sexta-feira, 16 de julho de 2010

Resultado da Ressonância com Espectroscopia e Perfusão

Ontem fomos ao médico para saber do resultado do exame realizado na semana passada.

A última ressonância de maio 2010 nos deixou muito aflitos, pois mostrava uma área de realce ao contraste, que significa fluxo sanguíneo aumentado e é geralmente interpretado como neoangiogênese tumoral, característica esta dos tumores mais agressivos, rápidos e letais, que no caso específico seria o Astrocitoma Difuso graus III ou IV (Glioblastoma Multiforme) e não o Astrocitoma Difuso grau II como diagnosticado até então...

No dia 06/07 o Vitor realizou uma ressonância nuclear magnética com espectroscopia e perfusão, numa máquina super moderna e as imagens saíram bem nítidas e foram suficientes para tirar esta dúvida tão cruel. Para honra e glória de Deus, esse realce NÃO refere-se a neoangiogênese e nem à quebra da barreira hemato-encefálica, que era o nosso temor. Trata-se de uma pequena hemorragia, sem significado patológico.

O laudo diz: “A imagem interpretada em exame prévio como um nódulo de impregnação pelo gadolínio no leito cirúrgico e no núcleo denteado direito, já são espontaneamente hiperintensas em T1 o que infere hemorragia.”

Pelo que tudo indica, o tumor continua com o mesmo aspecto do pós-cirúrgico: “caráter expansivo / infiltrativo do bulbo que se extende ao aspecto inferior e posterior da ponte, compromete também os pedúnculos cerebelares médios, com pequeno componente exofítico para o IV ventrículo em situação paramediana direita. Não existe envolvimento do mesencéfalo ou dos hemisférios cerebelares, apenas envolvimento dos núcleos denteados do cerebelo... A espectroscopia de prótons encefálica evidencia importantes sinais de perda/disfunção neuronal e marcada elevação do pico de colina, achado este esperado para a o diagnóstico do paciente.”

Mas... NÃO existem áreas de impregnação pelo agente contraste paramagnético que pudesse estar relacionado a maior agressividade neoplásica ou dano actínico caso este procedimento tenha sido adotado... NÃO existem picos de lípides / lactato que inferissem anaerobiose por maior agressividade neoplásica. NÃO existem áreas de alta atividade mitótica na perfusão ou de alta permeabilidade capilar.”

Conclusão: “Avaliação por ressonância magnética, espectroscopia de protons, estudo de perfusão e permeabilidade capilar evidenciando neoplasia infiltrativa de tronco com comprometimento da ponte, pedúnculos cerebelares médios, núcleos denteados, com focos de hemorragia antiga no aspecto posterior da transição bulbo-pontina, provavelmente relacionado ao procedimento de biópsia prévia. NÃO existe disfunção de barreira hematotumoral ”

Claro que o caso ainda continua sendo muito grave, pois uma parte grande do tronco cerebral está infiltrada com o tumor, mas com o poder de Deus tem se mantido estável há 2 anos e 4 meses, e tenho fé que um milagre completo ainda vai acontecer!

Graças a Deus foi apenas um susto! Meu coração já pressentia isto...

Meu filho continua super bem, visivelmente saudável e com muita alegria e disposição. Deus é maravilhoso!

Agradeço cada oração e cada palavra de fé...

Grande abraço a todos!

Foto tirada ontem...
Vitor fazendo bagunça com os irmãos Bruno e Davi

16 comentários:

  1. Ufa!
    Que coisa boa esse resultado!
    Continuem no bom caminho, e a cura chegará.

    Beijo,

    Carin

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, Lidionete! E vamos em frente buscando a cura, sempre. Não sei se você já leu sobre a pesquisa que está sendo feita no Hospital Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo, em 40 mulheres com câncer avançado de mama, com aquela planta denominada Avelós ou Aveloz. Parece que eles têm alcançado excelentes resultados. Apesar de ser câncer de mama, parece que tal planta poderá servir para outros tipos de tumores. Vamos pesquisar e saber melhor. Quem sabe seu filho também poderá ser beneficiado. Vamos acreditar. Veja a postagem que fiz em meu blog (colocando a reportagem que encontrei sobre o avelós na Revista Saúde) aos 05/07/2010 sob o título "A esperança do avelós". Outra coisa, que pode ser feito, com certeza, é o uso dos aspargos. Minha mãe faz uso. Escrevi a respeito, veja a postagem do dia 05/06/2010 sob o título "A força dos aspargos, a força da amizade". Vamos na luta, Lidionete, com fé e coragem!! Que Deus Pai os abençõe e os proteja!! Um bom domingo, beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lidionete:
    Voltei, pois gostaria de lhe informar que meu esposo, Manoel, está gestionando junto à Santa Casa de Porto Alegre, sobre a viabilidade da pesquisa, atualmente, desenvolvida com avelós em cápsulas no Hospital Albert Einstein e no Sírio Libanês. Tratam-se de cápsulas em que foram tirados os efeitos tóxicos da planta nativa. Sabemos, entretanto, pelo que tambémm a revista Veja, publicada a algum tempo atrás, que o avélós em comprimidos, em adicional, teria efeito benéfico para outros tipos de câncer, como fígado, intestino, pulmão, etc. Segundo, foi revelado ao meu esposo, pela farmacêutica do Laboratório PHC de São Paulo, sra. Luciana, que pode ser contactada pelo fone (11) 36733763, que a pesquisa tem sido um sucesso. No caso da minha mãe temos as suspeitas de que o avelós combinado com o xeloda produzido pela Bristol Meyers poderá trazer benefícios para ela. No caso do seu filho, talvez, com a graça de Deus, poderá ser tentado algo parecido, devidamente monitorizado por uma pesquisa séria. Procure se informar. Vamos em frente. Um grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Lidionete!
    Sou eu de novo... Às vezes o laudo médico da ressonância magnética pode não corresponder ao tipo realmente de tumor que é. Pode ser até mesmo menos agressivo, como está sendo no meu caso.

    Continuem firme, com fé e equilíbrio...
    Tudo de bom. Muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Existe um Centro espirita em Pernambuco chamadoHerculano Pires (f: 081 3638-1219) que distribui o labirinto e esta dando resultados muito positivos contra o câncer, ligue lá e fale com o irmão Francisco a respeito do remédio. O endereço eletrônico é www.avelos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Querida Suziley
    Obrigada pelas valiosas informações! Vou procurar saber mais a respeito sim! Recebi a informação de que o avelós está sendo testado em pacientes de 3 importantes hospitais aqui de São Paulo: Albert Einstein (pioneiro) e agora também no Sírio Libanês e Hospital do ABC... Com a ajuda de Deus as pesquisas estão avançando! Será muito bom se o seu esposo conseguir viabilizar a pesquisa também na Santa Casa de Porto Alegre. Gostaria muito de conhecer casos do uso do avelós em tumores cerebrais... Os tumores cerebrais tem uma peculiaridade, que é barreira hemato-encefálica que protege o cérebro e que também impede que muitas substâncias (incluindo a quimioterapia) a transponham e chegue ao seu destino...
    Vamos continuar confiando!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel
    Isso mesmo: o diagnóstico sobre o tipo específico de tumor é confirmado somente através do exame de biópsia... As imagens nem sempre condizem com o que realmente é. Que Deus continue te abençoando!
    Obrigada pelas palavras de força e fé!
    abs

    ResponderExcluir
  8. Anônimo
    Obrigada pela dica de onde conseguir o avelós...
    Fica com Deus!
    abs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Lidionete !
    Meu marido também foi operado de um astrocitoma grau 2. Hoje estamos realizando consultas cada 3 meses. Gostaria de saber onde vc realizou a ressonância com espectroscopia. Nosso médico está resistente em solicitar uma. Gostaria de saber sua opinião.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quando seu marido foi operado? Foi remoção total da lesão?
    Muitas vezes a imagem de ressonância convencional subestima o tamanho do tumor e a ressonância com espectroscopia e perfusão permite analisar alguns aspectos não disponíveis no exame convencional, como por exemplo obter informações químicas dos tecidos...É possível saber se há ou não atividade neoplásica, se há neoangiogênese tumoral ou glicose anaeróbia (respiração oxidativa ineficaz), que denotam maior agressividade do tumor...
    Creio que os médicos não solicitam este exame por causa dos custos e os planos de saúde não dão cobertura ainda. São poucos os laboratórios que fazem aqui em São Paulo. Meu filho fez no Hospital do Coração, que tem uma máquina super moderna (3.0 Tesla) e também um preço razoável, comparado com outros laboratórios.
    Tudo de bom pra vc e seu marido!
    abs

    ResponderExcluir
  11. Ele realizou a cirurgia no final do mês de março. é um astrocitoma fibrilar de grau 2 com localização parietal (muito próximo da parte motora), o que facilitou muito a cirurgia. Como sequela ele teve perda da sensibilidade do lado esquerdo, mas sem perda motora. Hoje ele foi fazer a consulta de acompanhamento. Estou bem apreensiva com o resultado, mas estou confiante. Logo após a cirurgia o médico disse que a remoção havia sido total. Na primeira consulta após a cirurgia ele disse que não podia afirmar se o que ele via na ressonância era um resquício de tumor ou somente tecido cicatricial. Por isso pensei em pedir a espectroscopia, no entanto, ele disse que não servia para nada (particularmente não concordo com isso).
    Fico feliz por vocês estarem bem, espero que tudo continue assim.
    Fiquem com Deus
    obrigada

    ResponderExcluir
  12. Ei Lidionete,eu tambem passei por uma esperiencia semelhante a sua.Foi descoberto há 3 anos um tumor em minha filha Julia,ela estava com 10 anos.Foi a coisa mais terrivel q me aconteceu,minha unica filha ,os medicos não nos dava muitas esperanças.O tumor estava em lugar tambem de dificil acesso ,o nome do tumor (Astrocitoma Pilocitico grau 1).Ela fez 2 curugiase ainda sim não foi totalmente retirado.Mas nesse tempo todo o Nosso Deus esteve sempre conosco nos sustentando e a nossa FÉ era e é muito grande.Nesse mes de setembro Julia fez uma ressonancia,q no inicio fazia de 6 em 6 meses e agora faz anual.E para gloria de nosso Deus o resultado do exame foi muito bom. O medico disse q se entende q o restante secou,só q eles so pode afirmar depois de 5 anos de acompanhamento.Mas eu creio num Deus q tudo pode e nesses 3 anos eu sempre psdi a Ele q fizese a cirurgia com suas proprias mãos e q ela não passace por tudo novamente.E é isso q te peço pra fazer confie sempre em Deus e sei q vc confia,estarei sempre orando pelo seu filho e sei q Deus sabe de todas as coisas.Gostaria muito de converçar com vc,vou te passar o meu e mail alessandranantes.sena@hotmail.com.Um forte abraço e fique na paz do nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Amiga do segundo comentário acima
    Você mencionou que seu marido estaria passando em consulta no dia 17/09. Espero que esteja tudo bem!
    Assim que puder, manda notícias!
    Deus abençõe vcs!
    abraço!

    ResponderExcluir
  14. Alessandra
    Muito emocionante o seu depoimento!
    Entrei em contato com vc através do e-mail que deixou.
    Estarei orando pela sua filha Júlia, pra que Deus a mantenha sempre com muita saúde!
    abraço pra vcs!

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome é Elaine eu sou da Bahia passei por uma cirurgia no ano de 2016 para retirar um astrocytoma de grau 2 e o médico agora pediu uma ressonância com perfusao e expectroscopia.
    Eu estou muito apreensiva só tem 1 ano e 2 meses que passei por tudo,não quero nunca mais ter que passar por isso contudo sei que as chances do tumor voltar existem e eu tenho que viver com isso e sobreviver da melhor maneira. Eu vou fazer o exame fora da minha cidade porque eu sou do interior mais creio que vai dar tudo certo. Elaine de Jequie na Bahia

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog