segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um guerreiro chamado Gustavo

O Gustavo é um lindo garoto de 11 anos que mora com sua família numa cidade do interior de Santa Catarina. Em abril de 2008, começou a ter vômitos matinais que se tornaram freqüentes. Foi então levado ao pediatra que fez todos os exames e nada foi detectado. Após uma tomografia computadorizada, foi constatado um tumor de 4 centímetros no cerebelo, cujo nome é meduloblastoma. Foi um grande susto para a família, que sofreu muito com esta realidade. A cirurgia foi realizado e o tumor pôde ser retirado na sua totalidade. Foi recomendado também o tratamento de 30 seções de radioterapia e quimioterapia combinadas. Passava muito mal na radio e tinha efeitos colaterais horríveis.

Depois começou a quimioterapia forte isoladamente e alguns meses após, uma ressonância de controle mostrou uma nova tumoração, mas desta vez na parte frontal do cérebro e a família viu-se novamente angustiada. Em DEZ 2008 foi realizada a segunda cirurgia e correu tudo bem novamente, com retirada total também. Após alguns dias, saiu o resultado da biópsia, que foi uma feliz surpresa: esta segunda lesão não era um tumor e sim apenas uma inflamação decorrente de calcificações de uma toxoplasmose congênita, que após o tratamento de radioterapia inflamara-se e aumentara de tamanho. Esta notícia significava que o tratamento de quimioterapia que vinha sendo feito até então seria mantido e não haveria necessidade de alterar o protocolo, que no caso de metástase seria o transplante de medula, muito mais complicado.

O Gustavo sentia os efeitos colaterais terríveis da quimioterapia, mas suportava tudo sem reclamar ou revoltar-se. Abaixo, o relato de um dia de quimioterapia do Gu, que sua mãe Leila descreu no dia 23/12/08:

“Estou deixando um relato do dia de ontem, dia bastante puxado, saímos de casa eram 2:30 da manhã com destino a Florianópolis chegamos em Floripa eram 7:30 da manhã realizamos alguns procedimentos de rotina e o meu Gu entrou na quimioterapia as 9:30 da manhã, vejam bem a dificuldade temos de percorrer 230 km para fazermos as quimios do Gu, meu filho parece um adulto não reclama de nada. Absolutamente nada poderia ficar irritado, por ver que sua vida tem sido tão diferente de seus amigos, mas não; sorri o tempo todo. Isso me fortalece. Continuando, passa o dia todinho sentado um uma cadeira reclinável fazendo quimio, lá almoça e faz seus lanchinhos. Pois bem, saímos do hospital eram exatamente 17:30 embarcamos no ônibus e chegamos em casa exatamente 22:30. Só queria relatar que temos que percorrer quase 460 km para realizarmos o tratamento do Gu. E isso não torna meu filho uma criança triste, deprimida sabe pq? Deus esta com ele e com todas as crianças que lutam contra o CA, Deus da a eles conforto e alivias as dores, as dores causadas na alma e no corpo. Hj acordou bem, apenas enjoado, espero que o dia continue assim sem sessões horríveis de vômitos que não cessam, isso me entristece muito ver meu filho vomitar no próprio prato de comida, só que passa é que sabe como é triste, mais temos que ser fortes. Isso foi apenas um desabafo...”

No segundo semestre de 2009 o tratamento de quimioterapia foi concluído e o Gustavo entrou na fase de controle, que consiste de exames periódicos de ressonância magnética para acompanhamento. Tudo estava seguindo bem e o Gu poderia levar uma vida normal. Graças a Deus os exames comprovavam que estava tudo sob controle, sem recidivas.

No dia 15 de abril de 2010 recebi um recado da sua mãe Leila, que estava bastante apreensiva, pois no último exame haviam aparecido algumas calcificações alteradas e os médicos ainda não sabiam direito o que era: se apenas calcificações ou a tão temida recidiva, ou seja, a volta do tumor.

Bom, ainda não sei ao certo o que está ocorrendo, pois segundo o que a Leila disse as coisas ainda não estão muito bem explicadas. A questão é que o Gustavo voltou a fazer quimioterapia e venho aqui pedir a todos que incluam o Gustavo em suas orações.

Deus sabe de todas as coisas e para Ele não existe situação difícil que não possa resolver.

Leila e Gustavo: estou orando e torcendo muito por vocês!


16 comentários:

  1. DEUS lhe dará a vitória!
    Tenha muita fé meu amigo!
    Um beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. Lidionete querida!!!!!
    Esse é a minha vitória, a minha fé e a minha vida!!!! Filho iluminado! Filho amado!!!! Guerreiro de tantas batalhas!!!! Deus tem segurado cada lágrima na palma de sua mão!!!
    O que dizer de vc???? Que vc é um lindo pequeno, grande guerreiro TE AMO!!! Sua mãe!

    ResponderExcluir
  3. Deus não te abandona;;;;Acredite Deus cuida de você nos minimos detalhes;;;VOCÊ É UM GUERREIRO....VOCÊ É UM HEROI !!!bjssssssss te adoro .sione

    ResponderExcluir
  4. Leila...Mãe naravilhosa e lutadora!!
    Gustavo...Menino lindo que luta pra vencer!!
    E vocês vencerão!A nossa maior arma para
    vencer,é a fé que nos da esperança,que nos da
    a vitória!!DEUS os abençoem!!

    ResponderExcluir
  5. menino lindo!!!! Deus sempre te abençoe e te faça sempre feliz... Vc é um guerreiro!!!
    eu a cada dia aprendo com vcs crianças de luz, crianças de Deus, vcs vieram pra gente, mãe principalmente, para nos purificarmos de tanta luz divina que abriga no coraçao de vcs...Desejo à vc Gustavo, ao Vitor, Demetrios, Felipe, minha filha de meio de coraçao, e todas crianças de luz divina que sejam sempre felizes!!!!

    ResponderExcluir
  6. desculpe o anonimo é ANDREA CHOAIRY

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Lidi, já inclui o Gustavo nas minhas orações.Fico na torcida que essas alterações não sejam nada de mais grave.
    Muita força para a mãe dele que tb precisa muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Querido Gu e Leila, nossa vida pertence a DEUS e só Ele sabe o que faz dela, tenho certeza de que vc esta nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, é Ele quem cuida de nós, força e muita fé.

    ResponderExcluir
  9. tenha fe ele e um menino iluninado O GRANDE E PODEROSO DEUS ja colocou suas maes sobre a vida dele ela vai ser testemunho vivo do grande poder de DEUS estarei orando pela vda dele bjs

    ResponderExcluir
  10. DEUS ESTA NO CONTROLE DE SUA VIDA ...
    VC JA ESTA CURADO EM NOME DE DEUS PAI...
    TOME POSSE DA CURA ...
    VC E UM GUERREIRO...

    ResponderExcluir
  11. DEUS ESTA NO CONTROLE DE SUA VIDA ...
    VC JA ESTA CURADO EM NOME DE DEUS PAI...
    TOME POSSE DA CURA ...
    VC E UM GUERREIRO...

    ResponderExcluir
  12. Leila querida!
    Vamos continuar firmes, confiando em Deus e Suas promessas, pois Ele escuta todas as nossas orações!
    bjos e conte sempre comigo

    ResponderExcluir
  13. oi Lidionete,
    andei me comunicando com vc por email falando a respeito do meu namorado Leo..
    queria passar pra vc força e fé, q tenho tido mt nesse momento...
    saiba q vou rezar pelo Leo, pelo Vitor e pelo Gustavo e tds eles logo logo estarão curados e contando essas histórias para seus filhos..
    queria tbm saber se vc sabe quem foi o médico, a equipe e o hospital que fez a cirurgia do gustavo...
    se vc puder, pode responder p o meu email: lisigomes@hotmail.com!
    força E mt fé... tudo vai dar certo.. vc vai ver... grande abraço!!
    Lisiane.

    ResponderExcluir
  14. MEU ANJINHO... ESTAMOS TORCENDO MUITO POR VCS,VC É UMA CRIANÇA MUITO ILUMINADA.... FIQUE COM DEUS...HHAAA E VAI DAR TUDO CERTO PODE TER CERTEZA... JESUS ESTA DO SEU LADO...
    AMIGA FORÇA VC SABE CONTE COMIGO SEMPRE...
    BJNHOS

    ResponderExcluir
  15. Amém, Lisiane, Deus pode resolver qualquer situação!
    Quanto ao que você perguntou sobre a cirurgia do Gustavo, eu não saberia te dizer. Sei que todo o tratamento foi feito em Florianópolis, Santa Catarina.
    Manda notícias do seu namorado...
    E vamos continuar rogando a Deus por todos que padecem desta tão terrível doença!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. nossa flor....meu sobrinho tbm tem essa maldita doença....tbm fez 03 cirurgias...1 transplante de medula e estava indo tudo bem....agora depois de 1 anos voltou de novo e os médicos disseram ki naum tem mais jeito.....já deu metastase...ele se chama davi e tem 13 anos......nossa vida está de pernas p/ ar..não sabemos o q fazer......já estou te seguindo tbm......me visite qdo puder...vou adorar receber sua visitinha e ter vc como minha amiga e seguidira.......bjooooos

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog