quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Primo Ed : Conclusão da radioterapia

Meu primo Ed, diagnosticado com um tumor cerebral (Glioblastoma Multiforme) em agosto 2010, concluiu na última quarta-feira (06/10) as 30 seções de radioterapia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, minha prima Liliane o levava ao Hospital para realizar o tratamento. O quimioterápico Temodal tomava diariamente em casa, algum tempo antes de sair para fazer a radioterapia. As reações e efeitos colaterais não foram muitos até então, e com a graça de Deus superou estes momentos.

Toda semana eram realizados exames para monitorar os índices sanguíneos, que se mostravam em declínio devido às ações adversas da radio e quimio no organismo. Porém nos últimos dias o declínio foi bastante acentuado. As plaquetas (componentes sangüíneos responsáveis pela coagulação) chegaram a 10.000 por mm3 (o normal está entre 150.000 e 400.000). Já os leucócitos (defesa do organismo), estavam 0,2, praticamente zerados (o normal seria entre 4,5 a 11,00 mil/mm3). A hemoglobina (que transporta oxigênio às células), marcou 7 (normal para homens é entre 13 e 17), mostrando nível bastante crítico.

No último sábado teve febre e ao ser levado para o hospital, foi internado imediatamente, pois com as taxas sanguíneas baixas, os riscos são imensos. Está recebendo transfusão de sangue e plaquetas, além de medicamentos para melhorar a imunidade. Como os médicos ainda não sabem qual a origem da febre, já entraram com antibiótico profilaticamente. Ainda ontem a febre persistia e a causa ainda não tinha sido descoberta.
Dia 31/10 fará a primeira ressonância pós-radioterapia, e no dia 03/11 será a consulta com o oncologista, sendo possível saber dos efeitos do tratamento. Por causa das taxas baixas, o quimioterápico temodal foi suspenso, pois seu organismo não suportou sua toxidade. Assim que a situação se normalizar, os médicos irão decidir como proceder.

Peço a Deus que mostre aos médicos a causa desta febre, pra que possa ser tratada o quanto antes, e a situação fique sob controle.

Queridos primos, estamos orando por vocês!

Outras postagens sobre o primo Ed:
• Notícias do primo Ed (14/09/10)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/noticias-do-primo-ed.html

• Orações pelo primo Ed (05/08/10)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/oracoes-pelo-primo-ed.html

06/10/10: Conclusão da radioterapia
Recebendo plaquetas

2 comentários:

  1. Oi, Lidionete, as nossas orações também pelo seu primo Ed. Tudo vai dar certo!! Um grande abraço, bom dia ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Suziley mais uma vez!
    Graças a Deus, ele já melhorou, pois suas taxas subiram. Ficou 10 dias internado.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog