quinta-feira, 18 de junho de 2015

Supervini: guerreiro de fé e muito abençoado


O Vinícius é um lindo garotinho de 7 anos, que tem um sorriso largo e encantador. Foi através de um amigo pessoal em comum, ex-colega de escola de seus pais, que fiquei sabendo do drama que a família estava passando a alguns meses.



Nosso amigo Jonas relatou sobre a descoberta de um tumor no cérebro do Vinícius, único filho desse casal, que são seus conterrâneos da cidade de Belém de Maria, Pernambuco. De imediato entendemos o que estes pais estavam passando, pois vivemos este drama a pouco mais de 7 anos e meio atrás e sabemos que não é fácil. Parece que o chão desaparece diante dos nossos pés.
A localização do tumor era exatamente a mesma do meu filho Vitor, no bulbo, tronco cerebral, umas das regiões mais nobres do cérebro, onde estão localizados os nervos que controlam diversas funções vitais do organismo, inclusive a parte cardio-respiratória.
Os pais do Vinícius procuraram os melhores médicos especialistas da capital do estado, Recife e encontraram uma equipe chefiada por um professor renomado que aceitou o caso e o Vinícius foi operado no dia 14/02/15. Após 9 horas de cirurgia, a expectativa era que 60% do tumor tivesse sido removida, mas a ressonância magnética pós-operatória constatou que apenas 20% da lesão fora retirada. Sem muitas perspectivas, os médicos propuseram uma quimioterapia, mas sem garantias de que seria eficaz no controle do tumor.

O Vinícius teve algumas sequelas pós cirúrgicas, relacionadas à coordenação, equilíbrio e também deglutição (teve que fazer traqueostomia e gastrostomia). No vídeo abaixo está fazendo fisioterapia pós operatória no Hospital de Recife

O resultado da biópsia mostrou tratar-se de um tumor chamado “astrocitoma pilocítico”, que é a versão benigna do tumor do meu filho Vitor... A localização é a mesma, bulbo, tronco cerebral, variando apenas o grau, pois o do Vitor é grau II (versão maligna, infiltrativa) e o do Vinícius, grau I, com altas chances de remoção cirúrgica total e cura.
A família decidiu saber outras opiniões, que foram dos renomados especialistas Dra. Nasjla e também Dr. Sérgio Cavalheiro, que após analisarem o caso, aconselharam nova cirurgia. 
Alguns Neuropediatras do Recife foram consultados e todos foram unânimes no nome do Dr. Sérgio Cavalheiro, por ser uma referência nacional e internacional. Ele é Assistente Estrangeiro da Universidade de Marselha, França e professor titular de neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo. Foi ele que operou meu filho Vitor a 7 anos e 4 meses, e tenho certeza que Deus o capacitou para manipular esta área tão delicada do cérebro que é o tronco cerebral... 
Na época, meu filho operou pelo SUS, pois não havia a "demanda" de neurocirurgias igual hoje... A cada ano os casos de tumores cerebrais infantis tem aumentando e o GRAACC tem apresentado certa “sobrecarga”, e as neurocirurgias só podem ser planejadas e marcadas de acordo com a disponibilidade de vagas na UTI. Percebo que este tem sido um impedimento para que mais cirurgias ocorram e todos os casos sejam solucionados rapidamente. 

O GRAACC/IOP pertence á UNIFESP e os pacientes são atendidos tanto pelo SUS, quanto por convênios médicos. Atualmente o convênio do meu filho é Sul América, mas ele não tem qualquer preferência  e todas as crianças são atendidas igualmente.

Como eu mencionei, devido à indisponibilidade de leitos de UTI, as cirurgias tem que ser realizadas conforme a disponibilidade e os casos urgentes que estão aguardando a mais tempo. Tratando-se de câncer em crianças, sempre é urgente, então muitas vezes a solução rápida é realizar a cirurgia num hospital particular, que tenha um bom centro cirúrgico, equipamentos modernos e disponibilidade de UTI. O Hospital Santa Catarina, em São Paulo é referência e uma boa opção.

O Vinícius e sua família tem muita fé e desde o início colocaram Deus à frente de tudo. Ele estava internado em Recife desde a primeira cirurgia no dia 14/02 e seguindo recomendações médicas, a transferência para São Paulo só poderia ser por UTI aérea, cujos custos são altíssimos. A família necessitava também de recursos para pagar os honorários médicos da equipe do Dr. Sérgio Cavalheiro, que somados com o valor da UTI aérea, ultrapassaria os R$ 150.000,00. 


Amigos e familiares não perderam tempo e iniciaram diversas campanhas com vendas de camisetas, água na praia, shows beneficentes, divulgações das mais variadas formas e milhares de pessoas se envolveram. Alguns programas de TV locais também realizaram matérias e a história do Vinícius logo atingiu grande repercussão.





Abaixo, uma das matérias, exibida na TV Clube PE, no dia 10/11/2015



No Hospital em Recife, recebendo a visita do pastor e cantor Daniel Ludke.        "Me cura, Senhor! Me cura, Senhor!" Emocionante a fé deste garoto!!


Com a graça de Deus,um particular doou o transporte de UTI aéreo e os demais custos foram atingidos com sucesso e o Vinícius pode vir para São Paulo rumo à sua cura!! 


O Vinícius e seus pais chegaram em São Paulo felizes e confiantes, pois tinham convicção de que Deus estava dirigindo tudo. Esta foto é de momentos antes da segunda cirurgia cerebral do guerreiro Supervini, que ocorreu no dia 22/05/2015. Após longas horas de expectativa e espera, ficamos aliviados quando soubemos que tinha acabado e corrido tudo bem!!


Mas a alegria maior foi no dia 24/05, quando foi realizado um exame de ressonância magnética pós operatória e foi comprovado que o tumor foi completamente removido!! Graças à destreza do Dr. Sérgio Cavalheiro, sob o comando do Médico dos Médicos Celestial o pequeno Vinícius está livre do tumor cerebral!



Foi uma notícia maravilhosa para a família, amigos e todos que de alguma forma participaram com orações e recursos para que esta vitória acontecesse.


No dia 30/05 tive o grande privilégio de conhecer o SuperVini e seus pais! Foi uma visita rápida, pois os horários de UTI são limitados . Mas valeu à pena e foi uma prazer imenso conhecer essa família tão abençoada!


E aqui um encontro de guerreiros. Vitor e Vinícius, o que eles tem em comum? Ambos têm os nomes iniciando com “V” de vitória, pois com a graça de Deus são vencedores em Cristo Jesus. Ambos tiveram o mesmo tipo de tumor (variando apenas a graduação - Vitor grau II e Vinícius grau I), na mesma localização e também foram operados pelo Dr. Sérgio Cavalheiro. O Vitor a 7 anos e 4 meses atrás e o Vinícius recentemente. Ambos milagres de Deus e a Ele toda nossa gratidão. Que Deus continue abençoando a eles e a todos os guerreiros que enfrentam alguma batalha. "Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9

Bom, esta é a história de luta e superação do guerreiro Supervini, que apesar de curado do tumor, ainda tem uma jornada pela frente para vencer os desafios de algumas sequelas ainda da primeira cirurgia. Mas a sua fé, força e determinação são imensos e ele vai conseguir, com a graça de Deus.

Ele ainda precisa melhorar a função da deglutição e as seções com fono ajudam muito. No dia 02/06 ele trocou a válvula da traqueo e é sempre motivo de comemoração e alegria quando consegue mais alguns progressos:



Desde a primeira cirurgia, nosso guerreiro Vinícius esteve internado no Hospital em Recife por aproximadamente 3 meses e depois transferido para São Paulo, para a realização da segunda cirurgia que ocorreu no dia 22/05. Somando o tempo total, já são mais de 4 meses de internação e imagino o quanto estão ansiosos para voltar para casa. Os médicos já disseram que muito em breve será possível e talvez  na próxima segunda. Ele fez uma endoscopia, pois está com esofagite e refluxo bastante acentuados e o resultado foi que será necessária uma cirurgia para recolocação do bóton da gastrostomia e colocação de uma válvula anti refluxo para ver se o quadro da esofagite melhora. A ansiedade é grande para voltar para casa e seus pais estão propensos a realizar esta cirurgia em Recife. A mamãe Kátia Freire em todos os momentos está do seu ladinho e o pai, também, sempre quando pode. O Vini sabe o quanto é amado é querido pela família, amigos e pessoas Brasil e mundo afora.


Os desafios são muitos, mas com a graça de Deus e a força que Ele nos dá podemos vencer dia a dia. Muito em breve o Vini estará recuperado, brincando, correndo, falando, cantando e testemunhando dos milagres e maravilhas que Deus operou na sua vida. As orações são muito importantes e é o que a família continua pedindo, pois Deus ouve e isso faz toda a diferença.

Neste vídeo, uma retrospectiva e um pouco da história do Vinícius e do quanto ele tem sido forte, alegre e cheio de Deus para passar por tantos desafios... Que Deus continue te abençoando sempre e sempre, grande guerreiro!!


 Os pais do Vinícius criaram uma página no Facebook, intitulada "Supervini" , para compartilhar os principais momentos de luta e superação. A página é de acesso público e por isto que estou divulgando a história dele aqui e pra quem quiser acompanhar, eis o link:
https://www.facebook.com/supervinicius?fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog