sábado, 16 de abril de 2011

Primo Ed: Notícias e Resultado da Última Ressonância Magnética

Como mencionei em alguns post´s anteriores, um primo muito querido, casado com minha prima Liliane foi diagnosticado no dia 03/08/10 com um tumor cerebral muito agressivo, denominado Glioblastoma Multiforme, localizado no cerebelo, região nada comum para este tipo de tumor. Eles moram a quase 13 anos em Toronto, Canadá e tanto a cirurgia, como o tratamento e acompanhamento estão sendo feitos por lá.

A cirurgia ocorreu no dia 06/08/10, três dias após a descoberta e graças a Deusa correu tudo bem. Dia 25/08/10, dezenove dias após a cirurgia, teve início as 30 seções de radioterapia, concomitantemente com 165 mg do quimioterápico Temodal. Mas seu organismo não se adaptou com o Temodal, tendo reações muito severas e o tratamento foi suspenso, pois suas taxas sanguíneas chegaram a quase zero. Os médicos explicaram que seu organismo não suportou a toxidade do Temodal. Ao total foram 4 semanas de uso do quimioterápicio. Na época, entrei em contato com minha prima, pra que ela conversasse com os médicos, pra que fossem administrados outros medicamentos em lugar do Temodal, como Avastim, CPT 11 ou outras drogas. Frisei pra que insistisse com os médicos, pois este tipo de tumor não pode ficar sem tratamento, tento em vista sua agressividade, sendo comum voltar a crescer e até dobrar de tamanho em apenas 23 dias... Mas os médicos acharam melhorar apenas acompanhar com ressonâncias magnéticas a cada 3 meses e o único medicamento prescrito foi o decadron ( corticóide - dexametasona).

No dia 06/10 concluiu a radioterapia e no dia 31 do mesmo mês foi realizada a primeira ressonância magnética pós cirurgia e estava tudo sob controle, sem edema ou anormalidades. Os médicos então diminuíram progressivamente a dosagem do decadron.

Mas no dia 19/12/2010, voltou a passar mal e foi levado à emergência do Hospital. Foi realizada uma tomografia, que acusou uma anormalidade, e os médicos disseram que poderia ser 2 coisas: edema (inchaço no cérebro) ou a volta do temido tumor. Mas somente a ressonância magnética (MRI) poderia esclarecer...

E no dia 21/12 fez a ressonância magnética, e para alívio geral, era apenas edema. Voltou então com o corticóide, que é o medicamento indicado para este caso.

Passados alguns dias, sentindo-se melhor, já não tomava o corticóide (Decadron - Dexametasona) com a devida regularidade e chegou um momento que usava a cada 3 dias...

Minha prima Liliane, assim como eu, também pesquisou sobre questões alimentares e implantou na sua casa uma mudança completa. Tanto ela, quanto o Ed leram o livro “Anticâncer” que enviei pelo correio na versão em português e acharam tudo muito coerente. A mudança que eles fizeram, ao que indica, foi bem mais efetiva do que a que pratico com o Vitor e minha família, pois somos mais flexíveis... Não usam mais carne, nem queijo, nem ovos e nem manteiga, além dos refinados e industrializados, que foram substituídos pelos alimentos integrais. Até as crianças (July e Jhonathan) aderiram e tiveram muito boa aceitação. No Canadá, diferentemente daqui do Brasil, tem uma variedade muito grande de opções saborosas pra quem quer se alimentar de forma saudável e natural. Bem na esquina da casa dela tem uma loja que se encontra de tudo... Produtos orgânicos, suplementos nutricionais, leite de amêndoas, queijo de soja (não é tofu), pães de grãos germinados, sushi de arroz integral, produtos à base de agave, etc. etc. Ela me disse que vou “enlouquecer” se entrar naquela loja...rsr

Outra coisa que eles aderiram, foram os sucos de vegetais crus feitos na centrífuga. Geralmente 2 ao dia. Minha prima usa cenoura, salsão, couve, couve de Bruxelas, espinafre, Kale (outro tipo de couve), Swiss Chard (um tipo de verdura), gengibre e sempre uma maça, para adoçar e tornar este suco, além de saudável ,muito saboroso. Ela me disse que usa uma bacia de vegetais para cada copo de 500 ml de suco... Quando meu primo Ed toma em jejum pela manhã, não sente fome por 3 a 4 horas, de tão nutritivo que é o suco. Sei bem o que é isto, pois também é assim com o Vitor, que toma estes sucos há 3 anos.

No almoço, come arroz integral, feijão cozido com algas marinhas, além de outras variações, mas sempre alimentos vegetais. Me disse que prepara um cuscuz que ele gosta muito.

Nos intervalos, come frutas, das mais variadas, incluindo blueberries (mirtilos) e grape fruit (um tipo de laranja).

Com relação aos suplementos, toma diariamente wheatgrass (suco da grama do trigo), cápsulas de ômega 3, cogumelo do sol, vitamina B 12, graviola e Stem Cell Activador (este último eu não conheço). Tomou por certo tempo também um suplemento chamado “Detox” e o preparado de Aloe Vera (babosa) com mel.

O que eles me dizem, é que tudo isto tem feito muito bem, pois meu primo Ed está melhorado a cada dia. No começo de março fez diversos exames e suas taxas sanguíneas estão excelentes. Sentiu melhoras também com relação ao equilíbrio. Antes andava meio que “cambaleando” e agora anda de forma mais natural. Nem arrasta a perna direita como antes. Só a tontura que às vezes reaparece...

Quando falei por telefone com ele, notei que a sua voz está clara, igual antes do diagnostico. Fiquei super feliz, pois teve ocasião, há alguns meses, que eu não conseguia entender o que dizia... Dava a impressão que a língua estava pesada ou enrolada...

E a melhor parte de tudo isto é que a sua fé está firme e forte. Continua com uma confiança incrível em Deus e certeza de que está em Suas mãos. Crê que Deus sempre faz o melhor e por esta razão, vive sem preocupação com relação ao dia de amanhã. Disse-me que tudo o que têm passado é um grande aprendizado e agradece a Deus, a cada dia.

No dia 27/02/11 seu pai, que vivia aqui no Brasil, faleceu, decorrente de complicações de um derrame. Ficou muito triste por não poder comparecer ao funeral e lhe prestar as últimas homenagens...

No dia 10/03/2011 realizou mais uma ressonância magnética de controle e para honra e glória de Deus, estava tudo muito bem. A médica que o assiste ficou surpresa com o resultado, pois, além de o tumor não ter crescido (é um milagre, tratando-se deste tipo de tumor), o laudo relata uma “diminuição” da área de realce, o que é uma notícia excelente!

Eis o que diz o laudo:

“the high signal intensity changes involving the pons and right cerebellar peduncle on the Flair sequence, which extends superioryly into the mid brain, have not changed significantly. The volume of enhancing tissue has decreased with a deep focus involving the superior cerebellar peduncle and a small area of ring enhancement at the site of the surgical biopsy the remainder of the brain is unremarkable. There are no new findings.
Opnion: stable interval imaging, previous surgery, persistence of small enhancing tumour nidus”

Ao final da conversa a médica disse: “Sabe que eu estou começando a acreditar nesta dieta que você tanto fala?” Supendeu  o corticóide, pois já não vinha tomando certo mesmo...

Ele ficou tão empolgado com o resultado da ressonância, que achou que poderia “pleitear” de volta a sua licença para dirigir caminhão, suspensa desde a cirurgia. No Canadá, quando um paciente, devido algum problema grave fica impossibilitado de dirigir, os médicos enviam um comunicado para o Departamento de Trânsito e este um aviso diretamente para o condutor suspenso... A sua profissão é motorista de caminhão, que também é uma grande paixão e teve que abandonar devido à doença...

E foram então conversar com o médico, chefe da equipe e aí veio o “balde de água fria” que o deixou muito chateado... No Canadá os médicos são muito sinceros com os pacientes e não usam meias palavras... Dizem tudo abertamente para o próprio paciente e a resposta foi: “Licença pra dirigir??? Nem pensar! Você sabe da doença que tem? Você é portador de uma doença incurável e não posso te liberar para voltar a dirigir tendo esta patologia...” Ele ainda tentou argumentar com o médico, dizendo que, se daqui 1 ano, se continuasse bem poderia ter a sua habilitação de volta... E o médico foi categórico, dizendo para não se iludir com esta possibilidade e que somente voltaria a rever o assunto, se depois de 5 anos, ainda continuasse bem.

Mas, a vida segue e nem tudo é da forma que planejamos... Ele entende isso, e já está superando, com a graça de Deus.

Minha prima me enviou o laudo da ressonância por e-mail e permitiu que eu publicasse aqui no blog:

A próxima ressonância magnética de controle será em junho 2011...

Que Deus abençõe meu querido primo Ed e que milagres continuem acontecendo em sua vida, para honra e glória dAquele que tudo pode!

Exercitando-se na neve...

Outras postagens relacionadas:
 
05/08/2010 – Orações pelo primo Ed
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/oracoes-pelo-primo-ed.html

14/09/2010 – Notícias do primo Ed
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/noticias-do-primo-ed.html

13/10/2010 – Conclusão da radioterapia
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/10/primo-ed-conclusao-da-radioterapia.html

4 comentários:

  1. Ola Ed, voce esta no caminho certo.Tenho uma irma no Brasil (eu vivo nos Estados Unidos)que teve um cancer de mama y depois de 3,5 uma metastasis no figado, ela foi a 5 medicos em S Paulo procurando uma resposta. A resposta foi: 3 meses de vida, isso ja faz 8 anos,para a honra y gloria de Deus. Ela vive en "comida Viva" ou seja comida crua: sucos, saladas frutas, ela toma o suco de grama em po que eu mando daqui. Tem energia, cuida a 3 netos e desfruta a vida.

    Voce melhorou e isso e fabuloso, mas se vc quer sarar completamente, fica em sucos de vegetais variados(4 por dia), suco da grama (3 por dia)O suco devem ser coados para nao ter fibra, nao tendo fibra,nao tem digestao, vai estar na corrente sanguinia em 30 minutos. Uma refeicao de frutas e uma refeicao de salada. Em menos de um ano se vc fizer a ressonancia magnetica outra vez, vai dar cancer free.

    O meu e-mail e: enjoyhealth4ever@aol.comQue Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada pelo proveitoso comentário e tbém pelo relato do caso da sua irmã.
      Infelizmente meu primo Ed faleceu em outubro de 2011... Apesar do tumor inicial não ter voltado a crescer, apareceu um segundo tumor na parte frontal do cérebro, que cresceu com velocidade galopante e nada pôde ser feito!! Não houve tempo para seguir qualquer tratamento...
      Meu filho Vitor de 11 anos tbém é portador deste mesmo tipo de câncer , há pouco mais de 4 anos (só que de grau II, o do Ed era IV) e tentamos seguir o máximo que podemos de uma alimentação natural, a começar pelos sucos de vegetais crus orgânicos e da clorofila do trigo... Ele está super bem e o tumor mantem-se inalterado, graças a Deus.
      Vc menciona sobre suco de grama em pó que tem nos EUA... Onde eu poderia encontrar? Posso comprar pela internet? Em junho estaremos indo para Orlando e gostaria de comprar e pedir para entregar no Hotel...
      Desde já agradeço!
      abs
      Lidionete

      Excluir
  2. http://oncoexpress.com.br/site/index.php/catalogsearch/result/?cat=&q=temodal

    ResponderExcluir
  3. http://oncoexpress.com.br/site/index.php/catalogsearch/result/?cat=&q=temodal

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog