quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resultado Ressonância MAI 2010

Hoje o Vitor passou em consulta com a equipe de neuro-oncologia do GRAACC e tivemos acesso ao resultado da ressonância magnética que ele fez no dia 13/05/2010.


Saí bastante preocupada da consulta, pois as imagens mostraram uma alteração com relação às imagens da ressonância de janeiro de 2010.

Eis o teor do laudo:

“Sinais de cirurgia na fossa posterior caracterizado por irregularidade do IV ventrículo. Nota-se realce nodular na região do leito cirúrgico com dimensões aumentadas em relação ao exame anterior do dia 19/01/2010 localizada na topografia do ângulo ponto cerebelar inferior à direita que já apresentava dimensões reduzidas no exame anterior.”

Hoje quem nos atendeu foi a Dra. Nasjla, que é uma sumidade em tumores cerebrais pediátricos tanto aqui no Brasil, como no exterior também. Ela própria analisou as imagens e a sua opinião coincidiu com a do radiologista que assinou o laudo. Ela nos afirmou que ainda não é possível dizer o que está ocorrendo, pois há duas possibilidades:

1. Ou uma captação que já existia decorrente dos vasos sanguíneos do tumor e que os últimos exames não haviam captado;
2. Ou trata-se de um aumento do tumor

Todos os exames de ressonância feitos até então apontavam uma lesão residual que se mantinha inalterada. Em janeiro de 2010, a médica que nos atendeu chegou a afirmar que podia tratar-se de apenas uma cicatriz cirúrgica...

Vale lembrar que é a primeira vez, desde a cirurgia em FEV 2008, que aparece em um laudo os termos “realce nodular” e “aumentadas”. Estou assustada!

A conduta ainda será expectante, tendo em vista que meu filho está ótimo e sem qualquer sintoma. A equipe elogiou bastante seu aspecto saudável e ficou feliz por vê-lo tão bem!

Tumores nesta região causam sintomas sérios, como dificuldade de equilíbrio, coordenação motora, deglutição, sem mencionar a proximidade com os nervos que controlam o coração e a respiração.

A Dra. Nasjla disse que é comum acontecer estes tipos de alterações em ressonâncias magnéticas, e que posteriormente mostra ser apenas a “tomada” de um ângulo diferente não captado anteriormente e que na realidade não havia alteração nenhuma.

Imagino que ela está apostando nesta possibilidade e não viu necessidade de diminuir o intervalo de controle, que continuará sendo de 4 meses. Então o retorno foi agendado para o dia 25/08/2010 e somente aí poderemos saber se as alterações procedem ou não.

Confesso que será muito difícil conviver com esta dúvida durante 4 meses!!!

Precisamos muito das orações de vocês, pra que Deus nos dê serenidade e tranqüilidade pra lidar com a ansiedade que estes exames periódicos causam na gente. A Leila, a Jane Selma, a Shirley, a Ângela e todas as mães que passam por isto sabem do que estou falando...

Mas Deus está conosco em todos os momentos e jamais nos desamparará. Disso temos certeza!

Grande abraço a todos!

30 comentários:

  1. Amiga, imagino a sua angústia, mas continuemos confiando em Deus e tudo dará certo! Sei como será difícil esperar até agosto para tenhamos uma definição, mas em minha em minha caminhada de angústia, como a sua, decidi que iria apesar de tudo que fosse visto nos exames e falado pelos médicos, observar a Bia... ela e os sintomas (ou a ausência deles) iria nos dar o caminho a seguir e a nos dizer a hora de agir... e assim temos feito e isso é o que têm nos norteado e nos dado força para conviver com essa aflição diária. Acho que você está no caminho certo ao decidir agir assim também e confio e torço para que tudo dê certo. E sei que dará!
    Um abraço enorme e muita força para você e sua linda família. Angela Penha

    ResponderExcluir
  2. O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.
    Tenha Fé muita fé cre em deus e ele tudo fará eu sei q cre mas acalme seu coração.....Deus esta planejando a vitoria para seu Filho
    Marcia Prado

    ResponderExcluir
  3. oi minha grande amiga fui ao culto hoje..e o pastor leu salmo 51..e tbm falou que o sonho que deus tem pra vc ninguem pode frustar..entao descanse no senhor e creia que teu sonho e lindooooo..e a vitoria e sua....o vitinho esta curadooooooooo..chorei muito hoje..e deus tbm se alegra com nos...bjossssssssssssss ate mais..........

    ResponderExcluir
  4. Lidionete,
    Pode contar com minhas orações, mas fique tranquila! E tenha fé de que trata-se apenas de uma “tomada” de um ângulo diferente não captado anteriormente e que na realidade não há alteração nenhuma.
    Deus está no comando! Vitinho está curado!
    Curta seus filhotes intensamente! Eles são lindos!
    Bjos!
    Anahilda

    ResponderExcluir
  5. querida mãezinha quantas saudades,eu espero q DEUS todo poderoso realmente de esta serenidade,até a conclusão real de tds os exames .Espero q td ocorra td bem pois vcs são parte da criação divina e ele esta a olhar por tds.sabe mãezinha o meu cresceu estou dando entrada p/inicio da radio .Oq posso dizer a tds nós é q permaneamos em pé firme crendo ,em deus pois ainda somosa seres humanos e o tumor ainda é um tumor. FÉ ,AMIZADE,UNIÃO,CONFIANÇA,PAZ E CURA.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  6. Amiga espera no SENHOR e o mais ele fará.
    Creio que não seja nada de grave, estou em oração.
    Me manda notícias e manda um bjão para o nosso guerreiro.
    Que DEUS te der sabedoria e discernimento para entender os propositos de DEUS nas nossas vidas.
    Creio que nosso menino é uma guerreiro vitorioso em nome de JESUS.
    Fica na paz de JESUS.
    Que o ESPÍRITO SANTO ilumines vcs.
    Bjus.
    Vanna.

    ResponderExcluir
  7. Deus vai de dar a tranquilidade necessaria para passar por estes 4 meses,em paz e harmonia junto com seu filho e sua familia,tbm acho que se existisse alguma preocupação maior os medicos diminuiria o tempo de controle,vai continuar tudo bem tenha fe.
    beijos FIQUE COM NOSSO PAI CELESTIAL

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA LIDIONETE:
    VC TEM UM DEUS MARAVILHOSO E TEM Q DEPOSITAR NELE TODAS AS SUA PREOCUPAÇÕES...MIGA ENTREGA ESTA AFLIÇÃO NAS MÃOS DE JESUS.E DESCANSA.
    O Q VC PRECISA ELE FARÁ, TENHO CERTEZA DISSO.
    VC É UMA SERVA DE VALOR, DEUS NA SUA IMENSA MISERICÓRDIA ESTA NO COMANDO DE TUDO NA SUA VIDA E DE SUE FILHINHO.
    VOU ORAR.
    CONTINUE COM A DIETA E SUCOS COM VEGETAIS.
    BJUS TI AMU EM CRISTO JESUS!
    ACREDITE!!!!!!! NA SUA BENÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Ângela
    Sabe amiga, você tem razão! Quando vejo o Vitor feliz, correndo e brincando, até me esqueço deste exame... Mas no silêncio da noite não tem como esquecer... Só Deus mesmo, que transforma estes momentos e acalma nosso coração. Temos que aprender a viver pela fé, não é?
    Grande bjo

    ResponderExcluir
  10. Amém, Márcia!
    Deus sabe de todas as coisas e sempre planeja o melhor para nós.
    Obrigada pela força!
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Amiga anônima
    Lindo o salmo 51!
    Obrigada pelas palavras de ânimo e fé!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Anahilda
    Obrigada pelas orações!
    Tenho certeza que foram as orações de todos vcs que me fizeram sentir melhor. Tive esta sensação e achei incrível!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Maristela!
    Você é um doce de pessoa e precisamos combinar logo de nos encontrar pessoalmente. Estamos tão pertinho uma da outra!
    O seu também voltou a crescer? Olha, nem sei o que dizer... Que doença maldita! Mas que bom que é possível o tratamento de radioterapia e em adultos os efeitos colaterais são bem menores. Continue firme e estou orando e torcendo por você também.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Vanna, que assim seja amiga, em nome de Jesus!
    Ele pode todas as coisas e jamais devemos duvidar...
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Célia
    Obrigada pela força! Estou mais tranqüila agora... Que bom que Deus responde as orações!
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Rose querida, que lindas palavras!
    Confesso pra você que chorei quando li cada recado tanto aqui no blog quanto no Orkut...
    Estava super sensível e não era um choro de tristeza, mas de alegria. Alegria pelas palavras de força e fé e alegria por saber que não estamos sozinhos... Temos Deus ao nosso lado e também muitas pessoas que oram e torcem por nós .
    Nem tenho palavras para agradecer...
    Ah, e quanto à dieta dos sucos e tudo o mais, continuamos firmes! Só tem feito bem até agora e continuará fazendo, com certeza!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Lidionete, estamos contigo e com seu filho. Tenho minha mãe que também luta contra um câncer. Estamos todos na mesma luta. Muitas orações e que DEus ajude a todos nós. Já estou seguindo o seu blog. Um bom final de semana para vocês, abraços :)
    http://arslitterayelizus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Seja bem vinda Suziley! Obrigada pela força e que Deus ajude a todos que estão nesta luta!
    bjo

    ResponderExcluir
  19. Lidi,
    Realmente essa espera de 4 meses se mostra longa quando estamos em um estado de ansiedade assim, mas fique tranquila que em agosto comemoraremos a próxima ressonância do Vitinho com muita alegria e felicidade.
    bjs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  20. Lidionete,

    conheci seu blog há poucos dias e já o coloquei em meus favoritos.
    Desejo e tenho fé que seu filho e sua família sairão bem dessa prova.
    Sugiro que dê uma olhada no link abaixo, em que um médico americano relaciona vários medicamentos de poucos ou quase sem efeitos colaterais e eficazes para vários tipos de câncer.
    O saite (ou sítio) é:

    http://www.townsendletter.com/July2003/LTRmartin0703.htm

    Abraço e meus sinceros votos de que essa provação acabe logo, com a cura de seu filho!

    Flávio

    ResponderExcluir
  21. Lidionete, conheci sua história fazendo pesquisas na net, gostei da indicação do Canova, pois tenho grandes problemas imunológicos. Mas não é para falar de mim que estou aqui é para dizer a você que mesmo sem te conhecer hoje eu tbm coloco em minhas orações meu pedido a Deus pela recuperação do seu menininho. Tenho uma grande amiga passando por esta luta tbm. E ele dará a vitória a vocês. Abraços fraternos. Giovana Rebelo - Itajaí-SC

    ResponderExcluir
  22. Lidionete, li o resultado da ressonância do Vitinho, mas continue orando e confiando no nosso Deus TODO PODEROSO, ele está curado....Tenho certeza e muita fé que em Agosto teremos surpresas. Continue com esta garra e dedicação, cuidando da alimentação dele, e tenha a certeza de que qdo fazemos a nossa parte, nosso Deus faz a parte Dele. Conte com as nossas orações. Que Deus te dê muita fé e confiança nEle, te dê vitórias e abençoe sempre vc e toda sua família, que é maravilhosa. Te amo muito. Bjs. Ivaneide

    ResponderExcluir
  23. OLÁ MINHA AMIGA EM CRISTO!!

    Vai dar tudo certo! DEUS está no controle de toas as coiss e tão especial como é nosso lindo Vitinho DEUS jamais o desamparará!!!
    Vou orar muito por vocês..vou pedir pro meu filho de 8 anos orar também e sei que vocês vão ser vitoriosos!!!
    Muita fé!!Paz!!!
    Um enorme beijo em seu coração!!!!

    Dê um beijo no lindão por mim e diz que o amo!!!

    ResponderExcluir
  24. oi gostaria de noticias Vitor se puder deixe no meu orkut novidades ok,ah se tiver alguma comunidade que vc deixa informaçoes sobre ele passe pra mim,eu acompanho seu blog mais gostaria de saber dele sempre beijos DEUS ESTEJE COM SUA FAMILIA

    ResponderExcluir
  25. Mari
    Amém!!!
    É isto que anseio que aconteça em agosto!
    Obrigada pela força!
    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Flávio, obrigada!
    Gostei muito do link. Será de bastante utilidade!
    Fica com Deus!
    Abs

    ResponderExcluir
  27. Giovana, obrigada !
    Essa luta não é fácil, mas com Deus podemos vencer. Desejo tudo de bom pra sua amiga também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Obrigada tia Ivaneide pela orações constantes.
    Também te amamos!
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Querida Marcinha, que bom que podemos contar com suas orações.
    Beijo também no seu filhão lindo!
    Deus abençoe vcs sempre e sempre!

    ResponderExcluir
  30. Olá Célia, graças a Deus o Vitor continua bem. Está bastante triste por causa do nosso gatinho que morreu...
    Fica com Deus!
    bjo

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog