quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08 DEZ 2011: Resultado Ressonância Magnética - Deus é fiel!!

Amigos, hoje estivemos no GRAACC para saber do resultado da ressonância magnética que o meu filho Vitor fez na segunda-feira, 05/12; exame este solicitado devido aos sintomas que teve após um desmaio, batida com a cabeça e convulsão, na quinta-feira, dia 01/12. Confesso que estávamos preocupados, pois jamais havíamos passado por situação parecida. Ver um filho sentir fortes dores de cabeça, dificuldade de equilíbrio e também dificuldade para andar não é nada fácil e um monte de coisas passa na nossa cabeça. Não sabíamos se estas seqüelas seriam transitórias ou não e o que estava ocasionando estes sintomas... Foi então que nos unimos em oração, juntamente com nossos familiares e amigos pessoais e da internet, e Deus ouviu nosso clamor, pois nada de anormal foi encontrado na ressonância magnética!! Glórias e louvores unicamente ao nosso poderoso Deus!!

Desde terça-feira , 06/12,  por volta das 19:00-19:30 horas senti uma paz muito grande... Era como se naquele momento eu tivesse a certeza de que tudo estava bem. Até comentei com meu marido sobre isto... A partir daquele momento o Vitor começou a melhorar de forma impressionante. Naquela mesma noite postei no Facebook: “Nas últimas 4-5 horas o Vitor teve uma melhora surpreendente!! Ainda sente dores, mas está mais disposto e animado. São as orações!! Deus seja louvado!!”

Ontem, 07/12, acordou bem e não foi mais foi necessário analgésicos...  Aos poucos, sua mobilidade estava se normalizando, para honra e glória de Deus. À noite, fiz outra postagem no Facebook: “O Vitor continua melhorando!! Já está voltando a ser o garoto de antes, graças a Deus! As dores de cabeça cessaram e o lado direito e equilíbrio estão quase normais. Glórias a Deus! Amanhã é a consulta no GRAACC pra saber do resultado da ressonância, que poderá elucidar o por quê ele teve esse desmaio, seguido de queda e convulsão. Deus está no controle e vamos seguir confiando. Obrigada a todos pela torcida e orações!”

Hoje também acordou bem e chegamos ao GRAACC às 10:30, pois nossa consulta estava agendada para 11:00 horas. Subimos para a brinquedoteca e hoje o Vitor brincou o quanto pôde. A Dora, responsável da brinquedoteca e também as voluntarias são uns amores de pessoas. Muito atenciosas e dedicadas e tratam a todos com muito carinho, atenção e respeito. Ao meio dia a brinquedoteca fecha para organização e  limpeza e reabre às 13:00. Fomos chamados ao consultório 4 às 13:00 horas e ficamos aliviados quando a competentíssima Dra. Andréa e equipe nos deu as boas novas!! Segundo as imagens, está tudo igual, sem alterações.  Não foi possível explicar o por quê do desmaio e convulsão e ela nos orientou a marcar com o neuro-clínico para  fazer um eletroencefalograma e investigar melhor.

Também comentamos com a médica sobre uma dor na costela, lado direito, que o Vitor começou a sentir na terça-feira. Parece que não é muito forte, pois as reclamações são eventuais... Mas ele estava reclamando. A Dra. Andréa achou por bem fazer um RX e disse para fazermos e levar pra ela ver e aí estaríamos liberados. Descemos ao subsolo, fizemos o RX e em seguida subimos à sala 4, mas os médicos já não estavam mais lá. Neste ínterim subimos ao segundo andar para encontrar o Felipe e a sua mãe Jane, nossos queridos amigos de Maceió. O Felipe é um verdadeiro milagre, diante de tantos desafios que já passou. Veio a São Paulo nesta semana, ao GRAACC,  para os exames de revisão e para honra e glória de Deus está tudo bem, e a sua cura foi mais uma vez confirmada. No momento estava tomando soro, para recompor seu organismo dos efeitos colaterais de um exame de líquor que havia feito...  Jane e Felipe, fiquei muito feliz em encontrar vocês!!!

Continuamos aguardando a médica que olharia o raio X do Vitor, para então nos liberar. Fomos informados que o médico plantonista da sala 3, Dr. Gustavo é que deveria ver o RX. Fui conversar com ele e fiquei surpresa quando me disse que deveríamos agendar novamente na recepção e aguardar a nossa vez, depois que todos fossem atendidos... Mas a Dra. Andréa havia-nos dito que era fazer o RX e levar pra ela ver, em seguida. Expliquei isso, mas não teve jeito. Teríamos que esperar até não sei que horas. Fiquei indignada com a postura do residente Dr. Gustavo, pois nenhum outro local procede dessa forma. Acabou que fomos embora sem e ver o RX, pois já passava das 15:00 horas... Mas tenho muita fé que está tudo bem e se ele reclamar de dor, vou levá-lo num P.S. perto de casa. Foi esse mesmo médico que na segunda-feira não quis adiantar qualquer informação da ressonância magnética e eu educadamente acatei a decisão dele. Na minha opinião, ele poderia ter dito: “ Mãe, não encontramos nada de anormal nas imagens, mas volta na quinta, pois vamos analisar em conjunto com a equipe.” Mas não... ele preferiu fazer suspense, dizendo que o caso seria discutido com a equipe e foi o termo “discussão” que me deixou preocupada, pois se estivesse tudo claro, não necessitaria de discussão. Hoje acho que ele não entendeu as imagens, por isso que falou aquilo. Só fico pensando se ele age assim com outros pais também... Tanta burocracia pra ver um RX e tanto suspense por causa de um exame sem anormalidades. A imensa maioria dos médicos do GRAACC são excelentes. Mas alguns poucos, especialmente residentes novatos, tem atitudes arrogantes, o que não é legal. E eu preciso melhorar no sentido de me impor e argumentar com eles. Acabo tendo uma postura omissa e é no que dá. Somente quando chego em casa é que fico pensando: “Poderia ter dito isso, aquilo, etc...”, mas aí já passou.

Bom, mas não será este incidente que irá tirar o brilho deste dia, que foi maravilhoso!! A sensação de alívio é indescritível! Deus agiu no meu filho, tenho certeza, pois foi muito rápida a sua recuperação. Claro que também fizemos a nossa parte, aquilo que acreditamos... Nos últimos dias intensificamos nos sucos verdes de vegetais crus orgânicos (5 ao dia) e também nas compressas de argila  (fizemos 2 ao dia, com duração de 2 horas cada). Além dos suplementos que já tomava, incluímos também uncaria tomentosa, popularmente conhecida como “unha de gato”, um dos mais poderosos antinflamatórios que se tem notícia...

Vamos seguir em frente, pois Deus está no comando. Os intervalos de controle voltaram para a cada 6 meses e deveremos realizar novos exames de controle somente final de maio, começo de junho de 2012.

Bom, é isso. Muito, muito, muito obrigada a cada um que torceu e orou por nós! Deus os abençoe grandemente hoje e sempre!

Hoje, na brinquedoteca do GRAACC. O Vitor ama livros!!

Na brinquedoteca, jogando dominó com o papai e o irmão Davi

 Minha querida amiga Jane,de Maceió, mãe do Felipe 

O Papai Noel já chegou no GRAACC...rsr

A moça ao fundo na foto é a Jó... Grande exemplo de força e superação. Mesmo tendo perdido uma das pernas por causa de um câncer, não perdeu a vaidade e a elegância. Estava toda arrumada e mesmo de muletas, usava um lindo salto alto! Arrasou!

36 comentários:

  1. So' pra dizer que fiquei na torcida tambem, estava um tanto quanto preocupada mas como voce disse DEUS 'e fiel e nossa forca, que Deus abencoe voces, familia linda

    ResponderExcluir
  2. Será que outras mães e pais que tiveram que deixar seus amados filhinhos retornarem à Casa do Pai, e, mesmo dobrando seus joelhos em profunda oração não foram atendidos em suas súplicas, não ficam, no mínimo, ressentidos ao ouvirem esta frase: Deus é Fiel! Não foi fiel só a eles?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Sueli, Steeh, anônimo pelos comentários!
    Quanto à Deus ser Fiel, é muito difícil esta questão, pois às vezes parece que Deus é injusto, pois cura uns e outros não, mesmo após orações, clamor e súplica. Foi falta de fé? Claro que não!! Ele deixou de ser fiel para conosco? Também não! Eu creio que Ele é sempre fiel, independente das circunstâncias. Somos todos Seus filhos e ninguém é melhor do que ninguém para ser ou não merecedor de alguma benção. Sua vontade é soberana sobre nossa vida, pois vê o fim desde o princípio. Devo me revoltar contra Deus porque meu filho tem um câncer? Devo achar que Deus deixou de ser fiel porque meu filho não resistiu? Alguma vez Deus deixou de se importar comigo? Não... Mesmo em provações e dificuldades Ele está ali, do lado e às vezes me carregando no colo. Por isto que Ele é fiel. Bom seria que toda vez a Sua soberana vontade coincidisse com a nossa, mas infelizmente nem sempre é assim... Nada sabemos quanto ao futuro, mas devemos agradecer por cada vitória e ação em nossa vida. Peço a Deus que aumente a cada dia a minha fé, para que eu o exalte, independente das circunstâncias. Jó perdeu seus filhos e tudo que tinha e ainda disse: "Ainda que Ele me mate, n'Ele confiarei" (Jó 13:15)
    Grande abraço pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. DEUS É REALMENTE FIEL! bjo Vitinhooooo! Te adoro

    ResponderExcluir
  5. Lidionete, estou emocionada com tudo o que li. Especialmente com esta resposta que mostra o quanto vc confia em Deus e sabe que Ele é fiel independentemente das circunstâncias.

    Mães guerreiras são um lindo exemplo, acreditam na fidelidade de Deus ainda que em meio à dor de perder seus filhos amados, a exemplo da Carolina Varella, Soraya Wallace, Julyane Amorim e outras tantas que não têm mais seus filhos com elas mas JAMAIS se voltaram contra Deus ou o consideraram infiel com elas. Ao contrário, se colocam nos braços Dele a cada dia cientes da Sua fidelidade. Vejo por exemplo a Linda, mãe do Gabriel Pollaco vendo seu filhinho naquela situação e encontra motivos todos os dias para agradecer os cuidados do Pai. Obviamente devem se perguntar "por que eu?" e outros questionamentos, a morte é algo doloroso demais para que aceitemos naturalmente. E Deus sabe disso, por isso conforta os que o buscam em meio à dor.

    Manda mil beijos para o seu filho!

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, to tão felizzzz!
    Que Deus continue sempre presente na vida de todos nós!
    Sabe amiga, acredito que todos nós temos grandes missões aqui na terra. Aqueles nossos entes queridos, que parte em tão tenra idade antes de nós, para mim significa que ja concluiram suas missões. Deus é fiel? sempre é fiel. Fiel porque nos dá forças para prosseguir em nossas jornadas, seja ela qual for. Deus é fiel a todos, até mesmo com as pessoas que acham que Deus é imperfeito como nós, imagina se ele daria algum privilégio a um de seus filhos e outros não. Se nós que somos pecadores e cheios de defeitos amamos todos os nossos filhos igualmente, imagine a Deus em sua perfeição?
    Ele ampara a todos sem distinção e ouve todos os nossos clamores. Só que independente da idade, quando concluirmos nossas missões teremos que partir.
    Amiga, somos todos vencedores em Jesus, ele é o nosso exemplo, força e o nosso alento. Jesus quando esteve aqui na terra, concluiu sua missão e partiu tão cedo, não é mesmo?
    Acredito que Vitinho tem grandes missões aqui na terra, por longos anos, tenho fé nisso! E você amiga, nem tenho palavras pra falar de vc, sempre tão solidária e amorosa. Agradeço a Deus pela sua atitude com esse blog, assim tive o privilégio de te conhecer, sempre me senti tão pertinho de vc, sinto todas as suas emoções lendo cada trechinho aqui.
    Que Jesus continue te abençoando sempre e te capacitando para enfrentar suas missões, assim como tem feito comigo.
    Um grande beijo pra vc e toda a sua família.
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  7. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua Fidelidade.
    Lidionete estamos com nosso coração alegre... Amem louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lidionete, meu nome é Neusa e lembro de ter postado uma vez sobre a semelhança do desafio que enfrentamos, pois minha filha Luiza, hoje com 13 anos, também foi operada, aos 2 anos, para retirada parcial de astrocitoma na medula cervical. Também ficou com pequena sequela no lado direito do corpo, quase imperceptivel e por conta disso adotou a mão esquerda para escrever e se alimentar. Atualmente ela tem duas válvulas, nos dois lados da cabeça, para drenar o liquor. a última ela colocou em 2007 quando teve uma crise forte de dor de cabeça e vomito. O neurocirurgiao na época fez a leitura de que a valvula anterior so estava drenando um lado do cérebro. ele foi certeiro e com a colocação da segunda válvula tudo voltou ao normal. Mas as semelhanças não param por aí, há uns 10 dias a Luiza começou a queixar-se de dor no pescoço que foi aumentando e somou-se, desde o último domingo, a alguns sintomas como calor e frio na mão direita, engasgos, soluços repetidos, dor no ombro e braço esquerdo. Fizemos ressonancia e apareceu uma hemorragia intratumoral, sem maiores alterações no tamanho do tumor, em relação a ultima ressonancia feita em 2007. Desde então está sendo acomanhada pelo neurocirurgião e neuropediatra. não foi hospitalizada para observação porque não havia leito aqui no Complexo da Santa Casa de Porto Alegre-RS. Desde quarta os sintomas estão desaparecendo lentamente, junto com a dor. ela irá repetir a RN daqui uns 15 dias mas o neuro acredita que tudo voltará a normalidade.
    Bom, o que posso dizer é que não podemos desistir jamais e a tua força e experiência ajuda a manter a minha força. Sou solidária à tua dor e preocupação e, se serve de contribuição, a Luiza está muito bem, fora esse e outros pequenos sustinhos ao longo desses 11 anos pós cirurgia.. Um grande abraço para todos da tua família.

    ResponderExcluir
  9. Lidi,
    Graças à Deus foi um grande susto, mas que PASSOU! Amém!
    Cada vez mais confio na nossa guirlanda de amor e orações que tem ajudado a tantos!
    Fiquem com Deus, minha querida, e aproveitem o Natal unidos à Cristo e tenham um ano novo de plenas realizações e saúde.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Grande Lidi!
    Deus nos ampara hoje e sempre!
    meri hara (orkut)

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga,
    Existem mulheres que nasceram para ser mulheres e outra mulheres que nasceram para serem mães. Vou explicar melhor: mulheres que nasceram para ser mulheres, se dedicam ao trabalho, à beleza exterior basicamente, aos amigos, ao marido e às vezes ao cachorrinho de estimação. Mulheres que nasceram para ser mãe, são guerreiras, se doam pelos filhos, se despreendem das coisas que gostam, deixam a carreira profissional em segundo plano, entre outras coisas. Vc têm sido MÃE literalmente, a sua dedicação e carinho pelos meninos é visível. Isto é lindo!!! E Deus irá recompensá-la grandemente, tenho certeza. Já têm feito isto, seus filhos são maravilhosos!!!
    Nunca deixe Deus de lado, isto fará toda diferença.
    Quanto aquele médico que fez todo aquele suspense, deixe pra lá. Têm coisas que nem valem a pena a gente se desgastar.
    Estamos vendo o poder de Deus agir, vai ver que isto que ele fez é falta de experiência.
    Vamos continuar unidos em oração pra juntos glorificarmos o nome de Deus sempre!!! Um grande beijo e feliz sábado.
    Ah, diga pra Vitor que ele está um meninão muito lindo e forte. Tenho saudades dele!!!

    ResponderExcluir
  12. O comentário acima é meu: Tanise

    ResponderExcluir
  13. Lidionete,

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.Também estamos na mesma luta desde 2009, minha esposa é portadora de cancêr cerebral (ASTROCITOMA GRAU II ), inclusive já postei nossa história aqui em seu blog.



    Abraços e muita força a todos, PAZ e BEM.

    Cida e Wilson - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  14. Nossa Lidionete fiquei muito feliz pelo Vitor.
    Nós do capão estavamos orando por ele.
    Lembra o que eu falei na igreja sabado que Deus já tinha livrado o Vitor de muitas coisas e que estaria fazendo isso agora.
    O Vitor é um milagre de Deus e continuará sendo sempre, prova de que para Deus nada é impossivel.
    Renata
    Mil beijos amo vc e sua familia.
    Obrigada pela sua amizade e carinho que Deus continue iluminando a vida de todos vcs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Valeu! Muitas bençoes para vcs! Obrigado por postar informaçoes logo,estava preocupado.

    ResponderExcluir
  16. O comentario Valeu!... é meu Hermogenio hgenio

    ResponderExcluir
  17. Mãe, sei bem o que é isso, esperar horas, na espectativa, sem resposta.
    Também estamos passando por isso no Centro Boldrini, aqui em Campinas, onde meu Julinho trata-se de Histiocitose. Continuemos com fé em Deus, sempre.
    Fica com Ele.
    bj
    Renata
    http://histiocitose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que sorrizão mais lindo do Vitinho,Lidionete.
    Graças á DEUS que ele está bem...
    Vamos continuar orando.
    Que DEUS os abençoe!!

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha Lidionete!!! Fico muito feliz com o restabelecimento do Vitor... Deus realmente é Pai! Sobre o médico, acho interessante vc comentar com a médica do Vitor ou com algum superior sobre a postura do residente... se o rapaz age assim na residência e ninguém fala nada, imagine quando não tiver ninguém que o supervisione... Sem noção... Um abraço fraterno e continuem firmes, que nós de longe continuaremos rezando por vcs! Ana Maria, Araraquara

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Hoje orei por vcs na igreja...
    Vivendo pelo Espírito.
    "Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne" (Gl5:16)
    A lição de Gálatas.
    Lembrei mt de vcs.
    UM FELIZ SÁBADO!
    Pensei Lidionete deve estar bem feliz na igreja, com o resultado de Vitor.

    ResponderExcluir
  21. Temos muito que agradecer a Deus por td q tens feito pelo Vitor. A Ele seja dada toda glória, honra e louvor pq Ele é PODEROSO, GRANDIOSO em misericórdia e age no momento exato.Vamos continuar orando. Que Deus vos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  22. Lidionete.

    Que maravilha. Estou acompanhando e vibrando com essa noticia.
    Abraços
    Ari

    ResponderExcluir
  23. Roberta
    Muito obrigada pelo seu comentário, bastante oportuno!
    Sinto-me pequena diante da grandiosidade de tantos pais que, mesmo tendo devolvido seus filhos à Deus, seguem na luta, encorajando e ajudando aqueles que passam pelo que eles passaram. Excelentes exemplos vocês citou... Sou fã de cada um! Incluo tbém minha amiga Sandra Abreu, que fez um comentário mais acima... É Deus quem os ajuda a ser tão solidários, mesmo nas situações adversas. Ele é fiel com cada um de nós, pois somos Seus amados e queridos filhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Querida amiga Sandra, confesso que seu depoimento me levou às lágrimas... Conforme mencionei no comentário à Roberta, tenho profundo respeito e admiração por esses pais que mesmo em meio à dor da saudade de seus filhos, seguem adiante suas missões de levar acalento e amor aos semelhantes. Foi magnífica a sua colocação: Se nós, seres imperfeitos, amamos nossos filhos igualmente, quanto mais nosso Pai, que é perfeito e amor?
    Nossa mente é finita para compreender muita coisa, mas um dia entenderemos e reconheceremos que Deus é fiel e sempre faz o melhor por cada um de seus filhos. Nossa vida neste mundo é passageira... Uns partem cedo, outros mais tarde. Mas um dia reencontraremos nossos queridos e viveremos num mundo sem dor, choro ou tristeza e a morte já não mais existirá...
    Grande beijo e que Deus lhe dê o conforto necessário a cada dia!

    ResponderExcluir
  25. Olá Neusa, lembro do relato sobre sua filha sim... Sobre um astrocitoma pilocítico, não é?
    Espero que ela já tenha melhorado completamente destes sintomas e que a ressonância magnética que irá repetir não encontre nada de anormal... Quando meu filho foi diagnosticado há 4 anos, o laudo da RM dizia: “tumor com foco hemorrágico”... Será que ele também teve uma hemorragia intra-tumoral?
    Bom, tratando-se dessa doença, acho que precisamos nos acostumar com essa montanha russa de emoções...
    Assim que possível manda notícias da Luiza.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Querida amiga e professora Tanise
    Suas palavras me emocionaram... Você também é uma mãezona que eu admiro demais!
    No início da nossa jornada, estavas conosco, dando o apóio necessário no momento que mais precisamos. Muito obrigada!
    O Vitor tem um carinho todo especial por você... E obrigada também pelas orações!
    E quando puderem, venham nos visitar...
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Cida e Wilson, muito obrigada!
    Depois manda notícias... Lembro que os médicos adotaram conduta expectante no caso da Cida. Espero que esteja tudo sob controle!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Valeu Renata, muitíssimo obrigada!
    Muito bom revê-los no último sábado, mas pena que não os vi no final... Iria convidá-los pra almoçar conosco... Mas tudo bem, fica para uma outra ocasião!
    Bjo enorme e obrigada pelo carinho e amizade!!

    ResponderExcluir
  29. Renata, mãe do Julio e da Elisa
    Pois é... acredito que os médicos poderiam melhorar neste sentido. Nós mães, ficamos à flor da pele quando alguma coisa não está bem com nossos filhos... Falta sensibilidade deles às vezes.
    Fiquem com Deus!
    Bjo grande pra vcs!

    ResponderExcluir
  30. Ana Maria
    Verdade! Quando voltar ao GRACC vou informar a médica responsável sobre a atitude do médico residente... Se não reclamarmos, ele continuará agindo da forma que não deveria.
    Obrigada pela força!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  31. Kelly, Marilisa, Meri, Hermogenio, Ruth Garrido, Rosemary, tia Ivaneide e demais amigos
    Não tenho palavras para agradecer as manifestações de carinho através dos recados, mensagens, ligações, gestos e orações! Fizeram a diferença no momento que mais precisamos, pois acalmou nosso coração e nos encorajou a ter fé e continuar confiando. Muito, muito obrigada!
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Lidionete! Parabéns pelo seu blog, você com certeza tem ajudado muitas pessoas com suas postagens. Desejo tudo de bom para o Vitor e para toda sua família e espero que ele continue se recuperando bem e superando as dificuldades com muita força e fé.
    Sobre a falta de tato de alguns médicos, principalmente residentes, queria dizer que às vezes não é nem por mal, mas é que os residentes não podem sempre dar as notícias para a família, pois como eles ainda estão aprendendo, podem interpretar o exame errado e já pensou se ele desse uma informação errada pra você? É melhor dizer que vai discutir, mesmo, mas eu concordo que tem várias maneiras de se falar isso para a família e é isso que ele (e todos os médicos) devem aprender e se esforçar: ter a empatia com os pacientes e famílias, se colocar no lugar deles. Você não acha?
    Bem, eu também sou médica patologista e trabalho desde o mestrado com astrocitoma pilocítico. Estou pesquisando alternativas de tratamento para este tumor e espero que os estudos possam ajudar várias pessoas, como as que você apresentou aqui no seu blog.
    Fiquei muito emocionada com as histórias e feliz de ver o lado humano daquilo que já tinha observado nos frios resultados de pesquisas: a recuperação das crianças, com ou sem sequelas, mas sempre muito corajosas e persistentes na vontade de viver.
    Obrigada pela oportunidade de ver estas histórias e pode contar que meu grupo estará sempre lembrando delas para fazer nosso trabalho com mais empenho e dedicação!

    ResponderExcluir
  33. Obrigada, Drª, pelo comentário, gostei muito!
    Depois do acorrido, também entendi a posição do médico residente... Mas concordo que a empatia com os familiares é fundamental! Devemos sempre andar juntos, pois esse é o melhor caminho.
    Fico muito feliz em saber que tem pessoas empenhadas na pesquisa e no melhor conhecimento dos tumores cerebrais... É um grande passo pra que num futuro próximo essa doença seja definitivamente vencida e todos por ela acometidos tenham a chance de viver, com qualidade de vida e poucas seqüelas. Sei que para o astroctioma pilocítico as chances de cura são enormes e conheço vários casos de sucesso... E os outros astrocitomas (difuso, anaplásico e glioblastoma), o que podemos esperar de avanço em curto prazo?

    Desde já agradeço!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Oi, Lidionete! Então: estamos pesquisando as vias moleculares, para tentar achar medicamentos específicos para cada tumor. É o que se chama de Medicina Personalizada. Como já vi em outros posts seus, assim como nem todos os glioblastomas respondem ao Temodal, por exemplo, nem todos os pilocíticos são tão benignos assim. A esperança é que encontremos moléculas que possam ser bloqueadas, para impedir o crescimento do tumor (principalmente naqueles localizados em regiões difíceis de serem alcançadas e retiradas pelo neurocirurgião).
    Os estudos estão no início, mas tenho certeza que chegaremos a conclusões que poderão ajudar várias crianças, pois os tumores pediátricos são ainda mais incompreendidos que os glioblastomas (que são os mais comuns de todos os tumores cerebrais).
    Parabéns novamente pelo seu blog e pelo belo trabalho de esclarecimento ao público sobre os tumores cerebrais. Parabéns também pela linda família - o Vitor é um menino realmente abençoado e muito lindo!
    Pode deixar, que se tivermos alguma novidade, passo por aqui pra te contar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito útil explicação, Dra. ! É bem verdade que cada tumor tem um comportamento distinto... Mantenho contato com vários pais de crianças que tiveram astrocitoma pilocítico e nem todos os tumores se comportaram da mesma forma. Inclusive alguns infelizmente evoluíram para óbito, mesmo não tendo mudado de graduação... Mas que bom que as pesquisas estão evoluindo e num futuro próximo teremos recursos mais eficazes de tratamento.

      Obrigada mais uma vez pela torcida e força!

      Abraço!

      Excluir

Pesquisar este blog