segunda-feira, 25 de abril de 2011

Notícias do Vitinho: MAR e ABR 2011

Graças ao bom Deus segue tudo bem conosco e o Vitor continua crescendo e desenvolvendo-se normalmente. É visível o estado de bem estar que ele se encontra. Bastante ativo, sorridente, disposto, saudável, sociável, feliz.

Mutismo Seletivo

Pra quem ainda não conhece toda a história do Vitor, “Mutismo Seletivo” é uma síndrome de ordem emocional, que faz com que a criança “selecione” as pessoas com as quais se comunica verbalmente. Foi através desta síndrome, que passamos a investigar e chegamos numa neurologista pediátrica que, ainda não sabendo do que se tratava, solicitou uma ressonância magnética e diagnosticou-se então o tumor que nada tem a ver com Mutismo Seletivo...

Já faz algum tempo que vem sendo acompanhado por especialistas da área e têm acontecido evoluções incríveis. Aos poucos, está perdendo a “vergonha” de falar com uma gama cada vez maior de pessoas. Cito aqui a Léa, amiga da igreja e mãe da amiguinha Tayná... De um momento para outro passou a conversar com ela. Depois ela relatou que na primeira ocasião que o Vitor falou com ela, teve que conter a emoção, pois poderia “travá-lo” caso manifestasse surpresa e admiração. Também passou a se comunicar verbalmente com a Sara, amiga da família e também sua atual professora de Literatura na escola...

Mas ainda falta “falar” com a professora principal e os amiguinhos da escola... Atualmente fala com apenas 2, que é a Bia e o Vinícius, que também são amiguinhos extra-escola... Eles têm atuado como “tradutores”...Quando a professora faz alguma pergunta, o Vitor fala no ouvido deles e eles respondem à professora. Parece super estranho isto, mas segundo os especialistas, já é uma grande evolução.

Sua professora da escola se chama Ináyra e gosta muito dela. E é recíproco, pois ela também gosta demais do Vitor. Seus olhos brilham quando fala nele. Não somente ela, mas os outros professores da escola e demais funcionários. Ele é uma criança muito querida.

Tive a oportunidade de observar algumas vezes sua interação, brincando com os amiguinhos na quadra da escola. Mesmo sem falar, corre, brinca, sorri... Quando vou buscá-lo, está super suado, de tanto que correu e brincou.

Já na igreja, a evolução foi mais acentuada. Atualmente fala com todas as crianças e boa parte dos adultos. Adora participar, principalmente “representando” em peças.

No mês passado, houve uma programação voltada para as crianças, de nome “Novos Talentos”, onde quem quisesse poderia cantar, declamar, tocar algum instrumento ou representar. Uma amiguinha resolveu reunir um grupo de crianças e representar a história do Rei Salomão... Ela mesma escolheu o “elenco” e o Vitor foi o escolhido para representar o rei. Só que a tia Léa pediu pra que ela confirmasse com o Vitor se ele queria mesmo ser o rei, pois teria que falar em público... Caso contrário, poderia ser o soldado. E a amiguinha ligou aqui em casa e perguntou ao Vitor se era isto mesmo que queria, pois senão outro menino seria escolhido... E o Vitor, que não é bobo, confirmou e não entregou o papel de rei de forma alguma... E fizeram ensaios e a apresentação foi no dia 26/03 e deu tudo certo!

Rei Salomão e as mães falsa e verdadeira

Festinha de Aniversário

Como já mencionei num post anterior, no dia 31/03/2011 meu filho Vitor completou 10 anos. Claro que não poderíamos deixar passar em branco essa data tão especial e fizemos uma festinha em casa mesmo, para familiares, amiguinhos e amigos próximos. Eu mesma fiz os “quitutes” e procurei fazer próximo da linha alimentar que seguimos... Deu pra notar que as pessoas gostaram bastante... O bolo foi minha mãe que fez, com farinha integral e pouco açúcar e fez o maior sucesso...

O Vitor estava radiante e se divertiu muito... Foi um dia muito esperado por ele. Na hora do “parabéns”, a amiguinha Tayná cantou uma música especial. Logo depois, o Pr. Paulo fez uma oração de agradecimento por mais um ano de vida. Na hora que cantamos “Com quem será que o Vitor vai casar”, ele ficou todo envergonhado e se escondeu embaixo da mesa... Teve também uma “pegadinha” do primeiro pedaço de bolo... Vocês vão ver no vídeo abaixo como o priminho Pedro ganhou o primeiro pedaço de bolo...rsr


Vitor cantando

Filmei um momento descontraído do Vitor... Ele pegou uma banqueta giratória e colocou em frente uma TV pequena que tenho na cozinha e com um microfone, começou a girar e cantar junto com o DVD...


Concurso “Quem Sabe Prova”

Neste ano de 2011 o Vitor está fazendo parte do Clube de Desbravadores junto com os irmãos... E também está participando do concurso bíblico denominado “Quem sabe prova”. Aconteceu na semana passada a primeira prova, que englobava o livro de Gênesis e no sábado, 23/04 saiu o resultado... Ele ficou todo feliz, pois foi o que mais fez pontos não só na sua categoria (10 a 12 anos), como também entre as crianças mais velhas...


Próxima Ressonância Magnética
A última ressonância magnética que realizamos foi em dezembro 2010 e até aquela data, eram feitas com intervalos de 3-4 meses. Mas após 3 anos, a equipe que o assiste decidiu aumentar os intervalos para 6 meses, entre uma ressonância e outra. Já marquei a próxima, que será dia 31/05. A consulta com a equipe de neuro-oncologia do GRAACC será dia 08/06/2011.

Parece que sofro um pouco de “tensão pré-ressonância”, pois sempre gera aquela ansiedade, não tem jeito... Mas toda vez que penso nisso, procuro me lembrar que Deus está cuidando de tudo e não tenho motivos pra ficar angustiada... Espero que o resultado apenas confirme o que vemos por fora, que é super positivo. Meu filho não tem qualquer sintoma que justifique preocupação.

Agradeço o apóio e orações de todos...

Grande abraço!

3 comentários:

  1. Ai Lidi, que lindo ele cantando!!!!!!emocionei!!
    Com certeza não há motivo pra vc se preocupar , seu filha está bem e Deus resolve tudo pra gente! Ele fazendo teatro na igreja, que progresso.....nossa estou muito feliz!!!!! Um beijo! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Irma, Tudo e possivel ao que cre! Ele termina toda boa obra que comeca sempre... Beijinhos no pimpolho e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, queridas pela força e torcida...
    bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog