terça-feira, 14 de setembro de 2010

Verduras e Vegetais Crus

Os livros que estou lendo no momento são os do médico coreano Dr. Jong Suk Yum, que publicou uma série sobre este assunto na década de 80 e também ministrou dezenas de cursos pelo Brasil afora, tendo inclusive participado de programas de TV, jornais e revistas. Seus livros são repletos de depoimentos pessoais dos benefícios que um estilo de vida saudável pode proporcionar ao organismo. Foi inclusive perseguido por divulgar de forma aberta e clara que os métodos naturais podem curar diabetes, hipertensão, artrite e até reverter doenças graves como o câncer. O Dr. Jong é religioso da igreja católica e a maioria dos seus seminários foi ministrada nas dependências das igrejas e boa parte desses depoimentos publicados em seus livros são de padres e freiras. Tomei conhecimento do trabalho do Dr. Jung em DEZ 2009, por indicação de um senhor de Blumenau, Santa Catarina, pois ele próprio esteve desenganado pelos médicos e foi curado através deste método. Ele me relatou que contraiu “Tifo” enquanto trabalhava na região amazônica e a doença avançou ao ponto de deixá-lo completamente debilitado e os médicos o liberaram para morrer em casa... Foi neste momento que seus familiares de Santa Catarina começaram a colocar em prática as recomendações do Dr. Jung Suk Yum: períodos de jejum, alimentação exclusivamente crua , muita água, banhos alternados, banhos de ar e suco de grama de trigo. Como não havia verduras e vegetais na localidade em que se encontrava, a família enviava por Sedex toda semana uma caixa com os vegetais. E a recuperação foi completa e hoje compartilha com todos sobre este milagre ocorrido em sua vida.

Uma das recomendações que é unanimidade nos livros de medicina natural é a importância da alimentação crua. Tem aumentado a cada dia os adeptos de uma alimentação viva, ou seja, predominantemente crua. Aqui em casa sempre consumíamos vegetais, mas não da forma que fazemos hoje. Como já mencionei em outras postagens, o Vitor não gostava de vegetais e foi através dos sucos na centrífuga que consegui introduzir estes alimentos tão necessários em sua dieta. Desde março 2008 que toma diariamente no mínimo 3 copos de sucos de vegetais puros, sendo um deles da grama do trigo. Não só o Vitor, mas todos nós aqui de casa tomamos sucos de vegetais diariamente.

O alimento cozido é composto de matéria desvitalizada. Perde os nutrientes vitais e os nutracêuticos, enzimas, biomoduladores e antioxidantes são destruídos pelo fogo.

Muitos médicos não recomendam o consumo de vegetais crus quando se está em tratamento de quimioterapia... Eu não sou médica e nem especialista pra recomendar alguma coisa, mas os médicos adeptos da medicina natural não compactuam com esta recomendação... Diversos livros inclusive tocam nesta questão e o médico Dr. Alberto Gonzalez menciona em seu livro: “...A contaminação bacteriana mais pesada vem dos alimentos de origem animal ou altamente glicêmicos, mesmo que sejam cozidos. As perigosíssimas Shigella, Salmonella, Escherichia coli 0157:H5 entero-hemorrágica e as Escherichia enteroinvasivas são derivadas de alimentos de origem animal como ovos, laticínios e carnes...Mas o pânico da contaminação bacteriana foi estendido de forma irracional para as frutas e verduras que, com simples lavagem mecânica e algumas gotas de hipoclorito, tornam-se isentas de bactérias patogênicas... É muito comum, na prática médica, que os médicos digam imediatamente aos seus pacientes, quando da vigência de enfermidades crônicas ou agudas: “Não comam nada cru!”. Estão privando-os de alimentos preciosos e até salvadores. Negam a seus pacientes os nutracêuticos que evitam a oxidação; as vitaminas, as enzimas e os biomoduladores mineralizados que são capazes de realizar verdadeiros milagres.”

Há 2 anos e meio que meu marido freqüenta a feira de orgânicos localizada no Parque da Água Branca aqui em São Paulo e toda semana traz uma boa quantidade de vegetais. Inclusive ele tem me dito que a cada semana nota um aumento na quantidade de pessoas que estão freqüentando a feira... Meu dia de segunda-feira é reservado para lavar e higienizar as verduras e os legumes, para facilitar na hora do consumo e também na hora de preparar os sucos. Claro que dá um trabalhão, mas faço com o maior prazer, pois sei dos benefícios que traz para minha família. Ontem tirei uma foto dos vegetais que vamos consumir nesta semana, e vou compartilhar com vocês...

Na mesa tem: 8 maços de cenoura (+ ou – 70 cenouras médias) / 1 maço de rabanete / 1 maço de beterraba / repolho /brócolis / couve-flor /2 maços de couve manteiga / couve chinesa / 2 pés de alface / 1 maço de espinafre / 4 punhados de chicória / 1 maço de rúcula / 1 maço de almeirão /salsão / erva-doce / tansagem / salsinha / cebolinha / nabo / tomate / abobrinha / berinjela / quiabo / batata / batata doce / cará / inhame /

Quem não tem o hábito de consumir vegetais crus, uma boa sugestão é fazer os sucos. Eu não costumo utilizar frutas nos sucos, com exceção da maça, que adoça e deixa muito saboroso. O gengibre e a erva-doce (funcho) também dão aquele sabor todo especial... Vegetais crus que utilizo nos sucos: cenoura, beterraba, abobrinha, pepino, brócolis, couve chinesa, maça., gengibre, salsão, funcho, folhas verdes, etc. Claro que não são todos de uma única vez... Geralmente uso 2 tipos de legumes ou raízes + 3 tipos de folhas verdes + 1 pedacinho de gengibre + maça.

Tenho alguns livros sobre sucos e deixo aqui algumas sugestões:



Posteriormente vou postar algumas receitas de sucos saborosos, juntamente com a respectiva finalidade. Vou postar também um pouco sobre as frutas, os cereais, as sementes e também sobre germinação de sementes e grama do trigo.

4 comentários:

  1. Bom dia minha querida amiga!!!

    Adorei a sua matéria sobre alimentação natural, realmente é uma grande investida na saúde, ainda mais nos dias de hoje onde há tanta poluição e destruição do meio ambiente pelo homem!!!
    Estou tentando há um tempo introduzir em minha alimentação os naturais..sei que são excelentes e o Luisinho adora!!
    Muito obrigado por esta informação..você realmente é uma grande mulher de DEUS!!
    Que a paz e a saúde esteja constantemente em sua vida e as bençãos estejam presentes dia a dia!!
    Estamos orando por vocês e pelo Vitinho...diz que mande um beijinho e um abração nele!!!
    Tenham uma ótima semana!!!
    Beijo no coração amiga!!!
    JESUS a ama muitoOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lidionete:
    Ricas e importantes informações você veio partilhar conosco. Obrigada. Um bom dia, boa semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcinha, que bom que o Luisinho gosta de vegetais! É muito bom!
    Sempre ganhamos introduzindo alimentos naturais no nosso dia a dia!
    Deus abençoe vc e sua família cada dia mais!
    bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog