Visualizações desde JUL 2010

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dicloroacetato de sódio (DCA)

Há quase 2 anos atrás alguém me enviou o link de uma matéria falando sobre uma substância chamada: “Dicloroacetato de Sódio” (DCA). Eis o teor da matéria:

Droga mata tumor de forma simples e barata

Cientistas da Universidade de Alberta, em Edmonton, no Canadá, acreditam ter descoberto uma forma simples e barata de matar quase todos os tipos de câncer. Utilizando a droga dicloroacetato (DCA), eles descobriram um processo que estimula a autodestruição das células cancerosas em tumores no cérebro, seios e pulmões.

A pesquisa, liderada pelo cientista Evangelos Michelakis, testou o DCA em células humanas cultivadas fora do corpo e descobriu que a droga mata células cancerosas sem destruir as saudáveis. A experiência foi repetida em ratos com tumores, nos quais o câncer diminuiu drasticamente em poucas semanas, após ser atacado pela droga.

De acordo com o site NewScientist, o dicloroacetato (DCA) é usado há anos para tratar distúrbios metabólicos e é conhecido por ser seguro. Além disso, a droga não tem patente, o que significa um custo menor quanto comparada às mais novas drogas desenvolvidas.

Autodestruição

O DCA ataca a grande vantagem das células cancerosas: a geração de energia através de todo o corpo da célula e não apenas através da mitocôndria, em um processo chamado glicólise.

Até agora, os cientistas acreditavam que as células cancerosas utilizavam a glicólise porque suas mitocôndrias estavam danificadas. No entanto, experimentos de Michelakis provaram que essa não é a causa. Injetando DCA nas células doentes, a mitocôndria é novamente "despertada". Depois disso, a célula doente encolhe e morre.

Michelakis sugere que o processo da glicólise como fonte de energia ocorre quando as células não conseguem oxigênio suficiente para suas mitocôndrias funcionarem corretamente. Na tentativa de sobreviver, elas desligam sua mitocôndria e começam a produzir energia através da glicólise. Se não fossem desligadas, as mitocôndrias ativariam um processo de autodestruição.

Então, enquanto as mitocôndria estão "desligadas", as células se tornam "imortais", prolongando a vida de outras céuluas no tumor e se tornando dominantes. No entanto, quando o DCA desperta a mitocôndria, ela reativa o processo de autodestruição e leva as células cancerosas à morte.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1353070-EI8148,00.html

Na época achei bastante interessante, mas não dei muita importância. No dia 02/09/10 o Dr. Felippe mencionou esta mesma substância e inclusive me mostrou fotos das imagens de ressonância de glioblastomas tratados com DCA e os tumores desapareceram. Achei incrível!


A molécula do DCA é muito pequena, portanto facilmente absorvida pelo organismo e após a ingestão oral, pode chegar a regiões do corpo que outras drogas não podem , sendo possível tratar os cânceres cerebrais.

Segundo o Dr. Felippe me informou, há somente 2 locais onde podemos encontrar DCA: no Canadá ou na Alemanha.

Entrei em contato com a Universidade de Alberta, no Canadá e a resposta foi a seguinte: "Having just finished the clinical trial using DCA for the treatment of brain cancer, we are hopeful our recent news about initial findings will allow us and others to conduct larger scale trials with all forms of cancer a reality in the near future. At present we have no enrolling trials at the University of Alberta Hospital. Upcoming trials will be posted on our website at: http://www.dca.med.ualberta.ca/Home/index.cfm "

Pelo que tudo indica houve resposta positiva nos testes clínicos até agora, mas ainda vai levar um longo caminho até a conclusão dos testes em maior escala, para finalmente a droga ser considera segura... É uma pena, pois grande parte das pessoas que sofrem atualmente com cânceres de difícil tratamento não poderão esperar tanto tempo!

Link sobre o DCA:
http://www.dca.med.ualberta.ca/Home/Updates/2007-03-15_Update.cfm

14 comentários:

  1. Bem interessante. Obrigada pela partilha. Beijos, bom dia :)

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que ainda não esteja disponível...
    bj

    ResponderExcluir
  3. Li que as indústrias farmacêuticas não se mostram muito interessadas nessa pesquisa. É claro, quando pessoas da família precisam desse medicamento, eles podem buscar nos países de origem de tais remédios...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não há interesse em pesquisar substâncias que não trarão retorno financeiro milhionário...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite

    tenho algum material que traduzi da dieta da Doutora Budwig, se achar-se interessada, meu email é macomed@bol.com.br

    ela conseguiu resultados interessantes na Europa em tumores cerebrais. foi indicada 6 vezes a Nobel de Medicina. A dieta é fácil e completamente direcionada à nutrição do indivíduo em detrimento do tumor.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me interessa sim e desde já agradeço.
      Já lhe enviei um e-mail...

      abraço!

      Excluir
  6. estou interessada também! POde me enviar? larissami@hotmail.com obrigada!

    ResponderExcluir
  7. boa tarde aonde posso encontrar esses comprimido?minha irma esta com cancer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei onde encontrar... A alguns anos entrei em contato com a Universidade de Alberta, que realizava os estudos, mas na ocasião ainda não estava disponível...

      Excluir
  8. Amigos eu tenho a receita que um químico desenvolveu aqui pro Brasil, quem tiver interesse me chama no face é Liza Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode me mandar,pois você deixou seu nome,porem existe muitas Liza Soares,e eu não consegui identificar quem é você. Esta formula é muito importante para muitas pessoas. Acredite,a 37 anos trato de pessoas com câncer,gratuitamente e gostaria de tentar esta formula,pois,o remédio é caríssimo.Meu Email é joseizapereira@bol.com.br,meu zapp é 21996470278,e no face,jose da silva pereira e outro pereira jose da silva.Abraços,Namasthé!Desde já agradeço em nome das pessoas que necessitam.

      Excluir
  9. qual no meio de produzir o DACde sodio,caseiramente,pois há muitas pessoas necessitadas.

    ResponderExcluir