quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Meu primo Eddy descansou

É com muito pesar e tristeza que faço este post...

Meu querido primo Eddy faleceu no último domingo, 23/10/2011, após quase 15 meses de luta contra um tumor cerebral muito agressivo, denominado Glioblastoma Multiforme. É um tipo da mesma linhagem do tumor do meu filho Vitor, só que de grau IV, cujo crescimento é assustadoramente rápido e agressivo. Apesar da situação gravíssima desde o início, pois o primeiro tumor estava localizado no cerebelo, bem próximo ao tronco cerebral e qualquer mínimo crescimento poderia matá-lo em questão de dias, Deus lhe concedeu a chance de viver relativamente bem por aproximadamente um ano. Até hoje os médicos não entendem como aquele tumor diagnosticado inicialmente não recidivou, o que poderia ter acontecido em menos de 1 mês, pois é característica desse tipo de câncer “dobrar” de tamanho em questão de vinte e poucos dias...  Meu primo reconhecia isto e a cada dia de vida agradecia a Deus. Mas conforme relatei num post anterior, no início de agosto de 2011 surgiu um novo tumor, em região totalmente diferente e distante da inicial e foi realizada cirurgia e também radioterapia, que foram completamente inócuas e poucos dias após lá estava o tumor de novo... Ele não teve a chance de realizar qualquer outro tratamento, pois seus médicos afirmaram que não adiantaria no caso dele. Infelizmente não são todos os “glioblastomas” que respondem à quimioterapia com temodal, avastin ou irinotecano... É necessário que o tumor seja “molecularmente” sensível e esta é a explicação do porque muitas pessoas diagnosticadas com este tipo de tumor sobrevivem apenas poucos meses.

O Eddy é casado com minha prima Liliane a 13 anos e eu e meu marido fomos padrinhos de casamento. Logo em seguida emigraram para o Canadá e tivemos a oportunidade de visitá-los em 2000 e conhecemos um pouco daquele país, que por sinal é muito lindo. Depois disso, não mais nos vimos, mas falávamos ao telefone com regularidade e também mantínhamos contato via internet. Mas antes mesmo deles se conhecerem já éramos amigos do Eddy... Minha prima morava no interior de São Paulo e foi por nosso intermédio que conheceu o Eddy e a propósito, foi na festa do meu casamento, há quase 19 anos, que ele a viu pela primeira vez, mas  somente após alguns anos se encontraram de fato e começaram a namorar. Fico feliz em ter contribuído de uma forma indireta e de saber que foram muito felizes.

Tiveram dois lindos filhinhos: Jullyane de 8 anos e Jonathan de 3. Eles são novinhos ainda, mas não será fácil. O Jonathan pouco entende, mas a Juju sim, e está sofrendo muito. Que Deus console esses pequenos coraçõezinhos e que eles fiquem bem.

O Edy tem uma única irmã, a Eliane e imagino o tamanho da sua dor, pois perdeu seus pais  a poucos meses, num intervalo de aproximadamente 2 meses entre um e outro. O pai por causa de AVC e a mãe devido um aneurisma. E agora o amado irmão Edy.

Minha prima Liliane também está sofrendo muito, mas ao mesmo tempo aceita a soberania de Deus ao trazer o descanso para o Eddy, pois Ele na sua infinita bondade não permite que seus filhos sofram além do que podem suportar. Não é a primeira vez que ela passa por isto... Sua mãe, irmã mais nova da minha mãe, faleceu aos 41 anos por causa de um câncer fulminante no aparelho digestivo. Foram 2 meses entre o diagnóstico e seu falecimento... Na época a Liliane tinha 17 anos e sua irmã Lucilene, 11 e vieram morar com minha mãe, aqui em São Paulo.

Estamos neste mundo de passagem e nossa grande esperança é que um dia tudo passará e num futuro não muito distante reencontraremos nossos queridos que hoje descansam no Senhor, e viveremos num mundo sem doença, injustiça, lágrimas, dor ou decepções, ao lado do nosso Salvador Jesus.

Lá no Canadá é diferente daqui do Brasil, que o sepultamente ocorre no mesmo dia do falecimento. Somente hoje será o funeral, marcado para 14 horas horário de Toronto e 16 horas aqui do Brasil e acontecerá uma cerimônia na igreja adventista lá de Toronto e poderemos acompanhar a transmissão ao vivo pela internet. Basta acessar o link: http://www.adventistascanada.com/  . Será às 16:00 horas, horário de Brasília.

O Eddy cantava num grupo musical chamado “Harmony Singers” e abaixo um vídeo de uma linda música “Midnight Cry" . O Ed é o primeiro da direita...




"Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz, diz o Senhor, que tem compaixão de você." Is 54:10


Postagem Posterior:
Vídeo do Funeral do Eddy... : http://www.ustream.tv/recorded/18126062


.....
*Amigos, me desculpem a ausência aqui no blog... É por absoluta falta de tempo. Tenho muitas atualizações para postar. Reservo alguns minutos do meu dia aos e-mails que recebo, e peço desculpas àqueles que ainda não respondi. Minha rotina diária é bastante puxada, pois cuido da organização da casa, da roupa,da alimentação, dos sucos de vegetais, sou motorista para os meninos e também tenho alguns compromissos voluntários na igreja, na parte de saúde. Meu marido me ajuda como pode quando chega do trabalho... Continuo lendo enquanto pedalo na bicicleta ergométrica 30 minutos ao dia e  em breve vou  compartilhar aqui. O Vitor está bem, com a graça de Deus.Ontem completou 4 anos que realizou a primeira Ressonância Magnética que posteriormente diagnosticou o tumor...

3 comentários:

  1. Que pena, querida, sinto muito.

    Berenice

    ResponderExcluir
  2. Lidionete, Meu Deus, muito triste... q Deus conforte o coração de toda a familia...

    Beijos.. margarete mãe do jhean

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Villas Boas26 de outubro de 2011 21:53

    Lidi, que Deus em sua infinita misericórdia console os corações dos familiares, não deixando que falte à memória a certeza do reencontro.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...