sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Honra ao Mérito e Tricampeão QSP

O ano de 2014 passou muito rápido... Hoje fui à reunião da escola do Vitor e as aulas já acabaram para quem não ficou de recuperação.

Fiquei radiante ao receber o boletim escolar dele e constatar que "passou direto" para o 9 º ano do ensino fundamental e além do boletim com boas notas, recebeu um certificado de "Honra ao Mérito"... Que pai ou mãe não fica lisonjeado e feliz?



As notícias boas não param por aí, pois no último sábado foi a grande final do concurso "Quem Sabe Prova", promovido pelo Clube de Desbravadores da nossa região e que contou com a participação de centenas de crianças e adolescentes inscritos. Foram várias fases durante todo o ano e meus filhos Vitor e Davi ficaram entre os 10 finalistas e a última prova ocorreu no dia 22/11, durante o Campori, que aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus de Engenheiro Coelho. Esse ano foi bem disputado e todos que chegaram à final mereciam ganhar, mas o danado do Vitor surpreendeu de novo e gabaritou a prova, tornando-se assim tricampeão do concurso!!



Os meninos foram para o acampamento na quarta-feira dia 19/11 e regressaram no domingo, dia 23. Durante esse período eu e meu esposo trocamos milhas que estavam para expirar e fomos para Miami. Claro que nosso coração ficou apertado, ao ficar longe deles durante esses dias, mas sabíamos que estavam em boas mãos e minha mãe, minha irmã e irmão estavam de prontidão para qualquer emergência, mas graças a Deus correu tudo bem e o acampamento foi maravilhoso e eles se divertiram, fizeram amizades e aprenderam coisas relevantes.

Nos Estados Unidos, aproveitamos para comprar os suplementos que o Vitor toma, pois lá é bem mais barato!! Apesar do real estar desvalorizado em comparação ao dólar, ainda compensa bastante, pois os impostos cobrados aqui tornam tudo muito caro.

O Vitor segue bem, com a graça de Deus. Ontem fez a 31 ª seção de fisioterapia e segundo o neuro-clínico, deverá continuar por período indeterminado. A queda que teve em junho afetou ainda mais o lado direito, que já era fraco. Pra quem acompanhou o ocorrido, foi um grande susto quando perdeu o equilíbrio e ficou sem andar por 1 semana. Graças ao bom Deus o equilíbrio foi completamente restabelecido, mas a mão direita ainda precisa de cuidados, pois continua enfraquecida e com pouca força... A fisioterapeuta Élide é excelente e são 2 seções por semana de 1 hora de duração cada e em janeiro ele será avaliado novamente pelo neuro-clínico do GRAACC.

Mas essa pequena sequela não é nada diante da complexidade do quadro... Sabemos que tumores de tronco cerebral causam sequelas terríveis e vejo meu filho como um grande milagre. O Vitor é um garoto "cuca fresca" e nunca o vi reclamar dessa pequena "dificuldade", nem mesmo quando ficou sem andar... Meu coração é muito grato a Deus por meu filho levar uma vida normal, frequentar a escola e ser uma criança saudável e feliz.

E assim vamos em frente, na certeza de que Deus está no controle de tudo!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A esperança do cristão

A esperança é a mola propulsora da vida. Ela ajuda a ver o sol apesar das nuvens densas. Ensina a crer em outro dia mesmo que, do ponto de vista humano, tudo pareça acabado. A esperança do cristão não é apenas o desejo humano de que as coisas melhorem no futuro. É a convicção de que a vitória chegou, apesar da aparente derrota. Essa certeza nasce dos valores absolutos de um Deus absoluto, que revelou a verdade em Sua Palavra. A Bíblia é a fonte da esperança. Ela contém mais de 3 mil promessas capazes de revolucionar a vida de quem nelas acredita!!


terça-feira, 11 de novembro de 2014

70% das doenças modernas são de origem animal e grande parte delas ligadas à pecuária, afirma ONU em relatório

Carnes, ovos e laticínios: ruins para os animais, ruins para a sua saúde, ruins para o meio ambiente. Bons para os latifundiários pecuaristas.
A humanidade poderia se ver livre de sete em cada dez doenças que apareceram nas últimas décadas, caso nosso apetite por produtos de origem animal não fosse tão forte como é hoje. Carnes – especialmente de frango, porco e boi -, peixes, laticínios e ovos estão entre os vilões da saúde segundo um estudo publicado em 2013 pelas Nações Unidas (ONU).
Através da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a ONU alertou em seu relatório intitulado “World Livestock 2013: Changing Disease Landscapes.” (“Pecuária Mundial 2013: Mudando o Panorama das Doenças”, em tradução livre) que a busca por mais alimentos de origem animal tem deixado nossa sociedade mais doente: “O aumento da população, a expansão agrícola e a existência de cada vez mais cadeias de abastecimento alimentar globais alteraram dramaticamente a forma como as doenças emergem, como passam de uma espécie para outra e como se espalham.” – diz o texto.

Neste link é possível ler o relatório na íntegra (em inglês)
O consumo de produtos de origem animal pode trazer problemas diretos como doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer etc., mas é ainda mais nocivo se pensarmos que toda a dieta baseada em grandes quantidades de proteína de origem animal demanda quantidades imensas de recursos naturais. Com o meio ambiente afetado, a tendências de novas doenças surgirem é maior. Por causa da globalização, há ainda maior facilidade de um novo vírus se espalhar, como já aconteceu com as gripes aviária e suína. Segundo a ONU, nenhuma outra atividade humana exige tantos recursos naturais como terra e água como a criação de animais para o consumo de sua carne e para a produção de leite, ovos e outros produtos de origem animal.
Criações intensivas como as de frango para carne, de galinhas para a produção de ovos e a de porcos são grandes celeiros de novas doenças, uma vez que a proximidade dos animais e as condições quase sempre insalubres do ambiente colaboram para a proliferação de doenças. Contudo, ainda segundo o relatório, mesmo nos casos em que os animais são criados de forma extensiva, há risco de doenças serem levadas por grandes distâncias e afetarem outras regiões.
Quanto mais o mundo consome produtos de origem animal, mais animais precisam ser criados em espaços cada vez menores e mais antibióticos e hormônios são dados a eles. É um ciclo perigoso.
Em resumo, quando você consome algum produto de origem animal, está prejudicando os animais, sua saúde e a saúde da humanidade como um todo, colaborando para o surgimento de doenças através da criação dos animais que deram origem ao produto que você consumiu.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Morre americana com câncer cerebral que anunciou suicídio assistido

"Brittany Maynard decidiu realizar suicídio assistido no último sábado, 1º de novembro. Ela tinha 29 anos e foi diagnosticada em janeiro com um tumor no cérebro."

Essa notícia foi manchete nos últimos dias e confesso que fiquei triste, pois imaginava que ela mudaria de ideia, tendo em vista que dias antes pensou em "adiar" esse "suicídio assistido" e infelizmente não foi o que aconteceu...

Eu  particularmente não concordo com essa atitude, pois apesar de tumor cerebral ser uma doença gravíssima, algumas pessoas vivem com boa qualidade de vida e somente Deus é quem sabe o nosso momento derradeiro.

Brittany tinha um tumor do mesmo tipo que o do meu filho, só que o dele é de graduação II e o dela IV, o terrível tumor chamado "Glioblastoma Multiforme grau IV", de crescimento rápido e agressivo. Conheço muitas pessoas que padeceram desse tumor, inclusive um primo que morava no Canadá.

Me enche de tristeza ao saber que ainda não existe tratamento eficaz para este tumor. Os médicos do meu filho não falam em cura, portanto é considerado um tumor "incurável".

Desde quando meu filho foi diagnosticado com tumor cerebral, procuramos viver o mais normal possível, de forma leve e descontraída, fazendo valer à pena cada minuto. Procuro na maioria dos dias"esquecer" desse diagnóstico, mas vez ou outra nos chocamos com a triste realidade e nesta semana fui "lembrada" mais uma vez ao ver o "CID 10" (Classificação Internacional de Doenças) no pedido de fisioterapia do meu filho, com a descrição do código "C 71", que é "Neoplasia Maligna do Encéfalo"...

Bom, cada um tem os seus desafios na vida e peço a Deus todos os dias que me dê fé, sabedoria e força para lidar da melhor forma possível, e que eu jamais me esqueça que Ele está no controle de tudo!

Abaixo, o enunciado da notícia, publicado no link http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/morre-americana-com-cancer-terminal-que-anunciou-suicidio-assistido.html?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1


A americana Brittany Maynard, que tinha câncer em estado terminal e havia anunciado que daria fim à sua vida, morreu neste sábado (1º) ao realizar um suicídio assistido. A informação foi confirmada pelo grupo pró-eutanásia Compassion & Choices (Compaixão e Escolhas).

"Adeus a todos os meus queridos amigos e parentes que amo. Hoje é o dia que escolhi partir com dignidade diante de minha doença terminal, este terrível câncer cerebral que tirou tanto de mim ... mas que poderia ter tomado muito mais", escreveu em uma mensagem divulgada nas redes sociais e que foi compartilhada por milhões de internautas.

"O mundo é um lugar bonito, viajar foi meu melhor professor, meus amigos próximos e meus pais são os maiores doadores. Tenho inclusive um círculo de apoio ao redor da minha cama enquanto escrevo ... Adeus mundo. Espalhem boa energia. Vale la pena!".

Sean Crowley, porta-voz do grupo "Compassion & Choices", que luta pelo direito à morte com dignidade e que apoiou Maynard, informou que ela morreu no dia 1º de novembro. "Brittany faleceu, mas seu amor pela vida e a natureza, sua paixão e seu espírito perduram", disse a presidente da organização, Barbara Coombs Lee.

Mesmo após o anúncio da decisão de sua morte, ela chegou a afirmar, na quinta-feira (30), que o suicídio assistido poderia ser adiado, porque ela estava se sentindo bem. “Eu ainda me sinto bem o suficiente, e ainda tenho bastante alegria. Eu ainda rio com os meus amigos e minha família, e não parece ser o momento certo agora”, disse. Neste sábado, porém, de acordo com a Associated Press, ela optou pelo suicídio assistido, em sua casa, em Oregon.

A história de Maynard chamou a atenção dos norte-americanos. Após ser diagnosticada com câncer em estágio terminal, a californiana decidiu se mudar de São Francisco para o Oregon, porque esse estado norte-americano permite o suicídio assistido para pacientes terminais. Desde então ela dedicou suas últimas semanas de vida a uma campanha para que outros que se veem diante de uma morte iminente possam usufruir do mesmo direito.

Maynard foi diagnosticada em janeiro com um glioblastoma, um tumor no cérebro, e mais tarde ouviu dos médicos que só teria seis meses de vida.

"Depois de meses de pesquisas, minha família e eu chegamos a uma conclusão dolorosa: não existe um tratamento que possa salvar minha vida, e os tratamentos que me foram recomendados destruiriam o tempo que me resta", ela disse em um artigo que escreveu para o site da emissora CNN.
“Irei morrer no andar de cima, no quarto que divido com meu marido, com ele e minha mãe ao meu lado, e falecer pacificamente com música que eu gosto no fundo”, declarou Maynard, no primeiro vídeo que divulgou sobre o assunto.

Maynard planejava tomar um medicamento obtido com receita médica para tirar a vida quando sua dor se tornasse insuportável, de acordo com o Compassion & Choices.
Em 1997, o Oregon se tornou o primeiro estado norte-americano a permitir o suicídio assistido para pacientes em estado terminal. Washington, Montana, Vermont e o Novo México seguiram o exemplo desde então e são os outros quatro dos cinco únicos Estados dos EUA que autorizam o procedimento.

Pesquisar este blog