A cidade de São Paulo vive uma epidemia de conjuntivite viral. Nas últimas sete semanas foram registrados quase 60 mil casos da doença. O centro de controle de doenças da capital já enviou comunicados para escolas e creches com informações sobre os sintomas e prevenção da doença. São Sebastião, Ilhabela e Peruíbe, no litoral, também enfrentam epidemia de conjuntivite.
De acordo com os médicos, esse tipo de conjuntivite não costuma ser muito grave e passa em poucos dias. Mas a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou se a pessoa tocar um objeto tocado por outra doente que tenha coçado os olhos.
Segundo os médicos, cuidar da higiene é o melhor jeito de evitar a contaminação. É recomendável lavar as mãos com muita frequência e evitar usar a mesma toalha e a mesma roupa de cama de uma pessoa que está doente.
Rosa Nakazaki, gerente do Centro de Controle de Doenças, afirma que não há necessidade de procurar diretamente um oftalmologista. O clínico, pediatra, ou médico de família da unidade de saúde está apto a identificar a doença e a orientar o tratamento.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/cidade-de-sp-enfrenta-epidemia-de-conjuntivite-com-60-mil-casos.html
Conheço várias pessoas que contraíram conjuntivite nesta “temporada”. Pessoas que trabalham com meu marido e amigos. Crianças que estudam com meus filhos também. Fico preocupada, pois é muito fácil o contágio, ainda mais que meus filhos Bruno e Davi pegam metrô lotado todos os dias, num ambiente bastante favorável à contaminação. Claro que é uma doença que geralmente não causa maiores conseqüências, mas se evitar pegar, melhor!
Oi, Lidionete:
ResponderExcluirPor aqui, um colega, no trabalho, está de licença pois pegou a conjuntivite. Beijos :)
Nossa, então a "praga" já chegou aí?
ResponderExcluirComo espalha rápido!
bjs
nossa como transmite rapido e depressa se nem ve ja ta com a doença
ResponderExcluir