terça-feira, 19 de outubro de 2010

Expo Saúde

No último domingo, 17/10, estive envolvida na coordenação de um projeto comunitário denominado “Expo Saúde”. A igreja Adventista tem como uma de suas doutrinas o cuidado com a saúde, pois segundo a bíblia somos “Santuário do Espírito Santo” (I Corintios 6:19 e 20) e portando devemos cuidar do nosso corpo da melhor forma possível. Cremos que há oito fatores principais relacionados com a prevenção de doenças e a saúde física, emocional e espiritual: nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso e confiança no poder divino.

Cada igreja adventista ao redor do mundo tem um diretor de saúde responsável por desenvolver trabalhos de educação e conscientização junto aos membros e interessados. Aqui na minha igreja sou a diretora de saúde neste ano de 2010 e estou muito feliz, pois tenho percebido que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância desta questão. Eu mesma não dava a devida importância que este assunto merece. Foi  após o diagnóstico da doença do meu filho que passei a estudar e compreender melhor e confesso que descobri um universo que antes não conhecia. A cada dia fico mais fascinada com o assunto e disposta a compartilhar com o máximo de pessoas possível.

Em julho passado participei de um treinamento de saúde ministrado por dois jovens médicos (Dr. Fernando Seller e Dra. Daniela), que trouxeram a idéia da Expo Saúde para o Brasil, após treinamento nos Estados Unidos. Quem desenvolveu o conceito da “Expo Saúde” foi o Instituto Weimar, o Centro Hospitalar de Estilo de Vida Wildwood e o H.E.R. (Health Education Resources – Recursos Educativos de Saúde).

A “Expo Saúde” consiste numa feira, onde são montados stands dos 8 fatores principais relacionados à prevenção de doenças (nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso, confiança no poder divino). A pessoa visita cada stand, e além de orientações práticas, realiza alguns testes (IMC, glicemia, pressão arterial, step, fluxo expiratório) e ao final, após a inserção dos dados num software no computador, e de acordo com as respostas sobre seu estilo de vida, é possível saber sua idade biológica em relação à idade cronológica. O grande objetivo da Expo Saúde é a conscientização de que os hábitos saudáveis podem melhorar a saúde do organismo como um todo.

Desde o treinamento em julho/10 fiquei bastante empolgada em promover uma “Expo Saúde” e com a graça de Deus e a colaboração de uma equipe bastante eficiente de quase 100 pessoas, este sonho se tornou possível.

Realizamos a Expo Saúde na quadra de um colégio, que de bom grado nos cedeu o espaço e ainda disponibilizou um grupo de universitários voluntários que ajudou na divulgação do evento. Confesso que trabalhei muito nos últimos dias em função deste projeto, mas foi recompensador. É muito gratificante quando podemos ajudar de alguma forma o nosso semelhante!

Deus abençoe a todos!

Link de um video com algumas cenas da nossa Expo Saúde:
http://www.youtube.com/watch?v=7MTYw0SCqYQ

 Eu, Pr. Manuel, Pr. Paulo e esposa Elci


2 comentários:

  1. Expo Saúde, que bela idéia, bela iniciativa. Parabéns a todos envolvidos, à sua Igreja e a você Lidionete. Com certeza, sempre é muito bom ajudar as pessoas!! Maravilhoso!! Uma boa semana, boa noite, beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Suziley!
    Ótima noite, ótimo restante de semana pra você também!
    bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog