborear este suco extremamante nutritivo, que ajudará seu organismo na recuperação e manutenção da saúde.


51 comentários:

  1. Uau!Adorei vou fazer e tomar,eu já tomei muito suco verde feito com couve,cidreira,hortelã mas esse com todos esses nutrientes e propriedades não.
    Do trigo já fiz o broto que faz muito bem também, mas eu vou fazer uso desse suco e repassar para mais pessoas.
    obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Aída!
    Grande abraço pra vc também!

    ResponderExcluir
  3. Lidionete, eu faço a grama sem a terra, com um pano limpo como base, pode ser um pano de prato sem uso, lavado, etc. O pano evita de formar o mofo e tbm serve para reter só a umidade sem juntar água. Uso aquelas peneiras grandes e sobre ela coloco o pano (que corto na medida da peneira para não sobrar) e sobre o pano as sementes já com os brotinhos, como qdo vc os coloca na terra. Inclusive faço uma bandejinha especial que são para meus gatos, eles adoram essa graminha.
    Veja esse video (mesmo sem saber inglês)Lidionete, eu faço a grama sem a terra, com um pano limpo como base, pode ser um pano de prato sem uso, lavado, etc. O pano evita de formar o mofo e tbm serve para reter só a umidade sem juntar água. Uso aquelas peneiras grandes e sobre ela coloco o pano (que corto na medida da peneira para não sobrar) e sobre o pano as sementes já com os brotinhos, como qdo vc os coloca na terra. Inclusive faço uma bandejinha especial que são para meus gatos, eles adoram essa graminha.
    Veja esse video (mesmo sem saber inglês): www.stainlesssteeljuicers.net/wheatgrass-juicing/how-to-grow-wheatgrass

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica! Já vou experimentar da próxima vez... É um problema quando aparece mofo na terra e deste jeito evita, né?
    Nossa, não sabia que gatos gostavam de graminha de clorofila!!! Que legal!
    Vi o video e gostei muito.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela super dica!
    Pode colocar açúcar e limão? É por causa do gosto forte, e meu filho reclama muito?1 Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora... Só agora vi a pergunta!
      Limão pode colocar... agora açúcar, seria melhor não. Mas o gosto não é ruim... Se quiser pode colocar umas gotinhas de estévia, mas o Vitor toma puro mesmo...
      abs

      Excluir
    2. é doce...sem necessidade de adoçar ...

      Excluir
  6. Olá,

    Meu nome é Kerly e tenho um primo de 12 anos com tumor cerebral, mais conhecido como ASTROCITOMA DIFUSO DE GRAU 2. Hoje ele encontra-se internado na UTI de um Hospital em São Luís-MA. A minha tia, mãe dele, leu sobre a dieta que você adotou com o seu filho, gostaria de saber se vc tem como nos dá umas dicas, pois temos fé que ele retornará para casa, apesar do estado grave em que ele se encontra. Eu até entrei em contato com o Doutor Pesquisador do álcool perílico ( Clóvis da Fonseca) e passei para o email dele as imagens da última ressonância e o laudo, não sabemos o que fazer. Mas a nossa fé na vitória é grande. Que Deus nos abençoe. Meu email é kekeldesigner@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kerly, não é fácil passar por tudo isto e desde já fico na torcida pra que seu primo se recupere o quanto antes.
      Sobre a dieta, respondi no seu e-mail.
      abraço e fiquem com Deus!

      Excluir
  7. Olá, eu gostaria de saber se este suco ajuda a prevenir mal de alzheimer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ajuda sim, pois é uma excelente fonte de antioxidantes, que irão neutralizar os radicais livres que continuamente agridem nosso organismo. São os radicais livres os responsáveis pela maioria das doenças, incluindo o mal de alzheimer.

      Excluir
  8. Eu comprei uma extratora de clorofila gostei porque o suco sai bém concentrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que marca é a sua extratora de clorofila?

      Excluir
    2. Olá Lidionete, bom dia ! Adorei sua dica e vou planatr o trigo, só fiquei na dúvida se a bandeja deve ser furada para escorrer a água ! Obrigada Mariana

      Excluir
    3. Olá Lidionete, outra coisa, não consegui ver o vídeo que fala da plantação em pano de prato: www.stainlesssteeljuicers.net/wheatgrass-juicing/how-to-grow-wheatgrass

      Vc acha que tb é uma boa opção ?
      Obrigada Mariana

      Excluir
    4. Olá Mariana, desculpa a demora...
      Eu furo a bandeja sim... Esquento um prego no fogo e faço uns furinhos.
      Quanto ao vídeo, também não consegui abrir... Parece que foi tirado do ar. Eu já fiz plantação em pano e tbém deu certo. Mas tanto na terra, quanto no pano, se não houver boa ventilação pode aparecer mofo...
      abraço!

      Excluir
  9. Gostaria de saber se tem como plantar o trigo aqui na minha região, que tem um clima quente, Rio Grande do Norte, e se tem, como faço para cultivar em grande quantidade e preparalo com eficiência, de modo que não perca seus nutrientes.
    Obrigado. e-mail: igorformiga@timnetelecom.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu creio que dá, sem problemas!
    Já em grande quantidade, eu não saberia dizer...
    Mas imagino que não seja difícil.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, mas dei uma olhada no artigo que vc mencionou em seu blog e constatei uma controvérsia...
    Se o câncer se BENEFICIA da AUSÊNCIA OU DIMINUIÇÃO de oxigênio como o suco verde vai atuar, sendo que uma das principais funções dele e justamente promover a oxigenação sanguínea e e efetuar a neovascularização???
    Fiquei na duvida... Sou fisioterapeuta e pesquisado e usuária do suco verde. Estou desenvolvendo um projeto aqui na zona Oeste de São Paulo para a promoção dos benefícios da clorofila, bem como prospectando parceiros para uma horta vertical de grama de trigo hidropônica.
    Vc mora em SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, moro em São Paulo sim...na zona leste. Muito bom seu projeto... Muitos serão beneficiados, com certeza.
      Bom, sou leiga, mas segundo o que entendo, o câncer se beneficia da ausência ou diminuição de oxigênio... Quanto MENOS oxigênio, mais resistente e sujeito a novas mutações.
      Por isso que o suco verde é benéfico... O Instituto Gerson em San Diego na Califórnia utiliza a terapia de sucos (incluindo o suco de verduras) a várias décadas, com muito sucesso no tratamento do câncer.
      Claro que um tumor progride devido à neo-angiogênese (vascularização que ele mesmo desenvolve para se nutrir), mas segundo o que os pesquisadores constataram, esses vasos sangüíneos que um tumor cria, são muito diferentes dos vasos do resto do corpo...
      Acredito que o melhor caminho é levar oxigênio para estas células. Entendo que há 2 benefícios principais:
      1. Fortalece as células saudáveis,pra que não sejam "aliciadas" pelas cancerígenas
      2. As células cancerígenas podem ficar mais "sensíveis" aos mecanismos de defesa do organismo, como as células Natural Killer, as "assassinas" naturais.

      abraço!

      Lidionete

      Excluir
    2. Olá vc pode mostrar esse seu projeto ?. Sou fã incondicional da clorofila do trigo e como eu consumo e produzo , gostaria de ajudar pessoas que convalescem. Meu e-mail é rotartari@yahoo.com.br . Um abraço , Rossana

      Excluir
  12. olá tenho um filho de 12 anos com caso de tumor cerebral(craniofaringioma) foi operado passou muito mal mas hoje o estado clinico dele encontra- se bem mais com algumas preocupações pesava 25 kilos hoje após 6 meses que operou entrou em obensidade esta pesando 36 kilos já fiz dieta em casa reduzindo a comida e o coloquei em uma academia cortei doces,refrigerante, e as besteira mas até agora nada adiantou estou desesperada pois a cada dois meses ele engorda 3 kilos me ajudem não sei mais oque fazer os medicos dele dizem que não é efeito de nenhum medicamento que ele usa e disse que os pais que tem que controlar o peso dele porque si não o tumor pode voltar me ajudem com dicas de de dieta,suplementos qualquer coisa mas de a sua opinião por,favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia, já se passaram alguns meses deste seu comentário e peço desculpas pela demora em responder... Estou meio atrapalhada com meus e-mails e tentando colocar em dia... Seu filho está tomando dexametasona? Esse tipo de corticoide geralmente é prescrito para desinchar o cérebro e um dos efeitos colaterais é o aumento da fome e inchaço... Parece que nem todos os médicos têm ciência desse efeito colateral terrível. Digo isto porque quando meu filho foi operado, foi prescrito esse remédio e como estava com 20 quilos (tinha 6 anos na época), foi encaminhado para a nutricionista do hospital (GRAACC) pois estava com baixo peso e deveria fazer uma dieta pra aumentar o peso... Hoje vejo que foi insana essa ideia e na época eu não tinha muita noção e segui à risca o que foi recomendado... O resultado foi que após 21 dias meu filho ganhou 9 quilos, e quando regressei na consulta estava com distensão abdominal e notei que eles perceberam o que tinham feito e suspenderam imediatamente o medicamento e pediram pra suspender tbém a dieta "engordativa" que tinham prescrito para meu filho... Até hoje guardo a "receita" da nutricionista do GRAACC e não dá pra acreditar que eu segui aquilo... Se não for este o caso do seu filho, creio que seria interessante fazer exames pra descobrir se há alterações na parte hormonal. Mas enquanto isso, continue fazendo a sua parte, evitando alimentos processados, excesso de carboidratos, alimentos com muito açúcar, gordura hidrogenada, etc
      Manda notícias assim que possível, abraços

      Excluir
  13. Oi Lindionete minha sobrinha tem o mesmo tipo de tumor que seu filho ja fez tres cirurgias quimioterapia e agora esta fazendo radioterapia espero confiante em deus que ela receba a cura e tenho pesquizado muito sobre alimentaçao e tratamentos naturais gostari que vc me indicasse algum medico naturalista para estar levando ela pois acredito que uma alimentaçao mais natural possivel vai ajuda la meu nome e Sandra meu e mail sanvini@live.com espero sua resposta que deus abençoe o Vitor a voce e sua familia obrigada Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, desculpa pela demora. Enviei um e-mail pra vc...

      abs

      Excluir
  14. Muito importante , Grata pela informação ! Bjx

    ResponderExcluir
  15. parabéns pelos esclarecimentos...
    Grato

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde
    Queria saber se posso congelar o suco em forminhas de gelo e usá-lo em sucos de laranja ou limão. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. PORQUE COLOCAR NA TERRA E NAO NO PANO NEM NO ALGODÃO E NEM SO NA AGUA PORQUE A TERRA CONTEM OS NUTRIENTES QUE A RAIZ VAI EXTRAI PARA A GRAMA

    ResponderExcluir
  18. Olá Eu sou de Londrina PR Tenho necessidade de testar suco de trigo para tratamento de câncer mas n~~ao encontro nenhum site que vende as folhas da grama de trigo por favor se alguém sabe posta ai o link é urgente abraços sucessos para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar, vc mesmo pode cultivar em bandejas e as graminhas vão crescer em cerca de 10 dias... É só seguir o passo a passo explicado nesta postagem. Mas há locais que vende o suco já pronto, congelado. Uma dessas lojas se chama "Mundo Verde". Segue o link de uma loja na sua cidade: http://mundoverde.com.br/loja/catuai-shopping-25742
      Espero que vc encontre, boa sorte!
      Deus te abençoe!
      abs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Gilmar martins é muito facil fazer o suco,ainda não fiz mas vi uns videos ensinando, https://www.youtube.com/watch?v=2AcN9nM1PKI , e também encontrei a maquinha própria para fazer o suco, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779630277-mini-centrifuga-espremedor-frutas-psucos-e-detox-lancamento-_JM#D[S:ADV,L:VQCATCORE_LST,V:2]

      Excluir
    4. Gilmar martins é muito facil fazer o suco,ainda não fiz mas vi uns videos ensinando, https://www.youtube.com/watch?v=2AcN9nM1PKI , e também encontrei a maquinha própria para fazer o suco, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779630277-mini-centrifuga-espremedor-frutas-psucos-e-detox-lancamento-_JM#D[S:ADV,L:VQCATCORE_LST,V:2]

      Excluir
    5. Gilmar, o suco feito na hora sempre é melhor. Mas depois de passar por um tratamento no Hippocrates, na Florida com o dr. Brian Clement, não fui muito bem sucedida em plantar o broto no meu apto e acabei importando broto de trigo em pó orgánico. Caso vc tenha interesse é só entrar em contato comigo pelo email: smigaymaria@gmail.com

      Excluir
  19. Há alguma contra indicação? (não foi relatado nesse site). Por exemplo quem toma remédio para o coração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, o suco da grama de trigo e de vegetais verdes em geral são boas fontes de cálcio, magnésio, potássio,etc. Se vc não tiver restrição ao potássio (casos de pressão baixa, por exemplo), creio que não fará mal, pq é completamente natural. Mas é sempre bom procurar um nutricionista ou profissional da área para se informar melhor.

      Excluir
  20. quantas vezes ao dia devemos tomar o suco, ja plantei e fi e acrescentei depois de pronto o suco de um limão. ficou muito bom..obrigado

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do seu blog..pela ajuda que proporciona a outras pessoas.. descobri que meu filho do meio com 16 anos tinha um tumor cerebral em março de 2011.. eu nao sabia nada a respeito de tumores cerebrais.. meu filho nao voltou pra casa pois teve complicaçoes apos a cirurgia ficou mais 15 dias na uti e faleceu 6 de abril de 2011.. sempre fico pensando se caso ele voltasse pra casa comigo eu iria sim procurar ajuda em tratamentos alternativos..lindo vc divulgar o que aprendeu ajudando outras pessoas..um grande beijo pra vc.. muita luz e Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Oi. Boa tarde. Sou do Rio de janeiro. Posso usar trigo sarraceno??? Meu nome eh Margot. Obg.bjs

    ResponderExcluir
  23. Dieta cetogênica ajuda no tratamento de tumores cerebrais. Auto - hemoterapia também.

    ResponderExcluir
  24. Eu compro uma grama na feira que dizem e a grama de trigo. No entanto tenho lido que o suco tem que ser coado. Quando bato essa grama no liquidificador a grama e tao macia que vira tudo suco e nao preciso coar. Sera que a grma que estou comprando e a grama de trigo? Pois os feirantes vendem como grama para animais domesticos. Alguem pode me esclarecer isso?

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de agradecer ao Dr. EBOSELE por me ajudar a me fazer acreditar no feitiço mágico, ele trouxe meu amante de volta ao encontro 10: am ontem de manhã, entrei em contato com ele há 3 dias para me ajudar a trazer o meu ex de volta para mim e ele contou eu, ele me ajudará isso, uma vez que ele acabe de lançar o feitiço, o meu amante voltará para mim com dois dias, depois que ele acabou de lançar o feitiço, ele me chamou e disse que ele apenas queria que o espirito fosse que meu amante venha me procurar, ontem de manhã em 10: meu namorado voltou para mim, ele me disse que ele lamenta muito por me machucar rompendo comigo. Este é o ótimo trabalho de dr ebosele, você pode contatá-lo, eu nunca acredito em forst quando vi tantas pessoas falando sobre a bondade dele, então eu digo, permitam-me dar uma chance, fiquei surpreso por ele realmente ter trabalhado para mim você pode entrar em contato com ele se você tiver um namoro ou um relacionamento quebrado ou quer que alguém se apaixone aqui é dr ebosele detalhes: dreboselesolutioncenter@hotmail.com você também pode fazer o que ele está em: +2348147461232 entre em contato com ele para ajudá-lo também

    ResponderExcluir
  26. ola pessoal
    gostaria de saber se vocês sabem onde compra a grama no RJ.
    att
    Bianka

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!
    Quando comecei a fazer e tomar senti muitas melhoras mas não totalmente. Depoia descobri que esse suco deve ser coado com um pano ou voal. Assim as fibras da grama não passam.
    Depois que comecei a coar com o coador de voal, tudo melhorou!!!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog