Por mais complicada que a situação tivesse, sempre esperávamos e acreditávamos que ele pudesse se recuperar. Mas não sabemos nada desta vida... É Deus quem sabe e sempre faz o melhor por cada um de nós.
Como o Arthur era de Maceió, Alagoas, o sepultamente ocorreu lá, na tarde do dia 26/01/11. Mas antes do translado, consegui encontrar seus pais, July e Cláudio em Taboão, Guarulhos, num local especializado na preparação do corpo para translado e também onde aconteceu um breve velório.
Poderia ter apenas ligado... Mas o que dizer numa hora dessas? A melhor forma de expressar o nosso apóio é através de um abraço solidário... Palavras pouco valem nessas horas.
Fomos eu e meu esposo Fernando e quase não conseguimos chegar, pois foi justo no momento do temporal aqui em São Paulo e algumas ruas estavam alagadas e tivemos que retornar e encontrar caminho alternativo. Mas graças a Deus conseguimos encontrá-los a tempo.
Abracei a July demoradamente e não consegui dizer nada... Apenas choramos juntas.
Claro que seus pais estavam profundamente tristes, mas ao mesmo tempo serenos e confortados. Os avós maternos, o irmão Vinícius, que completou 12 anos dia 20/01, os tios Edna e Walter e outros familiares também estavam da mesma forma, pois sabem que o Arthur já não sofre mais.
A July e o Cláudio contaram como foi o último dia de vida do Arthur... Os dias e noites anteriores foram muito difíceis, pois não conseguia deitar, nem dormir, nem comer, nem falar e também desconforto para respirar, pois a parte interna da boca estava obstruída pelo tumor. Sempre consciente e se locomovendo normalmente. Conforme a July disse, a noite anterior foi a menos difícil, pois conseguiu dormir (cochilar) um pouco e foi mais tranqüila. Durante o dia também. Não estava na UTI e os médicos pensaram até em liberá-lo para dormir em casa, pois ele queria a companhia do irmão. Mas o próprio Arthur disse não, e pediu que chamasse o irmão para jogar "Super Trunfo" com ele no hospital e assim aconteceu. Brincaram juntos e depois ele escreveu que queria o pai. Quando o pai chegou, ficou feliz, sorriu e até bateu palma de alegria. Tomou banho e mais tarde, estava sentado no sofá e quando a July deu uma rápida saída do quarto, levantou-se do sofá e andou até a cama, pois queria ficar na cama. O pai se prontificou para arrumar os travesseiros, para que ficasse de forma confortável, mas o próprio Arthur quis arrumar sozinho. Se acomodou confortavelmente e nos braços do pai respirou pela última vez... O Cláudio (pai do Arthur) disse que foi suave , tranqüilo e em paz. Disse também que agradecem muito a Deus que apesar de tudo, o Arthur não sentia dores. Agradecem por Deus tê-lo levado antes que viesse a sofrer com dores.
Tudo nesta vida tem um propósito e é muito difícil de entender quando coisas tristes e injustas acontecem. Mas a vida do Arthur não foi em vão... Seus pais sabem que foi um grande presente de Deus terem sido escolhidos como pais de um garoto tão especial. A July me contou que após a entrevista no programa do Jô, receberam centenas de e-mail ´s e telefonemas solidários. Mas um em especial, de uma senhora que estava em profunda depressão e já havia decidido dar cabo à própria vida. Ligou a TV no momento que estava passando a entrevista do Arthur. O testemunho de vida do Arthur a fez cair em si e repensar no que estava por fazer e mudou de idéia. No dia seguinte ligou para a mãe do Arthur e contou o ocorrido.
E assim como esta senhora, tenho certeza que muitas outras vidas foram tocadas. Talvez somente no futuro entenderemos o propósito de tudo isto...
Foram muitas as manifestações de solidariedade que os pais do Arthur receberam. O funeral em Maceió estava repleto e segundo o que a amiga Jane relatou, foi emocionante. Ontem ela recebeu um telefonema da July, que pediu ajuda na organização da missa de sétimo dia que acontecerá no próximo domingo, dia 30/01/11. O amiguinho Felipe fará uma homenagem e serão projetadas fotos do Arthur.
O falecimento do Arthur foi noticiado na Folha Uol, Gazeta Web, Portal G1, sites da internet, blog´s, inúmeras comunidades do Orkut, etc
O poema escrito por seu pai (publicado no post anterior) traduz um pouco do Arthur: um guerreiro de fé, que não se deixava esmorecer por maiores que fossem as dificuldades.
Sua música preferida: "We Are the Champions"
“Porque Deus amou o Arthur de tal maneira que deu o Seu único filho, para que o Arthur cresse e tivesse a vida eterna.”
Jornais que noticiaram o falecimento do Arthur
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/865920-arthur-amorim-santos-2001-2011---arthur-o-pequeno-paleontologo.shtmlhttp://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222681#
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/morre-aos-9-anos-o-paleontologo-mirim-arthur-amorim-dos-santos.html
Reportagem do Funeral
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=222714Fotos do funeral publicadas pela gazeta Web