quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Açúcar: Inimigo Número 1 da Saúde


A Revista Veja desta semana (Edição 2131, de 23 de setembro de 2009) traz como matéria de capa: Açúcar – acharam o culpado. Ele é o vilão da “globesidade”, a epidemia mundial de obesidade mórbida, o maior desafio da saúde no século XXI”. Coincidentemente, o livro que estou lendo no momento é sobre o açúcar: “O livro negro do açúcar”, do pesquisador e historiador Fernando Antonio Carneiro de Carvalho. É “estarrecedor” o que tenho lido sobre o açúcar ultimamente, tanto em livros quanto em artigos científicos diversos.
A revista Veja “pegou leve” ao abordar o açúcar mais pelo lado da obesidade, não salientando as outras dezenas de doenças ou até centenas que o açúcar tem sua enorme parcela de culpa.

Abaixo, alguns trechos da matéria:

Açúcar deveria ter o mesmo tratamento que o tabaco
“...um vilão na saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde.”
"Nos Estados Unidos, especialistas em saúde e nutrição começam a tratar o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social - e o alvo número 1 é o refrigerante. "

Calorias em forma líquida são mais prejudiciais
“O refrigerante não virou o alvo número 1 do cerco ao açúcar apenas por causa do alto consumo. Há pesquisas mostrando que a ingestão de caloria em forma líquida pode ser mais prejudicial à saúde que a de caloria de alimentos sólidos. Por motivos ainda desconhecidos, a caloria em forma líquida dribla o radar do apetite humano e retarda a sensação de saciedade, o que nos leva a comer mais, e engordar. Com a caloria em forma sólida ocorre o contrário. Sempre que passa pela catraca, o apetite registra seu ingresso, reduzindo a quantidade do que precisamos comer para nos sentir satisfeitos.”

Os cientistas mais renomados dos Estados Unidos e o lobby do açúcar
“Nos Estados Unidos, já há um movimento, incipiente mas sólido, integrado pelos cientistas mais reputados do país, contra o consumo de refrigerante. Os estados de Nova York e do Maine discutiram a possibilidade de cortar seu consumo a golpes de imposto. Em Nova York, o governador David Paterson propôs uma alíquota de 18%, mas recuou depois de perceber a má vontade dos parlamentares e a força do lobby do açúcar, cujo poder é lendário na política americana. Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine causou furor ao defender uma taxa punitiva sobre os refrigerantes – que sugere tratar o açúcar como se tratou o tabaco – e a identidade de seus autores. Um deles é Kelly Brownell, renomado epidemiologista da Universidade Yale. O outro é Thomas Frieden, que, trabalhando na prefeitura de Nova York, liderou o combate à gordura trans e fez 300.000 nova-iorquinos largar o cigarro. Agora, Frieden assessora o presidente Barack Obama como cabeça do CDC, órgão que cuida do controle e da prevenção de doenças.”

1 lata de refrigerante tem 10 colheres de açúcar
“Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano com quase 7 quilos mais gordo.”

Quem come muitos doces, dificilmente irá apreciar o sabor suave de uma cenoura
Declaração do Dr. Walter Willett, sumidade acadêmica que chefia o departamento de nutrição da escola de saúde pública de Harvard: “Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maça”

Limites diários de açúcar
A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que não se consuma mais do que 10% das calorias diárias na forma de açúcar. Para uma dieta de 2500 calorias, representaria cerca de 250 calorias, ou seja, pouco mais do que uma lata de refrigerante. Pela primeira vez na história, a American Heart Association, a entidade dos cardiologistas, divulgou limites específicos para o consumo de calorias de açúcar. Surpreendentemente, definiu nineis inferiores aos comumente recomendados. As mulheres não devem consumir mais que 100 calorias de açúcar por dia, o que corresponde a pouco mais de seis colheres de chá de açúcar. Para os homens, o limite diário é de 150 calorias, ou dez colheres de chá.

O açúcar que se adiciona aos alimentos é desnecessário
“Do ponto de vista exclusivo do funcionamento metabólico humano, é inteiramente desnecessário o açúcar que se adiciona a alimentos e bebidas, sucos, bolos, balas, doces, pudins, chocolates e a uma infinidade de produtos que nem desconfiamos conter açúcar, como cerveja e massa de tomate”

Todas as citações acima foram retiradas da Revista Veja desta semana (Edição 2131, de 23 de setembro de 2009). Abaixo, farei mais algumas considerações.

Açúcar e cigarro fazem mal à saúde
Compactuo da opinião do historiador, pesquisador e escritor Fernando Antonio Carneiro Carvalho, autor do Livro Negro do Açúcar: “Se o açúcar faz mal, por que apenas reduzi-lo? Se faz mal deve ser abolido. O cigarro faz mal; faz sentido recomendar um ou dois cigarros por dia? Melhor parar de fumar e de comer açúcar, meus amigos.”

Será que a população se enquadra no limite diário de açúcar?
Mesmo tendo ciência que o açúcar refinado é totalmente desnecessário ao nosso organismo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas consumam menos que 250 calorias de açúcar diariamente e a Americal Heart Association recomenda ainda menos: Mulheres 100 calorias e homens 150 calorias.

Grande parte dos produtos industrializados contém açúcar
A grande maioria de produtos industrializados contém açúcar. Exemplos: Bolachas, biscoitos, pães, pizza, catchup, mostarda, maionese, cerveja, vinhos, refrigerante, sucos, sorvetes, carne de charque,salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, milho e ervilha em lata, molho shoyo, chocolate, xarope de milho e pasmem: até creme dental e cigarro. É uma infinidade de produtos que não conseguiria citar aqui. E têm aqueles que são o puro açúcar acrescido de corantes, como as guloseimas doces em geral, balas, suspiros, algodão doce, etc. O leite condensado tem cerca de 60% de açúcar...

Refrigerantes
Os refrigerantes , sem sombra de dúvidas, são os grandes condutores de açúcar. Uma lata tem cerca de 10 colheres de açúcar e 150 calorias, ultrapassando assim os mínimos da recomendação diária. Uma garrafa de 600 ml teria que ser tomada em 2 dias... E os outros alimentos que se ingere no decorrer do dia, que também levam açúcar?
Recordo-me quando eu era crianças que comprávamos uma garrafa de “Tubaína” de 600 ml e toda a família tomava dela, nos “copos americanos” e esta quantidade bastava. Depois passamos a consumir a “Fanta laranja” ou outro qualquer na garrafa de vidro de 1 litro.
Dias atrás fiquei refletindo em como a sociedade mudou com relação ao refrigerante. Da garrafa de vidro de 1 litro, passou apara 1,5 litros, depois 2 litros, depois 2,5 e já vi embalagens de mais de 3 litros. E observo nos supermercados as pessoas colocando “engradados” de refrigerantes em seus carrinhos. Logo chegará o dia de lançarem o galão de 20 litros de refrigerante...

Café, Chocolate e chás
São bebidas/alimentos muito amargos, que requerem grande quantidade de açúcar para tornar possível o seu consumo.

Sucos industrializados/bebidas à base de soja
Os sucos industrializados não são muito diferentes dos refrigerantes com relação à quantidade de açúcar... Até mesmo bebidas à base de soja são carregadas em açúcar, inutilizando assim os efeitos benéficos.

Açúcar agride o organismo
“O açúcar é uma substância agressora do organismo. Além de ser o grande responsável pelas cáries dentárias – isso mesmo, se o açúcar fosse varrido da mesa as cáries desapareceriam -, ele agride diuturnamente vários sistemas do corpo: o endócrino, o imunológico, o nervoso e o vascular; e especialmente o metabolismo, do qual dependem todas as funções do organismo.” (Citação no Livro Negro do Açúcar).

Açúcar X Câncer
Especialmente os portadores de câncer necessitam de um metabolismo funcionando bem, pois dele dependem TODAS as funções do organismo. O açúcar destrói o metabolismo, portando é o grande “alimentador do câncer”. Os tumores possuem metabolismo energético diferente, de natureza anaeróbica, em que a glicose é usada como combustível, liberando ácido lático como subproduto. O ácido lático produzido pela queima da glicose pelas células cancerosas é transportado até o fígado. Essa conversão de glicose a lactato gera uma baixa no pH dos tecidos cancerosos. Segundo explicação do Dr. Joseph Mercola, esse metabolismo ineficiente é completamente oxidada aerobicamente. O Dr. Mercola diz: “Eu acredito que muitos pacientes de câncer teriam uma melhora significativa se controlassem a fonte de combustível preferido do Câncer, a glicose.”
O Dr. David Servan-Schreiber também fala do açúcar no livro Anticâncer: “O câncer se nutre de açúcar. O açúcar faz subir rapidamente a taxa de glicose no sangue e nosso corpo libera imediatamente uma dose de insulina para permitir que a glicose penetre nas células. A secreção de insulina é acompanhada da liberação de uma outra molécula, chamada IGF (insulin-like growth factor), cuja característica é estimular o crescimento das células. Em suma, o açúcar nutre e faz os tecidos crescerem rapidamente. Paralelamente, a insulina e o IGF têm também como efeito comum dar uma chicotada nos fatores de inflamação que, também eles, agem como adubos a favor dos tumores.”

Conclusão
Para aqueles que pensam em mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida, o açúcar, com toda certeza, deve ser o primeiro item a ser pensado...

Que Deus abençõe a todos nós, para que possamos a cada dia fazer as melhores escolhas para nossa vida!

Link´s:
Obama defende taxação de refrigerantes para combater obesidade: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/09/barack-obama-medidas-para-reforma-da.html

2 comentários:

  1. Grande postagem amiga Lidionete..temos que ficar alertas...passando pra deixar meu carinho e oferecer muitos presentinhos...passa no meu blog ok? te espero! Deus te abençoe... bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha amiga
    Seu blog é lindo!
    Deus te abençõe
    bjos

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog