sábado, 3 de dezembro de 2011

Continuem orando por nós...

Na última quarta-feira, 30/11/2011 completou 4 anos que tomamos conhecimento do laudo da ressonância magnética que diagnosticava um tumor cerebral no meu filho Vitor, no bulbo, tronco cerebral, uma das regiões mais nobres e sensíveis do cérebro. Lá estão diversos pares cranianos que controlam várias funções do organismo, entre elas movimentos, pálpebras, deglutição e também ações involuntárias do organismo como movimentos peristálticos, digestivos, de respiração e até dos batimentos do coração. Como já mencionei, cirurgia nesta região do cérebro não é indicada, mas o Dr. Cavalheiro do GRAACC, professor titular da UNIFESP e um dos melhores e mais experientes neurocirurgiões pediátricos do Brasil decidiu operá-lo e o melhor possível foi feito e boa parte do tumor foi retirada. Mas a parte profunda e infiltrada não pôde ser mexida, pois quando o Dr. Sérgio tocava, os batimentos cardíacos do Vitor despencavam e ele parava... Tentava novamente e as funções vitais se alteravam e ele foi prudente e não mexeu onde não devia. Mesmo assim, meu filho ficou com algumas seqüelas relacionadas ao equilíbrio e também à força do lado direito do corpo. Fez muita fisioterapia e aos poucos foi melhorando. Trocou a dominância para o lado esquerdo e passou a escrever e comer com a mão esquerda e aos poucos estas seqüelas tornaram-se quase imperceptíveis.

Desde março de 2008 passei a pesquisar e a estudar sobre medidas complementares relacionadas à alimentação e estilo de vida, no intuito de melhorar a recuperação pós-cirúrgica e a saúde como um todo, diminuindo os episódios de viroses, e também aumentar as chances na luta contra a doença, pois um organismo fortalecido é uma arma muito importante. Só tenho a agradecer a Deus por seu cuidado e proteção para conosco durante todo esse tempo. Nossa saúde melhorou muito e eram notáveis e visíveis os benefícios principalmente com relação ao Vitor. Confesso que estávamos relapsos nos últimos tempos, devido à festinhas, viagens, acampamento, casamentos, aniversários, etc, pois nunca o privamos dos momentos sociais.

As ressonâncias de controle eram inicialmente a cada 3 meses, depois passou para 4, depois 6 e em junho último os médicos do GRAACC aumentaram para 8 meses, tendo sido agendado o próximo retorno para 15 FEV 2012.

O Vitor sempre foi muito ativo, pois gosta de correr, pular, nadar, brincar e leva uma vida bastante dinâmica e feliz, como qualquer outra criança. Esta foi a sua última semana de aula na escola e passou para o 6º ano. Na última quinta-feira, 01/12, na hora do recreio da escola, estava brincando de pega-pega com seus amiguinhos e  segundo o relato do monitor, teve um momento que ele parou, “chutou” o ar com a perna direita e caiu, batendo a cabeça em dois lugares, do lado e também no local bem em cima da cirurgia. Logo a coordenadora e a professora se aproximaram e viram que estava desacordado e sua perna direita tremia e após cerca de 45 segundos despertou. Tudo leva a crer que foi uma convulsão... Ao colocarem-no de pé, não conseguia sustentar o corpo. Estava mole e sem firmeza. A escola entrou imediatamente em contato conosco, pra saber que atitude tomar. No momento eu não estava em casa e não ouvi meu celular tocar... Mas conseguiram falar com meu marido que foi para a escola. Quando pegou o Vitor, ficou preocupado. Aos poucos melhorou e quando chegamos no GRAACC já conseguia andar sem apóio, mas notamos que “arrastava” a perna direita e o equilíbrio estava alterado. Após avaliação da médica de plantão, decidiram que ficaria internado, para observação. Passamos a noite no GRAACC, na enfermaria do segundo andar, que é o setor de quimioterapia do Hospital. Foi uma noite bastante tumultuada, pois no meio da madrugada chegou uma pessoa acompanhando uma adolescente que passava muito mal e o acompanhante discutiu e gritou com a médica em tom alterado e foi necessário chamar o segurança. Depois por volta das 4:30 – 5:00 chegou um garotinho de 6 anos que chorava muito alto... Acho que nunca ouvi berros tão altos, de muita aflição e pânico. Apesar de 2 luzes terem permanecido ligadas durante toda a noite sobre nossas cabeças, o Vitor conseguiu dormir e despertou somente na hora dos  berros do garotinho... Já eu e a outra mãe do lado, nada de cochilos, apesar da poltrona ser bastante confortável.  Pedi para apagar a luz e deixar somente as luzes indiretas acesas, mas a enfermeira disse que não podia... No GRAACC somos atendidos por nosso plano de saúde, que é categoria apartamento individual, mas lá não há distinção entre as crianças atendidas pelo SUS ou por convênios, o que é bom, pois todos merecem um atendimento com igualdade e dignidade. Em internações, independentes de ser ou não pelo SUS, as crianças ficam alojadas coletivamente, geralmente com 2 leitos.

Vitor no GRAACC, com um "Contator de Histórias" voluntário e também com o desenho que fez da história que ouviu

Com o Gustavo, de 4 anos, seu companheiro de enfermaria...

Graças ao bom Deus, o Vitor passou aquela noite bem, sem qualquer outro sinal que demandasse maior preocupação. Ontem, sexta-feira pela manhã foi avaliado novamente pela médica. Ela disse que a sua perna estava daquele jeito porque deve ter batido em alguma coisa no momento da queda e nos liberaria pra casa, mas que deveríamos observar e retornar se percebêssemos alguma coisa diferente... Aí eu mais uma vez informei o que o monitor da escola havia dito, que o Vitor desmaiou e caiu e não caiu e depois desmaiou.  Eu sabia que aquilo com a perna dele era um sintoma e merecia ser investigado. Então a médica mais uma vez entrou em contato com a Dra. Andréa, neuro-oncologista, e decidiram que seria prudente antecipar a ressonância magnética de FEV 2012 e foi então remarcada para a próxima segunda-feira, 05/12/2011 e deveremos saber do resultado na quarta-feira, 07/12.

Saímos do GRAACC após o almoço de ontem e passamos na escola para o Vitor encontrar com seus amiguinhos. Ele estava bastante ansioso por este dia, pois foi o último dia de aula e já estava combinado que a professora e os alunos iriam à sorveteria que tem próximo da escola. Como já eram 14:30, as crianças já estavam na praça que fica em frente à sorveria e no momento que paramos o carro e o Vitor saiu, todos vieram ao seu encontro abraçá-lo. As crianças presenciaram o ocorrido no dia anterior e ficaram muito preocupadas. Foi muito emocionante aquela cena de virem abraçá-lo e deu pra ver o quanto meu filho é amado e querido.

Ontem à tarde, Vitor, professora e amiguinhos

Ainda permanecem as dores fortes de cabeça... É praticamente toda cabeça que dói.  Parece que o paracetamol não está fazendo efeito. Agora a pouco queria levá-lo ao pronto socorro do Hospital São Luiz, próximo de casa , mas ele preferiu não ir. Até sei por que... Amanhã será o culto de Ação de Graças /Formatura do 5º ano da escola e ele quer muito participar e imagino que tem medo de que se for para o hospital poderão interná-lo. A alteração no equilíbrio ainda persiste, e também dificuldade de permanecer em pé, sem apóio. Ao andar, notamos que também tem alteração na perna direita. É muito triste vê-lo com esta debilidade e peço a Deus que seja apenas transitório e que em breve volte ao normal.

No momento está dormindo e com compressa de argila na cabeça, que pode ajudar no caso de hematoma, edema ou inflamação. Confesso que meu coração está apertado, pois é a primeira vez que passamos por uma experiência dessas. Somente após a ressonância magnética saberemos a causa destes sintomas, que pode ser decorrente da pancada (clamo a Deus que seja por isto) ou devido a um cisto de aracnóide que ele tem naquela região (benigno, que na maioria das vezes não causa complicações) ou também pode ser devido ao tumor e é tudo que não queremos.

Estamos fazendo de tudo para que o Vitor não perceba nossa preocupação... Por favor, continuem orando por nós! Sei que Deus está no controle, mas somos frágeis  e vacilamos algumas vezes... Vamos nos apegar às Suas promessas que são fiéis e verdadeiras e trazem conforto e alívio ao nosso coração.

Grande abraço a todos!

17 comentários:

  1. Lidionete
    Acompanho seu blog há mais ou menos um ano e esta é a primeira vez que "posto"; gostaria de te dizer que vai dar tudo certo... confie no Pai... eu, aqui do interior de SP, Araraquara, continuarei rezando pelo Vítor, por sua cura e saúde dele e de todos da sua família... Força, muita força! Um abraço fraterno!Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, fica em paz! Creio muito na cura do Vitor, não há de ser nada demais!
    Estarei orando sem cessar por voces, Deus tem feito tantos milagres na vida desse guerreiro e vai continuar fazendo, não esmoreça jamais.
    O que precisar pode contar comigo, um grande beijo em vc e nesse menino tão lindo que sempre me emociona muito!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria, muito obrigada pela força e orações!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Sandra, sei que posso contar com vc!
    Te admiro demais, pois continua ajudando quem precisa mesmo tendo passado por momentos tão difíceis... Só quem tem muito amor no coração faz isso.
    Um grande beijo e muito obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga.
    Embora nem sempre manifesto,estou acompanhando, vibrando e mandando energias para vocês.

    Grande abraço

    Ari
    arilopes@folha.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sê firme e corajoso! não te deixarei nem te abandonarei,estarei com você aonde quer que và!
    josuè 1,7-9.

    Deus te Abençoe !!!
    Josélia

    ResponderExcluir
  7. Estamos orando, Lidionete! Que o Senhor esteja com vcs e com o Vítor, e lhes dê a Sua PAZ. Paz, em hebraico, é 'shalom', que significa 'inteiro, total, próspero, nada perdido, nada esquecido, nada deixado para trás'. É o meu desejo!

    ResponderExcluir
  8. Oii Lidionete sou Luís amigoo do Davi e sei como vocês o amam espero que todos continuem orando por ele e dando muito força, ainda continuo orando por ele e frequentemente visito o blog.. .

    Melhoras Vitor estou orando por você.

    ResponderExcluir
  9. Lidi, estou orando por vocês! Tenho fé que estes sintomas são por causa da queda! Deus é Maior!
    Um forte abraço!
    Anahilda

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,Lidionete.Há alguns dias,comecei a ler o seu Blog e não parei mais,li ele todo,me emocionei muito e fiquei admirada por tanta dedicação sua e pela luta do seu filho.Através dele,fiquei sabendo da luta de outros GUERREIROS,chorei de tristeza cada vez que via que alguns se foram.
    Desde então,entro aqui todos os dias pra saber as novidades.
    Estou rezando pelo seu filho e imagino sua angustia esperando esse exame eo resultado(eu também estou angustiada,pois sou mãe de 4 filhos).Mas vai dar tudo certo,se Deus quiser é só um susto.Moro em São Paulo,se precisar de alguma coisa,me escreva.Meu email é adrianamaf@bol.com.br.abraços.ADRIANA

    ResponderExcluir
  11. QUERIDA, DEUS ESTA NO CONTROLE DA VIDA DO VITOR, E SE VOCE ESTA APEGADA A ELE, TENHA FE QUE ELE NAO VAI REJEITAR A ORACAO DE UMA MAE AFLITA. CONFIO NA CURA DO SEU FILHO, CREIO QUE ESTA RESSONANCIA VAI ESTAR NEUTRALIZADA PELO PODER DE DEUS, PORQUE ELE E FIEL. DEUS TE ABENCOE E UM BEIJAO NO VITOR.

    ResponderExcluir
  12. Amiga, Eu imagino a sua aflição, meu Deus, q susto heim... a RM do Vitinho será ótima, não terá recidiva de tumor. EM NOME DE JESUS!

    OBS. Eita menino levado heim!! rsrsrsr

    Beijos, sua amiga Margarete mãe do Jhean

    ResponderExcluir
  13. Estou aflita pelo susto...mas descanse no Senhor!!!!!estou acompando..Vou orar e peçe plena recuperção...Lidionete seja forte e confie mesmo mais q sempre ...mesmo q veja outras coisas confie.
    Sinto sua dor e sei o q seu coraçãozinho sente...CONFIA! BJUS!

    ResponderExcluir
  14. oie minha amiga em CristoJesus ao saber atraves do orkut q seu filho tinha se sentindo mal logo pedi a Deus q enviasse um anjo ou somente uma palavra para que tudo se restabeleça.porem hj cheguei de plantao,pois sou tec de Enfermagem aki no RJ e logo vim saber de noticias do seu filho.porem eu creio nos milagres desse Deus vivo,porem peço para naum se deixar intristecer seu coraçao,lembrando q cada uma de nos temos um pouco de uma serva do senhor onde podemos meditar na Biblia sobre Ana , a mulher de Elcana,vale resaltar que msm o pedido dela naum ter sido gerado por uma promessa de Deus.Ele o fez devido a insistencia e perseverança em oraçao daquela mulher.Irmã querida Deus esta contemplando tudo em sua vida e ira agir de forma tremenda..Eu Creio q ainda essa semana seu filho estara revigorada,fortalecido e sem seguelas.

    fique na paz..

    ResponderExcluir
  15. Lidionete,oro muito pelo Vitinho,e peço
    á DEUS que o cure,ELE é o médico dos
    médicos e com certeza esta cuidando pra
    que tudo fique bem com esse grande lutador!!
    Acredito na ação poderosa de DEUS...
    Fique em paz querida.Na doce paz de JESUS!!!

    ResponderExcluir
  16. Lidi, estamos em orações constantes e muito confiantes na providência do Senhor. Creio muito que na quarta feira estaremos todos dando glórias a Deus pelos bons resultados dos exames.

    Sintam-se abraçados por nós e acalmados por Deus.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Soube da história do Vitor pelo Orkut e então então entrei no blog... isso foi sábado... não conseguia sair enquanto não terminasse de ler!
    Confesso que senti uuma grande admiração pela sua força e muito carinho pelo Vitor, que tão novinho já passou por tudo isso!
    Confie em Deus que tudo vai dar certo, vai ficar tudo bem, vc vai ver!
    Conte com o meu apoio e minhas orações! Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog