quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Notícias: Mais uma ressonância magnética com espectroscopia e perfusão

Hoje o Vitor fez mais uma Ressonância Magnética do encéfalo e estudo por espectroscopia de prótons encefálica. É um enxame mais detalhado que a ressonância magnética convencional que ele faz regularmente no GRAACC, pois além das imagens serem mais nítidas (máquina 3 Tesla – a máquina do GRAACC é 1.5 Tesla), capta alguns aspectos químicos do cérebro, como a colina, NAA (N-acetil aspartato), Cr (creatina), PCr (fosfocreatina), lactato, glutamato, ml (Mioinositol), lipídios,  etc. No caso dos tumores, dependendo dos parâmetros encontrados, indica com mais precisão a “movimentação”  ou  “progressão” antes mesmo de aparecer numa ressonância magnética convencional, que capta de uma forma menos detalhada.  Quem solicitou foi uma médica neuro clínica que o acompanha fora do GRAACC.  A última vez que o Vitor fez este exame foi dia 06/07/2010 (faz quase 1 ano e 7 meses)... É bastante caro e ainda não coberto pelo plano de saúde e escolhemos o Hcor, que tem uma excelente máquina e um dos melhores preços do mercado. Deveremos buscar as imagens na próxima terça-feira, mas o neuro-radiologista  que acompanhou o exame já fez o laudo e disponibilizou na internet. Foi feita a comparação com o exame de 2010 e graças ao bom Deus está tudo exatamente igual! Eis a conclusão do laudo: “Exame controle comparado ao anterior de 06/07/2010 demonstra lesão expansiva e infiltrativa que compromete o tronco encefálico e os pedúnculos cerebelares médios, bem como os núcleos denteados, inalterada em relação ao exame de referência. Demais achados descritos, bem como a espectroscopia de prótons e o estudo de perfusão, também não apresentam alterações em relação ao exame anterior.”

Claro que ficamos aliviados ao ver que está tudo sob controle, mas ao mesmo tempo nos lembramos que o “negócio” infiltrativo tá lá, numa das regiões mais nobres e importantes do cérebro, sendo fatal numa eventual evolução... Só Deus mesmo pra nos ajudar a conviver com tudo isto. É Ele que nos fortalece a cada dia, e nos dá a força necessária pra tocar a vida, vivendo um dia de cada vez. Somente quem passa por isto sabe do que estou falando... Bom, mas somos imensamente gratos a Deus e este resultado deve ser comemorado, pois é muito positivo, tratando-se de uma doença tão grave.

Abaixo, cópia do laudo:

Página 1

Página 2

Outra notícia boa: Evolução no Mutismo Seletivo

O Vitor tem melhorado progressivamente nesta questão. Em dezembro último houve um avanço tremendo: passou a falar com a psicóloga que o assiste no HC a mais de 2 anos! Desde seus 5 anos, quando identificamos esse “transtorno”, foi acompanhado por 4 psicólogas diferentes e com nenhuma delas ele falou... Têm melhorado também na escola e dois professores me disseram que ele “falou” baixinho com eles em sala de aula... As doutoras Lílian e Renata do HC me informaram que em comparação com outros casos, ele está indo muito bem. Até me pediram autorização pra publicar o caso dele... Como já disse, não estou ansiosa quanto a esta questão... Haverá o tempo certo de ser resolvido e vamos seguindo em frente!


Conhecendo mais uma nobre guerreira

No último sábado eu e meu marido tivemos a honra de conhecer pessoalmente uma pessoa mais que especial, que até então conhecia somente pela internet... Estou me referindo à Fabília, uma querida amiga virtual que luta contra o câncer desde 2009... É uma mulher muito sábia, que encara as adversidades com honra e coragem, ensinando a todos que a cercam as mais valiosas lições. Houve algumas complicações no seu caso e por isto encontra-se internada no Hospital AC Camargo e foi lá que a encontramos. Foram momentos bastante especiais! Fábilia, continuamos orando por você e vamos nos ver outras vezes, com certeza!



Feriado de Carnaval

Não tínhamos planejado viajar no último feriado,  mas uma querida amiga nos convidou pra passarmos alguns dias num sítio em Ibiúna, local muito agradável que já estivemos outras vezes... Fomos no domingo e como eu e meu marido tinha compromissos anteriormente marcados, retornamos no mesmo dia. Os meninos ficaram e aproveitaram muito! Abaixo, alguns desses momentos...

Vitor se refrescando na piscina e o Bruno criando coragem pra entrar...

Com o priminho Pedro... 

Não dispensam o play de jeito nenhum...


Mais uma vez agradeço a todos que oram e torcem por nós... Em junho teremos controle no GRAACC. Grande abraço e fiquem com Deus!


14 comentários:

  1. Obrigada, Senhor, pelo resultado que, apesar de não ser ainda o esperado, mostrou que Vitinho continua bem e feliz e assim estará até a vitória completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Fernanda!
      Obrigada pela força e apoio de sempre!
      bjs

      Excluir
    2. OI Amiga. Grande abraço para você!

      Excluir
    3. Obrigada amigo Ari... Grande abraço pra vc tbém!

