domingo, 26 de abril de 2009

AGO 2004 - Mutismo Seletivo

Esta foto foi tirada em AGO/2004. O Vitor está no colo do papai. Ele está com 3 anos e 5 meses. Neste dia, aconteceu a "Mostra Cultural" na escola e fomos assistir as participações do Bruno e do Davi... O Bruno vestiu-se de "português" e o Davi de "índio". O Vitor ainda não estava na escola e foi conosco para assistir.

Fazia alguns meses que estávamos notando algo estranho acontecendo com o Vitor... De um dia para outro, ele "deixou de falar" com pessoas fora do círculo familiar... Até com os tios e a avó Izalina que cuidava dele enquanto eu trabalhava. Se ele queria alguma coisa, apontava ou resmungava, mas sem pronunciar uma única palavra. Em dezembro de 2003 a avó paterna havia falecido e no começo de janeiro 2004 o avô materno. Em meados de janeiro, ficamos sabendo que minha cunhada Amanda estava grávida... O Vitor passou a adotar este comportamento pouco tempo depois do anúncio da gravidez... Não entendíamos este comportamento e achávamos que com o tempo voltaria ao normal... Problemas fisiológicos de fala não era, pois "conversava" normalmente com os pais e irmãos...

Somente muito tempo depois ficamos sabendo que o que o Vitor apresentava se chama "Mutismo Seletivo". Foi através do Mutismo Seletivo que descobrimos o tumor. Foi uma providência divina, pois o Mutismo Seletivo não tem qualquer ligação com tumor cerebral!!!


Critérios Diagnósticos para Mutismo Seletivo

A. Fracasso persistente em falar em situações sociais específicas (nas quais existe a expectativa para falar, por ex., na escola), apesar de falar em outras situações.

B. A perturbação interfere na realização educacional ou ocupacional ou na comunicação social.

C. A duração da perturbação é de no mínimo 1 mês (não limitada ao primeiro mês de escolarização).

D. O fracasso em falar não se deve a uma falta de conhecimento ou desconforto com a linguagem falada exigida pela situação social.

E.
A perturbação não é melhor explicada por um Transtorno da Comunicação (por ex., Tartamudez), nem ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico.
Links sobre o Assunto :

3 comentários:

  1. Very nice blog! ^^
    do you know Seoul, Korea?
    if not, feel free to visit me.
    Thanks a lot ^^

    ResponderExcluir
  2. Ola Lidionete,

    Fazendo uma pesquisa na Internet cheguei ao teu blog neste tema que nos interessa muito, o Mutismo Seletivo, visto que temos uma filha com esta condição.
    Para ajudá-la e aos demais que também necessitem de ajuda, eu e meu esposo (que é psicoterapeuta) criamos um site com fórum, participação de pais, profissionais da saúde mental e educação, bem como todos os interessados neste tipo de condição, para que juntos possamos aprender e divulgar as melhores formas de lidar com o M.S. e as consequências para nossos filhos em uma sociedade que exige, a cada dia mais, que sejamos "normais".
    Deixo o convite a que conheça o nosso site e seja sempre bem vinda.
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    Instituto de Mutismo Seletivo

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog