sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A história de vida do Arthur comoveu o Brasil

Conforme o post anterior, na madrugada do dia 25/01/11, perdemos nosso grande pequeno guerreiro Arthur Amorim dos Santos.

Por mais complicada que a situação tivesse, sempre esperávamos e acreditávamos que ele pudesse se recuperar. Mas não sabemos nada desta vida... É Deus quem sabe e sempre faz o melhor por cada um de nós.

Como o Arthur era de Maceió, Alagoas, o sepultamente ocorreu lá, na tarde do dia 26/01/11. Mas antes do translado, consegui encontrar seus pais, July e Cláudio em Taboão, Guarulhos, num local especializado na preparação do corpo para translado e também onde aconteceu um breve velório.

Poderia ter apenas ligado... Mas o que dizer numa hora dessas? A melhor forma de expressar o nosso apóio é através de um abraço solidário... Palavras pouco valem nessas horas.

Fomos eu e meu esposo Fernando e quase não conseguimos chegar, pois foi justo no momento do temporal aqui em São Paulo e algumas ruas estavam alagadas e tivemos que retornar e encontrar caminho alternativo. Mas graças a Deus conseguimos encontrá-los a tempo.

Abracei a July demoradamente e não consegui dizer nada... Apenas choramos juntas.

Claro que seus pais estavam profundamente tristes, mas ao mesmo tempo serenos e confortados. Os avós maternos, o irmão Vinícius, que completou 12 anos dia 20/01, os tios Edna e Walter e outros familiares também estavam da mesma forma, pois sabem que o Arthur já não sofre mais.

A July e o Cláudio contaram como foi o último dia de vida do Arthur... Os dias e noites anteriores foram muito difíceis, pois não conseguia deitar, nem dormir, nem comer, nem falar e também desconforto para respirar, pois a parte interna da boca estava obstruída pelo tumor. Sempre consciente e se locomovendo normalmente. Conforme a July disse, a noite anterior foi a menos difícil, pois conseguiu dormir (cochilar) um pouco e foi mais tranqüila. Durante o dia também. Não estava na UTI e os médicos pensaram até em liberá-lo para dormir em casa, pois ele queria a companhia do irmão. Mas o próprio Arthur disse não, e pediu que chamasse o irmão para jogar "Super Trunfo" com ele no hospital e assim aconteceu. Brincaram juntos e depois ele escreveu que queria o pai. Quando o pai chegou, ficou feliz, sorriu e até bateu palma de alegria. Tomou banho e mais tarde, estava sentado no sofá e quando a July deu uma rápida saída do quarto, levantou-se do sofá e andou até a cama, pois queria ficar na cama. O pai se prontificou para arrumar os travesseiros, para que ficasse de forma confortável, mas o próprio Arthur quis arrumar sozinho. Se acomodou confortavelmente e nos braços do pai respirou pela última vez... O Cláudio (pai do Arthur) disse que foi suave , tranqüilo e em paz. Disse também que agradecem muito a Deus que apesar de tudo, o Arthur não sentia dores. Agradecem por Deus tê-lo levado antes que viesse a sofrer com dores.

Tudo nesta vida tem um propósito e é muito difícil de entender quando coisas tristes e injustas acontecem. Mas a vida do Arthur não foi em vão... Seus pais sabem que foi um grande presente de Deus terem sido escolhidos como pais de um garoto tão especial. A July me contou que após a entrevista no programa do Jô, receberam centenas de e-mail ´s e telefonemas solidários. Mas um em especial, de uma senhora que estava em profunda depressão e já havia decidido dar cabo à própria vida. Ligou a TV no momento que estava passando a entrevista do Arthur. O testemunho de vida do Arthur a fez cair em si e repensar no que estava por fazer e mudou de idéia. No dia seguinte ligou para a mãe do Arthur e contou o ocorrido.

E assim como esta senhora, tenho certeza que muitas outras vidas foram tocadas. Talvez somente no futuro entenderemos o propósito de tudo isto...

Foram muitas as manifestações de solidariedade que os pais do Arthur receberam. O funeral em Maceió estava repleto e segundo o que a amiga Jane relatou, foi emocionante. Ontem ela recebeu um telefonema da July, que pediu ajuda na organização da missa de sétimo dia que acontecerá no próximo domingo, dia 30/01/11. O amiguinho Felipe fará uma homenagem e serão projetadas fotos do Arthur.

O falecimento do Arthur foi noticiado na Folha Uol, Gazeta Web, Portal G1, sites da internet, blog´s, inúmeras comunidades do Orkut,  etc

O poema escrito por seu pai (publicado no post anterior) traduz um pouco do Arthur: um guerreiro de fé, que não se deixava esmorecer por maiores que fossem as dificuldades.

Sua música preferida: "We Are the Champions"

“Porque Deus amou o Arthur de tal maneira que deu o Seu único filho, para que o Arthur cresse e tivesse a vida eterna.”

Jornais que noticiaram o falecimento do Arthur
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/865920-arthur-amorim-santos-2001-2011---arthur-o-pequeno-paleontologo.shtml

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222681#

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/morre-aos-9-anos-o-paleontologo-mirim-arthur-amorim-dos-santos.html

Reportagem do Funeral
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222714

Fotos do funeral publicadas pela gazeta Web 

18 comentários:

  1. Lidi, graças a Deus os pais do Arthur estão sendo confortados neste momento.

    Estou em oração por eles.

    ResponderExcluir
  2. ô Deus que anjo iluminado! até na hora de partir ele o fez de forma tranquila, digna e serena. O que dizer desse garoto anjo que mudou o mundo de tantas pessoas....apenas Obrigada....esteja com o Senhor! Fiquem todos em paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi lidionete queria te mandar o santinho da missa de sétimo dia do arthur, Como Faço?

    CLAUDIO SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Ele foi um guerreiro e um exemplo para todos nós. Hoje está ao lado do Pai, livre de todo o sofrimento..

    ResponderExcluir
  5. Arthur, descanse em paz. Você é um dos anjos queridos do Senhor e CAMPEÃO de uma maratona marcada pelo sofrimento e, mesmo assim , com a sabedoria, que veio do Pai, soube lidar tão bem e encorajar a tantos adultos fracos que se desesperam até com o esperado. Com toda a minha alma cantarei sua música preferida.... Sei que está nos braços de Jesus e recebendo o carinho da Mãe Maior: Maria. Parabéns, Claudio e July (seus pais) que cuidaram tão bem do anjo Arthur. Ele não veio pra ficar, mas pra deixar um recado especial e mostrar para muitos que vida é doação; é partilha. Vida é não ter vergonha de dizer que o amor, ainda é "a base fundamental da nossa existência"!

    Com carinho
    Vania Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Lidionete,

    Ele era mesmo uma criança especial, e até na hora de descansar foi de forma especial. E tocou o coração de todos.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. A missa foi linda! Os anjos estavam em volta de nós.... sensação de graça... de vida... de luz... de alegria, ainda que envolvidos pela emoção.

    receba nosso carinho, Pequeno grande Guerreiro Arthur. Você não era desse planeta.

    Tenho certeza que me escuta.


    Vania Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Cantei com minha alma pra você!

    Vania Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Olá Lidionete! Que dignidade em todos os atos desse menino! Quanto aprendizado ele nos touxe! Que os pais, familiares e amigos sejam confortados. Que você possa extrair os ensinamentos do Athur e perceber que agora mais um anjinho está protegendo o Vitor. Lá de cima, como uma missão, os anjos ajudam as crianças que aqui estão e a cada cura é somada mais uma vitória dessa missão. Que você continue a divulgar esses casos para que aumente cada vez mais os elos dessa corrente. Que Deus a abençõe, abençõe o Vitor e tantos outros guerreiros, futuros vencedores. (Maria Lúcia F. Caetano - Projeto Felicidade)

    ResponderExcluir
  10. Estava ausente do blog, Lidionete, e só vi hoje a notícia do falecimento do Arthur. É triste. Mas, com temos fé, sabemos que ele está junto de Deus Pai. É luta continua, vamos em frente sempre!! Um bom dia, ótima semana, beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lidionete! Sou a Amarantina. Descobri agora que o Artur está com Deus e os Anjos. Fico imensamente triste por descobrir que a vontade Dele nem sempre é a mesma que a nossa. Meu adorado irmão partiu também há 2 dias, não conseguiu vencer esta batalha.Tinha 36 anos e deixou uma filha que completa hoje 10 anos... Estamos juntos neste sofrimento com a família do pequeno Artur e de tantos outros por esse mundo fora. Um grande abraço e que Deus nos ajude a superar estas perdas pois a dor é muita! Isabel Pinto

    ResponderExcluir
  12. Lindo anjo Arthur!!!

    Brilhe muito no céu e sempre olhe por seus pais e seus amiguinhos aqui na Terra!!!

    Beijo no coração guerreiro!!

    Tia Marcinha...JESUS lhe ama muito!

    ResponderExcluir
  13. Amarantina
    Meus sentimentos pelo falecimento do seu amado irmão... Imagino a dor deste momento e peço a Deus que os ajude, dando forças para superar.
    Fiquem em paz!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. As lições de vida que o Arthur nos deixou jamais se apagarão da nossa memória...
    Que Deus abençoe a todos!
    Lidionete

    ResponderExcluir
  15. Lidionete, estou sentindo falta dos seus textos. Como vão as coisas? e o meninos como estão? O Vitor está bem? E vc, como vai? Um beijo e não nos deixe sem notícias!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, tudo bem?
    Pois é... tenho em mente muita coisa pra postar, mas a correria não tem permitido. Estava respondendo alguns e-mail´s antigos. Quero ver se nesta semana atualizo as coisas...rsr
    Mas graças a Deus está tudo bem. As aulas começaram dia 31/01...
    bjo grande pra vc e pra Mari

    ResponderExcluir
  17. Arthur foi um exemplo de vida, assim como o FF é!amo esses garotos, Deus curou o Arthur e o levou ao lugar de paz.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog