quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cadê seu peito, mamãe?

Uma jornalista e seu filho de três anos encaram juntos os medos e desafios da luta contra o câncer de mama.

O pequeno Elias tinha apenas três anos quando percebeu que seus pais andavam diferentes e preocupados. De supetão, entrou no banheiro enquanto sua mãe tomava banho e surpreendeu-se: “Cadê seu outro peito?” Sem entender do que se tratava, o menino aproximou-se da mãe que, carinhosamente, explicou-lhe o que acontecia.

Cadê seu peito, mamãe? é uma bela história de amor entre mãe e filho que enfrentam juntos um tratamento de câncer de mama. O livro foi escrito a partir da história real vivida pela jornalista carioca Ivna Maluly quando descobriu um tumor maligno em 2008. O tratamento e a cirurgia de retirada do câncer ocorreram em Bruxelas, onde ela vive com a família e foi acompanhada de perto pelo marido e pelo filho. A narrativa apresenta a relação de companheirismo e dedicação familiar, cujos membros se uniram ainda mais para conviver com uma doença perigosa e superá-la.

Os diálogos refletem de forma fidedigna as conversas entre Ivna e Elias, que muitas vezes a surpreendia com perguntas a respeito da doença e do local para onde haveria ido o peito retirado. O tema é tratado com bastante delicadeza e cuidado, com intuito de oferecer conforto, entendimento e inspiração aos pais e filhos que atravessam o mesmo problema. Um dos principais objetivos é frisar o quão importante é o diálogo familiar, para que a criança possa compreender o momento vivido pelos pais, sentir-se parte da situação e, assim, se desejar, oferecer apoio na medida em que sua estrutura psicológica infantil permitir.

As ilustrações são de Camila Carrossine e expressam por meio das cores e das imagens todo afeto e carinho entre Ivna e seu filho Elias. A quarta capa apresenta textos da médica belga Martine Piccart-Gebhart, PhD, presidente da European Organization for Research and Treatment of Cancer e chefe da área médica do Jules Bordet Institute, e do médico Afrânio Coelho de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.
 
A autora

IVNA CHEDIER MALULY nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter para os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, foi estagiária na assessoria de imprensa do Museu da República e assistente da assessora de imprensa da Peugeot Citroën Brasil. Em 2002, mudou-se para a França para fazer um mestrado em Eurojornalismo e começou a carreira de corresponde internacional para veículos como O Globo e revista Época. Atualmente, vive em Bruxelas, onde mora com o marido Christophe e o filho Elias e dá aulas de português para estrangeiros.
A ilustradora

CAMILA CARROSSINE é formada em Artes Plásticas pela FASM, em São Paulo. Realizou trabalhos de pintura, dirigiu um curta-metragem de animação entitulado Maria Flor. Atualmente, dirige e produz trabalhos autorais e ilustra livros infantis.

Título: Cadê seu peito, mamãe?
Autor: Ivna Chedier Maluly
Ilustradora: Camila Carrossine
Páginas: 40
ISBN: 978-85-63877-08-6
Preço: R$22,00
Formato: 28,5x18cm

Um comentário:

  1. Li esta página de apresentação com um imenso orgulho de conhecer Ivna essa guerreira linda e de bem com a vida .
    Com certeza essa obra deve ser maravilhosa , vou ter o prazer matar a saudade de Elias lendo inumeras vezes esse livro .
    Deus abençoõe grandiosamente você amiga.
    Att.
    Sonia Mara-Balneário Camboriu -Brasil

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog