domingo, 27 de setembro de 2009

27 SET 2009 - Passeio no Parque

Graças a Deus o Vitor se recuperou da febre e da dor de cabeça que teve na semana passada. Como já mencionei, a febre já durava 3 dias quando o levei ao Pronto Atendimento do Hospital Nove de Julho em São Paulo. Ele vinha tendo febre a cada 7-8 horas e, tendo em vista o surto de gripe suína e sendo paciente com riscos maiores, a médica prescreveu “Tamiflu” (remédio para gripe suína). Não foi realizado o exame, pois só é feito em pacientes graves e internados. Meu coração de mãe diz que não é gripe suína, mas mesmo assim ele está tomando o medicamento. Tomou a primeira dose na sexta-feira por volta das 21:30 horas e são 4ml de 12 em 12 horas por 5 dias. O último episódio de febre ocorreu na sexta-feira às 7 horas da manhã (38,7 graus) e depois disto não houve mais febre, mesmo sem medicação contra febre. Acredito que seu organismo se recuperaria sozinho, mesmo sem medicação... Mas antes pecar pelo excesso do que pela falta, não é? Precaução é sempre bom.
Fazia algum tempo que não fazia um domingo de sol aqui em São Paulo. Hoje amanheceu um dia lindo e aproveitamos pra fazer um agradável passeio em família. Fomos primeiro ao Parque Fernando Costa (Àgua Branca), onde ocorre a feira de alimentos orgânicos. Há 1 ano e 7 meses que meu marido vai semanalmente comprar os vegetais para o Vitor...
Parque Fernando Costa (Água Branca)
Vitor, Bruno e Davi briancando no Parque Fernando Costa
Aquário no Parque Fernando Costa

Fomos também ao Parque Villa Lobos, onde pudemos passear de bicicleta e foi bastante legal.


Vitor refrescando-se com vapor de água no Parque Villa Lobos


Hoje o Vitor brincou, correu, pulou e se divertiu bastante. Nem pareceu aquele garotinho adoentado de dias atrás...

Ótima semana pra todos!

* OBS: A data que aparece impressa na foto está errada...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gripe Suína?

Como mencionei no post anterior, o Vitor estava tendo febre há 3 dias, além de dor na parte frontal da cabeça e hoje começou escorrer “coriza” pelo nariz. A febre e a dor de cabeça passavam com “dipirona” mas voltavam umas 7-8 horas depois. Hoje à tarde levei-o ao Pronto Atendimento do Hospital Nove de Julho e a médica que o atendeu suspeitou de Gripe H1N1 e por precaução receitou o Tamiflu. O Vitor se enquadra no grupo de risco, pois, além de ser paciente oncológico, já teve crise de asma a alguns anos atrás e até ficou internado por este motivo, chegando a usar “bombinha” por um tempo .
Como já disse, a médica receitou o Tamiflu por cautela, pois caso seja realmente gripe suína, o medicamento precisa ser administrado até o quinto dia dos sintomas e os sintomas começaram na quarta-feira. Foi feito o exame de RX, que mostrou que o pulmão está totalmente limpo, mas este fato não descarta a possibilidade da gripe h1n1.
O exame para gripe h1n1 é realizado somente em regime de internação, nos casos graves. Tentei de várias formas fazer este exame em regime ambulatorial e não consegui. Fui pessoalmente ao laboratório CDB, liguei no Fleury, no Paulistano e em outros também e não consegui. A médica me disse que só é válido o exame antes de começar com o Tamiflu, pois depois não acusa mais. Na dúvida, não temos muito tempo, então começamos com a primeira dose do Tamiflu e a dúvida perdurará... Será que é gripe suína?
Fazia um bom tempo que ele não ficava doente e, mesmo sendo a suspeita de uma gripe grave, de qualquer forma, seu organismo tem reagindo muito bem , pois não está abatido e fará o tratamento em casa mesmo e com fé em Deus em breve estará completamente restabelecido!
Abraço a todos!

25 SET 2009 - Notícias

Agradeço de coração por todo carinho e força de todos vocês. Não teria palavras para manifestar toda a minha gratidão.
O Vitor não tem passado bem nos últimos três dias. Teve dores de cabeça e febre. Não me preocupei muito, pois meus filhos Bruno e Davi também tiveram quadro semelhante. O Davi, na sexta-feira passada e o Bruno no domingo. Nem foi necessário tomar medicação, pois os sintomas duraram pouco tempo. Eles perderam apenas 1 dia de aula. Deve ser algum vírus e até pensei que o Vitor não fosse ter esta provável virose, mas na quarta-feira os sintomas se manifestaram no Vitor. Sei que febre não é doença: é apenas o corpo dizendo que algo não está bem. Como a febre têm passado com “dipirona”, resolvi aguardar, na esperança de passar e melhorar naturalmente, assim como meus dois outros filhos. Mas hoje já é o terceiro dia e não vou aguardar mais. Estou de saída para levá-lo ao Pronto Atendimento para ver o que são estes sintomas.
Sei que o organismo dele está reagindo, mas estaria muito melhor se não fosse o açúcar... Depois do que tenho lido e pesquisado, tenho a real ciência dos malefícios do açúcar principalmente para o sistema imunológico. Não consumimos açúcar em casa, mas quando saímos, não tem jeito. Eu particularmente me contenho, mas crianças, é diferente. Nestes últimos dias houve um aniversário, depois fomos viajar e na viagem é impossível seguir da forma que seguimos em casa. Também no último sábado almoçamos fora e o Vitor abusou na sobremesa.
O açúcar refinado é totalmente desnecessário ao nosso organismo e além disse faz muito mal. O ideal é que não ingiramos algo que faz mal... Mas mesmo assim, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece um limite diário, que seria 10% das calorias diárias. Para um homem que consome 2500 calorias/dia, seria em torno de 250 calorias de açúcar (o equivalente a 1 lata de refrigerante). E crianças então, qual seria o limite?
Tendo em vista estes dados, em uma festa de aniversário, por exemplo, se consome o equivalente a dias ou até semanas do limite diário de açúcar estabelecido pela OMS... É algo sério para se pensar e analisar se vale à pena estas “exceções” , pois as crianças nem lembram do açúcar quando não estão expostas à ele...
Que Deus ajude que não seja nada grave. Assim que possível volto com notícias!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Açúcar: Inimigo Número 1 da Saúde


A Revista Veja desta semana (Edição 2131, de 23 de setembro de 2009) traz como matéria de capa: Açúcar – acharam o culpado. Ele é o vilão da “globesidade”, a epidemia mundial de obesidade mórbida, o maior desafio da saúde no século XXI”. Coincidentemente, o livro que estou lendo no momento é sobre o açúcar: “O livro negro do açúcar”, do pesquisador e historiador Fernando Antonio Carneiro de Carvalho. É “estarrecedor” o que tenho lido sobre o açúcar ultimamente, tanto em livros quanto em artigos científicos diversos.
A revista Veja “pegou leve” ao abordar o açúcar mais pelo lado da obesidade, não salientando as outras dezenas de doenças ou até centenas que o açúcar tem sua enorme parcela de culpa.

Abaixo, alguns trechos da matéria:

Açúcar deveria ter o mesmo tratamento que o tabaco
“...um vilão na saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde.”
"Nos Estados Unidos, especialistas em saúde e nutrição começam a tratar o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social - e o alvo número 1 é o refrigerante. "

Calorias em forma líquida são mais prejudiciais
“O refrigerante não virou o alvo número 1 do cerco ao açúcar apenas por causa do alto consumo. Há pesquisas mostrando que a ingestão de caloria em forma líquida pode ser mais prejudicial à saúde que a de caloria de alimentos sólidos. Por motivos ainda desconhecidos, a caloria em forma líquida dribla o radar do apetite humano e retarda a sensação de saciedade, o que nos leva a comer mais, e engordar. Com a caloria em forma sólida ocorre o contrário. Sempre que passa pela catraca, o apetite registra seu ingresso, reduzindo a quantidade do que precisamos comer para nos sentir satisfeitos.”

Os cientistas mais renomados dos Estados Unidos e o lobby do açúcar
“Nos Estados Unidos, já há um movimento, incipiente mas sólido, integrado pelos cientistas mais reputados do país, contra o consumo de refrigerante. Os estados de Nova York e do Maine discutiram a possibilidade de cortar seu consumo a golpes de imposto. Em Nova York, o governador David Paterson propôs uma alíquota de 18%, mas recuou depois de perceber a má vontade dos parlamentares e a força do lobby do açúcar, cujo poder é lendário na política americana. Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine causou furor ao defender uma taxa punitiva sobre os refrigerantes – que sugere tratar o açúcar como se tratou o tabaco – e a identidade de seus autores. Um deles é Kelly Brownell, renomado epidemiologista da Universidade Yale. O outro é Thomas Frieden, que, trabalhando na prefeitura de Nova York, liderou o combate à gordura trans e fez 300.000 nova-iorquinos largar o cigarro. Agora, Frieden assessora o presidente Barack Obama como cabeça do CDC, órgão que cuida do controle e da prevenção de doenças.”

1 lata de refrigerante tem 10 colheres de açúcar
“Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano com quase 7 quilos mais gordo.”

Quem come muitos doces, dificilmente irá apreciar o sabor suave de uma cenoura
Declaração do Dr. Walter Willett, sumidade acadêmica que chefia o departamento de nutrição da escola de saúde pública de Harvard: “Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maça”

Limites diários de açúcar
A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que não se consuma mais do que 10% das calorias diárias na forma de açúcar. Para uma dieta de 2500 calorias, representaria cerca de 250 calorias, ou seja, pouco mais do que uma lata de refrigerante. Pela primeira vez na história, a American Heart Association, a entidade dos cardiologistas, divulgou limites específicos para o consumo de calorias de açúcar. Surpreendentemente, definiu nineis inferiores aos comumente recomendados. As mulheres não devem consumir mais que 100 calorias de açúcar por dia, o que corresponde a pouco mais de seis colheres de chá de açúcar. Para os homens, o limite diário é de 150 calorias, ou dez colheres de chá.

O açúcar que se adiciona aos alimentos é desnecessário
“Do ponto de vista exclusivo do funcionamento metabólico humano, é inteiramente desnecessário o açúcar que se adiciona a alimentos e bebidas, sucos, bolos, balas, doces, pudins, chocolates e a uma infinidade de produtos que nem desconfiamos conter açúcar, como cerveja e massa de tomate”

Todas as citações acima foram retiradas da Revista Veja desta semana (Edição 2131, de 23 de setembro de 2009). Abaixo, farei mais algumas considerações.

Açúcar e cigarro fazem mal à saúde
Compactuo da opinião do historiador, pesquisador e escritor Fernando Antonio Carneiro Carvalho, autor do Livro Negro do Açúcar: “Se o açúcar faz mal, por que apenas reduzi-lo? Se faz mal deve ser abolido. O cigarro faz mal; faz sentido recomendar um ou dois cigarros por dia? Melhor parar de fumar e de comer açúcar, meus amigos.”

Será que a população se enquadra no limite diário de açúcar?
Mesmo tendo ciência que o açúcar refinado é totalmente desnecessário ao nosso organismo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas consumam menos que 250 calorias de açúcar diariamente e a Americal Heart Association recomenda ainda menos: Mulheres 100 calorias e homens 150 calorias.

Grande parte dos produtos industrializados contém açúcar
A grande maioria de produtos industrializados contém açúcar. Exemplos: Bolachas, biscoitos, pães, pizza, catchup, mostarda, maionese, cerveja, vinhos, refrigerante, sucos, sorvetes, carne de charque,salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, milho e ervilha em lata, molho shoyo, chocolate, xarope de milho e pasmem: até creme dental e cigarro. É uma infinidade de produtos que não conseguiria citar aqui. E têm aqueles que são o puro açúcar acrescido de corantes, como as guloseimas doces em geral, balas, suspiros, algodão doce, etc. O leite condensado tem cerca de 60% de açúcar...

Refrigerantes
Os refrigerantes , sem sombra de dúvidas, são os grandes condutores de açúcar. Uma lata tem cerca de 10 colheres de açúcar e 150 calorias, ultrapassando assim os mínimos da recomendação diária. Uma garrafa de 600 ml teria que ser tomada em 2 dias... E os outros alimentos que se ingere no decorrer do dia, que também levam açúcar?
Recordo-me quando eu era crianças que comprávamos uma garrafa de “Tubaína” de 600 ml e toda a família tomava dela, nos “copos americanos” e esta quantidade bastava. Depois passamos a consumir a “Fanta laranja” ou outro qualquer na garrafa de vidro de 1 litro.
Dias atrás fiquei refletindo em como a sociedade mudou com relação ao refrigerante. Da garrafa de vidro de 1 litro, passou apara 1,5 litros, depois 2 litros, depois 2,5 e já vi embalagens de mais de 3 litros. E observo nos supermercados as pessoas colocando “engradados” de refrigerantes em seus carrinhos. Logo chegará o dia de lançarem o galão de 20 litros de refrigerante...

Café, Chocolate e chás
São bebidas/alimentos muito amargos, que requerem grande quantidade de açúcar para tornar possível o seu consumo.

Sucos industrializados/bebidas à base de soja
Os sucos industrializados não são muito diferentes dos refrigerantes com relação à quantidade de açúcar... Até mesmo bebidas à base de soja são carregadas em açúcar, inutilizando assim os efeitos benéficos.

Açúcar agride o organismo
“O açúcar é uma substância agressora do organismo. Além de ser o grande responsável pelas cáries dentárias – isso mesmo, se o açúcar fosse varrido da mesa as cáries desapareceriam -, ele agride diuturnamente vários sistemas do corpo: o endócrino, o imunológico, o nervoso e o vascular; e especialmente o metabolismo, do qual dependem todas as funções do organismo.” (Citação no Livro Negro do Açúcar).

Açúcar X Câncer
Especialmente os portadores de câncer necessitam de um metabolismo funcionando bem, pois dele dependem TODAS as funções do organismo. O açúcar destrói o metabolismo, portando é o grande “alimentador do câncer”. Os tumores possuem metabolismo energético diferente, de natureza anaeróbica, em que a glicose é usada como combustível, liberando ácido lático como subproduto. O ácido lático produzido pela queima da glicose pelas células cancerosas é transportado até o fígado. Essa conversão de glicose a lactato gera uma baixa no pH dos tecidos cancerosos. Segundo explicação do Dr. Joseph Mercola, esse metabolismo ineficiente é completamente oxidada aerobicamente. O Dr. Mercola diz: “Eu acredito que muitos pacientes de câncer teriam uma melhora significativa se controlassem a fonte de combustível preferido do Câncer, a glicose.”
O Dr. David Servan-Schreiber também fala do açúcar no livro Anticâncer: “O câncer se nutre de açúcar. O açúcar faz subir rapidamente a taxa de glicose no sangue e nosso corpo libera imediatamente uma dose de insulina para permitir que a glicose penetre nas células. A secreção de insulina é acompanhada da liberação de uma outra molécula, chamada IGF (insulin-like growth factor), cuja característica é estimular o crescimento das células. Em suma, o açúcar nutre e faz os tecidos crescerem rapidamente. Paralelamente, a insulina e o IGF têm também como efeito comum dar uma chicotada nos fatores de inflamação que, também eles, agem como adubos a favor dos tumores.”

Conclusão
Para aqueles que pensam em mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida, o açúcar, com toda certeza, deve ser o primeiro item a ser pensado...

Que Deus abençõe a todos nós, para que possamos a cada dia fazer as melhores escolhas para nossa vida!

Link´s:
Obama defende taxação de refrigerantes para combater obesidade: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/09/barack-obama-medidas-para-reforma-da.html

O Amargo Doce Açúcar

Sente-se cada vez mais esquecido, com dificuldade em concentrar-se, deprimido sem razão aparente? O seu corpo está a ficar flácido e sistema digestivo funciona mal? Tem dores de cabeças constantes?
Se respondeu sim à maioria destas perguntas é bem possível que esteja viciado num alimento nalguns casos mais difícil de abdicar do que algumas drogas ou medicamentos. O açúcar branco, sacarose.
É verdade, o açúcar é uma substância aditiva (palavra moderna que se traduz por viciante) e dos poucos alimentos que nutricionalmente é completamente vazio (tem calorias, mas nada nos traz em relação a substâncias proteicas, minerais ou vitaminas) apesar de a maioria das pessoas comer uma quantidade diária aceitável deste moderno produto: o consumo médio na Europa é de 45 a 50 kgs de açúcar por pessoa por ano e a produção mundial ultrapassa os 50 milhões de toneladas por ano.
Antes da Revolução Francesa muito poucas pessoas consumiam açúcar (com excepção da classe rica, a única que na altura tinha cáries dentárias) e desde essa altura o consumo tem vindo a subir assustadoramente; atualmente podemos encontrar açúcar em produtos como o pão ou mesmo o sal, para além da enorme quantidade presente em chocolates, rebuçados, bolos de pastelaria, cereais de pequeno almoço, etc, etc.; na realidade a maioria de nós nem se dá conta do volume de açúcar consumido, uma vez que muitas vezes este está escondido nos mais diversos alimentos.
O problema com tudo isto é que o açúcar, apesar de doce, tem resultados muito amargos na nossa saúde e afecta muito mais do que apenas os dentes. Se come açúcar uma vez por mês isso não lhe trará provavelmente grandes transtornos, mas se não pode passar um dia sem este alimento (não é na realidade um alimento), então é possível que mais tarde ou mais cedo desenvolva problemas mais ou menos sérios.
O açúcar não é digerido na boca, chega muito rapidamente ao estômago, o que provoca uma reação massiva de sucos gástricos. A reacção de secreção embala-se o que provoca a hiperacidez estomacal conduzindo à aparição de gastrites e úlceras estomacais.
Uma vez que a sua assimilação é feita ao nível dos intestinos e o açúcar não tem qualquer tipo de vitamina do grupo B, o organismo mobiliza as reservas de vitamina B do corpo. Uma vez que as vitaminas do grupo B regem os fenómenos de calcificação, o consumo da sacarose bloqueia a calcificação, conduzindo ao primeiro efeito de descalcificação dos ossos, dentes e sistema nervoso. O açúcar descalcifica também porque provoca uma hiperacidez estomacal. Para mantermos um pH do sangue na zona da saúde, mobilizamos sais alcalinos que constituem a reserva mineral do corpo, particularmente sais de cálcio e de magnésio. Neste processo dá-se o segundo efeito descalcificante. Segundo alguns autores, uma colher de chá de açúcar rouba minerais ao organismo durante 3 horas seguidas.
O açúcar bloqueia o metabolismo de magnésio, um elemento sinergético de calcificação. O magnésio desempenha um papel importante nas moléculas que constituem os corpos imuno-protectores.
O açúcar tem um feito negativo sobre o sistema nervoso parasssimpático e os órgãos por ele comandados. O cérebro torna-se mais passivo, o que diminui as capacidades intelectuais.
Segundo o Dr. Kendall, este produto provoca lesões arteriais e afecta o sistema cardiovascular.
O Dr. Brckitt demonstrou que a ausência de fibras no açúcar contribui para o aumento de diverticulite e de câncer no cólon.
A sacarose (significa açúcar) diminui as defesas do organismo, ao neutralizar a ação imunitária dos glóbulos brancos.
O açúcar é a causa número um da diabetes e contribui de uma forma muito séria para um problema muito comum nos tempos atuais, hipoglicemia ou níveis baixos de açúcar no sangue; se sofre de hipoglicemia e pensa que comer sacarose resolve o problema, está enganado - a sacarose cria um círculo vicioso de hipoglicemia do qual é muito difícil sair.
Para além de todas as razões enunciadas, que espero o façam pensar duas vezes sempre que decida comer este alimento, o açúcar contribui para a obesidade, trombose coronária e infecções primárias nos intestinos.
Provavelmente nesta altura já está assustadíssimo ou pensa que eu sou um doido radical numa cruzada anti-prazer. Acredite que não, o que estou a escrever é mesmo verdade e as verdades devem ser ditas, para que pelo menos possamos ter consciência daquilo que fazemos.
Sugiro-lhe a leitura do livro "Sugar Blues" escrito nos anos 70 por um jornalista americano casado com a falecida actriz Gloria Swanson, William Dufty. Neste livro, William Dufty relata com bastante humor e rigor científico a sua odisseia pessoal e a forma como a sua saúde física e emocional melhoraram quando começou a reduzir o consumo deste alimento.
No que toca ao prazer, ao sabor doce, é possível obtermos o sabor doce através de alimentos muito mais saudáveis como o malte de cevada ou o malte de arroz, ou outros. Evite no entanto sucedâneos como o aspartame ou a sacarina, muito piores para a saúde do que o açúcar branco.
por Francisco Varatojo
Fonte: http://www.ahau.org/amargodoce.0.html

Barack Obama: Medidas para a Reforma da Saúde

Obama defende taxação de refrigerantes para combater obesidade
O presidente Barack Obama se declarou favorável à ideia de impor uma taxa adicional sobre os refrigerantes para financiar o combate à obesidade, mas admitiu que os interesses econômicos em jogo tornam o caso complicado.
"É uma ideia que deveríamos aprofundar", declarou Obama à revista Men´s Health, referindo-se à sugestão de instaurar uma taxa adicional sobre os refrigerantes e outros produtos ricos em açúcar para lutar contra a obesidade.
"Nossas crianças bebem refrigerantes em demasia. Mesmo que o consumo destas bebidas não seja a única causa da obesidade, é um fator essencial", disse o presidente, segundo trechos da entrevista publicados previamente pela revista.
Obama ressaltou, porém, que as "resistências" a esta ideia seriam muito fortes, sobretudo nos estados americanos produtores de açúcar. Segundo ele, estes estados "são sensíveis a todos os fatores que podem reduzir a demanda".
Além disso, "as pessoas talvez não queiram ouvir alguém lhes dizer o que devem comer ou beber, e entendo isso", explicou Obama nesta entrevista, dedicada às maneiras de manter uma vida mais saudável e ao grande projeto presidencial de reforma do sistema da saúde.
Obama, que pratica exercícios quase todos os dias, se descreveu como uma pessoa que "tem uma alimentação saudável".
O presidente mandou colocar uma taça cheia de maçãs no Salão Oval. "Foi a primeira medida de reforma da saúde que tomamos", brincou.
De acordo com um relatório publicado em julho, dois terços dos americanos e um quinto das crianças são obesos ou têm problemas de excesso de peso. O tratamento das doenças decorrentes da obesidade custa quase US$ 150 bilhões a cada ano, quase duas vezes mais que o do câncer, alertaram autoridades sanitárias.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=181733


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

16 SET 2009 - Resultado Ressonância

Hoje a minha alegria não tem tamanho...

Estou muito, muito, muito feliz!

Cheguei a pouco da consulta no GRAACC com a equipe de neuro-oncologia que acompanha meu filho.

Graças ao nosso grande e maravilhoso Deus segue tudo bem com o Vitor!

Hoje tivemos a grata satisfação de conversar com o Dr. Sérgio Cavalheiro, o neurocirurgião que o operou em FEV 08. Foi nosso primeiro contato com ele após a cirurgia, pois quem dá o segmento clínico é uma equipe multi-disciplinar. Foi uma coincidência encontrá-lo na sala de consulta. O incrível, foi ele ter se lembrado do caso do Vitor, dentre centenas ou até milhares de crianças que ele já operou. O Dr. Sérgio Cavalheiro é o neuro-cirurgião pediatra que mais opera crianças no Brasil e dizem que sua equipe é a segunda no mundo em número de casos, ficando atrás somente da equipe de um Hospital infantil em Toronto no Canadá.

O Dr. Sérgio Cavalheiro demonstrou grande surpresa e satisfação ao analisar as imagens da ressonância que o Vitor fez na semana passada. Ele dizia: “Está ótimo... Excelente..Muito bom, muito bom...Esta cirurgia foi muito difícil...Tá tudo igual...Na minha opinião pode aumentar os intervalos de retorno para 6 meses...” Quase explodi de felicidade...

Mesmo o Dr. Sérgio tendo sugerido aumentar o intervalo de controle para 6 meses, a equipe de neuro-oncologia foi cautelosa e agendou nova ressonância e controle para daqui a 4 meses, tendo em vista o tipo de tumor e a delicada localização.

Existem dezenas de tipos de tumores cerebrais primários (metástases cerebrais são outro assunto), sendo muitos deles benignos, como adenomas, meningeomas, osteomas, schwannoma, cordomas, etc, que são tumores não invasivos e que não infiltram a região atingida. Dentre os mais malignos, incluem-se os gliomas e especificamente o “astrocitoma difuso”, um tumor cujas características é crescer de forma invasiva , infiltrativa e sem limites (bordas) definidos. É da mesma linhagem do terrível Glioblastoma Multiforme, um “astrocitoma grau IV”, e o mais terrível de todos. Infelizmente, o tumor do meu filho tem estas características, pois é um “astrocitoma difuso grau II” e além disso, está localizado numa das regiões mais sensíveis do cérebro (bulbo – tronco cerebral), onde estão os controles que nos mantém vivos (coração e respiração). Os prognósticos para tumores deste tipo e nesta localização são sombrios, mas de nada valem para o Deus do impossível.

Agradecemos de coração por cada oração e continuaremos clamando a Deus até a vitória final.

Enquanto isso, seguiremos em frente com determinação e afinco. É visível a mão de Deus conduzindo nossa jornada...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

09 SET 2009 - Ressonância

Ontem o Vitor fez a ressonância e pela quarta vez seguida ele dormiu! Eu fiquei pasma novamente. Não consigo entender e nem explicar. Ele não usou anestesia e nem sedativo algum. A duração do exame é de aproximadamente 20 a 30 minutos e ele deita na máquina totalmente acordado, fecha dos olhos, o exame começa com aquela barulheira toda e após uns 5 minutos é possível notar que ele está dormindo. Voltando pra casa ele me perguntou por que ele dorme na hora do exame e eu respondi que é um anjo que faz isso. Aí ele me disse: “Não sei como eu consegui dormir com aquele barulho todo.”

Quando o exame terminou, a enfermeira me autorizou tirar fotos, desde que eu me posicionasse do lado de fora da sala, pois nenhum objeto de metal pode se aproximar da máquina de ressonância. Mesmo o exame tendo sido concluído, o Vitor ainda continuava dormindo. Foi necessário que eu e a enfermeira o despertássemos para que ele acordasse do seu soninho abençoado.

Momentos antes da ressonância, com o acesso na veia, para a posterior aplicação do contraste durante o exame.

Na máquina de ressonância. O exame já tinha terminado...

E continuava dormindo...

Sentou-se, recém acordado pela enfermeira e por mim.
Na brinquedoteca do GRAACC

Saberemos do resultado na próxima quarta-feira 16/09/09, na consulta com a equipe de neuro-oncologia pediátrica. Pelo que percebi, o “maldito” ainda continua lá, pois foi necessário aplicar o contraste gadolíneo durante o exame...

Mas vamos aguardar o parecer dos médicos e continuar confiando em Deus que está dirigindo a situação.

O Vitor continua muito bem , sem qualquer sintoma do tumor, graças ao nosso bom e maravilhoso Deus!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SET 2009 - Maceió / Alagoas

Chegamos hoje pela manhã de uma viajem maravilhosa em família. Estávamos em Maceió, capital do estado de Alagoas no magnífico nordeste brasileiro. Ficamos lá somente 4 dias, mas foram suficientes pra conhecermos lugares e pessoas incríveis.
As crianças, como sempre, divertiram-se bastante e puderam desfrutar de um contato mais próximo com a natureza que Deus fez.
Quem ainda não conhece Maceió, fica aqui a recomendação: vale à pena!

Brincando nas areias da praia de Pajuçara/Maceió

Como tem coqueiros em Maceió! Eu acho lindo!

Passeio de barco pelo Rio São Francisco. Divisa dos estados de Alagoas e Sergipe.

Foz do Rio São Francisco.Muitas dunas de areia. Paisagem lindíssima!
O Vitor nadando nas dunas. Virou “Vitinho à milanesa”...rsr

Agora relaxando e contemplando a natureza

Retorno ao porto em Piaçabuçu. Mais de 1 hora no barquinho, mas a paisagem compensa.

Pôr-do-sol espetacular no Rio São Francisco, o “Velho Chico”

Maragoji: outro espetáculo da natureza. Segurando um ouriço. No dia seguinte, meu filho Bruno de 12 anos pisou acidentalmente num ouriço e teve que ir para o pronto socorro, pois os espinhos encravaram nos pés e na mão e foi necessário remove-los cirurgicamente... Mas segurando nas mãos com delicadeza é inofensivo.

No bote com o irmão Davi na praia do francês. Foi nesta praia que o ouriço machucou o Bruno.

Acho que é a maior plantação de coqueiros do mundo! rsr Fazenda do Gunga e ao fundo a praia do Gunga.

Vitor na praia do Gunga

Não recusa uma piscina de jeito algum!

Conhecendo o vencedor Felipe

Ontem (07/09/09) pela tarde tivemos a abençoada oportunidade de conhecer pessoalmente o Felipe, um lindo garoto de 10 anos que é um verdadeiro campeão. Ele foi portador de um tumor no cérebro (região da hipófise), cuja cirurgia de retirada não deu certo e em decorrência disso passou quase 3 meses em coma e as esperanças de recuperação haviam se esgotado... Mas Deus operou um milagre! Num curto espaço de tempo foram necessárias 8 intervenções cirúrgicas, sendo 5 destas neurológicas, além de quimioterapia e radioterapia e hoje ele está curado, para honra e glória de Deus! A história dele é linda e abrirei um post exclusivo posteriormente relatando os detalhes desta vitória.

Vitor e Felipe juntos. Lindos!

Conhecia a Jane Selma (tia e anjo da guarda do Felipe) somente pelo ORKUT e foi um prazer enorme conhecê-la pessoalmente, juntamente com sua sobrinha Lala, o Felipe e a amiga Luciana e família.

Ressonância

Amanhã (09/09/09) é o dia da ressonância de controle do Vitor. Claro que o coração bate mais forte e sempre gera aquela ansiedade, pois sei o que é um “astrocitoma difuso infiltrativo no bulbo”. Mas jamais devemos esquecer que os prognósticos de nada valem ante os planos de Deus. Milagres existem e Deus tudo pode! A história do Felipe é um grande exemplo...

O resultado da ressonância será dia 16/09/2009.
Que Deus abençõe a todos nós!

Pesquisar este blog