segunda-feira, 14 de março de 2011

Mobilização Nacional em prol de Ana Luiza

Estive fora da internet por cerca de uma semana e quando regressei de viagem, fiquei maravilhada com a corrente de solidariedade que se formou pelo mundo afora diante da necessidade de doadores de sangue e plaquetas em prol da Ana Luiza.

A pequena Ana Luiza é uma linda garotinha de 7 anos que foi diagnosticada com um tipo muito agressivo de câncer, denominado rabdomiossarcoma, descoberto em fase adiantada, inclusive com metástases distantes do tumor principal, localizado no crânio. Ela é do Amazonas e sua família a trouxe para São Paulo (Hospital A C Camargo), em busca de tratamento eficaz. Com a graça de Deus tudo tem corrido bem até agora e a pequena Ana Luiza têm experimentado um milagre em cada fase do tratamento. Ela já passou por exaustivos procedimentos médicos, incluindo seções de quimioterapia, cirurgia e mais recentemente o transplante autólogo. Após a coleta das células específicas, recebeu altas doses de quimioterapia, cuja finalidade é “acabar” com qualquer rastro do câncer, mas como efeito colateral “mata” a medula óssea, órgão responsável pela produção do sangue e seus componentes (leucócitos, plaquetas e hemácias).

O transplante das células tronco hematopoiéticas, anteriormente colhidas e armazenadas, ocorreu no dia 01/03/2011. No dia 03/03/2011 ela foi diagnosticada com uma pneumonia fúngica, complicação comum neste tipo de situação e foi encaminhada para a UTI pediátrica para melhor monitoramento, no intuito de evitar maiores complicações. Ficará na UTI até a medula voltar a funcionar e em virtude disso, tem recebido, diariamente, bolsas de sangue e plaquetas.

E sua mãe Carol fez um apelo na internet, através das redes sociais como twitter e facebook, com o objetivo de conseguir os doadores de sangue e plaquetas, para suprir o que Ana Luiza vinha utilizando diariamente. E a resposta foi fenomenal!!!

Formou-se então uma imensa corrente do bem, que tomou dimensões inimagináveis. A história de vida da pequena Ana Luiza mobilizou o Brasil!

Famosos como Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Claudia Leitte, Jô Soares, Carol Castro, Gustavo Kuerten, Patrícia Poeta, Mariana Belém, Marco Luque e Marcelo Tas do CQC, além de milhares de anônimos ajudaram a retuitar o apelo e o resultado foi este movimento maravilhoso, em pleno feriado de carnaval. E dezenas de doadores compareceram e efetivaram este ato de amor e solidariedade.

Este movimento chamou a atenção da imprensa, que noticiou e ajudou a divulgar a história de luta e superação desta pequena grande guerreira. Alguns lnk´s:

Reportagem na TV Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=IWeIMdukSN8&feature=player_detailpage

8 mil pedem doação de sangue a criança no Twitter
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,8-mil-pedem-doacao-de-sangue-a-crianca-no-twitter,688334,0.htm

Mobilização 'Força Ana Luiza' espera doadores nesta segunda-feira (07)
http://acritica.uol.com.br/noticias/Mobilizacao-Forca-Ana-Luiza-segunda-feira_0_439156137.html

A bondade de desconhecidos
http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Manaus-Amazonia-Cancer_0_375562458.html

Famosos usam Twitter para ajudar menina com câncer
http://contigo.abril.com.br/noticias/famosos-usam-twitter-para-ajudar-menina-com-cancer-forca-ana-luiza


E com a graça de Deus, Ana Luiza têm superado cada desafio e a melhor de todas as notícias é que a sua medula “pegou” e já está produzindo os vitais componentes sanguíneos, que muito ajudarão na sua completa recuperação.

Que este exemplo sirva de lição para nós, e que possamos nos tornar assíduos doadores de sangue, plaquetas e também medula. Eu infelizmente não posso, pois tive hepatite quando criança, mas procuro incentivar amigos e conhecidos e inclusive meu esposo tornou-se doador. É um singelo ato de amor!

E continuemos as orações em prol desta linda guerreira!!!

Visite o blog que sua mãe Carol escreve, contando detalhes do tratamento:
http://vidanormal.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Boa tarde, Lidionete,
    Meu nome é Fabiana e eu tenho 31 anos. Aos 26 anos descobri que tinha câncer de supra-renal e no ano passado foram diagnosticados mais dois possíveis focos primários de câncer, que não são metástases do câncer de supra-renal. Existe a possibilidade de eu ser portadora da síndrome de Li-Fraumeni, cuja principal característica são os múltiplos tumores primários.
    Estou lhe contando isso porque, embora cada foco tenha algum tipo de tratamento, não tem sido possível tratar todos os focos simultaneamente, então cada quimioterapia que eu faço só funciona parcialmente. Não há um protocolo para meu caso, mas eu tenho deixado de acreditar que a quimioterapia possa me ajudar de fato, pois sempre sobra ou começa um novo tumor depois da químio. Acredito que eu precise de um tratamento sistêmico e não focado em cada tumor isoladamente.
    Gostaria de estabelecer contato com você, por e-mail, se for possível, para que possamos trocar experiências. Talvez você possa me ajudar. Meu blog é o www.25desetembro.blogspot.com.br e meu e-mail é fabiana.namesnik@yahoo.com.br
    Obrigada,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lidionete:
    Agora, somente, que tomei conhecimento da história da Ana Luiza. Mas fico muito feliz pela corrente do bem que se formou. Vamos rezar por ela e por todos nós. Também tive hepatite. Mas vamos sempre lembrar que a doação é um ato de amor. Uma ótima semana para vocês, beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lidi....

    Sauds d vc...Incrivel o q essas cças conseguem nos emocionar...conheci a historia da Ana luiza e no seu blog e tb atraves da July q teve a oportunidade d conhecer Aninha e sua família no AC Camargo...desde então venho acompanhando, torcendo, postando e rezando por essa linda guerreira.

    Tenho FÉ q assim como Felipe a CURA da Aninha tb chegou..

    Vc bem sabe o quanto foi difícil o pós transplante do Fefê e hj só temos o q agradecer a Deus...inclusive essa data é muito especial pois no próximo dia 18/03...Felipe completa 12 anos d VIDA...

    Lembra do ano passado??...vc e os meninos junto com a gente comemorando o niver dele em SP...tantas incertezas...tanto medo.

    E hj agradeço a Deus pelo presente q é Felipe curado.

    A internet do bem nos ajudou d mais..inclusive chegamos até vc e o GRAACC por ela...Tem tanta gente boa...amigas q verdadeiras...as tias e tios d Felipe.

    Te amo...a vc e a sua maravilhosa e abençoada família.

    Jane Selma Rocha...sua pra sempre admiradora.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana, imagino a sua preocupação...
    Meu filho também é suspeito de ser portador de uma síndrome genética denominada Neurofibromatose, que assim como a Síndrome de Li-Fraumeni, também pré-dispõe ao desenvolvimento de tumores. Ele tem algumas características, como algumas manchas café-com-leite pelo corpo, que no caso dele são bastante discretas. É avaliada por uma médica especialista em genética, mas o diagnóstico ainda não foi fechado.
    Conheço um garoto (primo da minha cunhada) que é portador da síndrome de Li-Fraumeni e o caso dele é muito raro, pois também tem neurofibromatose. Tem 16 anos e já fez inúmeras cirurgias pra retirar tumores. Graças a Deus nenhum maligno. Ele é acompanhado na Santa Casa aqui de São Paulo.
    Quando o fator “genética” está envolvido, temos um desafio a mais pra enfrentar.
    Mas fica firme, pois há de haver uma solução!
    Estou a disposição pra trocar experiências. Meu e-mail é: lidionete@gmail.com
    Deus te abençoe!
    Grande abraço
    Lidionete

    ResponderExcluir
  5. Olá Suziley, obrigada pelo apóio!
    Mas uma linda guerreirinha pra incluir nas nossas orações...
    bjs
    Lidionete

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Jane, muito bom te ver por aqui!
    Acompanho os relatos da Carol, mãe da Ana Luiza no blog dela e assim como o Felipe e tantas outras crianças, essa garotinha é muito especial e cativante. Como aprendemos com estes pequenos seres iluminados!
    E com certeza a internet é uma arma poderosíssima!!
    Hoje estava recordando da luta do Felipe há exato 1 ano atrás e até comentei com a Lana, mãe do Yan de Belém do Pará, que já colheu as células CD-34 e amanhã deverá ser agendado o seu transplante lá no GRAACC... Também está passando por momentos bastante difíceis, mas tem superado e vamos continuar pedindo a Deus que cuide desses pequenos. Assim como o Felipe venceu, a Ana Luiza e o Yan também sairão vitoriosos, com a graça de Deus!
    Vamos continuar em oração por todos eles!
    E Feliz aniversário para o nosso campeão Felipe! Muitos e muitos anos de vida, repletos de saúde, paz e muito amor!
    Amo vc e sua abençoada família! Vocês estarão pra sempre no meu coração!
    Bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog