quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

No Vale de Baca

Expor nossa experiência na internet possibilitou encontrar muitas pessoas que viveram ou vivem situações semelhantes. É uma forma de trocarmos informações e nos fortalecermos mutuamente.

Dentre estas pessoas, conheci a Maristela Amorim Gandra, uma jovem mulher de 38 anos, serva de Deus, esposa, 2 filhas, que mora em Ipatinga,Minas Gerais.

Sua experiência e testemunho estão relatados no livro “No Vale de Baca”, que tive a oportunidade de receber pelo correio na última terça-feira e já concluí a sua leitura. Gostei muito e recomendo! É maravilhoso saber acerca do cuidado e amor de Deus para com seus filhos, mesmo em meio ao “Vale de Baca”.

Maristela foi diagnosticada em fevereiro de 2004 com um tumor cerebral denominado “Astrocitoma Grau II”, que coincidentemente é o mesmo tipo do meu filho Vitor, variando apenas na localização, que no caso da Maristela é na região motora e no meu filho, tronco cerebral.

Diante de um prognóstico sombrio a longo prazo, encontrou em Deus, por meio da fé, a motivação certa para viver um dia de cada vez e Ele tem sido seu renovo diário para prosseguir.

A primeira cirurgia deixou seqüelas muito graves, que foi  a paralisação de todo o lado esquerdo do corpo, e sendo canhota, foi muito difícil. Mas um milagre tremendo aconteceu em sua vida e esta seqüela foi revertida.  Um ano e meio depois, teve recidiva na região fronto-parietal e foi submetida à outra cirurgia, tendo como seqüela alteração na coordenação motora do lado esquerdo. Após dois anos, uma ressonância magnética com espectroscopia mostrou que as células tumorais formaram uma cadeia em volta das duas cavitações cirúrgicas e os médicos indicaram 32 seções de radiocirurgia, realizadas num Hospital em São Paulo. Segundo os especialistas, esse procedimento poderia “segurar” o tumor por aproximadamente 2 anos...

Com a graça de Deus, Maristela segue firme e confiante no Senhor. Leva uma vida normal, apesar de algumas limitações relacionadas à fraqueza muscular e perda da coordenação. “Diante das circunstancias, escolhi viver somente pela fé e um dia de cada vez. DEscansei no SEnhor. Ele não fala se vai ou não me curar. Desde o começo Ele disse que tinha um Projeto através desse tumor.” E esse Projeto se materializou e se tornou no livro “No Vale de Baca”, que com toda certeza será de grande ajuda para milhares de pessoas.

Abaixo, o prefácio do livro, escrito pelo teólogo e psicanalista Rafael Nogueira de Almeida:

“No Vale de Baca” ou “No Vale do Pranto” é uma história inacabada de dor, de pranto, de fé, de perdas, de experiências, de crescimento, onde as emoções vêm à tona a todo o momento. Prepare-se para chorar, para sofrer junto com a autora e para crescer no conhecimento de Deus e na fé cristã.

A irmã Martistela ainda está no Vale, agora mais aliviada, mais experimentada na fé. Com uma estrutura cristã que só se consegue num Vale tão profundo e dolorido, quando foi e ainda continua sendo o seu Vale.

“No Vale de Baca” é um livro para ser lido por todos, mas principalmente para quem está no “Vale do sofrimento” e já não encontra mais forças para prosseguir caminhando.

Lendo o livro “No Vale de Baca” aprendemos que não importa o tamanho do nosso sofrimento. “Deus está no controle de tudo”. Deus deve ser adorado sempre. Os sonhos do Senhor para nossa vida não devem ser interrompidos, mesmo que possuamos apenas o mínimo para continuá-los.

Aprendemos que as perdas, às vezes, são inevitáveis para os amados do Senhor e o modo como acontecem, não precisa de explicações por parte de Deus. Ele é soberano, misericordioso, justo, fiel e as circunstâncias não podem mudar isso.

“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

O “peso da glória” (I Coríntios 4:17) que recebemos aqui e também no porvir sobre a nossa fidelidade no “Vale de Baca” é algo tão maravilhoso, a ponto de dizermos: Foi difícil, mas o Senhor tinha razão quando me fez passar pelo Vale. E a irmã Maristela é uma prova viva dessa verdade.
Li o livro. Sofri, chorei e cresci! Aconselho que você faça o mesmo. Parabéns irmã Maristela.

Rafael Nogueira de Almeida (Teólogo e Psicanalista)

O livro está sendo vendido pelo preço simbólico de R$ 10,00, cujo lucro será 100% destinado às Casas de Recuperação para dependentes químicos e álcool, Associação Águas Novas Beth Shallom e Fazenda Shallom, tendo como mantenedora a igreja Batista Shallom de Ipatinga, Minas Gerais.

Contato para adquirir o livro: marisgandra@hotmail.com



16 comentários:

  1. Lidionete:
    Enviei um email pelo hotmail.
    Desta forma foi q comprei o livro do Milton.
    Q vida é essa que temos q viver...Mas em tudo dai graças.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, principalmente pelas matérias relacionadas à prevenção.
    Força para sua família!
    Áriston

    ResponderExcluir
  3. Lidi, devido a postagem do livro NO VALE DE BACA, tenho recebido e-mails de vários lugares do Brasil, e tenho enviado o livro para todos eles. É muito bom poder compartilhar esperança viva, e fé para viver um dia de cada vez com alegria completa em Cristo Jesus! Bjus! Fique na Paz de Deus!

    ResponderExcluir
  4. AH, É "DORIDO" MSMO A PALAVRA USADA NO PREFÁCIO POR RAFAEL NOQUEIRA. BJUS! MARISTELA

    ResponderExcluir
  5. viver cada dia como se fosse o ultimo é um grande exemplo de fidelidade e entendimento do amor de Deus pela sua vida querida irma em cristo que nunca falte o alimento diario para voce maristela e familia

    ResponderExcluir
  6. ola sou da escola wilson Alvarenga, e resolvi procurar na internet sua historia pois ela me xocou, amei sua palestra ,e o teatro sua vida não foi facil mas vc e feliz e o q importa .parabens vc e vitoriosa sua jornada e grande e vc tem muito pela frenta !deus te abençoe.vou ler seu livro amo leitura...giovana oliveira da silva 13 anos 7ª serie.

    ResponderExcluir
  7. NAYARA ALMEIDA PAIXAO9 de outubro de 2012 às 10:37

    O livro terá a segunda edição lançado agora em Outubro de 2012. A Maristela(atora do livro) é uma grande amiga minha,uma serva de muitas experiencias. Atraves da experiencia dela,eu tive uma experenncia a qual tambem eh comentada no livro. Vale a pena adquirirem o "No vale da Baca - 2a edição"..Fiquem com Deues

    ResponderExcluir
  8. NAYARA ALMEIDA PAIXAO9 de outubro de 2012 às 10:40

    Obs: "No vale DE Baca"

    ResponderExcluir
  9. maristela e uma guerreira...ela teve em minha escola um]ns dias atras e eu percebi que mesmo q com os seus problemas ela quer levar paz para todos depois que ela foi na minha escola eu percebi que ela estava serta!!!

    ResponderExcluir
  10. OLA QUERIDA APZ DO SENHOR TENHO INTERESSE EM COMPRAR O LIVRO FAVOR ME PASSAR PROCEDIMENTOS OK 79 91615090 TIM/88334858 OI/99646151 VIVO/81089594 CLARO PbNelson

    ResponderExcluir
  11. OLA QUERIDA APZ DO SENHOR TENHO INTERESSE EM COMPRAR O LIVRO FAVOR ME PASSAR PROCEDIMENTOS OK 79 91615090 TIM/88334858 OI/99646151 VIVO/81089594 CLARO PbNelson

    ResponderExcluir
  12. oi tbm tenho interesse em comprar o livro para fortalecer minha familia q está passando por uma situação com meu sobrinho com câncer cerebral mas temos fé q ele vai sair dessa.

    ResponderExcluir
  13. pb. denésio

    gostaria de obter este exemplar do lindo
    livro, e que Deus fez, faz e fara
    cuiabá - mt.

    ResponderExcluir
  14. pb. denésio

    gostaria de obter este exemplar do lindo
    livro, e que Deus fez, faz e fara
    cuiabá - mt.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog