quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Notícias: Mais uma ressonância magnética com espectroscopia e perfusão

Hoje o Vitor fez mais uma Ressonância Magnética do encéfalo e estudo por espectroscopia de prótons encefálica. É um enxame mais detalhado que a ressonância magnética convencional que ele faz regularmente no GRAACC, pois além das imagens serem mais nítidas (máquina 3 Tesla – a máquina do GRAACC é 1.5 Tesla), capta alguns aspectos químicos do cérebro, como a colina, NAA (N-acetil aspartato), Cr (creatina), PCr (fosfocreatina), lactato, glutamato, ml (Mioinositol), lipídios,  etc. No caso dos tumores, dependendo dos parâmetros encontrados, indica com mais precisão a “movimentação”  ou  “progressão” antes mesmo de aparecer numa ressonância magnética convencional, que capta de uma forma menos detalhada.  Quem solicitou foi uma médica neuro clínica que o acompanha fora do GRAACC.  A última vez que o Vitor fez este exame foi dia 06/07/2010 (faz quase 1 ano e 7 meses)... É bastante caro e ainda não coberto pelo plano de saúde e escolhemos o Hcor, que tem uma excelente máquina e um dos melhores preços do mercado. Deveremos buscar as imagens na próxima terça-feira, mas o neuro-radiologista  que acompanhou o exame já fez o laudo e disponibilizou na internet. Foi feita a comparação com o exame de 2010 e graças ao bom Deus está tudo exatamente igual! Eis a conclusão do laudo: “Exame controle comparado ao anterior de 06/07/2010 demonstra lesão expansiva e infiltrativa que compromete o tronco encefálico e os pedúnculos cerebelares médios, bem como os núcleos denteados, inalterada em relação ao exame de referência. Demais achados descritos, bem como a espectroscopia de prótons e o estudo de perfusão, também não apresentam alterações em relação ao exame anterior.”

Claro que ficamos aliviados ao ver que está tudo sob controle, mas ao mesmo tempo nos lembramos que o “negócio” infiltrativo tá lá, numa das regiões mais nobres e importantes do cérebro, sendo fatal numa eventual evolução... Só Deus mesmo pra nos ajudar a conviver com tudo isto. É Ele que nos fortalece a cada dia, e nos dá a força necessária pra tocar a vida, vivendo um dia de cada vez. Somente quem passa por isto sabe do que estou falando... Bom, mas somos imensamente gratos a Deus e este resultado deve ser comemorado, pois é muito positivo, tratando-se de uma doença tão grave.

Abaixo, cópia do laudo:

Página 1

Página 2

Outra notícia boa: Evolução no Mutismo Seletivo

O Vitor tem melhorado progressivamente nesta questão. Em dezembro último houve um avanço tremendo: passou a falar com a psicóloga que o assiste no HC a mais de 2 anos! Desde seus 5 anos, quando identificamos esse “transtorno”, foi acompanhado por 4 psicólogas diferentes e com nenhuma delas ele falou... Têm melhorado também na escola e dois professores me disseram que ele “falou” baixinho com eles em sala de aula... As doutoras Lílian e Renata do HC me informaram que em comparação com outros casos, ele está indo muito bem. Até me pediram autorização pra publicar o caso dele... Como já disse, não estou ansiosa quanto a esta questão... Haverá o tempo certo de ser resolvido e vamos seguindo em frente!


Conhecendo mais uma nobre guerreira

No último sábado eu e meu marido tivemos a honra de conhecer pessoalmente uma pessoa mais que especial, que até então conhecia somente pela internet... Estou me referindo à Fabília, uma querida amiga virtual que luta contra o câncer desde 2009... É uma mulher muito sábia, que encara as adversidades com honra e coragem, ensinando a todos que a cercam as mais valiosas lições. Houve algumas complicações no seu caso e por isto encontra-se internada no Hospital AC Camargo e foi lá que a encontramos. Foram momentos bastante especiais! Fábilia, continuamos orando por você e vamos nos ver outras vezes, com certeza!



Feriado de Carnaval

Não tínhamos planejado viajar no último feriado,  mas uma querida amiga nos convidou pra passarmos alguns dias num sítio em Ibiúna, local muito agradável que já estivemos outras vezes... Fomos no domingo e como eu e meu marido tinha compromissos anteriormente marcados, retornamos no mesmo dia. Os meninos ficaram e aproveitaram muito! Abaixo, alguns desses momentos...

Vitor se refrescando na piscina e o Bruno criando coragem pra entrar...

Com o priminho Pedro... 

Não dispensam o play de jeito nenhum...


Mais uma vez agradeço a todos que oram e torcem por nós... Em junho teremos controle no GRAACC. Grande abraço e fiquem com Deus!


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Purificação - por que a luta da medicina contra as toxinas que causam doenças é mais complexa do que parece

Como este final de semana é feriado prolongado,  recebi a Revista Veja hoje e a reportagem de Capa é bem intrigante: “Purificação – por que a luta da medicina contra as toxinas que causam doenças é mais complexa do que parece”.

Claro que já li a matéria... É um assunto que me interessa bastante. São justamente as toxinas (álcool, tabaco, poluição, gordura saturada, agrotóxicos, aditivos químicos, etc) que transformam-se em radicais livres e lesam nossas células, atrapalhando nosso organismo de funcionar da forma como foi planejado.  A matéria da revista é um pouco superficial, mas interessante.

Abaixo, alguns pontos relevantes da matéria:



Nosso organismo por si só já produz toxinas... Em 30 minutos um adepto de um estilo de vida saudável produz toxinas em quantidade suficiente para envenenar uma formiga.

Quando cometemos exageros, a quantidade de toxinas se potencializa. Em 30 minutos, um adulto exposto a pelo menos três fatores de risco (tabagismo, consumo excessivo de gordura e sedentarismo) produz toxinas em quantidade suficiente para envenenar um hamster.


O corpo intoxicado

Coração: O cigarro e o açúcar agridem as células das artérias provocando um quadro inflamatório e, consequentemente, estimulando a produção de radicais livres. Ao entrarem em contato com o colesterol circulante, eles alteram a bioquímica das moléculas de gordura, fazendo com que se depositem com mais facilidade nas paredes arteriais. Já as baixas doses de oxigênio características do ar poluído, levam o órgão a aumentar as contrações, desgastando-o.

Fígado: O fígado depura cerca de 80% das impurezas circulantes no organismo. Uma das mais nocivas é o etanol. Para ser metabolizada, a substância exige grande esforço do órgão. Tal demanda aumenta a produção de radicais livres. Com isso o fígado tem comprometida sua capacidade de processar lipídios, o que pode levar ao acúmulo exagerado de gordura ( a esteatose).

Pele: Uma das ações mais tóxicas do sol é danificar os telômeros, trechos do cromossomo que têm a função de proteger o DNA de agentes externos, assegurando que a informação genética seja perfeitamente copiada durante a divisão celular. Enfraquecidos, deixam o material genético vulnerável, estimulando o envelhecimento celular e facilitando o desenvolvimento de doenças.

Cérebro: A barreira hematoencefálica filtra a maioria das substâncias químicas circulantes no sangue. Com moléculas diminuídas, o álcool é um dos poucos compostos que conseguem vencer esse obstáculo. Ao atingir o tecido cerebral, a bebida estimula os neurônios a aumentar a quantidade de neurotransmissores, sobretudo o GABA, responsável por reduzir o funcionamento do sistema nervoso central. A conseqüência: sedação e perda de reflexos do organismo.

Pâncreas: A alta toxidade do álcool e do excesso de gordura agride as células do pâncreas, causando um processo inflamatório. A inflamação favorece o entupimento dos canais secundários do órgão – aqueles que transportam suco pancreático, envolvido no processo digestivo. Já o excesso de açúcar faz com que as células produtoras de insulina aumentem a fabricação do hormônio, o que pode levá-las à exaustão
Rins: Os rins eliminam o excesso de sódio através da urina. Em excesso, a substância danifica as células renais, levando à inflamação, mecanismo que contribui para o estreitamento dos vasos.