      Excluir
  2. Só quem passa sabe como é... Realmente!! Glória a Deus por esse resultado, esse exame super sofisticado mostra além do que queremos ver... Mostra a mão de Deus sobre a cabeça do Vítor!! Obrigado Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga... as vezes não sabemos pq passamos por problemas tão grave como o dos nossos filhos.. mas sabe os problemas existem para que Deus mostre o seu poder aqui na Terra. Deus esta no controle do nosso problema! Fiquei muito FELIZ em ler o laudo da RM do Vitinho... Deus é maravilhoso!!!
    O médico do meu filho resolveu observar o tal "bracinho" do Astrocitoma, ele disse q se houver evolução ele opera. O Jhean fará RM a cada 6 meses e assim vamos vivendo, como vc disse "Vivendo um dia de cada vez". É triste de ver meu filho assim (com sequelas da cirurgia), é de partir o coração, é lembrar da doença o dia todo.. isso esta me torturando sabe... as vezes acho q não vou suportar tanta dor, sinto um aperto no peito. Meu Deus meu filho era perfeito! Não dava para imaginar q o Jhean estava com tumor no cérebro, ele não teve sintomas.. ele sempre foi ao pediatra, ele era perfeito... Jesus amado... as vezes me culpo mas como eu posso me culpar de ele não teve sintomas? é tanta coisa q passa na minha cabeça q penso q vou surtar. É isso amiga, um grande beijo no seu coração, te desejo muita força e SAÚDE para o seu lindo filho. Beijos Margarete mãe do Jhean.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, minha amiga. É uma mistura de sentimentos que passa pela nossa cabeça… Apesar de ser o mesmo tipo de tumor, o caso do Jhean é mais delicado ainda, por causa das seqüelas... Vocês são guerreiros para lidar com isto. A força vem de Deus, pois sei que vc busca todo dia. Ele nos ouve, pode ter certeza e sempre faz o melhor... Um dia as doenças, dores e tristezas não mais existirão, pois Deus virá nos resgatar e viveremos com Ele pra sempre... Mas enquanto isso, seguimos um dia por vez. Sei que neste exato momento (06/04/12) o Jhean encontra-se internado, recuperando-se de complicações... Estou orando por vcs pra que tudo se resolva o mais rápido possível!
      Bjo enorme e fiquem com Deus!

      Excluir
  4. Olá...descobri hoje seu blog, e confesso que foi uma grande e boa surpresa.
    Embora passemos por momentos difíceis, é sempre bom encontrar pessoas que partilham suas experiências, pois acaba dando a forças a quem precisa, mesmo que a distância, como é o caso da internet.
    Entrei agora pouco para procurar fontes de vitamina que poderiam auxiliar minha mãe em sua recuperação, pois desde 2010 ela luta cotra a recidiva de um câncer de mama no fígado, e a luta parece ser eterna. Voltou hoje de manhã do hospital com a notícia de que mais uma quimioterapia não havia surtido resultado, e ela já esta bem debilitada por conta de uma infecção na mucosa que ela teve, impedindo-a de comer por quase um mês, decorrente da quimioterapia que estava fazendo. Acabei vindo parar em um post seu de 2009, que falava sobre o poder das vitaminas no organismo. Já anotei tudo e vou repassar pra minha mãe.
    Desejo à você, à sua família e em especial ao seu filho, assim como desejo à minha mãe, que Deus ilumine suas vidas e cure o quanto possível for, pra que as nossas vidas transcorram em paz e feliz, mesmo com essa doença ainda presente.
    Fique com Deus, um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, seja bem vinda!
      É muito difícil lidar com esta doença, e por mais que a medicina avance, ainda está longe de encontrar a solução para todos os casos. Espero que a sua mãe esteja bem e que a infecção na mucosa tenha melhorado...
      Quanto ao blog, no início não fazia ideia do alcance que teria... Acho importante compartilharmos nossas experiências, pois com isto podemos ajudar quem passa por situação semelhante.
      Muito obrigada pelas palavras de força e fé...
      Que Deus abençoe imensamente vc, sua família e principalmente sua mãe!
      bjs

      Excluir
  5. atualiza atualiza atualiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsr Vou atualizar nos próximos dias... Estou terminando de responder e-mails e comentários em seguida farei postagens novas...rsr
      Obrigada pelo incentivo!
      abraço!

      Excluir
  6. Lionete, vi uma postagem sua bem anteriormente, dizendo sobre os medicamentos que seu filho toma:
    Novos Coadjuvantes
    Esqueci de relatar que na última consulta com o médico da medicina complementar o Dr. Felippe incluiu mais alguns suplementos ao tratamento do Vitor. São eles:

    1. Trimetilglicina 300 mg, L-taurina 300 mh, Myo-inositol 100 mg e óxido de silício inorgânico (SiO2) 10 mg – Osmolitos Kosmotropos que necessitam de transporte intracelular

    2. Extrato de Salvia Officinalis 500 mg, ácido lipóico 150 mg, Tiamina 5 mg, L-carnitina 300 mg, cimetidina 150 mg – ativar a piruvato dehidrogenase para abrir a porta da fosforilação oxidativa: ativar imunidade celular e normalizar o Ph ácido citoplasmático

    3. Ácido ascórbico (vitamina C) 200g, epigalocatequina-galato (chá verde) 50 g – proteger o colágeno, inibir metaloproteinases, diminuir invasão e metástases

    Os medicamentos são combinados entre si...
    Tipo Trimetilglicina 300 mg + L-taurina 300 mh + Myo-inositol 100 mg + óxido de silício inorgânico (SiO2) 10 mg ?????

    Grata,

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, já lhe enviei um e-mail respondendo outras questões, mas faltaram estas aqui...
      Quando meu filho tomava, era tudo combinado mesmo. São "ingredientes" de um fórmula, feita na farmácia de manipulação...
      abs
      Lidionete

      Excluir

Pesquisar este blog