sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Eleições 2014 - um desabafo

Confesso que eu não estava nem um pouco satisfeita com as coisas que vinham acontecendo ultimamente no Brasil, principalmente as relacionadas à corrupção, que nunca na história desse país foi tão grande!! Eu tinha uma grande esperança de renovação e mudança, que infelizmente não aconteceu, pois a democracia prevaleceu e um pouco mais que a metade dos eleitores que compareceram às urnas achou que o país está no rumo certo. Me incluo nos 49% dos eleitores não compactuam dessa opinião, e claro, ficamos muito frustrados.

Não concordo com a intolerância que se instaurou nos meios sociais, principalmente ofensas aos nossos irmãos nordestinos e da mesma forma também não concordo com as formas preconceituosas com que foram tratados os eleitores do Aécio, que foram chamados de elite e burguesia. Isso é um grande mito, pois caso contrário quase metade do Brasil seria composta de ricos!!


Quem disseminou essa ideia foi o PT, principalmente o Sr. Lula, que insistiu em querer dividir o Brasil entre ricos e pobres. 

Uns 80% de quem conheço votou no PSDB e são pessoas que ralam e trabalham muito e moram na periferia, assim como eu!

Elite tem nos dois partidos!! E radicais tem também nos dois lados e repudio esse tipo de postura.

Eu trabalho desde meus 12 anos e quem me conhece sabe muito bem... Não tenho nenhuma vergonha em dizer que já vendi sorvete e chocolate no trem e em porta de fábrica e aos 15 anos fui estagiária da CAIXA, tendo permanecido lá por 5 anos como terceirizada. Muitas vezes andei 7-8 quilômetros porque não tinha os R$ 3,00 da passagem e nem o dinheiro do lanche...

Não tenho nenhum amigo da elite e todos ralaram muito pra SER alguma coisa na vida... Muitos trabalham 15, 16 horas por dia e 1/3 do que ganham fica nas mãos do governo, pois nosso país tem a maior carga tributária do mundo!!

É justo isso, pagarmos tanto imposto e não termos saúde, educação e segurança de qualidade, tendo que pagar “por fora”, dos 66% que nos resta?

As últimas décadas do nosso país foram difíceis e o momento de “recuperação” começou quando o plano real estabilizou a moeda, e saímos da inflação de quase 1000% ao ano. Ficamos cheios de esperança, mas os anos seguintes não atingiram as expectativas de crescimento e hoje a inflação deu sinais de volta e as perspectivas não são boas!!

A corrupção levou muitas gotas do nosso “suor” e a máquina administrativa onerosa outra porção. Em 2002 eram 21 ministérios e hoje 39!! Pra que tanto ministério, que muitas vezes funciona como cabides de emprego para os “companheiros”? O Brasil tem mais ministérios que os Estados Unidos e Chile juntos!!

Nessas eleições de 2014 tínhamos a opção de mudança e tentativa de reversão desse quadro, mas perdemos essa grande chance... 

Confesso que estou muito desanimada e sem esperança de que as coisas melhorem...Os índices econômicos já sinalizaram essa previsão, pois a bolsa caiu, as ações da Petrobrás despencaram, o dólar subiu, a gasolina aumenta no próximo sábado...

Muitos amigos moram fora do Brasil e lá a classe trabalhadora tem uma vida digna, pois a doméstica, a garçonete, o motorista, a cabeleireira e o trabalhador da construção civil conseguem com o seu trabalho morar bem, pagar suas contas, ter carro, viajar, frequentar restaurantes legais, etc, além de ter boa escola para os filhos, hospitais de qualidade, segurança, pagando muito menos imposto que a gente!!

Era um Brasil assim que eu almejava e não uma Cuba ou Venezuela... Não que o Aécio fosse a solução, mas uma opção de mudança, pois com a política que vem sendo praticada, esse sonho ficou cada vez mais longe, infelizmente!!

p.s.: Respeito meus amigos petistas que tem uma cosmovisão diferente, e que também são gente boa e trabalhadora, mas por favor, não continuem disseminando a farsa de que quem vota no PSDB é burguês!!

6 comentários:

  1. Meu nome é Ana Maria e moro no interior do estado de São Paulo. Votei no PT, e todos os dias sou chamada de bandida, morta de fome, e vagabunda, que não trabalha, e que faz um filho atráz do outro só para receber alguma bolsa. O Sr.Fernando Henrique disse um pouco antes d a eleição que quem votava no PT eram os desinformados; e o Sr. Alberto Goldman, vice presidente do PSDB, e ex governador de São Paulo disse que só votava no PT quem era dependente do estado. O coronel Telhada que foi eleito deputado por São Paulo, disse depois da eleição que passou da hora de separar de separar ão Paulo do resto do país. Então, culpar apenas o Lula por dividir o Brasil é injusto. Votei no PT, porque vi com os meus próprio olhos um Brasil melhor, mais humano e mais justo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, repudio qualquer tipo de discriminação e como vivemos num pais democrático cada um é livre para votar de acordo com as suas convicções...
      Vamos torcer para que as previsões econômicas de piora não avancem, pois caso contrário as coisas ficarão bem difíceis.
      abraço!

      Excluir
  2. Concordo com tudo o que você escreveu, sem tirar uma virgúla.
    Boa análise da situação.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Luciana!!

      abraço!

      Excluir
    2. Lidionete, não foi o Lula, Dilma ou PT, que inventaram a luta de classes!Negá-la é no mínimo ingenuidade! Não acho que a economia do país esteja ruim não, sabe porque?NUNCA vi tanta gente viajando pro exterior, com casa própria, carro zero e mil e uma coisas como de uns anos pra cá!Sem falar que pela primeira vez na história o Brasil saiu do mapa da fome e sem pedir dinheiro pro FMI!Desculpe, mas como como assistente social não poderia ficar calada...
      Lívia

      Excluir
    3. Oi Livia, obrigada pelo comentário.
      É verdade que as coisas melhoraram nos últimos anos, isso é fato. Como mencionei na postagem, saímos de uma inflação de quase 1000% ao ano e após o plano real, já era esperada essa melhora, só que poderia ter sido muito melhor. Todos os países emergentes tiveram índices de crescimento superiores ao Brasil e quase nenhum pais do mundo paga tanto imposto como a gente... Aqui no Brasil conseguimos as coisas com muito mais suor que em qualquer outro pais... Digo isto comparando trabalhadores de diversas áreas aqui no Brasil e nos EUA ou Canadá... Muita diferença!!!
      Apesar de decepcionada com tanta corrupção, ainda sonho com um pais melhor para todos nós...
      abraço

      Excluir

Pesquisar este blog