Intestinos: Na tentativa de metabolizar grande quantidade de gordura, álcool e açúcar, as células intestinais aumentam seu ritmo metabólico, o que incrementa a síntese de radicais livres. Uma das principais conseqüências desse processo é a intensificação dos movimentos peristálticos. Com isso, reduz-se a absorção de água e sal. Tem-se então um quadro de diarréia. A longo prazo, pode haver a formação de tumores.

Alimentos do bem – Antioxidantes

Alimentos que mais ajudam na hora de eliminar as impurezas do organismo

Frutas – São ricas em nutrientes como as vitaminas A e C, de função antioxidante, que previnem a ação dos radicais livres. O limão fornece monoterpenos, que facilitam a neutralização de substâncias tóxicas no fígado, e as frutas vermelhas possuem antocianinas, que agem contra infecções por elementos nocivos. Recomendação: cinco porções por dia

Folhas verde-escuras: As chamadas brássicas (couves, brócolis e repolho) são fontes de glicosinolatos, que, além da ação antioxidante, ajudam a neutralizar agentes tóxicos. Se forem picadas, ainda liberam enzimas capazes de inibir a formação de substâncias associadas ao câncer e favorecer a sua eliminação Recomendação: Duas proções por dia

Peixes Marinhos: Fonte de proteína magra, peixes como salmão e cavalinha fornecem ômega-3, ácido graxo que previne inflamações e reduz a oxidação de gorduras, acumuladas no organismo se consumidas em excesso Recomendação: Duas a três porções por semana

Gengibre: o gengibre é rico em fitoquímicos, como o gingerol e a gingerdiona, com poder antioxidante e anti-inflamatório (eles inibem a produção exagerada de prostaglandina e das enzimas lipoxigenase e cicloxigenase). Com alto teor de fibras, facilita a função intestinal e favorece a eliminação de agentes tóxicos pelas fezes. Recomendação: até 1 grama por dia

Oleaginosas: Essas sementes são boas fontes de gorduras poli-insaturadas e vitamina E, um antioxidante. Nozes e castanhas-do-pará ainda são ricas em selênio, mineral usado na formação da enzima glutationa, que age no fígado combatendo e neutralizando substâncias tóxicas. Recomendação: uma a duas unidades por dia

Leguminosas: Alimentos desse grupo, como o feijão-branco, possuem faseolamina, proteína que, por inibir a formação de uma enzima no intestino, dificulta a absorção completa de carboidratos. Estes, se consumidos em excesso, geram picos de glicose e acentuam o acúmulo de agentes de ação tóxica. Recomendação: uma porção por dia

Água e Chás: São os líquidos, como a água, que vão ajudar a dissolver e transportar os elementos tóxicos, facilitando sua expulsão pela urina, pelas fezes e pelo suor. O chá verde possui catequinas, que estimulam a neutralização e a excreção dessas substâncias. Outras ervas, como o dente-de-leão, carqueja e boldo, protegem e estimulam a ação hepática. Recomendação: 30 mililitros de água para cada quilo do corpo, e até duas xícaras de chá por dia.

Alcachofra: É fonte de flavonóides e cinarina. Os primeiros protegem o fígado, e a segunda, presente nas folhas de alcachofra, estimula a produção de bile e de enzimas que atuam nos processos metabólicos do órgão, o principal responsável  pela filtragem de substâncias tóxicas no organismo. Recomendação: uma unidade por semana.


Alimentos do Mal – Fontes de Radicais Livres

Carne Vermelha: Rica em gordura saturada, se consumida em excesso, a carne vermelha tem o poder de alterar a flora do intestino, aumentando a permeabilidade das paredes do órgão e, como conseqüência, a absorção de substâncias tóxicas e estranhas ao organismo

Bebidas Alcoólicas: Por ser um elementos tóxico ao organismo, o álcool sobrecarrega a função hepática. O fígado prioriza o metabolismo do álcool e deixa de processar agentes nocivos vindos de outras fontes. Além disso, a bebida também inflama e altera a permeabilidade da mucosa intestinal, reduzindo as defesas antioxidantes do organismo

Frituras: Além de terem ação semelhante à da carne vermelha no intestino, esses aliemntos contém acroleína, substância formada no processo de fritura – em especial nas frituras em imensão e prolongadas – que irrita a mucosa intestinal e tem potencial ação cancerígena

Alimentos Processados e Industrializados: Aditivos presentes em alimentos prontos, como acidulantes, corantes, conservantes e estabilizantes, por serem artificiais, são estranhos ao nosso organismo. Se consumidos em excesso, o corpo não dá conta de eliminá-los totalmente

Sal: Como o sal contém sódio, seu consumo abusivo – mais do que 5 gramas, ou uma colher de chá, por dia – favorece a retenção hídrica. O excesso de água no organismo contribui não apenas para o aumento da pressão arterial como também dificulta a eliminação de agentes tóxicos pelas fezes, pela urina e pelo suor.

Refrigerantes: Além de ricas em açúcar, essas bebidas tem PH ácido e, nas versões à base de cola, contém ácido fosfórico, substância que intoxica o corpo e pode levar à osteoporose.

Embutidos: São extremamente nocivos se consumidos em excesso. Alimentos como a mortadela e o salame são ricos em gorduras, sódio e aditivos. Tais compostos não são bem digeridos pelo organismo e, acumulados, impedem a eliminação dos agentes tóxicos


"Um estilo de vida pouco saudável inevitavelmente altera por completo o processo de depuração que ocorre no fígado", diz o cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto, chefe da equipe de transplantes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ray Kurzwein, inventor e pesquisador americano famoso por se dedicar a entender os processos que levam ao envelhecimento e à morte, tem fixação pelo efeito tóxico das substâncias naturais e sintéticas sobre o corpo humano. Diz Kurzweul: "O envelhecimento começa quando o organismo não consegue mais anular os efeitos das toxinas sobre as células."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A ABRALE precisa do nosso apoio!


A ABRALE é uma entidade sem fins lucrativos que ajuda muita gente na luta contra o câncer de sangue.

Até 2002, quem recebia o diagnóstico de linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia no Brasil tinha poucas alternativas para saber mais sobre a doença. Além disso, nem todos os pacientes tinham acesso a um tratamento de qualidade. 

Para mudar essa situação, um grupo da sociedade civil, formado por pacientes e seus familiares, fundou a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) com o compromisso de mudar a história da Onco-Hematologia brasileira. Começava o desafio de disponibilizar o melhor tratamento de linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia em nosso país, transformando exemplos de exceções em regra para as terapias hematológicas complexas.

Todo ano, milhares de pessoas no Brasil, homens ou mulheres, crianças ou idosos, ricos ou pobres descobrem que estão com câncer. Poder contar com o apóio de uma entidade como a ABRALE faz toda a diferença.

A ABRALE oferece assistência psicológica, jurídica, orientação com médicos especialistas e criou diversos programas de apoio aos pacientes e seus familiares em todo o Brasil. Ela lutou pela criação de leis para garantir o acesso gratuito aos caríssimos medicamentos, exames e transplantes de medula óssea.

Para continuar este valioso trabalho, a ABRALE precisa da sua contribuição. É só clicar no link do site www.abrale.org.br e fazer a sua doação, inclusive com cartão de crédito.

Doe a quantia que quiser ou puder. Será uma grande ajuda!

video

Meus sentimentos à família do Felipe Mota

Passei algum tempo sem atualizar a leitura dos blogs que acompanho e fiquei muito triste quando li sobre o falecimento do guerreiro Felipe Mota, do blog  www.tivecancergracasdeus.blogspot.com , no dia 12/01/2012.  Admirava muito sua força, coragem e determinação.

No perfil do blog que criou descreve um resumo da sua luta, que apesar de difícil, foi de muitas vitórias também: “Em fev/2010 sofri cirurgia para retirada de um tumor carcinoma adenoide cistico de laringe/base lingua. Em Abril/2010 foi detectado nódulos no pulmão e linfonódulos no lado direito do pescoço. Após quimiterapia houve resposta completa dos linfonódulos do pescoço e controle dos nódulos do pulmão. Em Outubro/2010 fiz radioterapia da garganta. Em Maio/2011 foi detectado nódulos no fígado. Em Julho/2011 tive edema cerebral e sofri cirurgia de emergência para esvaziamento do edema com retirada de um pequeno nódulo sólido. Graças a Deus tenho tido muitos milagres e continuo confiante na cura“

Em maio de 2011 participou de uma matéria jornalística no programa “Câmera Record”, que explica um pouco mais sobre a doença e suas implicações.


O Felipe tinha 44 anos e realizou o tratamento no Hospital AC Camargo, São Paulo, que é referência no tratamento da doença. Teve acesso ao que há de mais moderno, mas infelizmente ainda não foi suficiente para conter a evolução fatal. Peço a Deus que as pesquisas se acelerem, e a cura possa chegar ao maior número possível de pessoas.

Fica aqui um grande exemplo de fé e de luta, de um grande homem, marido e pai que apesar das situações adversas, perseverou até o fim. Que Deus traga conforto aos corações enlutados. Geni, receba meu abraço solidário.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Notícias - Quanto tempo sem escrever!

Mais de 45 dias sem escrever por aqui! Muitos devem ter pesando que desisti do blog... Mas aqui estou depois de tanto tempo!

Graças a Deus estamos bem, passado aquele enorme susto que tivemos no começo de dezembro, quando o Vitor caiu na escola e convulsionou e por 5 dias teve aqueles sintomas todos... A ressonância magnética não mostrou anormalidades e desde então segue sem qualquer sintoma, o que é muito bom. Nossas férias foram bem intensas e passeamos bastante.

Natal 2011 / Reveillon

Passamos o Natal em Nazaré Paulista,  que é uma pequena cidade nos arredores de São Paulo. Alugamos uma casa bem legal, juntamente com a família e alguns amigos. Foi muito bom e vivemos momentos bastante especiais. Já o réveillon, passamos em São Paulo mesmo. Fomos à Avenida Paulista ver os fogos, mas só pegamos chuva...

Vitor no Natal, em Nazaré Paulista

Ceia de Natal - Familiares e amigos mais que especiais

Muita Chuva na Av. Paulista!! Ficamos encharcados...


Passeio à Paranapiacaba – 05/01/2012

Paranapiacaba fica a uns 40 minutos de casa, e é uma pequena vila fundada pelos ingleses na década de 1860, em função da estrada de ferro Raiway, que servia pra escoar o café até o porto de Santos. Na década de 1940 acabou a concessão dos ingleses e o patrimônio foi incorporado à união e então entrou em decadência. Nos dias atuais, parece uma cidade abandonada... Fica ao pé da Serra do mar e tem um ar super agradável...  Fizemos uma trilha e chegamos a uma cachoeira de águas cristalinas... Claro que os meninos quiseram curtir, apesar da água ser muuuuuito gelada. Valeu o passeio, foi muito gostoso!

Caminho que dá acesso à trilha...

 Bruno, Davi, Vitor, meu irmão Ezequias e meu sobrinho Pedro. Muito bom caminhar em meio à natureza!

Vitor tomando água em nascente na mata atlântica

Não sei como aguentou a água super gelada!


Poços de Caldas – 08 a 11/01/2012

Fazia muito tempo que não visitávamos Poços de Caldas. A última vez que estivemos lá o Vitor ainda nem era nascido... É uma cidade muito aconchegante do estado de Minas Gerais, mas pena que choveu o tempo todo! Ficamos um pouco frustrados de não termos conseguido fazer os maravilhosos passeios ao ar livre, como a cachoeira Véu das Noivas, a cascata das Antas, teleférico, Cristo Redentor, etc. Ficamos mais no Hotel, mas mesmo assim deu pra aproveitar, descansar e recarregar as energias.

A piscina externa do Hotel era fria e o Vitor foi o único corajoso que entrou mesmo chovendo e fazendo frio... Em outras épocas, este seria um belo motivo pra desenvolver uma sinusite ou infecção de garganta. Mas graças a Deus não teve nada!

Chovendo, e só o Vitor na água gelada...


Sabino / Lins – 12 e 13/01/2012

Aproveitamos também para passar em Sabino e Lins, pra visitar a bisavó Luiza e familiares. Lá é uma região do interior de São Paulo que raramente chove ou faz frio... Mas levamos o frio de Poços de Caldas pra lá! rsr

Essa foto foi tirada na USP de São Carlos - passamos lá pra retirar com um pesquisador uma substância que o Vitor toma...


Programa “Restaurando Saúde” em Cotia – 15 a 20/01/2012

Foi uma semana muito especial, num local bastante agradável em Cotia/SP. Meu esposo não pôde participar, por causa do trabalho, portanto fui com os meninos. O programa é dirigido pelo médico coreano Dr.  Jea Myung Yoo, e inclui aulas de alongamento, caminhada no parque, palestras relacionadas a Saúde e Qualidade de Vida, boa comida e também momentos de recreação e devoção. Amei aprender um pouco acerca do funcionamento do nosso organismo, especialmente dos nossos genes.

Vitor em Cotia, na varanda em frente ao nosso quarto

Bruno e Vitor, fazendo caminhada no parque Cemucam em Cotia

Bruno, Davi e Vitor na Hidro, em Cotia

Dr. Jea explicando sobre um gene responsável pela "dormência" dos tumores

Apresentação de outro estudo sobre câncer: células doentes X células sadias



Gravação da nossa experiência – 27/01/2012

Na última sexta-feira uma equipe de reportagem  do Media Center da DSA, pertencente à igreja adventista da qual fazemos parte esteve aqui em casa para gravar nosso testemunho com relação ao Vitor... Somos muito gratos a Deus pelo milagre que é a vida dele e acho importante compartilharmos da nossa experiência, pois muitas pessoas passam pelo mesmo que nós e isto pode ajudar, de alguma forma.

Nossa cozinha se transformou num "mini studio"...O Vitor estava tão feliz em participar, que aconteceu o que não imaginávamos: respondeu às perguntas que lhe foram dirigidas!


Volta às Aulas – 31/01/2012

Acabou a mordomia e as aulas recomeçaram ontem. O Davi cansou de pegar metrô todo dia ( no ano passado tinha mudado para uma escola no centro, no bairro da Liberdade) e neste ano decidiu voltar para a mesma escola do Vitor. Agora os dois vão estudar de manhã, no mesmo período, o que é muito bom. O Bruno também estuda de manhã, mas em outra escola. Agora o Vitor está no 6º. Ano, do fundamental 2. Tudo novidade e momento de amadurecer um pouco mais. Quanto ao Mutismo Seletivo, evoluiu bastante, mas na escola, ainda não saberemos como será... Ele diz que não vai falar... Relaciona-se bem com os amiguinhos, gosta da escola e dos professores, mas sem comunicação verbal. Segundo os especialistas, este é um problema que se resolve muito lentamente e devemos ter paciência. Eu nem me preocupo mais, pois sei que um dia se resolverá, no tempo certo. Ansiedade e pressão só atrapalham, no lugar de ajudar.

Agora terei  mais tempo pela manhã e pretendo voltar a postar com freqüência. Continuo lendo bastante e muito em breve vou compartilhar por aqui o que tenho aprendido...

Grande abraço a todos e que 2012 seja repleto de bênçãos para todos nós!

Pesquisar este blog