sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A história de vida do Arthur comoveu o Brasil

Conforme o post anterior, na madrugada do dia 25/01/11, perdemos nosso grande pequeno guerreiro Arthur Amorim dos Santos.

Por mais complicada que a situação tivesse, sempre esperávamos e acreditávamos que ele pudesse se recuperar. Mas não sabemos nada desta vida... É Deus quem sabe e sempre faz o melhor por cada um de nós.

Como o Arthur era de Maceió, Alagoas, o sepultamente ocorreu lá, na tarde do dia 26/01/11. Mas antes do translado, consegui encontrar seus pais, July e Cláudio em Taboão, Guarulhos, num local especializado na preparação do corpo para translado e também onde aconteceu um breve velório.

Poderia ter apenas ligado... Mas o que dizer numa hora dessas? A melhor forma de expressar o nosso apóio é através de um abraço solidário... Palavras pouco valem nessas horas.

Fomos eu e meu esposo Fernando e quase não conseguimos chegar, pois foi justo no momento do temporal aqui em São Paulo e algumas ruas estavam alagadas e tivemos que retornar e encontrar caminho alternativo. Mas graças a Deus conseguimos encontrá-los a tempo.

Abracei a July demoradamente e não consegui dizer nada... Apenas choramos juntas.

Claro que seus pais estavam profundamente tristes, mas ao mesmo tempo serenos e confortados. Os avós maternos, o irmão Vinícius, que completou 12 anos dia 20/01, os tios Edna e Walter e outros familiares também estavam da mesma forma, pois sabem que o Arthur já não sofre mais.

A July e o Cláudio contaram como foi o último dia de vida do Arthur... Os dias e noites anteriores foram muito difíceis, pois não conseguia deitar, nem dormir, nem comer, nem falar e também desconforto para respirar, pois a parte interna da boca estava obstruída pelo tumor. Sempre consciente e se locomovendo normalmente. Conforme a July disse, a noite anterior foi a menos difícil, pois conseguiu dormir (cochilar) um pouco e foi mais tranqüila. Durante o dia também. Não estava na UTI e os médicos pensaram até em liberá-lo para dormir em casa, pois ele queria a companhia do irmão. Mas o próprio Arthur disse não, e pediu que chamasse o irmão para jogar "Super Trunfo" com ele no hospital e assim aconteceu. Brincaram juntos e depois ele escreveu que queria o pai. Quando o pai chegou, ficou feliz, sorriu e até bateu palma de alegria. Tomou banho e mais tarde, estava sentado no sofá e quando a July deu uma rápida saída do quarto, levantou-se do sofá e andou até a cama, pois queria ficar na cama. O pai se prontificou para arrumar os travesseiros, para que ficasse de forma confortável, mas o próprio Arthur quis arrumar sozinho. Se acomodou confortavelmente e nos braços do pai respirou pela última vez... O Cláudio (pai do Arthur) disse que foi suave , tranqüilo e em paz. Disse também que agradecem muito a Deus que apesar de tudo, o Arthur não sentia dores. Agradecem por Deus tê-lo levado antes que viesse a sofrer com dores.

Tudo nesta vida tem um propósito e é muito difícil de entender quando coisas tristes e injustas acontecem. Mas a vida do Arthur não foi em vão... Seus pais sabem que foi um grande presente de Deus terem sido escolhidos como pais de um garoto tão especial. A July me contou que após a entrevista no programa do Jô, receberam centenas de e-mail ´s e telefonemas solidários. Mas um em especial, de uma senhora que estava em profunda depressão e já havia decidido dar cabo à própria vida. Ligou a TV no momento que estava passando a entrevista do Arthur. O testemunho de vida do Arthur a fez cair em si e repensar no que estava por fazer e mudou de idéia. No dia seguinte ligou para a mãe do Arthur e contou o ocorrido.

E assim como esta senhora, tenho certeza que muitas outras vidas foram tocadas. Talvez somente no futuro entenderemos o propósito de tudo isto...

Foram muitas as manifestações de solidariedade que os pais do Arthur receberam. O funeral em Maceió estava repleto e segundo o que a amiga Jane relatou, foi emocionante. Ontem ela recebeu um telefonema da July, que pediu ajuda na organização da missa de sétimo dia que acontecerá no próximo domingo, dia 30/01/11. O amiguinho Felipe fará uma homenagem e serão projetadas fotos do Arthur.

O falecimento do Arthur foi noticiado na Folha Uol, Gazeta Web, Portal G1, sites da internet, blog´s, inúmeras comunidades do Orkut,  etc

O poema escrito por seu pai (publicado no post anterior) traduz um pouco do Arthur: um guerreiro de fé, que não se deixava esmorecer por maiores que fossem as dificuldades.

Sua música preferida: "We Are the Champions"

“Porque Deus amou o Arthur de tal maneira que deu o Seu único filho, para que o Arthur cresse e tivesse a vida eterna.”

Jornais que noticiaram o falecimento do Arthur
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/865920-arthur-amorim-santos-2001-2011---arthur-o-pequeno-paleontologo.shtml

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222681#

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/morre-aos-9-anos-o-paleontologo-mirim-arthur-amorim-dos-santos.html

Reportagem do Funeral
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222714

Fotos do funeral publicadas pela gazeta Web 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Falecimento do guerreiro Arthur Amorim

É com imenso pesar, tristeza e dor no coração que faço esta postagem!

Desde sábado estávamos no interior de São Paulo, em Sabino, Lins e Olímpia. Retornamos na madrugada de hoje e foi por volta das 2 horas da manhã que recebi esta tão triste notícia! As crianças ainda nem sabem, pois já estavam dormindo e com certeza ficarão muito tristes também.

Infelizmente a situação do Arthur havia se agravado bastante e o tumor continuava crescendo de forma avassaladora. Já havia expandido para o pescoço, garganta e boca. Não conseguia comer ou dormir. Também não conseguir falar e se comunicava de forma escrita. Nos últimos dias teve dificuldade até para respirar, pois o tumor obstruía a passagem do ar e sentia-se sufocado. Choro ao imaginar tanto sofrimento desta criança tão linda e especial. Da última vez que o visitei, percebi que sua mãe July já estava se preparando para entregar seu amado filho a Deus e aceitar o que fosse melhor para ele.

Muitos podem perguntar: Onde está Deus, ao permitir tanto sofrimento? A resposta nós temos: Deus sofre junto conosco e nos abraça e estende a mão para nos confortar. Foi grande o sofrimento também no momento de agonia de Jesus na cruz, que morreu para a salvação de toda humanidade.

Deus na sua infinita bondade aliviou a dor do Arthur e agora ele já não sofre mais. Claro que é difícil de nos conformarmos com a idéia de nos separarmos “momentaneamente” dos nossos queridos. Jamais devemos esquecer que a vida neste mundo de sofrimento é passageira... A nossa sublime esperança é de num dia não muito distante nos reencontrarmos com nossos queridos e então vivermos para sempre num mundo sem dor, tristeza ou sofrimento.

July, Cláudio, Vinícius e todos os familiares do Arthur: Meu abraço solidário neste momento de profunda tristeza. A dor da saudade será imensa, mas peço a Deus que conforte vossos corações trazendo alívio e paz. Vocês são pais maravilhosos e o Arthur sabia o quanto foi querido e amado.

O Arthur faleceu no Hospital A C Camargo, em São Paulo. À noite seguirá para Alagoas e o sepultamento acontecerá amanhã, 26/01/2011, em Maceió. Mas antes disso, entre 15:00 e 17:00 horas de hoje, será velado em um local no prórpio aeroporto de Guarulhos.

Abaixo, um poema escrito pelo Cláudio, pai do Arthur e que o Jô Soares inclusive leu em rede nacional, quando lá estiveram e foi difícil segurar a emoção:

DESCOBRI QUE TENHO UM FILHO SUPER-HERÓI!

SUPER-HERÓI, porque quando nos falta força, fortalece-nos com sua força de vontade
SUPER-HERÓI, porque se estamos tristes, alegra-nos com seu sorriso
SUPER-HERÓI, porque se desconfiamos dos médicos, nos diz que vai ensiná-los a trabalharem direito
SUPER-HERÓI, por dizer, a cada enfermeira ou médico, OBRIGADO mesmo com os seus olhos cheios de dor e sofrimento
SUPER-HERÓI, por ter falado “DESCULPA TIA” a enfermeira que colocou o soro no seu pescoço
SUPER-HERÓI, por me explicar, do seu jeito, quais são os efeitos da quimio
SUPER-HERÓI, porque com seu jeito infinito de ser doce, adoça toda a minha vida
SUPER-HERÓI, por não nos conceder o direito de desistir
SUPER-HERÓI, por nos ensinar que mesmo sofrendo, precisamos ser solidários aos outros
SUPER-HERÓI, por sua vontade de viver
SUPER-HERÓI, pelos os seus desabafos quando lhe falta a paciência
SUPER-HERÓI, pela sua lucidez em encarar os fatos
SUPER-HERÓI, por não ter medo do câncer
SUPER-HERÓI, por não aceitar a pena de ninguém
SUPER-HERÓI, por nos consolar quando choramos escondidos
SUPER-HERÓI, por se preocupar com seus amiguinhos que também estão em tratamento
SUPER-HERÓI, por seu bom humor e suas piadas
SUPER-HERÓI, pelo orgulho que tem de ser meu filho
SUPER-HERÓI, pelo o amor que tem pelo seu irmão
SUPER-HERÓI, por tomar conta de sua mãe
SUPER-HERÓI, por cuidar de todos nós
SUPER-HERÓI, por nos convidar a rezar com ele
SUSUPER-HERÓI, por pedir a Papai do céu “ para tirar esse dodói da minha cabeça”
SUPER-HERÓI, por me ensinar que câncer tem que ser escrito com letra minúscula pra ficar mais fraco
SUPER-HERÓI, por me mandar beijos quando não pode falar
SUPER-HERÓI, por me ensinar que o que nosso bem mais precioso é a nossa Família
SUPER-HERÓI, por me fazer encarar a vida com mais discernimento e lucidez
SUPER-HERÓI, por me mostrar que, por pior que pareça, sempre temos que agradecer a Deus
SUPER-HERÓI, por sonhar com tanta força
SUPER-HERÓI, por me ensinar o verdadeiro sentido da Vida
SUPER-HERÓI, por me mostrar o valor de dizer “ TE AMO”
SUPER-HERÓI, simplesmente por ser meu FILHO.
SUPER-HERÓI, pela sua fé

Aguns videos:

Entrevista do Arthur no Programa do Jô:
http://www.youtube.com/watch?v=9L4ZYstQxpw

Arthur sendo entrevistado por uma repórter do Jornal Folha de São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=3GKlVAi-x-Q&feature=player_embedded

Arthur Desenhista
http://www.youtube.com/watch?v=p-WvFDBMePs

Arthur Paleontólogo
http://www.youtube.com/watch?v=yvpjVgK2vRw

Arthur Enciclopédia
http://www.youtube.com/watch?v=SLWuP455Yvc

Arthur e "Combe Junior"
http://www.youtube.com/watch?v=Ij08gIY2228

Arthur: garoto de fé!
http://www.youtube.com/watch?v=85lxOBdBho8

Outras postagens relacionadas:

Arthur: um garoto mais que especial (31/08/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/arthur-um-garoto-mais-que-especial.html

Arthur Escritor (03/09/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/arthur-escritor.html

Arthur: aniversário de 9 anos (14/10/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/10/arthur-aniversario-de-9-anos.html

Arthur no Programa do Jô (26/11/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/11/arthur-no-programa-do-jo.html

Assistam hoje o Arthur no Programa do Jô (02/12/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/12/assistam-hoje-o-arthur-no-programa-do.html

5799 acessos nesta madrugada (03/12/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/12/5799-acessos-nesta-madrugada.html

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Força Ana Luiza

A história da pequena Ana Luiza está na net, num lindo blog feito por sua mamãe Carolina. É de impressionar o brilho e a força dessa garotinha, que mesmo sem conhecê-la pessoalmente, já me encantei e peço a Deus que continue cuidando dela, assim como tem feito até aqui.

Ana Luiza tem 7 anos. É de Manaus, estado do Amazonas e sempre foi muito saudável. Nada de gripes, resfriados, febre ou espirros. Ótima saúde e disposição para brincar e fazer um monte de coisas legais. Muito estudiosa também.

Tudo começou dia 18/09/2010, quando acordou vomitando. Foi levada ao pronto socorro, mas nada de anormal foi diagnosticado. No dia seguinte, vômito novamente e agora os olhos estavam “estranhos”, pois reclamava que enxergava “de dois”. Pronto socorro novamente e desta vez realizou exames de sangue e foi prescrito remédios para vômito e náusea. Quanto ao olho que já não se mexia de forma normal, a médica disse que poderia ser o início de um estrabismo e que deveriam procurar um oftalmologista.

Foram então ao oftalmologista, que disse não haver problema algum com o olho. A suspeita era de algo muito mais grave e foi então solicitado um exame de ressonância magnética. Foram momentos de muita aflição para seus pais e familiares, pois pela expressão dos médicos, já se notava que a pequena Ana Luiza tinha uma doença muito grave.

E o resultado da ressonância no dia 21/09/10 foi: “Extensa lesão expansiva infiltrativa na base do crânio”. E conforme os médicos, poderia ser um linfoma ou um rabdomiossarcoma.

Os médicos então avisaram que Manaus não teria estrutura para um caso tão complexo e deveriam ir para São Paulo o quanto antes. Como a localização era a “base do crânio”, havia necessidade de uma equipe multidisciplinar, composta de neurocirurgião, cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista. Essa notícia deixou seus pais em completo desespero.

No dia 22/10, já internada no hospital em Manaus, acordou com sintomas mais evidentes, como sonolência, vômito e pressão intra-craniana elevada. A indicação médica foi que deveria vir para São Paulo de avião UTI, pois corria risco de vida.

Após muita correria, tudo foi arranjado e o embarque para São Paulo em avião UTI aconteceu no dia 23/10/10 e o destino foi o Hospital A C Camargo, em São Paulo. Um grande centro para tratamento do câncer.

Apesar de toda gravidade do problema, Ana Luiza não aparentava que tinha uma doença tão grave. Sorria, brincava, sem noção alguma do que ocorria com ela.

Foram solicitados diversos exames, como: tomografia computadorizada de tórax e abdome, ressonância magnética de coluna vertebral, cintilografia óssea e biópsia do tumor e da medula óssea.

O mundo caiu quando saiu o resultado dos exames... A pequena Ana Luiza tinha metástases nos pulmões, na medula óssea e em algumas vértebras da coluna dorsal e na fíbula da perna esquerda! Segundo os médicos, tratava-se de um câncer agressivo (rabdomiossarcoma – o mesmo tipo que o garoto Arthur) e de pior prognóstico quando apareciam metástases distantes. As chances de cura de 20%... Segundo as estatísticas, 80% das crianças vão a óbito durante o tratamento.

Impossível descrever o sentimento dos pais ao ouvir um prognóstico desses!

E foi então prescrito o tratamento de quimioterapia pesada, composto de 4 dias de aplicação de drogas (isifasmida, viscristina, doxorrubicina, dactinomicina) e alguns dias de intervalo para recuperação.

Os efeitos colaterais também foram muito fortes, como náuseas, baixa das defesas, queda dos cabelos. Mas apesar de tudo, enfrentando tudo com muita coragem.

No final de novembro 2010 foram realizados os exames específicos para avaliar a resposta da quimioterapia e para honra e glória de Deus, os resultados foram os melhores possíveis, segundo os médicos. Houve redução da lesão da cabeça e as metástases não mais apareciam.

E o tratamento da pequena Ana Luiza teve segmento e após mais alguns exames de controle, a equipe médica que a assiste decidiu que havia chegado o momento da cirurgia. Os médicos querem retirar qualquer pedacinho de tumor que porventura exista, para evitar a possibilidade de recidiva.

Trata-se de uma cirurgia bastante complexa, envolvendo diversos cirurgiões especialistas, que com muita dedicação, farão o melhor para que a pequena Ana Luisa fique completamente curada e livre desta doença para sempre.

E a cirurgia aconteceu hoje, 18/01/11, às 18 horas. Agora são 23:50 e vi agora pouco um post no twitter informando que já acabou e com a graça de Deus foi um sucesso.

Imagino o alívio que seus pais Carol e Marcos estão sentindo neste momento! Deus é grande e poderoso e têm cuidado da pequena Ana Luiza até aqui e a nossa oração neste momento é de gratidão, por mais esta vitória alcançada.

Ana Luiza, Carol e Marcos: vocês são mais que vencedores!

E fica aqui o endereço do blog, pra quem quiser acompanhar esta linda história de força e superação: http://vidanormal.blogspot.com/

DEZ 2010 / JAN 2011: Notícias

Nossa, já completou 1 mês da minha última postagem aqui no blog!!!

Primeiramente, desejo a todos que 2011 seja repleto de paz, saúde e prosperidade. Mas infelizmente, o ano não começou bem para muitas famílias. O Brasil todo está entristecido com o que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro. Até agora se contabiliza mais de 700 mortos. Estamos colhendo os frutos da devastação da natureza, da ocupação irregular de regiões que deveriam ser preservadas e da inércia das autoridades. Até quando pessoas inocentes pagarão com a vida? Peço a Deus que alivie o coração dessas famílias enlutadas, trazendo conforto e paz.

Passamos o Natal 2010 no campo, com um grupo de familiares e amigos muito especiais. Alugamos uma casa no município vizinho de Mairiporã, no alto de uma serra e com uma linda visão panorâmica e foram momentos maravilhosos. É muito bom estar em meio à natureza e ainda desfrutando de boa companhia. As crianças também aproveitaram bastante. A entrada do Ano Novo passamos aqui em São Paulo mesmo.

Graças ao bom Deus estamos bem. O Vitor segue firme e forte. Pena que não estamos passeando muito nestas férias... Só chove aqui em São Paulo e dá medo sair e depois ficar preso em algum congestionamento. Gosto muito de levá-los para áreas ao ar livre... Mas como chovendo tanto?

Na semana passada, no sábado dia 08/01 levamos mais um susto... Estávamos com visita em casa (familiares e amigos) e enquanto isso o Vitor brincava com meu sobrinho Pedro. E pra variar, estavam fazendo “arte”. Tiveram a brilhante idéia de entrar numa caixa grande de papelão que estava na garagem, em cima de um móvel, a mais de 1 metro e meio do chão... Quando foi a vez do Vitor, a caixa virou e caiu com ele dentro! Só ouvimos os gritos do meu sobrinho dizendo que a boca do Vitor estava sangrando. Corremos e o encontramos no chão, bastante assustado e com um pedaço do lábio aberto e já com sangue na calça e camisa. Reclamava também de dor no braço e perna direitos. Mas dava pra notar que não era nada grave, apenas ferimentos superficiais. A médica do Pronto Socorro constatou que estava tudo bem, mas teve que levar 3 pontinhos na boca e posteriormente imobilizou o braço direito com meia tala de gesso. Mesmo com tudo isso, não chorou, nem quando o médico cirurgião aplicou a anestesia pra dar os pontinhos... Fiquei até preocupada, pois não é normal esta falta de sensibilidade. O lado direito é o lado que teve seqüelas da cirurgia neurológica, atualmente bastante atenuadas... Será que tem alguma relação?

Neste dia do pronto atendimento, a médica perguntou o peso do Vitor e eu disse 30-31 quilos... Confesso que fazia algum tempo que ele não se pesava e eu não tinha certeza. Pediu então que ele subisse numa balança digital que havia na sala para conferir... Qual não foi a minha surpresa quando o visor marcou mais de 35 quilos! Eu achei que estava errado e ele subiu novamente e confirmou. O Vitor está mais pesado que o irmão Davi, dois anos e meio mais velho que ele!

Na última quarta, aproveitei as férias pra levar meu filho Davi para fazer exame oftalmológico, pois estava reclamando que não está enxergando muito bem à distância. Liguei pra minha mãe pra deixar o Vitor com ela, mas como não estava em casa, levei- o também comigo. Chegando na clínica oftalmológica Eye, no Ibirapuera, resolvi passar o Vitor em consulta também. Ele nunca reclamou da visão, mas como já que estava ali, resolvi aproveitar. No ano passado fez teste de visão na escola e estava tudo bem! Consegui então um encaixe com o mesmo médico do Davi e fiquei surpresa ao descobrir que o Vitor não enxergava nitidamente a primeira linha do teste de visão... O medicou pediu pra dilatar as pupilas e também foi examinado em equipamentos computadorizados e foi confirmado: necessitada de óculos! Na hora ficou inconformado, dizendo que não precisa de óculos e que enxerga tudo na escola e tal e tal. O grau é baixo, mas um pouco maior que o do Davi... Disse também que não era pra mandar fazer os óculos porque não vai usar... Ontem os óculos ficaram prontos e nada de querer usar. Vamos ver como vai ser daqui pra frente!

O Davi tem 12 anos, o Vitor 9 e o Bruno meu mais velho 14. Todo ano fazem exames de visão e sempre estava tudo bem. Só o Davi que se queixava... A cada ano era um alívio, pois sempre tive medo que meus filhos viessem a ter os mesmos problemas que eu, quanto à visão.

Desde meus 6 anos tenho miopia, astigmatismo e também ceratocone, uma doença degenerativa na córnea, que me impede de realizar a cirurgia para correção da miopia e astigmatismo. Tenho cerca de 12 graus em cada olho e não enxergo bem de óculos, por causa da curvatura da minha córnea. Minha visão só é nítida com lentes de contato fluorcarbonadas, o que já uso há mais de 20 anos. No ano passado, pela primeira vez tive redução de grau. Já estava estacionado a alguns anos, mas nunca havia regredido. O ceratocone também está estabilizado, o que é ótimo. Em casos de progressão, a saída é o transplante de córnea. Mesmo sendo um transplante, o procedimento é simples, mas sempre há o risco de rejeição (o que me deixaria sem enxergar) além da necessidade de tomar medicamentos imuno-supressores pelo resto da vida. É uma doença genética (meu irmão também tem) e meu grande receio é que meus filhos venham a ter também. Mas continuo acreditando que a genética também depende de fatores ambientais, e que o equilíbrio do organismo e um sistema imunológico fortalecido pode postergar ou até evitar a manifestação das falhas genéticas.

Bom, o importante é que eles estão bem e esse “probleminha” na visão não é nada de mais... Se é necessário que usem óculos, só irá ajudá-los a enxergar a vida mais bela e colorida...rsr

Grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Vitor na piscina do sítio em Mairiporã. Como gosta de água...

Pesquisar este blog